Buscar

Saúde Ambiental

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201408622054)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (Estocolmo) realizada em 1972, levantou à necessidade de se estabelecer princípios que ofereçam aos povos do mundo inspiração e guia para preservar e melhorar o meio ambiente humano. 
Analise as afirmativas abaixo sobre estes princípios:
I - O homem tem o direito fundamental à liberdade, à igualdade e ao desfrute de condições de vida adequadas em um meio ambiente de qualidade tal que lhe permita levar uma vida digna e gozar de bem estar, tendo a solene obrigação de proteger e melhorar o meio ambiente para as gerações presentes e futuras.
II - Os recursos naturais da terra, incluídos o ar, a água, a terra, a flora e a fauna e especialmente amostras representativas dos ecossistemas naturais, devem ser preservados em benefício das gerações presentes e futuras, mediante uma cuidadosa planificação ou ordenamento.
III - O desenvolvimento econômico e social é indispensável para assegurar ao homem um ambiente de vida e trabalho favorável e para criar na terra as condições necessárias de melhoria da qualidade de vida.
Estão corretas as AFIRMATIVAS:
		
	
	II
	 
	I, II
	 
	I, II, III
	
	II, III
	
	I, III
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408752241)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	Na ação para promoção da saúde no contexto da saúde ambiental, diversas profissões interligam-se a enfermagem, utilizando instrumentos próprios com um só propósito:
		
	
	desvalorizar o cuidado.
	 
	promover saúde.
	
	fragmentar o cuidado.
	
	dicotomizar as ações.
	
	dividir a assistência.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408724105)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 3)       Saiba  (0)
	
	A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia, abriu as discussões sobre as questões ambientais no mundo. Está descrito no principio 1:
		
	
	Apenas o desenvolvimento econômico, é responsável por assegurar ao homem, um ambiente de vida e trabalho favorável para criar na terra, as condições necessárias de melhoria da qualidade de vida.
	
	Os recursos naturais, incluídos o ar, a água, a terra, a flora e a fauna e especialmente amostras representativas dos ecossistemas naturais, devem ser preservados em benefício das gerações presentes e futuras, mediante uma cuidadosa planificação ou ordenamento.
	
	É necessário não criar critérios e princípios comuns, que ofereçam aos povos do mundo, inspiração e obrigação, para preservar e melhorar o meio ambiente humano.
	
	Os recursos não renováveis da terra, devem empregar-se de forma que se evite o perigo de seu futuro esgotamento, e de assegurar que toda a humanidade compartilhe dos benefícios de sua utilização.
	 
	O homem tem o direito fundamental à liberdade, à igualdade e ao desfrute de condições de vida adequadas em um meio ambiente de qualidade, tal que lhe permita levar uma vida digna e gozar de bem-estar, tendo a solene obrigação de proteger e melhorar o meio ambiente para as gerações presentes e futuras.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408721787)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (0)
	
	Nas Unidades Hospitalares há local destinado ao manuseio de alimentos que precisam obedecer as normas de segurança na intenção de produzir alimentos inócuos que serão servidos aos pacientes e funcionários. A Resolução RDC 216/2004 (ANVISA), dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, padroniza algumas ações que deverão ser executadas em Unidades de Alimentação e entre estas tem-se:
		
	
	Os manipuladores que apresentarem lesões e ou sintomas de enfermidades não precisam ser afastados da atividade de preparação de alimentos pois se encontram em Unidade de Saúde.
	 
	As instalações devem ser abastecidas de água corrente e dispor de conexões com rede de esgoto ou fossa séptica. Quando presentes, os ralos devem ser sifonados e as grelhas devem possuir dispositivo que permitam seu fechamento.
	
	A edificação de um hospital permite a construção de uma área de alimentação desde que seja isolada a entrada de qualquer área contaminante e distante do fluxo de pessoas. Neste local somente funcionários habilitados poderão circular, mesmo que não estejam adequadamente paramentados (uso de EPIs).
	
	A higienização dos locais de preparação dos alimentos pode ser procedida como se faz dentro de toda a Unidade Hospitalar, utilizando inclusive os mesmos produtos e instrumentos de limpeza.
	
	Não há exigências de controle de vetores e pragas urbanas, pois em Unidades Hospitalares não existem situações que atraem estes.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408622053)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	De acordo com a Lei n° 6.938 de 31/08/1981, o meio ambiente deve ser entendido como:
		
	
	lugar que busca atender as necessidades da sociedade atual, sem comprometer as gerações futuras.
	
	equilíbrio ecológico que deve existir entre o homem e seu meio para fazer possível o seu bem-estar.
	
	meio propicio a saúde humana,  intervindo positivamente para a melhoria da qualidade de vida humana sob o ponto de vista da sustentabilidade.
	
	meio em sua totalidade, desde a morada individual até toda a morada terrestre.
	 
	conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408284894)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 3)       Saiba  (0)
	
	A primeira conferência da Organização das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, denominada Conferência de Estocolmo, que foi realizada na capital da Suécia, em 1972, trouxe a tona:
		
	
	A necessidade de preservar o meio ambiente e ampliar os espaços para a industrialização a qualquer preço.
	 
	A noção de ambiente global e a importância de conscientizar a sociedade mundial sobre melhorar a relação com o meio ambiente.
	
	A ideia era de que o meio ambiente é uma fonte inesgotável.
	
	A importância de melhorar a relação com o meio ambiente, buscando evitar atender as necessidades da sociedade atual, visando comprometer as gerações futuras com os problemas ambientais.
	 
	O conceito de promoção da saúde apontando, dentre os condicionantes do processo saúde-doença, o ecossistema instável, os recursos sustentáveis e a desigualdade.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408238375)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 3)       Saiba  (0)
	
	O principal resultado da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada em 1992, na cidade do Rio de Janeiro, foi:
		
	
	que os recursos não renováveis da terra devem empregar-se de forma que se evite o perigo de seu futuro esgotamento e se assegure que toda a humanidade compartilhe dos benefícios de sua utilização.
	 
	o acordo entre 113 países que os recursos naturais da terra incluídos o ar, a água, a terra, a flora e a fauna e especialmente amostras representativas dos ecossistemas naturais devem ser preservados em benefício das gerações presentes e futuras.
	
	a participação de mais de 400 Instituições entre governamentais e não governamentais.
	 
	a Agenda 21 que é um novo modelo para o desenvolvimento que possa modificar os padrões de consumo e de produção, buscando reduzir as pressões ambientais e atendendo as necessidades básicas das populações humanas.
	
	que os países desenvolvidos como os Estados Unidos da América se dispuseram a reduzir a poluição na natureza.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408228443)
	 Fórum de Dúvidas (3)Saiba  (0)
	
	O Conceito de meio ambiente compreende três aspectos, sendo eles:
		
	 
	natural; artificial e cultural.
	
	rural; urbano e natural.
	
	cultural; econômico e urbano.
	
	natural; social e artificial.
	
	urbano; cultural e social.
	1a Questão (Ref.: 201408232789)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	O objetivo da Política Nacional do Meio Ambiente está voltado para:
		
	
	probabilidade de ocorrência de uma doença, agravo, óbito, ou condição relacionada à saúde (incluindo cura, recuperação ou melhora) em uma população ou grupo durante um período de tempo determinado.
	
	os componentes que podem levar à doença ou contribuir para o risco de adoecimento e manutenção dos agravos de saúde.
	
	a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental.
	 
	a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento sócio econômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana.
	 
	à difusão de tecnologias de manejo do meio ambiente, à divulgação de dados e informações ambientais e à formação de uma consciência pública sobre a necessidade de preservação da qualidade ambiental e do equilíbrio ecológico.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408232786)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	A Política Nacional do Meio Ambiente em seu 4º artigo visará:
		
	 
	os recursos ambientais: a atmosfera, as águas interiores, superficiais e subterrâneas, os estuários, o mar territorial, o solo, o subsolo, os elementos da biosfera, a fauna e a flora.
	
	a degradação da qualidade ambiental é a alteração adversa das características do meio ambiente.
	
	ação governamental na manutenção do equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como um patrimônio público a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo.
	
	estabelecer normas, critérios e padrões relativos ao controle e à manutenção da qualidade do meio ambiente com vistas ao uso racional dos recursos ambientais, principalmente os hídricos.
	 
	à compatibilização do desenvolvimento econômico social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408181644)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	Especialmente nas cidades grandes as enchentes causam muitos transtornos. Não só dificuldades de acesso e problemas de trânsito, mas também aumento de doenças. Lembre-se da capacidade de transporte da água: podem ser levados organismos nocivos de um local a outro da cidade. É necessário lembrar que as enchentes são naturais e em determinadas regiões podem ser mais constantes. Abaixo procure encontrar a alternativa em que justifique e solucione essa problemática de forma coerente:
		
	
	As enchentes são responsáveis por aumento do mosquito Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão da dengue urbana.
	
	Enchentes naturais não podem ter controle pelas ações humanas, o certo é esperar que o nível da água diminua e procure assim a defesa civil.
	 
	A grande quantidade de ribeirões que atravessam as cidades pode provocar catástrofes que seriam minimizadas se não houvessem construções urbanas em regiões onde há rios ou ribeirões.
	 
	A grande quantidade de concreto e asfalto dificulta a infiltração da água no lençol freático. Uma solução às cidades grandes é propiciar ilhas de área verde (praças e jardins)
	
	Lixo entupindo bueiro é a causa principal das enchentes em cidades planas. As cidades em terrenos mais acidentados (morros e encostas) possuem facilidade de escoamento das chuvas.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408723411)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	De acordo com a Política Nacional do Meio Ambiente entende-se por degradação ambiental:
		
	
	a alteração que afete desfavoravelmente a biota.
	
	a mudança que afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente
	
	as influências e interações de ordem física, química e biológica, que permitem, abrigar e reger a vida em todas as suas formas.
	
	o lançamento de matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.
	 
	a alteração adversa das características do meio ambiente.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408722056)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	De acordo com a Política Nacional do Meio Ambiente entende-se por degradação ambiental:
		
	
	lançamento de matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.
	
	mudança que afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente
	 
	a alteração adversa das características do meio ambiente.
	
	alteração que afete desfavoravelmente a biota.
	
	influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408724101)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	A redemocratização do país buscou através do movimento da Reforma Sanitária a ampliação:
		
	
	dos saberes populares e da prática nos serviços de saúde.
	
	dos direitos dos negros e mulheres e a busca por melhores condições de trabalho.
	
	dos Hospitais e Unidades Básicas de Saúde, para atender um número maior de pacientes.
	
	dos conhecimentos técnicos-científicos na área de saúde e do cuidado aos usuários.
	 
	dos direitos sociais e a busca de um olhar integral na assistência em saúde.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408232783)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	O __________é entendido pela epidemiologia como a probabilidade de ocorrência de uma doença, agravo, óbito, ou condição relacionada à saúde em uma população ou grupo durante um período de tempo determinado.
		
	
	ruido
	
	indice
	
	ambiente
	 
	risco
	 
	agravo
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408232784)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	As alterações ambientais também podem se tornar fatores de risco à saúde, conhecidas como dano ambiental. Como exemplo, podemos citar:
		
	 
	lixo mal acondicionado
	
	ruidos
	
	presença de insetos
	 
	água não tratada
	
	ambiente mal ventilado
	
	
	1a Questão (Ref.: 201408284909)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	Em relação aos ecossistemas, no Brasil, podemos AFIRMAR:
		
	
	A Caatinga localizada principalmente no Planalto Central é reconhecida como a savana mais rica do mundo em biodiversidade.
	 
	A Amazônia é a maior floresta tropical do planeta e possui características de vários ecossistemas: além da floresta úmida de terra firme, apresenta diferentes tipos de matas, campos abertos e cerrado.
	
	A mata atlântica é a maior planície de inundação do planeta, abrigo de uma vasta diversidade biológica.
	
	O Pantanal é considerado uma das áreas mais ricas em espécies da fauna e da flora mundial. Infelizmente, só restam cerca de 7,3% de sua cobertura florestal original.
	
	O cerrado abriga diversos tipos de ecossistemas. Ao longo do litoral, encontram-se manguezais, restingas, dunas, praias, ilhas, costões rochosos.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408753464)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	O papel ecológico que uma espécie desempenha numa comunidade refere-se:
		
	
	Teia ecológica.
	 
	Cadeia ecológica.
	
	Habitat.
	 
	Nicho ecológico.Magnitude trófica.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408712398)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	A ________________ é a concentração de substâncias não-biodegradáveis ao longo da cadeia alimentar.
		
	 
	magnitude trófica
	
	predação
	 
	teia alimentar
	
	herboviria
	
	competição
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408712404)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	Leia a frase abaixo: É a maior floresta tropical do planeta e possui características de vários ecossistemas: além da floresta úmida de terra firme, apresenta diferentes tipos de matas, campos abertos e cerrado. Por ser um conjunto de ecossistemas, ela é considerada um bioma. Esta frase refere-se:
		
	
	pantanal
	
	caatinga
	 
	floresta amazônica
	
	mata atlântica
	
	cerrado
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408228484)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	Com relação à competição interespecífica, é CORRETO afirmar:
		
	 
	ocorre uma relação em que um indivíduo mata outro da mesma espécie para se alimentar
	
	ocorrem associações obrigatórias em que ambos se beneficiam.
	
	ocorre quando um animal (predador) captura e mata indivíduos de outra espécie (presa) para se alimentar
	
	ocorre disputa entre indivíduos da mesma espécie por um ou mais recursos do ambiente
	 
	ocorre disputa entre indivíduos de espécies diferentes por recurso do meio que não existe em quantidade suficiente para todos.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408184613)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	A respeito dos principais ecossistemas do Brasil, responda o item NÃO CORRETO é:
		
	
	A Floresta Amazônica situada na região norte do país, considerada a maior floresta do planeta, possui clima equatorial úmido e uma variedade de fisionomias vegetais.
	
	A Caatinga, característica da região nordeste do território brasileiro, possui baixa biodiversidade decorrente do clima semi-árido muito severo com elevado período de seca.
	
	A Mata Atlântica chamada de floresta estacionária semi-decidual, influencia a abscisão foliar (queda das folhas), atualmente é um ecossistema muito devastado pela ação humana, restando aproximadamente 45% da cobertura original.
	 
	O Pantanal Matogrossense, a maior planície de inundação do planeta, abrigo de uma vasta diversidade biológica, comunica-se com o cerrado e a floresta amazônica.
	 
	A Mata Atlântica típica da região central do país, apresenta estações climáticas bem definidas (verão chuvoso e inverno seco), devido a sua localidade, zona de transição (mescla) de outros ecossistemas é considerado um ecótono, principalmente pelos variados tipos fisionômicos.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408181491)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	Animais sinantrópicos são àqueles que se acostumaram a viver na proximidade dos seres humanos, dentre estes, alguns podem ser veiculadores ou facilitadores de doenças. Os sinantrópicos que muito incomodam são os ratos, insetos, aracnídeos (aranhas e escorpiões), aves e morcegos. Medidas de controle ambiental reduzem a possibilidade destes invadirem áreas residenciais, comerciais e locais de atendimento à saúde. Dentre estas medidas, uma que torna-se eficaz no controle de vetores e pragas urbanas:
		
	
	As baratas francesinhas (Blatella germanica) invadem o ambiente com facilidade por terem ampla facilidade de reprodução. São vetores mecânicos de transmissão de gastroenterites. Medidas de vedação das janelas e acondicionamento correto dos alimentos são medidas suficientes no controle.
	
	Em hospitais, para o controle de aves, pode-se abatê-las com produtos químicos adequados e suas carcaças imediatamente incineradas.
	
	A Musca domestica (mosca comum) alimentam-se de fezes, escarros, pus, produtos animais e vegetais em decomposição, açúcar, entre outros. O uso de detergentes sanitizantes em hospitais e áreas de saúde de um modo geral é uma medida mais eficaz que o próprio acondicionamento correto do lixo ou armazenamento dos alimentos.
	 
	Os roedores aproveitam espaços e alimentos disponíveis, assim, o acondicionamento dos resíduos sólidos (lixos) em recipientes adequados, inspeção periódica em armários, estoques, vedação dos ambientes internos e limpeza de terrenos baldios, são medidas eficazes no controle destes sinantrópicos.
	
	Existem cerca de 1.500 espécies de escorpiões conhecidas, dentre estas destacamos duas, as quais são comuns, o Tityus bahiensis (escorpião marrom ou preto) e o Tityus serrulatus (escorpião amarelo). Um controle efetivo nos hospitais seria o uso de desinfetantes nas paredes e chão.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408159347)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	Leia os textos a seguir e responda ao que se segue:
1-O rato-preto (Rattus rattus) é uma espécie de rato, também conhecida como rato-de-telhado, rato-caseiro ou rato-inglês e, no Nordeste brasileiro, como gabiru ou rato-de-couro. (...) O rato-preto é encontrado sempre em grupo, formado por 1 macho e 2 ou 3 fêmeas. Seu abrigo, onde também guarda seu alimento, é construído com o material que encontrar. Os ninhos são geralmente acima do solo nos sótãos, forros das casas, arbustos, sacarias, frestas de muros, armazéns, porões de navios e nas áreas portuárias.
2-Hamster ou Criceto é uma designação comum a diversos pequenos mamíferos roedores, da sub-família Cricetinae, encontrados na África e Ásia, dotados de grande bolsa facial e de cauda muito curta.(...) Poucas espécies de hamster são criadas como animais de estimação, mas atualmente o hamster é um dos mais populares animais de estimação em diversos países por ser docil e carinhoso.
Fonte: Wikipedia.
De acordo com as formas conhecidas de sinantropia. Podemos afirmar que:
		
	 
	O rato preto é exemplo de domiciliação e o hamster de domesticação.
	
	O rato preto e o hamster são exemplos de domesticação.
	
	O rato preto é exemplo de domesticação e o hamster de domiciliação.
	
	Ambos podem transmitir arboviroses.
	
	O rato preto e o hamster são exemplos de domiciliação.
	1a Questão (Ref.: 201408753507)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 3)       Saiba  (0)
	
	Podemos encontrar susceptibilidades diferentes em cada indivíduo. Várias características se referem ao estado fisiológico, EXCETO:
		
	
	Gestação.
	
	Alteração imunológicas.
	
	Estresse.
	
	Subnutrição.
	 
	Meio Ambiente.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408712024)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	Zoonoses são doenças ou infecções naturalmente transmissíveis entre animais vertebrados e seres humanos. Assim, são zoonoses?
		
	
	Dengue e Tuberculose
	
	Esquistossomose e Tracoma
	
	Sífilis e AIDS
	 
	Toxoplasmose e Raiva Canina
	 
	Cólera e Malária
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408228840)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (0)
	
	A enfermeira que percebeu a importância de valorizar as condições do paciente e do meio ambiente foi:
		
	
	Anna Nery
	
	Edith de Magalhães
	 
	Florence Nightingale
	
	Wanda Horta
	
	Luisa de Marillac
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408228847)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 3)       Saiba  (0)
	
	Os componentes físicos do ambiente,são:
		
	
	clima, topografia, solo e bacterias.
	 
	clima; hidrografia, topografia e o solo.
	
	virus; hidrografia, topografia e bacterias.
	
	fauna, flora; bacterias e virus.
	 
	fauna; flora; clima e hidrografia.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.:201408182525)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	São doenças veiculadas à precariedade do ambiente doméstico
		
	 
	doenças tropicais e infecções respiratórias
	
	doenças respiratórias crônicas e doenças sexualmente transmissíveis
	
	doenças do aparelho genital masculino e infecções respiratórias
	 
	tuberculose e doenças do aparelho gastrointestinal
	
	câncer do aparelho respiratório e doenças não transmissíveis
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408712026)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 3)       Saiba  (0)
	
	Das doenças relacionadas com a água, assinale a opção em que o organismo patogênico é, em geral, ingerido junto com a água.
		
	 
	Escabiose, amebíase e varíola.
	
	Hepatite A, amebíase e febre amarela.
	 
	Hepatite A, amebíase e cólera.
	
	Hepatite C, escabiose e filariose.
	
	Escabiose, hepatite B e amebíase.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408708563)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 3)       Saiba  (0)
	
	Leia as afirmativas abaixo: I - A viabilidade é a capacidade de um microorganismo provocar lesões específicas, superando as defesas do hospedeiro. II - A infecciosidade é a capacidade de um microorganismo provocar uma infecção. III - A virulência é o grau de patogenicidade de um organismo. IV - A imunogenicidade é capacidade de um agente sobreviver fora de seu hospedeiro. Estão corretas as opções:
		
	
	I e II.
	
	I e IV.
	 
	II e III.
	 
	I e III.
	
	II e IV.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408153093)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (0)
	
	Dona Lúcia mora em Duque de Caxias e tem família em Recife. Sempre que volta de lá apresenta o mesmo problema; contaminou-se com Entamoeba hystolytica causador da amebíase. Sua família em Recife se defende da escassez de água na região e utiliza água de um poço raso no seu quintal e despejam seus dejetos numa vala aberta, a poucos metros da casa. As medidas de controle que você como enfermeira recomendaria a Dona Lúcia são? I - Deixar de visitar seus familiares em Recife, pois desta maneira não adoecerá mais. II - Lavar as mãos após uso do sanitário, lavagem cuidadosa dos vegetais com água potável e deixá-los em imersão em ácido acético ou vinagre, durante 15 minutos para eliminar os cistos. III - Evitar práticas sexuais que favoreçam o contato fecal-oral IV - Investigação dos contatos e da fonte de infecção, ou seja, exame coproscópico dos membros do grupo familiar e de outros contatos V - Incentivar Dona Lúcia a trazer seus familiares para morarem com ela, pois assim ela não se contaminará mais. VI - impedir a contaminação fecal da água e alimentos através de medidas de saneamento básico e do controle dos indivíduos que manipulam alimentos Estão corretas as medidas:
		
	 
	II, III, IV e VI
	
	I, II, III e V
	 
	II, IV, V e VI
	
	III, IV, V e VI
	
	II, III, IV e V
	1a Questão (Ref.: 201408622059)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	Sobre a Primeira Fase da Revolução Industrial, analise as afirmativas abaixo:
I - Surgimento das primeiras máquinas feitas de ferro que utilizam o vapor como força motriz.
II - Crescimento do mercado consumidor de artigos industrializados em várias partes do mundo, como América, Ásia e Europa.
III - Crescimento da indústria têxtil, devido à grande oferta de matéria-prima.
IV - Com a migração do homem do campo para as cidades, ocorreu a abundância de mão de obra que barateava os custos da produção e aumentava o lucro.
Estão CORRETAS as afirmativas:
		
	
	I, II, III
	
	II,III, IV
	 
	I,II, III, IV
	
	I,III
	
	II, IV
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408721833)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	A natalidade está relacionada a (o):
		
	
	relação entre o número de nascidos mortos e o total da população em um dado lugar, num dado período de tempo.
	
	número de pessoas que morrem em determinada época ou em determinada região, país etc.
	
	capacidade de manter as relações familiares de determinada sociedade.
	
	capacidade de reprodução de determinada sociedade.
	 
	relação entre o número de nascidos vivos e o total da população em um dado lugar, num dado período de tempo.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408724118)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	Os problemas mais comuns enfrentados pela urbanização descontrolada, são:
		
	 
	Acesso limitado aos recursos tecnológicos que impedem o desenvolvimento das habilidades das populações.
	
	Aumento das áreas verdes nestes grandes centros urbanos.
	
	Aumento da qualidade de vida das pessoas que moram no campo e nas grandes cidades
	 
	Expansão das áreas de moradia com aumento do fluxo de veículos circulantes.
	
	Diminuição do número de microorganismos patogênicos circulantes.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408228851)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	É CORRETO afirmar que "transição demográfica" refere-se ao:
		
	 
	elevado crescimento populacional, devido às altas taxas de natalidade e de morbidade.
	
	baixo crescimento demográfico, devido às baixas das taxas de natalidade e de mortalidade.
	
	baixo crescimento natural, situado entre três períodos de grande crescimento demográfico.
	
	moderado crescimento natural, devido à elevação das taxas de natalidade e de mortalidade.
	 
	elevado crescimento natural, situado entre dois estágios de pequeno crescimento demográfico.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408228853)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	No Brasil, segundo dados do último censo demográfico (IBGE, 2000) - recenseamento geral da população - a faixa etária dos jovens abrange 40,5%, a dos adultos 50,6% e a dos idosos 8,9% do total da população brasileira. Nas últimas décadas, aumentou o percentual de idosos e de adultos e diminuiu a percentagem de jovens. Dessa forma, podemos dizer que o Brasil se encontra em um processo de transição de país jovem para maduro, denominado de "transição demográfica". Uma das características para a mudança no padrão demográfico que explicam esse processo de transição demográfica pelo qual passa o Brasil é descrita por:
		
	
	aumento das taxas de mortalidade
	 
	aumento na expectativa de vida
	 
	aumento nas taxas de natalidade
	
	diminuição do uso de pílula anticoncepcional
	
	diminuição do acesso aos avanços médico-bioquimicos
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408228872)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	Muitas pessoas não cumprem a terceira parte do ciclo da vida que é a:
		
	
	climatério
	 
	aprendizagem
	 
	reprodução
	
	responsabilidade
	
	afetividade
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408228869)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	Várias invenções foram importantes para acelerar a mecanização das industriais, EXCETO:
		
	 
	computador de Graham Bell e Thomas Watson.
	
	a máquina a vapor de Thomas Newcomen, aperfeiçoada depois por James Watt.
	
	a locomotiva a vapor de George Stephenson.
	 
	o barco a vapor de Robert Fulton.
	
	o tear hidráulico de Arkwright.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408724088)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	Com a Revolução Industrial, várias foram as consequências econômicas, urbanas e trabalhistas. Dentre as alternativas abaixo, assinale a CORRETA:
		
	
	Mulheres e crianças só trabalhavam 8 horas por dia, com bons salários.
	
	Com os grandes aglomerados humanos as cidades rapidamente seorganizaram, e toda a população contava com saneamento básico.
	 
	Acelerado êxodo rural determinaram o aparecimento das grandes cidades industriais como Londres e Paris.
	
	O surgimento de novas máquinas não substituíam os trabalhadores.
	
	Operários vivendo em ótimas condições, poucos eram expostos a situações de riscos.
	1a Questão (Ref.: 201408232856)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (1)
	
	O desenvolvimento sustentável trata das questões entre:
		
	 
	consumo, sociedade e meio ambiente.
	
	mercado, economia e meio ambiente.
	
	meio ambiente, mercado e cultura.
	 
	economia, sociedade e meio ambiente.
	
	produção, descarte e meio ambiente.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408712239)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (1)
	
	O tratamento de esgoto domiciliar possui quatro níveis básicos: o nível preliminar, o tratamento primário, o tratamento secundário e o tratamento terciário ou pós-tratamento. O procedimento que caracteriza o tratamento terciário ou pós-tratamento é a:
		
	
	transformação da matéria orgânica pelos micro-organismos convertendo-a em gás carbônico e água.
	 
	remoção de micronutrientes específicos e de patogênicos, como bactérias, protozoários, algas e fungos.
	 
	decantação dos sólidos em suspensão que se acumulam no fundo do decantador formando o lodo primário, que, depois, é retirado para dar continuidade ao processo.
	
	pausa para aguardar que a natureza possa decompor sozinha a matéria orgânica oriunda dos domicílios.
	
	utilização de grades, peneiras ou caixas de areia para reter os resíduos maiores, impedindo que haja danos nas próximas unidades de tratamento, facilitando com isso, o transporte do efluente.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408712263)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (1)
	
	Segundo a resolução do CONAMA 001/86 o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA):
		
	
	reescrito periodicamente pelo empreendedor, após o licenciamento do projeto, a partir de estudos de impacto ambiental contratados pelo órgão ambiental.
	
	não poderá ser acessível ao público, exceto sob mandados de segurança emitidos pelo ministério público.
	 
	deverá ser desenvolvido exclusivamente pelo IBAMA ou órgão ambiental estadual ou municipal equivalente, a partir do EIA apresentado pelo solicitante.
	 
	deverá ser apresentado de forma objetiva e adequada a sua compreensão, de modo a entender as vantagens e desvantagens do projeto, bem como todas as consequências ambientais de sua implementação.
	
	deverá conter os objetivos e justificativas do projeto, sua relação e compatibilidade com as políticas setoriais, planos e programas governamentais e os custos detalhados da implantação do projeto.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408712222)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (1)
	
	De acordo com dados da Global Footprint Network (Rede Global de Pegada Ecológica), o dia 23 de Setembro, tornou-se o dia em que a humanidade utilizou todos os recursos naturais produzido no ano. Também conhecido como o dia da sobre-exploração da Terra, mancando assim, o dia em que a humanidade começa a viver com recursos além da capacidade de regeneração da natureza. Depois deste ocorrido, nos movemos para o que pode ser chamado de déficit, utilizando recursos naturais a uma velocidade maior do que o planeta pode regenerar anualmente. Escolha a alternativa correta:
		
	
	A irrigação de água potável, em grande escala para o uso agrícola, é ecologicamente correto, pois trata-se da água existente no alimento que chega às nossas mesas.
	 
	O desvio do leito de ribeirões e rios para facilitar a chegada da água em áreas de agricultura e pastejo, poderá contribuir para a diminuição da vazante e propiciar até mesmo, seu desaparecimento.
	
	A extração do minério é a forma mais agressiva de sobreexploração, uma vez que este, não contribui em nada para a melhoria da qualidade de vida da população e somente agride o meio ambiente.
	
	As cidades ainda não exercem pressão negativa sobre o ecossistema, assim sendo, um ambiente ecologicamente equilibrado, se encontra nos ambientes urbanos.
	
	A agricultura mecanizada e executada com a tecnologia atual, evita qualquer alteração drástica no ecossistema e possibilita a regeneração do mesmo.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408723471)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (1)
	
	Nos países desenvolvidos uma pessoa produz em média, cerca de 2,5 kg de lixo por dia. Devido ao crescimento demográfico nas cidades é fácil perceber que em breve não haverá mais áreas para depositar tanto lixo. Enterrar não é a solução, mas quando se faz um aparelho capaz de degradar a parte orgânica do lixo por meio de microorganismos gerando o gás natural que pode ser utilizado na indústria ou em automóveis. Este processo é conhecido como:
		
	
	queima.
	
	incineração.
	
	trituração.
	 
	biodigestão.
	
	reciclagem.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408724076)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (1)
	
	O lixo eletrônico é um problema ambiental globalizado. O grande avanço tecnológico obriga o descarte de materiais classificados como Perigosos, pela NRB 10004/2004 (ABNT), de modo rápido e muitas vezes de forma não adequada. Dentre estes lixos, tem-se computadores, televisores, equipamentos laboratoriais etc. Observe os itens abaixo e escolha somente àquele que realmente indica uma atitude sustentável:
		
	 
	Repensar a atitude em comprar novos materiais, reutilizando dentro do possível, objetos em bom estado de conservação.
	
	Propiciar a separação de componentes destes materiais, ainda nas residências, antes de reconduzir de volta às indústrias.
	 
	Separar uma área de descarte de eletrônico, no ambiente do aterro sanitário, permitindo que esta separação de materiais diminua o tempo de decomposição.
	
	Fazer tratamento químico nestes objetos, antes de serem descartados em lixões.
	
	Devolver às empresas ou indústrias os materiais eletrônicos descartados.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408724072)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (1)
	
	A reciclagem é um modelo de destinação de resíduos sólidos que coincide com atitudes de desenvolvimento sustentável. Atualmente várias nações têm estimulado as empresas a produzirem utilizando parte da matéria prima vinda de produtos descartados. Na reciclagem é obrigatório que ao produto volte à linha de produção industrial, do contrário, o termo correto é reutilização. Uma vantagem da reciclagem é:
		
	 
	Produtos reciclados não poluem o meio ambiente e não causam mal à saúde das pessoas.
	
	Produzir materiais de boa qualidade e aceitação no mercado, com custo final menor.
	
	Criar grande quantidade de empregos, resolvendo, assim, o problema de economia precária em nosso país.
	
	Permitir que aumente a variedade de produtos, e com isso, garantir um mercado interno mais estável.
	 
	Economizar recursos naturais, especialmente em áreas , mais escassas, incluindo nestes, a água e energia.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408712251)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (1)
	
	O uso de fertilizantes na agricultura aumenta o nível de íons de nitrato nos aquíferos. A síndrome do ¿bebê azul¿ é uma condição de falha respiratória que se inicia com a redução de nitratos em nitritos, que ocorrem no estômago do recém-nascido. Na sequência o nitrito oxida o Ferro (+2) para Ferro (+3), tornando-se incapaz de se ligar a hemoglobina e conduzir o gás oxigênio. Outro modo de contaminação, muito comum no mundo moderno, é a adição de CO (monóxido de carbono) no sistema respiratório, que se liga à hemoglobina, dificultando o processo de troca respiratória. Algumasmedidas são importantes e necessárias para a melhoria da saúde pública, escolha uma:
		
	
	O uso de filtros em chaminés e de catalizador em combustíveis, são medidas minimizadoras que devem ser adotadas em grandes cidades. Atitudes de preservação do ar em pequenas cidades poderão aliviar a atmosfera que funcionará como sistema tampão.
	 
	As empresas contribuem com a qualidade do meio ambiente quando adotam medidas de proteção ambiental como recolhimento de resíduos para reciclagem, otimização do uso de energia elétrica e água, redução do uso de embalagens, sensibilização dos funcionários para a defesa ambiental, entre outras.
	
	É impraticável a proteção ambiental em países industrializados, devido aos prejuízos econômicos que ocorrem pela redução do consumo.
	
	A legislação atual impede que atitudes de destruição ambiental sejam praticadas por Instituições administrativo-econômicas. Fato observado na aplicação de multas e de restrição de direitos.
	
	As agroindústrias por si só são menos poluidoras do ambiente por estarem em localização privilegiada, longe dos centros urbanos e dentro das zonas rurais.
	1a Questão (Ref.: 201408284938)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (1 de 1)
	
	Com relação ao impacto do aquecimento global em algumas áreas podemos AFIRMAR que:
		
	
	A diminuição da temperatura pode trazer enchentes e aumento do nível do mar.
	
	O aumento do nível do mar não provocará a extinção de várias espécies.
	 
	As enchentes e as secas também trazem consequências para a agricultura,com a safra reduzida, o preço do alimento tende a subir e o poder de compra diminui, afetando a vida de milhares de pessoas.
	
	O aumento do nível do mar não interfere na vida das populações das cidades litorâneas.
	
	As populações mais carentes em todo o mundo são as que menos sofrem com todas estas mudanças.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408232880)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 3)       Saiba  (1)
	
	As chuvas ácidas estão relacionadas:
		
	 
	A queima de combustíveis fósseis (petróleo) e de carvão e os poluentes industriais que lançam dióxido de enxofre(SO2) e de nitrogênio na atmosfera. E esses gases combinam-se com o hidrogênio presente na atmosfera sob a forma de vapor de água.
	
	As alterações nas correntes marinhas e dos ventos no Oceano Pacífico que causará grande impacto no clima do mundo.
	
	A devastação das florestas e de outros ambientes naturais que levará a extinção de várias espécies. E a queima excessiva de petróleo, carvão, gás natural que favorece o aumento do gás carbônico na atmosfera.
	
	A camada de ozônio que existe na estratosfera absorve a radiação ultravioleta do Sol e não permite que a mesma chegue até nós em grande intensidade.
	
	A parte da radiação solar que incide sobre a Terra e é absorvida e o restante (cerca de30%) que é refletido para o espaço. Isso tem proporcionado uma temperatura estável que garante a vida no planeta.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408773903)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (1 de 1)
	
	Muitas são as diferenças entre os países ricos e pobres. Sendo FALSO afirmar:
		
	
	Há um aumento da degradação ambiental devido à introdução de padrões tecnológicos inapropriados.
	
	Há uma superexploração dos recursos e de força de trabalho dos países dominados para países dominantes.
	
	Existe a indução de ritmos de extração e pela difusão de modelos sociais de consumo que geram um processo de degradação de seus ecossistemas.
	 
	Os países ricos ao superexplorarem os recursos dos países pobres ajudam no crescimento econômico duradouro destes países.
	
	As diferenças de níveis de desenvolvimento entre as nações são resultado da transferência de riqueza.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408184658)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 3)       Saiba  (1)
	
	Quando há liberação de poluentes como o dióxido de enxofre (SO2) e dióxido de nitrogênio (NO2) os mesmos podem reagir com o vapor d"água presente na atmosfera causando o problema ambiental conhecido como
		
	
	inversão Térmica
	
	destruição da Camada de Ozônio
	 
	chuva Ácida.
	
	smog Fotoquímico
	 
	aquecimento Global
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408773901)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (1 de 1)
	
	Leia as afirmativas abaixo e assinale a INCORRETA:
		
	
	O aumento da temperatura pode trazer enchentes e aumento do nível do mar.
	
	O aumento do nível do mar interfere na vida das populações das cidades litorâneas.
	 
	A alimentação adequada é importante para a manutenção da saúde das pessoas.
	 
	As populações dos países mais ricos são as que mais sofrem com as mudanças climáticas.
	
	Com o aumento da seca, a safra é reduzida, o preço do alimento tende a subir e o poder de compra diminui.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408181689)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 3)       Saiba  (1)
	
	A Defesa do meio ambiente só poderá ser procedida mediante dois fatores: conhecimento e consciência. O desenvolvimento sustentável é um termo que ganha dimensões nesta era de grande produtividade industrial e pouca disponibilidade de recursos naturais. Observe os seguintes conceitos e depois escolha a alternativa correta dos problemas ambientais. a- Processo em que se transforma um objeto em outro, pela customização, envolvendo especialmente a criatividade e vontade de recuperação de um objeto. b- Causador de alterações climáticas que estão mudando até o hábito dos animais selvagens. c- Processo industrial de reaproveitamento da matéria prima, originando objetos de características diferentes das anteriores. d- Responsável pela manutenção do calor na superfície da Terra. A sequência correta é:
		
	
	reutilização, efeito estufa, reciclagem e aquecimento global.
	
	reciclagem, efeito estufa, reutilização e aquecimento global.
	 
	reciclagem, aquecimento global, reutilização e efeito estufa.
	
	efeito estufa, aquecimento global, reciclagem e reutilização.
	 
	reutilização, aquecimento global, reciclagem e efeito estufa.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408723540)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 3)       Saiba  (1)
	
	Com relação a produção mais limpa, é CORRETO afirmar:
		
	 
	A relação dos fatores produtivos dos países do Sul, frente aos padrões tecnológicos gerados pelos países do Norte, não interfere nesse tipo de produção.
	
	Os países ricos e pobres produzem com igualdade.
	 
	O objetivo é tornar o processo mais eficiente no emprego de seus insumos, gerando mais produtos e menos resíduos.
	
	O descarte é feito seguindo normais legais e a produção é reduzida com a produção mais limpa.
	
	A produção mais limpa acontece ao mesmo tempo em todo o mundo.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408723548)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 3)       Saiba  (1)
	
	A má qualidade do ar pode provocar danos a saúde do homem. Podemos citar, EXCETO:
		
	
	monóxido de carbono
	
	óxido de enxofre
	 
	oxigênio
	
	ozônio
	
	particulados
	1a Questão (Ref.: 201408773935)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	A quantidade de resíduos liberados no meio ambiente tem aumentado anualmente devido aos processos de:
		
	 
	industrialização e urbanização.
	
	importação e inovação.
	
	urbanização e informação.
	
	sistematização e reciclagem.
	
	reciclagem e reutilização.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408723549)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	Os ____________ gerados pelas usinas nucleares, por serem na sua grande maioria perigosos, acabam tendo como destinação final a armazenagem temporáriaem piscinas de resfriamento no interior da própria usina.
		
	
	produtos
	
	problemas
	 
	resíduos
	
	invólucros
	
	equipamentos
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408773948)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	Com relação ao tipo de lixo atômico e seus destinos é CORRETO afirmar:
		
	
	Os resíduos de baixo nível devem ser blindados durante o manuseio ou no transporte.
	
	Os latões que contém combustível para a usina nuclear devem ser armazenados em tanques e misturado material plástico antes de serem enterrados.
	 
	As roupas usadas nos laboratórios em que entrara em contato com o material radioativo devem ser incineradas.
	 
	O combustível irradiado dos núcleos de reatores e os resíduos líquidos de alta atividade radioativa devem ser armazenados em grandes tanques e misturado com material vétreo quente e solidificado.
	
	As latas que contêm o combustível para a usina nuclear, peças do reator e outros resíduos químicos é destinada ao aterro sanitário local.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408773945)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	NÃO é considerado problema ambiental que afetou inúmeras pessoas:
		
	
	a exposição ao mercúrio metálico devido a ingesta de peixes contaminados.
	
	o acidente com césio 137 que ocorreu em Goiana (Goiás).
	 
	o despejo de esgoto doméstico tratado no Rio Guandu em São Paulo.
	 
	o garimpo de ouro na Amazônia liberando mercúrio metálico na água.
	
	o despejo de mercúrio na Baia de Minamata.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408233591)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Leia o texto a seguir e responda ao que se segue: Cada grupo populacional, terá maior ou menor probabilidade de adoecer de acordo com a qualidade do meio em que vive. Por isso a importância das discussões atuais sobre as questões que envolvem o meio ambiente. O desequilíbrio ambiental não é favorável a saúde humana. Segundo o Programa Marco de Atenção ao Meio Ambiente da Organização Pan Americana de Saúde (1998), é possível destacar três grupos de fatores ou dados sobre o meio que são: I - o meio físico-biológico (água, ar, solo, flora, fauna); II - o meio socioeconômico (população, moradia, situação econômica, infra-estrutura urbana, serviços de saúde, saúde do trabalhador, proteção dos alimentos e licenças de funcionamento e avaliação do impacto ambiental em saúde); III - Dados que caracterizam o perfil da saúde da população (dados de morbidade, mortalidade, vigilância epidemiológica).
		
	
	Somente a assertiva I está correta.
	
	Somente as assertivas II e III estão corretas.
	 
	Somente as assertivas I, II estão corretas.
	 
	Todas as assertivas estão corretas.
	
	Somente a assertiva II está correta.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408233409)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	Alguns efeitos da radiação nos organismos vivos merecem destaque, EXCETO:
		
	
	alterações no DNA
	
	hemorragias e diarreias
	
	câncer
	 
	doenças congênitas
	 
	diminuição dos radicais livres
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408723416)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	O fenômeno da contaminação consiste na introdução de substâncias que provocam alterações prejudiciais ao uso do ambiente. Nos sistemas aquáticos a ocorrência da poluição precisa ser investigada de forma rápida para evitar que ocorra males à saúde pública. Os agentes contaminantes de maior importância são a matéria orgânica, os organismos patogênicos, os compostos organossintéticos e os metais pesados. A contaminação por matéria orgânica tem sua principal origem nos esgotos domésticos e nas águas residuárias de indústrias que processam matéria orgânica, a exemplo de indústrias de alimentos, laticínios, matadouros, frigoríficos, cervejarias etc. Uma maneira prática de verificar se a água está em condições de uso é fazer o teste da Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), isto se deve ao fato deste:
		
	 
	Verificar se há pequena taxa de oxigênio na água, o que propicia aumento do número de microrganismos indesejáveis e patogênicos.
	
	Verificar se há acúmulo de oxigênio está causando anaerobiose e provocando o aumento de seres patogênicos na água que dependem deste oxigênio.
	
	Este teste não coincide com a realidade do Brasil, uma vez que em país de clima quente não há oxigênio dissolvido na água.
	
	Verificar se a taxa de oxigênio está em níveis baixos, no intuito de evitar o acúmulo do gás, no sistema digestório humano, através da sua ingesta.
	 
	Em países de clima tropical, não há demanda de oxigênio na água pois a mesma é reciclada por algas marinhas.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408724128)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	O termo _______________ em saúde denomina mais especificamente este aspecto da vigilância, no qual se prevê a medição sistematizada das concentrações de agentes ambientais nocivos nos diferentes componentes do ambiente, como água, solo, alimentos, ambiente de trabalho, ambiente em geral, produtos específicos e outros.
		
	
	vigilância de fatores de risco.
	
	vigilância epidemiológica.
	 
	vigilância ambiental.
	
	vigilância dos efeitos adversos.
	
	vigilância sanitária.
	1a Questão (Ref.: 201408721752)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	Leia a frase abaixo: todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para às presentes e futuras gerações. Esta frase refere-se:
		
	 
	ao artigo 225 da Constituição Federal de 1988.
	
	ao artigo 1 da Lei no 9.795 de abril de 1999.
	
	ao artigo 225 da Lei no 9.795 de abril de 1999.
	 
	ao artigo 196 da Constituição Federal de 1988.
	
	ao artigo 6 da Lei no 9.795 de abril de 1999.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408712031)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Na elaboração da Declaração de Tbilisi de 1977 dividiu-se seus objetivos nas seguintes categorias: I - Consciência: ajudar grupos sociais e indivíduos a adquirir consciência e sensibilidade para o ambiente e problemas conexos; II-Conhecimento: ajudar grupos sociais e indivíduos a ganhar uma variedade de experiências e adquirir uma compreensão básica do ambiente e problemas conexos; III - Atitudes: ajudar grupos sociais e indivíduos a adquirir um conjunto de valores e sentimentos de preocupação pelo ambiente e motivação para ativamente participarem na melhoria da proteção do ambiente; IV Habilidades: ajudar grupos sociais e indivíduos a adquirir habilidades para identificar e resolver problemas ambientais. Estão CORRETAS as categorias:
		
	
	II, III e IV
	
	I, III e IV
	 
	I, II e III
	
	I e II
	 
	I, II, III e IV
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408773954)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Podemos entender como educação ambiental, EXCETO:
		
	
	A educação Ambiental é uma dimensão da educação, é atividade intencional da prática social, que deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos.
	 
	A educação ambiental é um processo de reconhecimento de valores e clarificações de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e modificando as atitudes em relação ao meio, para entender e apreciar as inter-relações entre os seres humanos, suas culturas e seus meios biofísicos.
	
	A educação ambiental é a ação educativa permanente pela qual a comunidadeeducativa tem a tomada de consciência de sua realidade global, do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza, dos problemas derivados de ditas relações e suas causas profundas.
	 
	A educação ambiental se coloca numa posição a favor do modelo de desenvolvimento econômico vigente no sistema capitalista selvagem, em que os valores éticos, de justiça social e solidariedade são importantes e a cooperação é estimulada.
	
	A educação ambiental também está relacionada com a prática da tomadas de decisões e a ética que conduzem para a melhora da qualidade de vida.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408284968)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Dentre as doenças vetoriais que merecem destaque no Brasil podemos citar:
		
	
	Amebíase, giardíase,Hepatite C
	
	Hepatite A,Hepatite B,Hepatite C
	
	Gripe, resfriado,tuberculose
	
	Tuberculose, hanseníase, fibrose cística
	 
	Dengue, malária, febre amarela
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408773988)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	No passado as doenças vetoriais eram predominantes nas áreas:
		
	 
	caatingas.
	 
	rurais.
	
	serrado.
	
	desérticas.
	
	urbanas.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408184653)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	Lei que instituiu a política nacional de educação ambiental é
		
	
	lei de nº 9.795, de 27 de março 1997
	
	lei nº 9.795, de 26 de abril de 1996
	 
	lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999.
	
	lei nº 9.796, de 27 de abril de 1995
	 
	lei nº 9.795, de 27 de abril de 1988
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408672898)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade, refere-se ao conceito de:
		
	
	Comissão Ambiental
	
	Educação Popular
	
	Vigilância Ambiental
	 
	Educação ambiental
	
	Sustentabilidade
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408724120)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Leia as afirmativas abaixo: I - No Brasil, atualmente algumas doenças vetoriais que merecem atenção são: dengue; malária; leishmaniose; doença de chagas e febre amarela. II - No passado as doenças vetoriais eram predominantemente das áreas rurais. III - A falta de capacitação dos profissionais para a identificação rápida dos casos, tem favorecido o crescimento do número de doentes em diversas regiões do país, atrelado muitas vezes a falta de medidas de controle dos diversos vetores envolvidos. IV - As mudanças climáticas tem favorecido o crescimento de vários vetores em regiões, que já se encontravam controlados. Estão CORRETAS as afirmativas:
		
	 
	I,II,III,IV
	
	II,III,IV
	
	I, II, IV
	
	I, III, IV
	
	I,II,III
	1a Questão (Ref.: 201408740664)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (Estocolmo) realizada em 1972, levantou à necessidade de se estabelecer princípios que ofereçam aos povos do mundo inspiração e guia para preservar e melhorar o meio ambiente humano. 
Analise as afirmativas abaixo sobre estes princípios:
I - O homem tem o direito fundamental à liberdade, à igualdade e ao desfrute de condições de vida adequadas em um meio ambiente de qualidade tal que lhe permita levar uma vida digna e gozar de bem estar, tendo a solene obrigação de proteger e melhorar o meio ambiente para as gerações presentes e futuras.
II - Os recursos naturais da terra, incluídos o ar, a água, a terra, a flora e a fauna e especialmente amostras representativas dos ecossistemas naturais, devem ser preservados em benefício das gerações presentes e futuras, mediante uma cuidadosa planificação ou ordenamento.
III - O desenvolvimento econômico e social é indispensável para assegurar ao homem um ambiente de vida e trabalho favorável e para criar na terra as condições necessárias de melhoria da qualidade de vida.
Estão corretas as AFIRMATIVAS:
		
	
	I, III
	
	I, II
	 
	I, II, III
	
	II
	
	II, III
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408347064)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	Qual alternativa completa a frase abaixo: __________________é o conjunto de condições, leis, influencias e interações de ordem física, química, biológica, social, cultural e urbanística que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
		
	 
	Política ambiental
	
	Saúde humana
	 
	Meio ambiente
	
	Vigilância ambiental
	
	Saúde ambiental
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408870851)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	Na ação para promoção da saúde no contexto da saúde ambiental, diversas profissões interligam-se a enfermagem, utilizando instrumentos próprios com um só propósito:
		
	
	desvalorizar o cuidado.
	
	dividir a assistência.
	
	fragmentar o cuidado.
	
	dicotomizar as ações.
	 
	promover saúde.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408842715)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 3)       Saiba  (0)
	
	A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia, abriu as discussões sobre as questões ambientais no mundo. Está descrito no principio 1:
		
	
	Apenas o desenvolvimento econômico, é responsável por assegurar ao homem, um ambiente de vida e trabalho favorável para criar na terra, as condições necessárias de melhoria da qualidade de vida.
	
	Os recursos naturais, incluídos o ar, a água, a terra, a flora e a fauna e especialmente amostras representativas dos ecossistemas naturais, devem ser preservados em benefício das gerações presentes e futuras, mediante uma cuidadosa planificação ou ordenamento.
	 
	Os recursos não renováveis da terra, devem empregar-se de forma que se evite o perigo de seu futuro esgotamento, e de assegurar que toda a humanidade compartilhe dos benefícios de sua utilização.
	
	É necessário não criar critérios e princípios comuns, que ofereçam aos povos do mundo, inspiração e obrigação, para preservar e melhorar o meio ambiente humano.
	 
	O homem tem o direito fundamental à liberdade, à igualdade e ao desfrute de condições de vida adequadas em um meio ambiente de qualidade, tal que lhe permita levar uma vida digna e gozar de bem-estar, tendo a solene obrigação de proteger e melhorar o meio ambiente para as gerações presentes e futuras.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408840397)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (0)
	
	Nas Unidades Hospitalares há local destinado ao manuseio de alimentos que precisam obedecer as normas de segurança na intenção de produzir alimentos inócuos que serão servidos aos pacientes e funcionários. A Resolução RDC 216/2004 (ANVISA), dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, padroniza algumas ações que deverão ser executadas em Unidades de Alimentação e entre estas tem-se:
		
	 
	Os manipuladores que apresentarem lesões e ou sintomas de enfermidades não precisam ser afastados da atividade de preparação de alimentos pois se encontram em Unidade de Saúde.
	
	A higienização dos locais de preparação dos alimentos pode ser procedida como se faz dentro de toda a Unidade Hospitalar, utilizando inclusive os mesmos produtos e instrumentos de limpeza.
	
	Não há exigências de controle de vetores e pragas urbanas, poisem Unidades Hospitalares não existem situações que atraem estes.
	 
	As instalações devem ser abastecidas de água corrente e dispor de conexões com rede de esgoto ou fossa séptica. Quando presentes, os ralos devem ser sifonados e as grelhas devem possuir dispositivo que permitam seu fechamento.
	
	A edificação de um hospital permite a construção de uma área de alimentação desde que seja isolada a entrada de qualquer área contaminante e distante do fluxo de pessoas. Neste local somente funcionários habilitados poderão circular, mesmo que não estejam adequadamente paramentados (uso de EPIs).
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408740663)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	De acordo com a Lei n° 6.938 de 31/08/1981, o meio ambiente deve ser entendido como:
		
	
	equilíbrio ecológico que deve existir entre o homem e seu meio para fazer possível o seu bem-estar.
	 
	conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
	 
	lugar que busca atender as necessidades da sociedade atual, sem comprometer as gerações futuras.
	
	meio propicio a saúde humana,  intervindo positivamente para a melhoria da qualidade de vida humana sob o ponto de vista da sustentabilidade.
	
	meio em sua totalidade, desde a morada individual até toda a morada terrestre.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408842719)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 3)       Saiba  (0)
	
	A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada em 1992, na cidade do Rio de Janeiro, teve como principal resultado a construção da Agenda 21. NÃO refere-se a Agenda 21:
		
	
	buscar reduzir as pressões ambientais e atender às necessidades básicas das populações humanas.
	 
	Novo modelo para o desenvolvimento, que possa modificar os padrões de consumo e de produção.
	
	Instrumentos de planejamentos para construção de sociedades sustentáveis.
	 
	Buscar ações a serem adotadas somente localizadas.
	
	Nenhuma das respostas anteriores.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408347053)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	O Conceito de meio ambiente compreende três aspectos, sendo eles:
		
	 
	natural; artificial e cultural.
	
	rural; urbano e natural.
	
	natural; social e artificial.
	
	cultural; econômico e urbano.
	
	urbano; cultural e social.
	1a Questão (Ref.: 201408351393)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	O __________é entendido pela epidemiologia como a probabilidade de ocorrência de uma doença, agravo, óbito, ou condição relacionada à saúde em uma população ou grupo durante um período de tempo determinado.
		
	
	agravo
	
	indice
	 
	risco
	
	ambiente
	
	ruido
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408351394)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	As alterações ambientais também podem se tornar fatores de risco à saúde, conhecidas como dano ambiental. Como exemplo, podemos citar:
		
	
	água não tratada
	
	presença de insetos
	
	ruidos
	
	ambiente mal ventilado
	 
	lixo mal acondicionado
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408351392)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	Compreendemos que o ____________ é produzido por processos ecológicos conduzidos pela sociedade por meio das tecnologias e técnicas com as quais os humanos interagem com a natureza.
		
	
	perigo
	
	agravo
	
	risco
	 
	dano
	 
	ambiente
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408347093)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	São fatores de risco à saúde, EXCETO:
		
	
	presença de vetores de doenças
	
	alimentos contaminados
	
	água não tratada
	 
	ambiente bem ventilado
	
	lixo mal acondicionado
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408351395)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	Diante de tantas mudanças ambientais ocorridas no mundo e no Brasil, tornou-se necessário que o país também tivesse uma política que tratasse das questões relacionadas com o meio ambiente, desta maneira em 1981 temos a criação da:
		
	 
	Política Nacional do Meio Ambiente
	 
	Política Nacional de Educação Ambiental
	
	Política Nacional de Atenção Básica
	
	Política Nacional de Residuos Sólidos
	
	Política Nacional de Promoção da Saude
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408356992)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	De acordo com a Politica Nacional do Meio Ambiente em seu artigo 3º o meio ambiente é definido como:
		
	
	pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental.
	 
	áreas prioritárias de ação governamental relativa à qualidade e ao equilíbrio ecológico, atendendo aos interesses da União, dos Estados, do Distrito Federal, do Territórios e dos Municípios
	
	alteração adversa das características do meio ambiente.
	 
	conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas
	
	componentes que podem levar à doença ou contribuir para o risco de adoecimento de uma população.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408303226)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	Para fins da Política Nacional de Meio Ambiente, não se encaixa na definição de poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente
		
	 
	atuem na evolução ou diversificação da biota
	
	criem condições adversas às atividades sociais e econômicas
	
	prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população
	
	afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente
	
	lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408301127)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	Sobre o Meio Ambiente, assinale a alternativa incorreta
		
	
	As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados
	 
	Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações
	
	Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma da lei
	 
	São disponíveis as terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados, por ações discriminatórias, necessárias à proteção dos ecossistemas naturais
	
	As usinas que operem com reator nuclear deverão ter sua localização definida em lei federal, sem o que não poderão ser instaladas
	1a Questão (Ref.: 201408300101)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	Animais sinantrópicos são àqueles que se acostumaram a viver na proximidade dos seres humanos, dentre estes, alguns podem ser veiculadores ou facilitadores de doenças. Os sinantrópicos que muito incomodam são os ratos, insetos, aracnídeos (aranhas e escorpiões), aves e morcegos. Medidas de controle ambiental reduzem a possibilidade destes invadirem áreas residenciais, comerciais e locais de atendimento à saúde. Dentre estas medidas, uma que torna-se eficaz no controlede vetores e pragas urbanas:
		
	
	Existem cerca de 1.500 espécies de escorpiões conhecidas, dentre estas destacamos duas, as quais são comuns, o Tityus bahiensis (escorpião marrom ou preto) e o Tityus serrulatus (escorpião amarelo). Um controle efetivo nos hospitais seria o uso de desinfetantes nas paredes e chão.
	
	Em hospitais, para o controle de aves, pode-se abatê-las com produtos químicos adequados e suas carcaças imediatamente incineradas.
	
	As baratas francesinhas (Blatella germanica) invadem o ambiente com facilidade por terem ampla facilidade de reprodução. São vetores mecânicos de transmissão de gastroenterites. Medidas de vedação das janelas e acondicionamento correto dos alimentos são medidas suficientes no controle.
	 
	Os roedores aproveitam espaços e alimentos disponíveis, assim, o acondicionamento dos resíduos sólidos (lixos) em recipientes adequados, inspeção periódica em armários, estoques, vedação dos ambientes internos e limpeza de terrenos baldios, são medidas eficazes no controle destes sinantrópicos.
	 
	A Musca domestica (mosca comum) alimentam-se de fezes, escarros, pus, produtos animais e vegetais em decomposição, açúcar, entre outros. O uso de detergentes sanitizantes em hospitais e áreas de saúde de um modo geral é uma medida mais eficaz que o próprio acondicionamento correto do lixo ou armazenamento dos alimentos.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408831008)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	A ________________ é a concentração de substâncias não-biodegradáveis ao longo da cadeia alimentar.
		
	
	teia alimentar
	 
	magnitude trófica
	
	competição
	 
	predação
	
	herboviria
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408872086)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	Após a consulta a um cliente com giardíase em uma Unidade Básica de Saúde o enfermeiro compreendeu que o ambiente em que este Senhor reside está favorecendo ao adoecimento devido à falta de acesso a água tratada e a rede de esgoto e para agravar a situação, ele está desempregado a mais de 01 ano.  O enfermeiro identificou que:
		
	 
	A doença não é resultado de um único fator.
	 
	O Senhor atendido deve procurar um Hospital.
	
	A Secretaria de Saúde deverá indenizar este cliente.
	
	A prefeitura precisa ser processada.
	
	A Câmara Municipal deve arcar com todas as despesas.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408831017)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	Entre as relações desarmônicas, podemos citar o parasitismo que pode ser descrito como:
		
	
	Um animal (predador) captura e mata indivíduos de outra espécie (presa) para se alimentar.
	 
	Disputa entre indivíduos de espécies diferentes por recurso do meio que não existe em quantidade suficiente para todos.
	
	Relação em que um indivíduo mata outro da mesma espécie para se alimentar.
	 
	Indivíduos de uma espécie que vivem no corpo de indivíduos de outra espécie, dos quais retiram alimentos, desgastando o sistema imune do portador, podendo em casos mais graves, levá-lo à morte.
	
	Associações obrigatórias em que ambos se beneficiam.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408277919)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	Segundo o modelo ecológico, quais são os integrantes da tríade ecológica?
		
	
	Água, terra e ar.
	
	Água, ar e energia.
	 
	Saneamento básico, sustentabilidade e biodiversidade.
	
	Alimentos, meio ambiente e energia.
	 
	Agente etiológico, meio ambiente e hospedeiro suscetível.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408831007)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	Nos dias atuais, o aumento do número de casos de pessoas com dengue tem aumentado assustadoramente, tornando-se um sério problema de saúde pública. O modelo que melhor explica este processo de adoecimento é:
		
	
	abordagem sistêmica
	 
	dupla ecológica
	
	rede de causas
	 
	tríade ecológica
	
	múltiplas causas
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408872079)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	Identifique, dentre as opções abaixo, qual o modelo que representa a doença em uma sequência de eventos:
		
	 
	Cadeia de eventos.
	 
	Abordagem sistêmica da saúde.
	
	Rede de causas.
	
	Modelos ecológicos.
	
	Múltiplas causas.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408277957)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	Leia os textos a seguir e responda ao que se segue:
1-O rato-preto (Rattus rattus) é uma espécie de rato, também conhecida como rato-de-telhado, rato-caseiro ou rato-inglês e, no Nordeste brasileiro, como gabiru ou rato-de-couro. (...) O rato-preto é encontrado sempre em grupo, formado por 1 macho e 2 ou 3 fêmeas. Seu abrigo, onde também guarda seu alimento, é construído com o material que encontrar. Os ninhos são geralmente acima do solo nos sótãos, forros das casas, arbustos, sacarias, frestas de muros, armazéns, porões de navios e nas áreas portuárias.
2-Hamster ou Criceto é uma designação comum a diversos pequenos mamíferos roedores, da sub-família Cricetinae, encontrados na África e Ásia, dotados de grande bolsa facial e de cauda muito curta.(...) Poucas espécies de hamster são criadas como animais de estimação, mas atualmente o hamster é um dos mais populares animais de estimação em diversos países por ser docil e carinhoso.
Fonte: Wikipedia.
De acordo com as formas conhecidas de sinantropia. Podemos afirmar que:
		
	
	O rato preto e o hamster são exemplos de domesticação.
	
	Ambos podem transmitir arboviroses.
	
	O rato preto é exemplo de domesticação e o hamster de domiciliação.
	 
	O rato preto e o hamster são exemplos de domiciliação.
	 
	O rato preto é exemplo de domiciliação e o hamster de domesticação.
	1a Questão (Ref.: 201408830636)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 3)       Saiba  (0)
	
	Das doenças relacionadas com a água, assinale a opção em que o organismo patogênico é, em geral, ingerido junto com a água.
		
	
	Escabiose, amebíase e varíola.
	 
	Hepatite A, amebíase e cólera.
	
	Hepatite C, escabiose e filariose.
	
	Hepatite A, amebíase e febre amarela.
	 
	Escabiose, hepatite B e amebíase.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408872117)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 3)       Saiba  (0)
	
	Podemos encontrar susceptibilidades diferentes em cada indivíduo. Várias características se referem ao estado fisiológico, EXCETO:
		
	 
	Meio Ambiente.
	
	Gestação.
	
	Estresse.
	
	Alteração imunológicas.
	
	Subnutrição.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408840364)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 3)       Saiba  (0)
	
	______________________ é a capacidade de um microorganismo provocar lesões específicas, superando as defesas do hospedeiro.
		
	
	Imunogenicidade
	
	Virulência
	
	Infecciosidade
	
	Viabilidade
	 
	Patogenicidade
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408351431)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 3)       Saiba  (0)
	
	A identificação de mecanismos que se relacionam com o processo de propagação da doença, torna possível a adoção de medidas sanitárias, capazes de prevenir e impedir a sua disseminação. Qual o recurso que o agente utiliza para alcançar um novo hospedeiro?
		
	 
	via de transmissão
	
	via de eliminação
	
	porta de saída
	
	via de conversão
	 
	porta de entrada
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408347450)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (0)
	
	A

Outros materiais