Buscar

Aluno Desastre Conceitos 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desastre e Desenvolvimento
A população tende a considerar os desastres como algo separado e eventos distintos tendo pouca ou nenhuma relação com o desenvolvimento político e econômico de uma país. Nos últimos anos, no entanto, a relação entre desastres e desenvolvimento tem tornar-se mais clara. Desastres são agora reconhecidos como um dos principais contribuintes para subdesenvolvimento, e do subdesenvolvimento é um dos principais contribuintes para o desastre. Tem Também foi reconhecido que se a resposta for manuseada desastre, muitos anos de progresso pode ser dizimado e as chances de avançar retroceder. Desastres podem alterar agrícola padrões, padrões de assentamento, os padrões de migração, hábitos de trabalho, dietas, e até mesmo familiar básica estruturas. Se a gestão de desastres é bem planejado e desenvolvimento orientado, um desastre pode proporcionar oportunidades para acelerar o ritmo de desenvolvimento. Mudanças construtivas pode, então, ser made.6 É extremamente importante que os gestores de desastres estar ciente do impacto de desastres e do papel que os programas de desenvolvimento pode desempenhar na mitigação de desastres e redução da vulnerabilidade.
Estratégias de Planejamento 
Várias estratégias que podem mitigar os impactos dos riscos pode ser adotada através de normais planejamento. Entre estes estão: 
A. Ajustar programas de desenvolvimento normais para reduzir as perdas. Por exemplo, certas variedades de culturas que são mais vento ou inundação resistente muitas vezes pode ser introduzido em áreas propensas a inundações ou ciclones. 
B. A diversificação econômica Nas regiões onde a fonte principal ou exclusiva de rendimento é ameaçado, os planejadores devem tentar diversificar a economia e introduzir econômico atividades que são menos vulneráveis, ou não tão vulneráveis ​​aos mesmos tipos de desastre. A diversificação é extremamente importante onde as economias são baseadas em uma única colheita de dinheiro. Pequenos países insulares que dependem de exportação de bananas, óleo de palma ou outra tropicais 
produtos agrícolas são vulneráveis ​​a danos extensos em um ciclone. Esses países poderiam diversificar a pesca, fabricação de luz, ou em outras atividades, por exemplo. Diversificação vontade ajudar a proteger a economia contra as catástrofes naturais e também em relação ao preço inesperada 
flutuações do mercado internacional. 
C. Desenvolver atividades econômicas "resistentes ao desastre" dentro de uma região. Algumas atividades econômicas são relativamente pouco afetado por certos tipos de desastres. Por exemplo, o armazenamento é mais adequado de fabricação para localizar em planícies de inundação. Coqueiros são mais adequados de citrinos ou outras árvores frutíferas em áreas costeiras ciclone propensas. Esforços devem ser feitos para identificar e incentivar o desenvolvimento de empresas que são menos vulneráveis à perigos.
Desenvolvimento Estratégico ou de investimento 
Planners são capazes de estimular o desenvolvimento longe de áreas de risco, investindo ou a criação de um ambiente favorável ao investimento em regiões ou comunidades menos vulneráveis. Esta estratégia é muitas vezes difícil de implementar no desenvolvimento regional. A maioria dos riscos não são do local ou específico da área, pois eles podem ameaçar grandes áreas. Por exemplo, zonas de de seca, muitas vezes se estendem por milhares de quilômetros, e relocação de assentamentos ameaçados ou empresas muitas vezes não é possível. Além disso, os perigos que ocorrem com pouca frequência geralmente não são considerados em termos económicos para o planejamento do desenvolvimento. Investimento estratégico tem sido bem sucedida em setores agrícolas.
Incentivos econômicos 
Os governos são capazes de estender uma série de incentivos econômicos para as pessoas e organizações, a fim de incentivar o desenvolvimento longe de áreas de risco. Exemplos de incentivos incluem o fornecimento de terra, empréstimos, subsídios, crédito favorável, a tributação favorável, técnicos assistência, ou uma combinação destes. 
Em um esforço para reduzir as perdas humanas e agrícolas, o governo de Bangladesh recentemente 
iniciou um programa para fornecer pequenos lotes de terra irrigada para camponeses sem terra, essas pessoas normalmente trabalhou como meeiros em várzeas perigosos na parte inferior do Brahmaputra delta e em baixa altitude, ilhas ameaçadas por furacões e tempestades. Empréstimos de baixo custo para desenvolvimento inicial terra foram disponibilizados através da cooperação instituições do setor privado, e concede deslocalização foram fornecidos pelo governo. Depois que as pessoas tinham chegado na nova áreas, assistência técnica para a agricultura foi fornecido pelo governo extensionistas agrícolas. 
Considerações de desenvolvimento
Contribuem para todos os aspectos do desastre ciclo de gestão . Um dos principais objetivos da gestão de desastres, e um dos seus elos mais fortes com o desenvolvimento , é a promoção da meios de vida sustentáveis e sua proteção e recuperação em desastres e emergências. Sempre que for alcançado este objetivo , as pessoas têm uma maior capacidade de lidar com desastres e sua recuperação é mais rápida e de longa duradoura.
O processo de recuperação deve misturar-se com as atividades de desenvolvimento, tais como a formação de recursos humanos para as políticas e práticas de saúde e em desenvolvimento para evitar situações semelhantes no futuro.
Desastres como oportunidades para iniciativas de desenvolvimento Os desastres podem ser um veículo para os principais programas de desenvolvimento. O impacto político do dano e perturbação pode ser um verdadeiro catalisador para mudanças. Dois aspectos são especialmente importantes. Primeiro, desastres podem realçar determinadas áreas de vulnerabilidade, por exemplo , onde ocorreu elevada perda de vidas, ou em que o dano econômico é desproporcional à força do impacto. Em segundo lugar, para uma algumas semanas ou meses, o ambiente político pode favorecer uma muito maior taxa de mudança econômica e social do que antes, em áreas como a terra reforma , a nova formação profissional, melhorias habitacionais , e reestruturação da base econômica (nota , porém, que isso pode envolver a transferência de recursos de outras áreas e setores). O valor da ajuda internacional direta dada após desastres podem compensar parcialmente as perdas econômicas, embora as quantidades são normalmente bastante pequena em relação à perda total . Também pode haver benefícios a longo prazo de uma reestruturação drástica da economia como resultado de um desastre. Por exemplo, as pequenas economias insulares que antes eram dependentes de uma única cultura pode expandir sua base econômica , muitas vezes com a ajuda internacional. A medida em que oportunidades de desenvolvimento podem ser acompanhados após um desastre irá normalmente ser limitado ou não influenciado por política de investimento dos doadores para empréstimos de emergência . É ilustrativo para rever o atual Banco Mundial critérios para empréstimos de emergência para o investimento pós-desastre.
Desastres X Desenvolvimento
estão intimamente ligados em que os desastres podem tanto destruir as iniciativas de desenvolvimento, como criar oportunidades de desenvolvimento e, ainda, que os programas de desenvolvimento pode, tanto aumentar, como diminuir a vulnerabilidade. Quando ocorria o desastre, a resposta era direcionada a atender as necessidades de emergência e limpeza. Agora se percebe que muito mais pode e precisa ser feito para reduzir a gravidade dos riscos e desastres. Os gestores públicos que ignoram essas relações entre desastres e desenvolvimento fazem um desserviço ao seu povo.
O desenvolvimento exige transformações institucionais e estruturais da sociedade para acelerar o crescimento econômico, reduzir os níveis de desigualdade e erradicar a pobreza absoluta. Ao mesmo tempo, muitas vezes os desastres proporcionam oportunidades de desenvolvimento.Eles podem melhorar a atmosfera em favor da mudança e criar uma justificativa para estabelecer programas de desenvolvimento, tais como formação profissional, construção de habitação e reforma agrária. No entanto , a má gestão do socorro, respostas e reabilitação podem ter implicações negativas graves para o desenvolvimento nos anos seguintes, e podem até aumentar a vulnerabilidade a riscos futuros.
Os desastres podem impedir significativamente a eficácia alocação dos recursos do desenvolvimento. Porém, um crescente conhecimento sobre as relações entre desastres e desenvolvimento indica quatro temas básicos da seguinte forma:
a) Desastres é um retrocesso da agenda de desenvolvimento;
b) Reconstrução após uma catástrofe oferece oportunidades significativas para o desenvolvimento .
c) Programas de desenvolvimento podem aumentar a vulnerabilidade de uma área para desastres.
d) Programas de desenvolvimento podem ser projetados para diminuir a vulnerabilidade desastres.
Desastres e desenvolvimentos estão intimamente relacionados. Desastre pode tanto destruir iniciativas de desenvolvimento e criar oportunidades de desenvolvimento . Esquemas de desenvolvimento pode aumentar e diminuir a vulnerabilidade . Gestão de desastres está relacionada com o desenvolvimento sustentável, particularmente em relação às pessoas mais vulneráveis, como pessoas com deficiência, idosos, crianças e outros grupos marginalizados. Assim, devem ser tidas em conta as ligações entre desastres e desenvolvimento para o desenvolvimento sócio- econômico sustentável. Programas eficazes de mitigação incorporar medidas de redução de risco em projetos de investimentos regulares. As instituições financeiras exigem que a ajuda externa ser aprovado com base na redução de risco adequado e mitigação políticas nos empreendimentos nacionais , regionais e locais de escala. A falta de acesso à educação e à informação , muitas vezes tem implicações mais amplas e da população local pode ser simplesmente desconhecem as opções abertas para eles em reduzindo a sua vulnerabilidade. Os pobres , por exemplo, têm menos bens investir em recursos que podem reduzir a sua vulnerabilidade , pois eles também podem não estar dispostos a fazer qualquer investimento significativo , sem clara e benefícios óbvios . Os pobres também têm menos probabilidade de estar em uma posição para organizar coletivamente para reduzir os riscos comuns , em parte porque estes grupos são geralmente têm uma proporção maior de mulheres , crianças , idosos , doentes e deficientes. Além disso, depois de um desastre, a efeitos da desnutrição e doenças crônicas colocar as pessoas em risco adicional. Embora, em termos de agregação de desenvolvimento será normalmente contribuir para uma redução da vulnerabilidade a desastres naturais , qualquer atividade de desenvolvimento pode aumentar substancialmente a determinados tipos de vulnerabilidade . Ilustrações de tais actividades de desenvolvimento são os seguintes:
Desenvolvimento urbano muitas vezes leva a um influxo de grupos de baixa renda tais como assentamentos em grande escala em terra marginal ou em altas densidades com habitação de má qualidade. Prédios pode estar situada em terremoto falhas, em zonas de flash- inundação , ou em encostas sujeitas a deslizamentos de terra .
Desenvolvimento da zona costeira leva a concentrações de populações expostas a possíveis surtos de tempestade , ventos fortes , flash inundações e riscos de deslizamento de terra. Desenvolvimento turístico pode aumentar o potencial de vulnerabilidade substancialmente quando áreas baixas de praia são alvos de infra-estrutura e investimentos de capital. Tsunamis e tempestades tropicais pode destruir rapidamente essas melhorias , bem como a colocação de turistas e trabalhadores em risco substancial de morte e ferimentos .
Construção de linhas de transporte e florestal mal gerido programas , muitas vezes, levam ao desmatamento e aumento dos riscos de deslizamentos de terra.
Projetos de gestão de recursos hídricos ? , incluindo barragens e irrigação esquemas , potencialmente, aumentar os riscos de grandes populações , quer por deslocando habitats naturais , aumentando os riscos de inundações , ou por aumentando o risco de rompimento de barragens.
Investimento ? em indústrias perigosas mal controlado pode levar a concentrações de população ao redor da planta , aumentos no ar e poluição da água e exposição a riscos , tanto crônica e liberação catastrófica de materiais tóxicos.
Projetos de desenvolvimento Pecuária ? pode levar a grave perda de vegetação cobrir e condições de quase- desertificação em torno específico naturais pontos , tais como poços .
Projetos agrícolas ? promovendo culturas de rendimento pode reduzir a produção dos alimentos básicos.
Cada um destes exemplos ilustra a importância da inclusão de risco avaliação como parte integrante do planejamento e avaliação de programas e destaca a importância crítica da formação e educação nessas áreas. Os programas de desenvolvimento pode diminuir a vulnerabilidade
Desenvolvimento sustentável e redução de desastres:
Apesar do desenvolvimento sustentável depender de ações governamentais no nível local, voltadas à dinamização das potencialidades da comunidade, reconhecimento de sua vocação, acesso à renda, riqueza, conhecimento e poder, esse desenvolvimento, hoje, não pode ser pensado deixando de lado a preocupação com a redução de desastres. Numa visão ampla, podemos dizer que desenvolvimento sustentável: [...] é um processo por meio do qual melhoramos a nossa qualidade de vida de maneira que se mantenha no tempo, fazendo um uso racional de nossos recursos humanos, materiais e naturais, para que as gerações futuras também possam utilizá-los. Note que o desenvolvimento sustentável e a gestão de riscos são duas faces da mesma moeda. Quando nos comprometemos com um processo local voltado ao desenvolvimento sustentável, estamos nos comprometendo a utilizar ferramentas de gestão de risco. A partir dessa constatação, podemos afirmar que existe uma necessidade de mudança cultural do cidadão. A importância da mudança cultural relacionada ao senso de percepção de risco, que está diretamente vinculado ao grau de desenvolvimento social de uma determinada comunidade, é de fundamental importância para minimizar os desastres. Isso determina a importância da construção de um movimento de integração entre Defesa Civil e comunidade, ampliando a visão sobre o que é Defesa Civil, ou seja,
faz parte do passado aquela visão de que as ações da Defesa Civil articulavam-se apenas na distribuição de alimentos, remédios e repasse de verbas em áreas atingidas. A visão hoje é outra, pois a atuação da Defesa Civil é na comunidade e com a comunidade, fortalecendo o movimento de construção de comunidades mais seguras. Diante desse cenário, um Plano de Contingência contribuirá para que a comunidade construa processos preventivos de desastres, mas também para que esteja preparada para responder de forma mais efetiva à situação de um desastre.
“Há uma importante interação entre: desenvolvimento sustentável, redução de desastres, proteção ambiental e bem-estar sócial.”

Outros materiais