Buscar

CASO 2 PRÁTICA SIMULADA PENAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DO __ JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL DA COMARCA DE NITERÓI/RIO DE JANEIRO
PEDRO, engenheiro, brasileiro, nacionalidade, estado civil, profissão, portador da carteira de identidade..., inscrito no CPF sob o n.º ..., residente e domiciliado em Niterói (endereço completo), vem, através de seu advogado, com escritório profissional em (endereço completo), que esta subscreve, com fulcro nos artigos 30, 41 e 44 do Código de Processo Penal, artigo 145 do Código Penas e do Boletim de Ocorrência n°..., oferecer a presente
					QUEIXA CRIME
em face de QUERELADO, nacionalidade, estado civil, profissão, portador da carteira de identidade..., inscrito no CPF sob o n.º ..., residente e domiciliado..., pela prática dos seguintes fatos: 
 
DOS FATOS
No dia 19/04/2016, o QUERELANTE comemora aniversário e planejava para a ocasião, uma reunião com seus parentes e amigos em uma famosa churrascaria da cidade de Niterói. Resolveu, por meio de mídias sociais, enviar os convites para esse evento, publicando uma mensagem, mensagem essa que pode ser vista por todos que participam de suas redes sociais.
A QUERELADA, por sua vez, que participa da mesma rede social, e além disso é sua vizinha e ex namorada, tomou conhecimento do evento e o motivo da comemoração pela rede social, e utilizando a mesma disparou a seguinte mensagem, no intuito de ofender seu ex namorado “ Não sei o motivo da comemoração, já que Pedro não passa de um idiota, bêbado, porco, irresponsável e sem vergonha! Ele trabalha todo dia embriagado e vestindo saia! No dia 10 do mês passado, ele cambaleava bêbado pelas ruas do Rio, inclusive, estava tão bêbado no horário do expediente que a empresa em que trabalha teve que chamar uma ambulância para socorrê-lo! ”
Imediatamente o QUERELANTE que estava em seu apartamento conectado em sua rede social, recebeu a mensagem e visualizou os comentários ofensivos feitos a sua pessoa. Mortificado, não sabia o que dizer aos amigos, em especial a Marcos, Miguel e Manuel, que estavam ao seu lado naquele instante. Muito envergonhado, Pedro tentou disfarçar o constrangimento sofrido, mas perdeu todo o seu entusiasmo, e a festa comemorativa deixou de ser realizada.
DO DIREITO
A difamação consiste em atribuir a alguém fato ofensivo à sua reputação, honra objetiva. A difamação fere a moral da vítima, a injúria atinge sua mora, seu ânimo, e a pena prevista é detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano e multa, conforme disposto no artigo 139 do Código Penal.
“Art. 139. Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação. Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa. ”
Para que o crime de Difamação seja consumado se faz necessário que um terceiro tome conhecimentos das imputações feitas, ofensivas contra a honra e a reputação de alguém.
	A Injúria, consiste em atribuir a alguém uma qualidade negativa, que ofenda sua honra e sua dignidade e a pena prevista é de detenção de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
	Vale ressaltar que o crime foi cometido pela internet, onde existe uma grande forma de exposição para diversas pessoas, o que agrava o crime, conforme Artigo 141 do Código Penal.
“Art. 141 - As penas cominadas neste Capítulo aumentam-se de um terço, se qualquer dos crimes é cometido:
III - na presença de várias pessoas, ou por meio que facilite a divulgação da calúnia, da difamação ou da injúria. ”
DO PEDIDO
Em razão dos fatos relatados, vê-se o QUELERANTE na razão de promover a presente Queixa, requerendo a condenação da QUERELADA nas sanções penais previstas nos dispositivos legais supracitados, com o único intuito de coibir tais atos de voltarem a ocorrer, devendo a QUERELADA ser citada para responder aos termos da presente Ação Pena, a qual deverá ao final ser julgada PROCEDENTE.
	Assim, protesta por todos os meios de provas em direito admitidos, em especial a oitiva das testemunhas arroladas abaixo:
	Desde já, o QUERELANTE apresenta rol de testemunhas.
										Nestes Termos, 
									 Pede deferimento.
										 Niterói/Data,
ADVOGADO/OAB
ROL DE TESTEMUNHAS:
Nome (qualificação completa)
Nome (qualificação completa)
Nome (qualificação completa)

Outros materiais