Buscar

aula03 - Principais Normas - Resumo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Resumo
Principais Normas PARA PROJETO E INPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DE CABEAMENTO
ESTRUTURADO
AGENDA
Norma Americana
ANSI/EIA/TIA 568B
ANSI/EIA/TIA 569A
 ANSI/EIA/TIA 606
ANSI/EIA/TIA 607
ANSI/EIA/TIA 570
Norma Internacional
ISO/IEC 11801
Norma Brasileira
ABNT NBR 14565
ABNT NBR 14703
ANSI/EIA/TIA 568 B
A norma original chamava-se ANSI/TIA/EIA 568.
É a norma que especifica um sistema de cabeamento de telecomunicações genérico para edifícios comerciais que deve suportar produtos diversos de diversos fornecedores. 
O propósito desta norma é fornecer um padrão para o projeto e a instalação de sistemas de cabeamento de telecomunicações que ofereça uma ótima relação custo / benefício seja na construção do empreendimento como nas mudanças que este receberá com o passar do tempo.
A norma especifica os requisitos mínimos para um cabeamento de telecomunicações dentro de um edifício e também entre edifícios em um campus, este cabeamento deve suportar um grande numero de aplicações (voz, dados, texto, vídeo, imagens, etc...) em locais com uma extensão desde 3.000 metros até 1.000.000 de metros quadrados de área, com uma população de até 50.000 usuários.
ANSI/EIA/TIA 569 A
Também inicialmente conhecida como EIA/TIA 569, passou por uma versão e passou a adotar o nome atual em 1.998;
O propósito desta norma é o de especificar práticas de projetos e construção de infra estrutura dentro e entre edifícios para o encaminhamento do cabeamento e para a criação de espaços que acomodem os acessórios de telecomunicações
Esta norma reconhece três conceitos fundamentais relacionados a edifícios e a telecomunicação
	a) Edifícios são dinâmicos - durante a vida do edifício, as mudanças de layout são regra e não exceções.
	b) Os sistemas de telecomunicações dos edifícios são dinâmicos – Durante a vida do edifício, tanto os equipamentos como as mídias mudam dramaticamente.
	c) Telecomunicações são mais do que simples voz e dados - existem um sistema de controle ambiental, alarmes, áudios, segurança, etc... que devem fazer parte do sistema de telecomunicações.
 
ANSI/EIA/TIA 606
A administração dos sistemas de cabeamento de telecomunicações é fundamental para que possamos ter facilidade quando da manutenção, das manobras e das mudanças de layout que o edifício e o próprio sistema de telecomunicações sofrerão;
Esta norma é baseada em três fundamentos:
Identificação
Links
Registros
Todos os elementos dos sistemas de telecomunicações devem ser identificado. Os cabos, as terminações, os eletrodutos, as eletrocalhas, as caixas de passagem, os racks, os painéis de manobra etc... Devem ser identificados e estas identificações devem ter links entre elas. Devem-se registrar estas identificações e estes links, com o propósito de ter estes registros em mãos sempre que se fizer necessário promover uma mudança no ambiente ou fazer uma manutenção no sistema.
O único elemento do sistema de cabeamento de telecomunicações que não necessita obrigatoriamente ser identificado são os cordões de manobra (Patch cords), pois são elementos móveis por excelência.
ANSI/EIA/TIA 607
A norma define os elementos e componentes do sistema de aterramento e como devem ser instalados nos diversos ambientes que compõe o sistema de cabeamento de telecomunicações.
A norma EIA/TIA 607 define um padrão para o projeto e instalação de sistemas de aterramento dentro e entre edifícios, estipulando como regra básica a necessidade de se ter um único potencial de terra para todos os aterramentos, existentes, isto é, termos os diversos aterramentos existentes nos edifícios interligados para evitar diferenças de potencial entre eles. Sabemos que só há condução de corrente elétrica dos potenciais altos, para os potenciais baixos, portanto quando não existe a diferença de potencial, não há corrente elétrica;
 
Apesar de não estarmos lidando com os equipamentos ativos, uma norma de aterramento se faz necessária, pois diversas vezes estamos criando um caminho para a corrente elétrica se propagar entre um ativo e outro, quando instalamos cabos metálicos entre eles. Caso o aterramento não esteja corretamente instalado, poderemos ter correntes indesejadas circulando por estes cabos e por vezes a queima destes ativos ou em casos mais graves, até o dano físico aos usuários.
ANSI/EIA/TIA 570
Norma que se aplica aos sistemas de cabeamento e respectivos espaços e caminhos para prédios residenciais multiusuários, bem como casas individuais;
ISO/IEC 11801
 especifica cabeamento genérico para uso dentro de premissas, que podem compreender edifícios simples ou múltiplos, em um terreno. Abrange cabeamento balanceado e cabeamento de fibra óptica.
ISO / IEC 11801 é otimizado para instalações em que a distância máxima para distribuição de serviços de telecomunicações  é de 2 000 m. Porém poderá ser aplicado às instalações de maiores dimensões.
Cabeamento definida por este padrão suporta uma ampla gama de serviços, incluindo voz, dados, texto, imagem e vídeo.
ABNT NBR 14565
Procedimento básico para elaboração de projetos de cabeamento de telecomunicações para rede interna estruturada
Estabelece os critérios mínimos para elaboração de projetos de rede interna estruturada de telecomunicações, em edificações de uso comercial, independente do seu porte.
Se aplica a edifícios e a conjuntos de edifícios situados dentro de um mesmo terreno em que se deseja a implantação de uma rede interna estruturada.
ABNT NBR 14703
Esta Norma especifica os requisitos mínimos exigíveis para fabricação dos cabos de telemática com impedância de 100 Ohms.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando