Buscar

Imunidade inata - primeira linha de defesa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Imunidade inata – primeira linha de defesa
Ao penetrar no organismo, os patógenos podem ocasionar lesões teciduais diretas (endo/exotocinas, lesão citopática direta) ou indiretas (complexo imune, anticorpos contra o hospedeiro, imunidade mediada por células). As céls da I.I. são: céls NK, macrófagos, céls dendríticas e neutrófilos.
Os receptores do tipo Toll / TLR reconhecem DAMPs e PAMPs. Eles estão localizados na membrana plasmática, fazendo o reconhecimento extracelular, e constituem-se de motivos leucina na parte superior, cisteína na dobra e domínio TIR na parte inferior. Eles reconhecem moléculas e fatores liberados tanto por patógenos (exemplo: LPS das bactérias gram-negativas) quanto céls danificadas. Eles ativam duas vias de sinalização: a da inflamação aguda/estimulação da imunidade adquirida (citocinas, quimiocinas...) e a do estado antiviral (interferon).
Os receptores do tipo NOD têm as mesmas funções do tipo Toll, mas fazem o reconhecimento citosólico. A via de sinalização ativada é a da inflamação aguda (caspases) e atuam na formação do inflassomo.
Além das céls, outros componente da I.I. são os fatores solúveis, como as citocinas (substâncias que vão mediar e regular a resposta) e o sistema do complemento (proteínas presentes no plasma que neutralizam, opsonizam e matam os patógenos).
As citocinas podem atuar de maneira autócrina (quando se destinam à própria célula) ou parácrina (quando se destinam às outras céls). Exemplos de citocinas:
TNF – fator de necrose tumoral: principal mediador da resposta inflamatória aguda, que é gerada pelo reconhecimento do LPS das bactérias gram-negativas. Ele vai estimular o recrutamento de céls da I.I. para o local da infecção, vai induzir a liberação de quimiocinas pelos macrófagos e céls endoteliais, vai induzir a apoptose nas céls infectadas e aumento da aderência plaquetária no endotélio, além do estímulos dos fatores de coagulação. Os efeitos do TNF, quando numa infecção local, são benéficos, o que não ocorre numa infecção sistêmica.
Interleucina 1: funções semelhantes ao TNF.
Interleucina 12: produzida pelos macrófagos e céls dendríticas. Estimula as céls NK e na apresentação do antígeno, estimula a diferenciação dos linfócitos T. Estimula a liberação de interferon (ativa os macrófagos) e aumenta a citotoxidade de céls T citotóxicas e céls NK.
Quimiocinas: promovem a movimentação e migração dos leucócitos (adesão>>união>>diapedese>>migração). Dependendo da localização dos seus resíduos de cisteína, podem ser classificadas em CC – atuam sobre os neutrófilos ou CXC – atuam sobre os monócitos, eosinófilos e linfócitos.
Interferons tipo 1: produzidos por fagócitos e fibroblastos durante uma infecção viral, bloqueando-a (estado antiviral), aumentam a expressão de MHC e ativam macrófagos e céls dendríticas.

Continue navegando