Buscar

RESUMO HISTOLOGIA SISTEMA NERVOSO- junqueira e carneiro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RESUMO HISTOLOGIA-SISTEMA NERVOSO
O sistema nervoso apresenta dois componentes principais: neurônios e células da glia.
Neurônios 
Funções: transmitir as informações geradas por estímulos sensoriais ou químicos, ordenar e organizar o funcionamento dos demais sistemas do corpo, e estabilizar funções extrínsecas do organismo.
Características: são excitáveis, ou seja, têm a propriedade de reagir aos estímulos, através da diferença de potencial (e o potencial de ação), e assim propagam o impulso nervoso.
-Corpo celular (pericário): parte do neurônio que contém o núcleo e o citoplasma que o envolve. Núcleo esférico e pouco corado: alta atividade sintética(cromatina frouxa).Um nucléolo penas, podendo observar a condensação do cromossomo sexual. O corpo celular é rico em reticulo endoplasmático granuloso (REG),sobretudo em neurônios motores. Conjuntos de cisternas (do REG) e ribossomos livres são chamados de Corpúsculos de Nissl. No microscópio: manchas basófilas (rosas).Possui também complexo de Golgi, mitocôndrias e neurofilamentos. Às vezes armazenam pigmentos como a melanina.
-Dendritos: recebem e integram impulsos de outros terminais axônicos. Suas projeções: espinhas ou gêmulas. Suas bases são de actina e são responsáveis pelo primeiro contato e processamento do impulso nervoso que chega ao neurônio. Também participam da plasticidade dos neurônios(adaptação, memória e aprendizado).Os neurônios com um só dendrito são chamados de bipolares e são poucos numerosos no sistema. Não apresentam complexo de Golgi no citoplasma.
-Axônios: cada neurônio possui um axônio. Normalmente é maior que o corpo celular. Ex:axônio das células motoras da medula espinal ~= 1 metro. Os axônios podem se ramificar em ângulos retos : ramificações colaterais, mais frequentes no SNC. Porção final do axônio: telodendro(mais ramificado).
Potenciais de membrana: as células nervosas possuem bombas e canais iônicos em seu axolema (membrana plasmática do axônio). O potencial de membrana de repouso é -65mV, pois possui maior concentração extracelular de íons sódio e maior concentração intracelular de íons potássio. Durante a condução do potencial de ação no axônio, os canais de sódios se abrem e o potencial aumenta, ocorrendo a despolarização. Quando o potencial de ação chega à terminação do axônio, ocorre a liberação de neurotransmissores.
Comunicação sináptica: A sinapse é a transmissão unidirecional dos impulsos nervosos entre dois neurônios ou entre um neurônio e uma célula efetora (muscular, endócrino etc.) Terminal pré sináptico: parte final que vai transmitir o impulso nervoso a outro e libera neurotransmissores na fenda sináptica. Terminal pós sináptica: parte do neurônio receptor do impulso nervoso e que contém os receptores químicos. Neurotransmissores: substâncias (geralmente aminoácidos) que vão se ligar aos receptores químicos ,e vão abrir canais iônicos ou desencadear uma cascata química.
Sinapse de um corpo celular c axônio: axossomática 
Sinapse de um dendrito c axônio: axodendrítica
Sinapse de um axônio c um axônio: axoaxônica
O.b.s.: há também a sinapse elétrica, a partir de junções comunicantes entres neurônios, que possibilitam a passagem de íons e promovem impulsos. No entanto, esse tipo de sinapse é raro em mamíferos.
Células da glia(neuroglia): são pouco visíveis na coloração HE, necessário a impregnação metálica p mais detalhes . ~=10 células da glia por neurônio.
-Oligodendrócitos: se enrolam no axônio e produzem a bainha de mielina nos neurônios do SNC.
-Células de Schwann: são acopladas ao axônio e produzem bainha de mielina nos neurônios do SNP
-Astrócitos: têm forma estrelar, e ligam os neurônios aos capilares sanguíneos e à pia- mater.
Seus pés vasculares se expandem sobre os capilares sanguíneos, e transferem moléculas e íons para o líquido extracelular do neurônio(nutrição).Eles podem também absorver excessos localizados de neurotransmissores e sintetizar moléculas neuroativas. Comunicam entre si através de junções comunicantes.
Encontrados na substância cinzenta: protoplasmáticos (muitos prolongamentos)
Encontrados na substância branca: fibrosos (poucos prolongamentos)
-Células epêndimais: são células semelhante às epiteliais, e revestem os ventrículos do cérebro e o canal medular. Algumas delas são ciliadas, o que favorece a movimentação do liquido cefaloradiano.
-Micróglia: pequenas e alongadas, com prolongamentos curtos. São macrófagos do sistema nervoso, possuem antígenos e derivam dos monócitos.
. O sistema nervoso é dividido em duas partes: SNC E SNP
O sistema nervoso central é composto por: encéfalo, constituintes neurais do sistema fotorreceptor e medula espinal. No SNC, os corpos celulares dos neurônios e seus prolongamentos são segregados : substância branca e cinzenta.
-Substância branca: é constituída apenas por prolongamentos de neurônios e células da glia.contem bastante axônios mielinizados, responsáveis pela cor branca. Predomina nas partes centrais do cérebro e cerebelo.
-Substância cinzenta: coloração macroscópica, contém corpos celulares, prolongamentos(não mielinizados) e células da glia. Predomina nas partes superficiais do cérebro e cerebelo: córtex.
Camadas do cérebro :6
Camadas do cerebelo: 3, camada molecular(é bem espaçada), camada central(com células de Pukinje) e camada granular(neurônios pequenos).
-Meninges: formadas por três camadas: dura-máter, aracnóide e pia-máter.
Dura-máter: mais externa, tecido conjuntivo denso contínuo com periósteo com a caixa craniana. Espaço peridural= entre a dura-máter e o periósteo das vértebras. Espaço subdural: entre a dura-máter e aracnoide
Aracnóide: formada por tecido conjuntivo sem vasos sanguíneos e revestida por epitélio pavimentoso simples.Espaço subaracnoidal: contém o liquido cefaloradiano e forma um colchão hidráulico contra traumatismos.
Pia-máter: formada por tecido conjuntivo frouxo, muito vascularizada e aderente ao tecido nervoso. Entre ela e o tecido nervoso situam-se muitos prolongamentos de astrócitos, formando uma camada fina. A camada externa é revestida por células achatadas de origem mesênquimal.
-Plexos coroides: dobras da pia-máter ricas em capilares, secretam LCR (a produção do liquido é contínua).
O sistema nervoso periférico é formado por nervos (prolongamentos de neurônios situados no SNC) e pequenos agregados de células :gânglios nervosos.
-Fibras nervosas: são constituídas por axônios e bainhas envoltórias. Grupos de fibras nervosas formam os tratos no SNC e os nervos do SNP. São envolvidas pelas células de Schwann.
Fibras mielínicas: as membrana plasmáticas das células de Schwann se enrolam em volta do axônio e produzem mielina, formando a bainha de mielina. A bainha de mielina é um isolante elétrico e faz com que o impulso nervoso “pule” a porção com a bainha. As porções que não possuem a bainha são chamadas de nódulos de Ranvier. Desta forma, a condução é saltatória.
Fibras amielínicas: também são envolvidas pelas células de Schwann mas não são cobertas por mielina, e não ocorre o enrolamento em espiral. Também não existem nódulos de Ranvier. A condução é contínua.
-Nervos: no SNC, as fibras nervosas agrupadas formam nervos. Formados pelo axônio envolvido pelas células de schwann com sua lâmina basal e envoltório constituído de fibras reticulares (células de schwann que produzem).Os nervos estabelecem conexões entre os centros nervosos e os órgãos de sensibilidade e os efetores. Existem os nervos sensoriais, motores e mistos (os dois).
-Gânglios: acúmulos de neurônios fora do SNC. Órgãos esféricos protegidos por cápsulas conjuntivas.
O sistema nervoso autônomo: ajusta o organismo a fim de estabelecer a homeostase. As fibras saem do SNC através de nervos cranianos, espinais e gânglios. É uma rede composta de dois neurônios, um está localizado no SNC e o outro localizado ou em um gânglio do sistema autônomo ou no interior de um órgão. As fibras nervosas que ligam o primeiro neurônio ao segundo são chamadas de pré- ganglionares e as que partem do segundopara os órgãos efetuadores são chamados de pós-ganglionares
Sistema simpático: seus núcleos nervosos se encontram na parte torácica e lombar da medula espinal. Mediador químico: noraepinefrina
Sistema parassimpático: seus núcleos nervosos se encontram no encéfalo e na parte sacral da medula espinal. Frequente a localização dos neurônios no interior de órgãos. Os gânglios são chamados de gânglios intramurais.
Mediador químico: acetilcolina.

Outros materiais