Buscar

TECIDO E SISTEMA NERVOSO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTOLOGIA – 14/04/2020	
Tecido nervoso
· Desenvolve-se a partir da notocorda, que libera moléculas sinalizantes e induz o ectoderma a formar o neuroepitélio e a placa neural, que se dobra e forma a fenda neural (quando cresce e as bordas se tocam forma o tubo neural).
· Uma pequena massa de células nas bordas laterais do disco neural que não se incorpora no tubo neural forma a CRISTA NEURAL - estas células continuam migrando formando ou fazendo parte de diversos órgãos.
· O sistema nervoso tem como função receber e transmitir impulsos elétricos. Ele é dividido, anatomicamente, em sistema nervoso central (SNC), formado pelo encéfalo, constituintes neurais do sistema fotorreceptor e medula espinhal; e sistema nervoso periférico (SNP), constituído por nervos e gânglios.
· O tecido nervoso é composto principalmente por: neurônios, células geralmente com longos prolongamentos, e vários tipos de células da glia ou neuroglias, que sustentam os neurônios e participam de outras funções importantes.
· Existem duas categorias de células no sistema nervoso: NEURÔNIOS - responsável pelas funções motoras, sensitivas e integrativas do sistema e CÉLULAS DA GLIA OU NEUROGLIA - responsável pelo suporte, sustentação e proteção dos neurônios.
· Os neurônios são compostos por três partes: pericário/corpo celular/soma, dendritos e axônios. Seu núcleo encontra-se no corpo celular, grande e claro, com um nucléolo bem visível. O pericário contém corpúsculos de Nissl encontrados também nos dendritos mais grossos. Seu axônio pode ou não conter bainha de mielina. A condução do impulso nervoso se dá sempre na direção dendrito => corpo celular => axônio.
· A mielina que envolve o axônio no sistema nervoso central é produzida pelos oligodendrócitos e no sistema nervoso periférico pelas células de Schwann. O axônio desse neurônio termina em três placas motoras que transmitem o impulso nervoso para as fibras musculares estriadas esqueléticas.
· No corpo celular encontra-se: núcleo (cromatina aberta e nucléolo) e no citoplasma (RER - corpúsculos de Nissl, golgi, mitocôndrias e pigmentos {melanina e lipofuscina}).
· Dendritos: são os receptores de estímulos, curtos e ramificados, ricos em mitocôndrias e não possuem complexo de golgi.
· Axônio: transmite o impulso nervoso, longo e único, mantem espessura, pode ter ramos colaterais (ângulos retos), atingem mais de um metro, movimento ativo de moléculas (migração para manter o citoplasma vivo):
-Fluxo anterógrado: do corpo neuronal ao axônio (transmitindo organelas, proteínas, neurotransmissores e enzimas).
-Fluxo retrogrado: do axônio ao corpo celular (transmitindo restos metabólicos e moléculas captadas por endocitose).
· De acordo com sua morfologia, os neurônios podem ser classificados nos seguintes tipos: Neurônios multipolares, que apresentam mais de dois prolongamentos celulares; Neurônios bipolares, que têm um dendrito e um axônio; Neurônios pseudounipolares, que apresentam, próximo ao corpo celular, prolongamento único, mas este logo se divide em dois, dirigindo-se um ramo para a periferia e outro para o sistema nervoso central.
· Segundo suas funções, os neurônios podem ser classificados como motores, sensoriais e interneurônios. Os neurônios motores controlam órgãos efetores, tais como glândulas exócrinas e endócrinas e fibras musculares. Os neurônios sensoriais recebem estímulos sensoriais do meio ambiente e do próprio organismo. Os interneurônios estabelecem conexões entre outros neurônios, formando circuitos complexos.
· No SNC há uma separação entre os corpos celulares dos neurônios e seus prolongamentos. Isso faz com que sejam reconhecidas no encéfalo e na medula espinhal duas porções distintas: a substância branca e a substância cinzenta. 
· A substância cinzenta é assim chamada porque mostra essa coloração quando observada macroscopicamente. É formada principalmente por corpos celulares dos neurônios e células da glia, contendo também prolongamentos de neurônios. A substância branca não contém corpos celulares de neurônios, sendo constituída por prolongamentos de neurônios e por células da glia. Seu nome origina-se da grande quantidade de mielina.
· Células da glia (neuroglia): compõe praticamente metade do tecido nervoso, apresentam de em 10 unidades para cada neurônio, são exemplos desse tipo de célula:
-ASTRÓCITOS: são responsáveis pela nutrição e suporte (sustentação e proteção), ligam os neurônios aos capilares sanguíneos e à pia-máter. Os astrócitos com prolongamentos menos numerosos e mais longos são chamados astrócitos fibrosos e se localizam na substância branca; os astrócitos protoplasmáticos, encontrados principalmente na substância cinzenta, apresentam maior número de prolongamentos que são curtos e muito ramificados. Os astrócitos formam a barreira hematoencefálica, uma barreira funcional que dificulta a passagem de determinadas substâncias, como alguns antibióticos, agentes químicos e toxinas, do sangue para o tecido nervoso. Catadores de íons e neurotransmissores liberados no espaço extracelular.
-OLIGODENDRÓCITOS: isolante elétrico e produção da mielina no SNC.
-CÉLULAS MICROGLIAIS (MICRÓGLIA): São membros do sistema mononuclear fagocitário
-CÉLULAS EPENDIMÁRIAS (EPÊNDIMA): Forma as membranas limitantes e funcionam no transporte e produção do líquido cerebrorraquidiano. Células epiteliais cuboidais ou colunar baixa.
-CÉLULAS DE SCHWANN: Isolante elétrico e produção da mielina no SNP.
Sistema nervoso
· Em cortes transversais da medula espinal, a substância branca se localiza externamente e a cinzenta (com corpos celulares e dendritos) internamente, com a forma da letra H. No centro do H medular há um orifício denominado canal ependimário que é o canal central da medula. Este é revestido por células ependimárias.
· Meninges (proteção externa): são 3 tipos:
-DURA-MÁTER: tecido conjuntivo com vasos sanguíneos, 2 camadas justapostas (EXTERNA ou PERIOSTEAL (NO CRÂNIO) e INTERNA ou MENIGEAL (revestida por fibroblastos achatados - meningotélio)). Na medula é um tubo que não encosta na vértebra – ESPAÇO EPIDURAL (PERIDURAL ou EXTRADURAL).
-ARACNÓIDE: duas partes: uma em contato com a Dura (membrana) e outra em forma de traves fibrosas (fibroblastos modificados) que ligam a aracnóide a pia-máter (revestida por meningotélio - fibroblastos modificados. Espaço subaracnoídeo - COLCHÃO HIDRÁULICO (onde circula o LCR). Vilosidades aracnoídeas (granulações aracnoídeas) - projeções da aracnóide perfurando a dura e penetrando a seio venoso, fluxo do LCR – espaço para o sangue.
-PIA-MÁTER: intimamente associada ao tecido nervoso, mas não em contato (barreira Pioglial), ricamente vascularizada (os vasos penetram no SN por meio de túneis revestidos de pia que vai desaparecendo quando se transformam em capilares).
· Barreira hematoencefálica: capilares contínuos (junções oclusivas entre as células endoteliais e ausência de fenestrações), escassa pinocitose e pés vasculares dos astrócitos (revestindo a membrana basal dos capilares, reforçando a barreira).
· Plexo coroide: modificação da pia mater, revestida por epêndima, encontrada nos ventrículos do sistema nervoso central (principalmente os laterais).
· Córtex cerebral (6 camadas): aprendizado, memória, integração sensitiva, análise da informação e iniciação da resposta motora.
· Córtex cerebelar: manutenção do equilíbrio, tônus muscular e coordenação da musculatura esquelética. Três camadas:
-Camada Molecular – Neurônios Estrelados e em Cesto.
-Camada de Células de Purkinje – Células de Purkinje.
-Camada Granular - Neurônios granulares.
· Nervos periféricos: são feixes, ou fascículos, de fibras nervosas, localizadas fora do SNC e envoltos por bainhas de tecido conjuntivo. Normalmente, cada nervo, independentemente do tamanho, possui tanto componentes motores quanto sensitivos.
· Envoltórios de Tecido Conjuntivo: epineuro – isola o nervo; perineuro – isola os fascículos nervosos dentro do nervo; endoneuro – isola as fibras nervosas dentro dos fascículos;
· Mielinização: todos os axônios são envoltos por dobras únicasou múltiplas formadas pelo citoplasma de uma célula envoltória. Oligodendrócito – SNC -> 1 para vários segmentos e Célula de Schwann – SNP -> 1 para 1 segmento.
-Fibras amielínicas: axônios de pequeno calibre com somente uma dobra.
-Fibras mielínicas: axônios mais calibrosos com várias dobras em espiral formando um envoltório (Bainha de Mielina).
· Nódulo (Nodo) de Ranvier: local onde a bainha de mielina se interrompe, é importante na transmissão do impulso nervoso “saltatório”.
· Impulso nervoso: neurônios pré-sináptico -> fenda sináptica -> neurônio pós-sináptico.
· Classificação das sinapses: 
-Quanto aos tipos celulares: nervosa, neuro-muscular e neuro-glandular;
-Quanto aos componentes neuronais: axo-dendrítica, axo-axônica, axosomática, dendro-dendrítica;
-Quanto aos neurotransmissores: química e elétrica (células unidas por junções Gap);
-Quanto à estimulação: excitatória ou inibitória.
· Gânglios nervosos: são agregados de corpos neuronais localizados fora do SNC. Há 2 tipos SENSITIVOS e AUTONÔMICOS.
-Sensitivos: contém os corpos neuronais dos neurônios sensitivos. Associados a raiz posterior da medula espinhal e nervos cranianos sensitivos ou mistos (V, VII, IX, e X). Neurônios unipolares (pseudounipolares).
-Autonômicos: contém os corpos neuronais dos nervos autonômicos pós-ganglionicos. Localizados: cadeia simpática paravertebral / pré-vertebral (SIMPÁTICO); gânglios associados a nervos cranianos (III, VII, IX) e na parede dos órgãos (X) (PARASSIMPÁTICO);
· Regeneração: 
-Reação local: reparo e remoção dos debris pela neuroglia.
-Reação anterógrada: segmento distal do axônio sofre degeneração e é fagocitado
-Reação retrógrada e regeneração: o segmento proximal sofre degeneração, seguido de brotamentos de novos axônios que crescem dirigidos pelas células de Schwann.
· PLASTICIDADE NEURONAL: é a propriedade do sistema nervoso que permite o desenvolvimento de alterações estruturais (novas conexões) ou funcionais (reorganização) em resposta à experiência, e como adaptação a condições mutantes e a estímulos repetidos.

Outros materiais