Buscar

Tecido nervoso

Prévia do material em texto

Tecido nervoso
Origina-se do ectoderma.
Funções 
· Detectar, analisar e transmitir informações geradas por estímulos sensorias (calor, luz, energia mecânica, modificações químicas)
· Organizar e coordenar quase todas as funções motoras, viscerais, endócrinas e psíquicas
Sistemas- Nervoso e Endócrino
O controle nervoso é imediato e o Endócrino é um controle lento e paulatino. Esses dois sistemas de integração agem para coordenar as funções dos vários órgãos.
Células
· Do sistema nervoso central: neurônio, células da Glia ou neuroGlia (astrócitos, oligodendrócitos e micróGlia) 
· Do sistema nervoso periférico: neurônio, célula de Schwann e células satélites
Divisão anatômica
· Sistema nervoso central: encéfalo, medula espinhal
· Sistema nervoso periférico: gânglios, nervos, terminação nervosas
 No SNC há uma diferenciação entre os corpos celulares dos neurônios e os seus prolongamentos. Isso faz com que sejam reconhecidas no encéfalo e na medula espinal duas porções distintas:
 SUBSTÂNCIA CINZENTA: É formada principalmente por corpos celulares dos neurônios e células da glia, contendo também prolongamentos de neurônios. Ocorrem as sinapses do sistema nervoso central.
Apresentam corpos celulares, fibras nervosas amielínicas, fibras melínicas (poucas), neuroglia (astrócitos protoplasmáticos, olingodentrócitos e células micróglia) 
.SUBSTÂNCIA BRANCA: A substância branca não contém corpos celulares de neurônio. Apresenta bainha de mielina. E é constituída por fibras nervosas mielínicas e células da Glia como: astrócito fibroso, olingodendrócitos, micróglia. 
Nervos e bainhas de tecido conjuntivo 
· Epineuro: tecido conjuntivo que envolve todo o nervo 
· Perineuro: tecido conjuntivo que envolve cada feixe de fibras
· Endoneuro: tecido conjuntivo que envolve cada fibra nervosa
Os gânglios
· São acúmulos de neurônios localizados fora do SNC. Em sua maior parte são órgãos esféricos, protegidos por cápsulas de tecido conjuntivo e associados a nervos.
· Conforme a direção do impulso nervoso, os gânglios podem ser sensoriais (aferentes) ou gânglios do sistema nervoso autônomo (eferentes).
Neurônios
· Morfologia dos neurônios: 
MULTIPOLAR que apresentam um axônio e mais de dois dendritos (maioria dos neurônios são desses tipos) 
BIPOLAR possuem um dendrito e um axônio (encontrados nos gânglios coclear e vestibular, na retina e na mucosa olfatória)
PSEUDOUNIPOLAR apresentam próximo ao corpo celular, um prolongamento único que se divide em 2, um indo para a periferia e outro para o sistema nervoso central (gânglios espinhais e cranianos).
· As funções dos neurônios podem ser divididas em: 
MOTORES/EFERENTES controlam órgãos efetores, tais como glândulas exócrinas e endócrinas e fibras musculares
 SENSORIAIS/AFERENTES recebem estímulos sensoriais do meio ambiente e do próprio organismo
 INTERNEURÔNIOS estabelecem conexões entre outros neurônios, formando circuitos complexos
· O corpo celular ou pericário: 
É o centro trófico da célula e também capaz de receber estímulos.
1. Núcleo esférico e pouco corado (cromossomo muito destendido, pois está em atividade) 
2. Cada núcleo tem 1 nucleólo central e grande 
3. Rico em retículo endoplasmático rugoso: conjunto de ribossomo e cisterna (mancha basófila chamada corpúsculo de Nissl).
 4. Neurofilamentos: neurofibrila e microtúbulos
· Dendritos:
 1. Aumenta superfície celular para receber os estímulos 
2. A grande maioria dos impulsos que chegam a um neurônio é recebida por pequenas projeções dos dendritos, as espinhas 
ou gêmulas.
· Axônios:
Cada neurônio contém apenas um único axônio, especializado na condução de impulsos que transmitem informações do neurônio para outras células (nervosas, musculares, glandulares).
 1. Nasce do corpo celular, em uma estrutura de “cone de implantação” 
2. Diâmetro constante, não se ramifica, só com ângulo de 90 graus (ramificação colateral) que ocorre no sistema nervoso central 
3. Pouca organela, MUITO microfilamento e microtúbulos 
4. Parte final muito ramificada e chama-se telodendro, em botão terminal
Impulso nervoso
1- REPOUSO: Troca de cargas não está acontecendo, o interior da célula é mais negativo em relação ao exterior (diferença de pontecial).
2- DESPOLARIZAÇÃO: (inversão de cargas), quando o neurônio é estimulado, os canais iônicos se abrem e entra Na+, o interior do axônio se torna positivo em relação ao meio extracelular, originando o potencial de ação ou impulso nervoso. 
3- A despolarização induz a abertura de canais de cálcio, que promovem a exocitose das vesículas sinápticas, liberando neurotransmissores que reagem com receptores e promovem a despolarização da membrana pós-sináptica.
4- E essa despolarização se propaga, criando o impulso nervoso (condutibilidade)
5- Ao terminar o impulso, expulsa os neurotransmissores para estimular ou inibir parte do SNC, gânglios e músculos.
Comunicação sináptica
· A sinapse é responsável pela transmissão unidirecional dos impulsos nervosos
· As sinapses são locais de contato entre os neurônios ou entre neurônios e outras células efetoras
· A função da sinapse é transformar um sinal elétrico (impulso nervoso) do neurônio pré-sináptico em um sinal químico que atua na célula pós-sináptica
· A maioria das sinapses transmite informações por meio da liberação de neurotransmissores.
· Neuromoduladores são mensageiros químicos que não agem diretamente sobre as sinapses, porém modificam a sensibilidade neuronal aos estímulos sinápticos excitatórios ou ilúbitórios.
· Fenda pós-sináptica: espaço muito delgado entre os dois terminais
· A sinapse de um axõnio com o corpo celular chama-se axossomática
· A sinapse com um dendrito chama-se axodendrítica
· A sinapse entre dois axônios chama-se axoaxônica
· SINAPSE QUIMICAS: a transmissão do impulso é mediada pela liberação de determinadas substâncias
· SINAPSE ELÉTRICA: as células nervosas unem-se por junções comunicantes que possibilitam a passagem de íons de uma célula para a outra.
Células da neuróglia
 Servem pra sustentação, produção pequena de matriz extracelular, não propagam impulsos e mantém as condições locais normais. Temos vários tipos células da Glia: células ependimárias, oligodendrócitos, astrócitos e micróglia.
· CÉLULAS EPENDIMÁRIAS: são células epiteliais colunares. Além disso, revestem os ventrículos do cérebro e o canal central da medula. Em alguns locais as células ependimárias são ciliadas, o que facilita a movimentação do líquido cefa· lorraquidiano (LCR).
· OLINGODENDRÓCITOS: forma a bainha de mielina no SNC, o citoplasma enrola sobre o axônio. Um axônio pode não ter esse envoltório ou ter uma volta desse envoltório e é chamado de fibra amielínica ou contínua, essa fibra passa a condução mais lenta e com maior gasto de ATP. Já uma fibra mielínica é quando o axônio é revestido por várias voltas dos envoltórios da bainha de mielina; nessa fibra a condução é saltatória, rápida e com gasto pequeno de ATP 
· CÉLULAS DE SCHWANN: Forma a bainha de mielina do SNP
· ASTRÓCITOS: Ligam os neurônios aos capilares e à pia-mater (uma delgada camada de tecido conjuntivo que reveste o sistema nervoso central), para nutrição, além disso eles dão sustentação, formam uma rede de comunicação, cicatrização e manutenção do equílibro químico. 
Prolongamentos longos e menos numerosos estão na substância branca, chamam de astrócitos fibrosos
 Prolongamentos curtos e mais ramificações (aspectos grosseiros) estão na substância cinza, chamam de astrócitos protoplasmáticos
Alguns astrócitos apresentam prolongamentos, chamados pés vasculares (transferências de moléculas e íons do sangue para o neurônio) que se expandem sobre os capilares sanguíneos.
· MICRÓGLIA: Quando ativadas, as células da micróglia retraem seus prolongamentos, assumem a forma dos macrófagos e tornam-se fagocitárias e apresentadoras de antígenos, regulam processo imunitário e removem restos celulares. Sua origem é na medula óssea.
 
Sistema nervoso central 
Apresentam córtex cerebral: certa região recebe impulso aferentee outra gera resposta eferente para movimento voluntário. E apresentam neurônio piramidal
Apresentam córtex cerebelar também: tem três camadas na parte cinzenta 
· Granulosa: neurônios pequenos e compactados, chamados grãos de cerebelo.
· Central ou de células de Purkinje: células de Purkinjie
· Molecular: apresentam dendritos das células Purkinjie, células estreladas e axônio amielínica da granulosa. (é a camada externa).
 Meninges
Membranas de tecido conjuntivo, que protegem o SNC (caixa craniana e canal vertebral). As meninges são formadas por três camadas, que, de fora para dentro, são as seguintes: dura-máter, aracnoide e pia-máter.
· DURA-MÁTER: É formada de tecido conjuntivo denso. Ela é constituída por duuas porções, uma mais externa que está em contato com os ossos e uma mais interna.
· ARACNOIDE: A aracnoide apresenta duas partes, uma em contato com a dura-máter e sob a forma de membrana, e outra constituída por traves que ligam a aracnoide com a pia-máter. No espaço entre a aracnóide e a pia-máter tem o liquor. 
· PIA-MÁTER: É uma membrana vascularizada localizada mais internamente. Ela está em contato direto com o SNC, sendo que a porção na medula é mais espessa e menos vascularizada. Vale destacar que essa membrana acompanha as ondulações do cérebro, aprofundando-se nessas regiões.
Espaço/barreira hemato-encefálica 
· Dificulta a passagem de certas susbtâncias do sangue para o SNC
· Formada pela: zonula de oclusão das células epiteliais + membrana basal espessada +pés vasculares dos astrócitos 
· Capilares sem barreira: plexo coróide (tecido conjuntivo frouxo da pia-máter, secreta o líquido cefalorraquidiano), hipófise e pinial e centro do vômito no hipotálamo 
· Plexo mioentérico: sistema nervoso entérico, coordenam contração do trato gastrointestinal (está entre as camadas musculares longitudinal e circulares)

Continue navegando