Buscar

[MÓDULO I] REDES DE COMPUTADORES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REDES DE COMPUTADORES – MÓDULO I
Rede é a interconexão entre dois ou mais computadores autônomos, por uma única tecnologia, permitindo a troca de informações entre eles. A conexão pode ser feita através de meios guiados ou não guiados.
O sistema de comunicação se constitui de um arranjo topológico, que interliga vários módulos processadores por meios de transmissão e protocolos.
Os fundamentos da rede são: Interconexão, compartilhamento de recursos, disponibilidade e extensibilidade.
Os recursos necessários são: Desktop + Placa de rede + meio de transmissão + software + protocolo.
Num sistema distribuído, um conjunto de computadores independentes parecem ser, para o usuário, um único sistema coerente e transparente (MidleWare).
Meios de transmissão de dados:
TECNOLOGIA DE TRANSMISSÃO:
Redes de Difusão/ Multiponto/ Broadcast: Tem apenas um canal de comunicação compartilhado por todas as máquinas da rede, mas somente o endereço correto de destino adquire o pacote. É necessário um algoritmo para controlar o acesso ao meio de transmissão.
Rede ponto-a-ponto: A conexão acontece entre pares de computadores. Os pacotes são enviados na modalidade store-and-forward (Unicast).
 CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE REDES
LOCAL AREA NETWORK (LAN – ETHERNET- IEEE 802.3): Tem um tamanho restrito, apresenta baixas taxas de erro (alta confiabilidade) e viabilizam a troca e o compartilhamento de informações e dispositivos periféricos.
(MAN – IEEE 802.6): Abrange países e continentes com máquinas que tem a finalidade de executar aplicações de usuário.
VIRTUAL LOCAL AREA NETWORK (VLAN): Permite configurar uma rede para que determinadas máquinas passem a fazer parte de uma mesma rede local, mesmo que elas estejam fisicamente distantes uma das outras, para que possam ter acesso aos mesmos recursos.
WIRELESS LOCAL AREA NETWORK (WLAN – IEEE 802.11): Baseia-se no conceito de rede LAN porém sem fio.
TOPOLOGIA: É a forma física de interconexão dos computadores.
TOPOLOGIA DE BARRAMENTO: Consiste em um único cabo (troco/backbone ou segmento) que conecta todos os computadores da rede em uma linha única.
COMUNICAÇÃO DO BARRAMENTO: Os computadores comunicam-se endereçando os dados a um computador em particular e inserindo esses dados no cabo sob a forma de sinais eletrônicos.
ENVIO DE SINAL: Os dados na rede sob a forma de sinais eletrônicos são enviados para todos os computadores da rede, porém as informações são aceitas apenas pelo computador cujo endereço coincida com o original do sinal. Apenas um computador por vez pode enviar mensagens. Quanto mais computadores no barramento, há mais espera para enviar mensagens e mais lentidão na rede.
REPERCUSSÃO DO SINAL: Os dados viajam de uma extremidade a outra do cabo, impedindo que outros computadores enviem sinais.
TERMINADOR: É um componente colocado em cada extremidade do cabo para absorver sinais livres, liberando o cabo para que outros computadores passam a enviar dados.
TOPOLOGIA ESTRELA: Os computadores são conectados em um host central. Se o host central falhar, a rede inteira cai. É uma topologia que tem alto custo e a confiabilidade é limitada.
*Redes envolvendo switch ou hub, apesar de lembrarem a topologia estrela, é barra.
TOPOLOGIA ANEL: Os computadores são conectados em um único círculo de cabos, sem terminador. A falha de um computador pode afetar o restante da rede.
TOPOLOGIA TOTALMENTE CONECTADA: A troca de mensagens é direta. Topologia quase impraticável e economicamente inviável.
TOPOLOGIA MALHA: Custo elevado, alto desempenho e normalmente associado a redes de longa distância.

Continue navegando