Buscar

0839 Questinario História das Idéias Sociais e Políticas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

0839 - História das Ideias Sociais e Políticas
Parte superior do formulário
Questão 1
Ainda não respondida
Vale 1,0 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Historicamente, o final do século XIV (1301 a 1400) e a primeira metade do século XV (1401 a 1500), na Europa ocidental, foi um período marcado pela epidemia da peste negra, pela Guerra dos Cem Anos e pelo descobrimento de novas terras.  No plano das ideias, observam-se as maiores alterações a partir do século XVI (1501 a 1600) com o chamado Renascimento e a Reforma Protestante.
Escolha a alternativa que explica o que foi a Reforma Protestante:
Escolha uma:
a. Movimento liderado por Lutero que denunciou a corrupção da Igreja Católica e deu origem às igrejas protestantes.
b. Movimento realizado por artistas e cientistas que buscavam, na Antiguidade Clássica (greco-romana) a liberdade intelectual.
c. Movimento que defende a teoria heliocêntrica, que afirmava que o planeta Terra e os outros planetas se movem ao redor do Sol.
d. Movimento que defende a ideia de que a Terra era o centro do Universo (teoria geocêntrica).
Questão 2
Ainda não respondida
Vale 1,0 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Conhecido como o Século das Luzes, o século XVIII foi marcado intelectualmente pela crença na razão, ou seja, no conhecimento humano baseado na matemática e na física que negava qualquer ligação com as divindades. Um importante filósofo integrante do movimento Iluminista foi Jean-Jacques Rousseau (1712-1778).
Escolha a alternativa que melhor apresenta as ideias de Rousseau:
Escolha uma:
a. preocupou-se em escrever sobre a história da sociedade humana com a intenção de identificar o progresso social e procurando identificar a sociedade como ela é.
b. interpreta a causas que dão forma ao mundo social, a começar pelo exame dos seres humanos, identificando costumes, hábitos, usos, crenças as quais ele denomina de leis.
c. defende a ideia de que os seres humanos, antes de se agrupar em sociedade estiveram num estado de natureza, onde seriam independentes e solitários e incapazes de distinguir o bem do mal.
d. defende a existência de um poder moderador e separação dos poderes em: executivo, legislativo e judiciário para frear o poder, evitando a implantação do despotismo.
Parte inferior do formulário

Continue navegando