Buscar

Resumo Seminário

Prévia do material em texto

Resumo Seminário
A pele acumula diversas funções n organismos,tais como:proteção contra agressões ambientais e a realização de trocas fisiológicas essenciais,porém,ainda assim problemas dermatológicos são muito frequentes principalmente nas crianças.
A maior parte de população que é atingida por ectoparasitoses e infecções fúngicas ,são a população de favelas e carentes,a mais comum é a pediculose e a escabiose.
Deve-se haver maior cuidado no período entre o 1 º e o 6º ano de vida com os diversos problemas de saúde,entre eles problemas dermatológicos.Condições ambientais e hábitos familiares,fragilidade física e imunológica e etc...podem contribuir para que esteja mais suscetível.Nesta fase,os agravos podem surgir várias vezes e se agravar tanto a ponto de interferir,no crescimento físico e no desenvolvimento saudável das crianças.
Piolhos são insetos hematófagos ,que se alimentam várias vezes ao dia,podem acometer o corpo,região púbica e o couro cabeludo (mais comum),causando intenso prurido devido à deposição do material fecal na pele,além de causar prejuízos a integridade cutânea,dermatites e possíveis infecções secundárias,podendo ainda prejudicar o desempenho escolar e a qualidade do sono.
Em comunidades carentes há uma prevalência maior de escabiose ,atingindo cerca de 10%, que resulta em erupções pruriginosas ,que podem surgir em diversas partes do corpo,prejudicando a integridade da pele,tornando-se uma porta de entrada para outas infecções como impetigo,piodermites ,tungíase.Não podemos também deixar de mencionar infecções cutâneas causadas por fungos como candidíase.
A importância do ambiente familiar n processo de tratamento é máxima,pois age como um potente sistema de apoio aos seus membros,pois a família não intervindo de modo a proporcionar um ambiente saudável,estabelecerse-á um fator de risco juntando com as predisposições físicas da criança,acarretando sérios problemas de saúde.
Para melhor tratamento deve-se identificar a presença de fatores de risco para dermatoses no ambiente doméstico e averiguar o conhecimento das mães quanto ao risco oferecido.
*FATORES DE RISCO:
Banhos frequentes ou não tomados diariamente;
Não uso de produtos neutros para higiene;
Alimentos industrializados;
Relatos de que as roupas de cama não são trocados semanalmente;
Presença de animais domésticos;
Presença do insetos;
Quintal com terreno arenoso
Vestuário da criança inadequado a estação do ano;
Número de pessoas por dormitório > ou = 3;
Número de pessoas por cama > ou = 2;
O estrófulo é causado pela sensibilização que ocorre depois de repetidas picadas de insetos e ,uma vez sensibilizada ,a criança passa a exibir uma reação demorada após a exposição.Já a ingestão de alimentos industrializados pode provocar reações alérgicas – como a urticária – na maioria das vezes,mediadas por reação antígeno – antocorpo,em que o fator desencadeante costuma penetrar no organismo por via oral.

Continue navegando