Buscar

Unopar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Unopar
 de rsiquara | trabalhosfeitos.com
 [pic]
LISTA DE TABELAS
TABELA 1 – INVESTIMENTO INICIAL	15
Tabela 2 – DISCRIMINAÇÃO CUSTOS VARIÁVEIS	17
Tabela 3 – DISCRIMINAÇÃO CUSTOS FIXOS	18
Tabela 4 – CUSTO MÃO-DE-OBRA	18
Tabela 5 – PROJEÇÃO DE VENDAS	19
SUMÁRIO
1	INTRODUÇÃO	3
2	REVISÃO BIBLIOGRÁFICA	4
3	CRIANDO UMA EMPRESA FICTÍCIA	9
4	TERCEIRA PARTE – ASPECTOS OPERACIONAIS	10
4.1.1	ESPAÇO FÍSICO	10
4.1.2	MOBILIÁRIO	10
4.1.3	INSUMOS	13
4.1.4	A QUESTÃO DA DESTINAÇÃO DO LIXO	14
4.1.5	FONTE DE RECURSOS	14
4.1.6	SIMULAÇÃO DE FINANCIAMENTO	15
4.1.7	EXPECTATIVAS DO EMPREENDIMENTO	16
4.1.8	BALANÇO PATRIMONIAL DA EMPRESA	16
5	CONCLUSÃO	17
REFERÊNCIAS	19
 INTRODUÇÃO
 No âmbito da proposta interdisciplinar, envolvendo analises nos campos da Teoria da Administração II, Introdução à Contabilidade, Introdução a Economia e Matemática, foi sugerida ao grupo a criação de uma empresa fictícia, haja vista os benefícios que a experiência de idealização empresarial traz para nós, jovens administradores.
 Antes de tudo é válido ressaltar a importância de trabalhos como este. Na vida profissional de um administrador, atitudes como manter uma visão sistêmica das organizações, incluir o ambiente econômico no foco gerencial, desenvolver espírito crítico nas decisões e estimular a transposição da aprendizagem, são chaves para o sucesso no mercado. Tais atitudes são amplamente trabalhadas e desenvolvidas em trabalhos como este aqui representado.
 Voltando à exposição sobre o presente trabalho, foi escolhida uma empresa atuante essencialmente na área de prestação de serviços de lazer e entretenimento, vez que se trata de um setor pouco explorado na cidade de Vitória da Conquista. Deste modo, a Back Up Ltda. vem suprir uma lacuna, oferecendo entretenimento saudável, em ambiente moderno e atrativo, com opções diversas e que abrangem todas as faixas etárias.
 Neste Plano de Negócios, o foco é apresentar os estudos eanálises de viabilidade da criação deste centro de entretenimento, que conta com boliche, bar, espaço gourmet, cyber café e boate.
 A estrutura da empresa é pensada para atender a um leque maior de consumidores, apostando em marketing, propaganda e apelo visual para garantir uma permanência consolidada no mercado conquistense, caracterizado por um público volúvel e exigente em termos de expectativas e novidades.
 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
 Para começar este projeto, é interessante entender o real papel de um administrador, deixando claro o seu real papel dentro de uma organização. VILANOVA E SILVA (2009) conceitua o administrador como:
 [...] profissionais que organizam, planejam e orientam o uso dos recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos das empresas, buscando soluções para todo tipo de problema administrativo. Criam métodos, planejam atividades, organizam o funcionamento dos vários setores da empresa, calculam despesas e garantem a perfeita circulação de informações e orientações. O objetivo é evitar falhas de comunicação, escassez ou excesso de empregados, gastos desnecessários ou outros problemas que gerem desperdício, ineficiência, prejuízo à produção ou déficit orçamentário.
 Fica óbvia assim a extensão das responsabilidades deste profissional que, para além dos iniciais rótulos preconceituosos, apresenta-se como um verdadeiro maestro da orquestra empresarial, buscando a harmonia das relações que configuram o sucesso genuíno de uma empresa. Seu papel é fundamental nas situações de crise, pois cabe a ele definir onde investir o dinheiro e como equilibrar a saúde financeira e produtiva da empresa.
 Com tantas delegações e níveis de atuações possíveis, é lógico que haja uma classificação básica dos administradores e, a mais adotada atualmente é a classificação de Stoner (1999), que utiliza como critério o nível ocupacional na organização e o âmbito das atividades organizacionais pelas quais são responsáveis. Dentro da categorização por nível, encontram-se os administradores Gerentes de Primeira Linha,localizados no nível mais baixo de gerência, costumam ser chamados de supervisores, não são responsáveis por outros supervisores e gerenciam apenas trabalhadores operacionais. Logo depois, há os Gerentes Médios que, por se locarem em nível intermediário, são responsáveis por Gerentes de Primeira Linha e podem também gerenciar trabalhadores operacionais. Por último, os Administradores de Topo, também conhecidos por CEO (Chief Executive Officer), Presidente, Vice-Presidente, ocupam o cargo máximo nas organizações, são responsáveis por seu direcionamento e seus recursos. A outra vertente de classificação, baseada no âmbito organizacional pelo qual o administrador se encontra responsável, se subdivide em duas: administradores funcionais, responsáveis por uma área funcional e pela equipe que compõe essa área funcional (ex.: Diretor de Marketing, Diretor de Produção, Gerente Comercial); ou administradores gerais, comumente encontrados em pequenas organizações, responsável pelas diversas áreas funcionais da empresa e pelas pessoas envolvidas nas funções.
 O campo de atuação para tais profissionais é amplo e irrestrito, podendo atuar como profissional liberal ou não, encontrando espaço em diversas áreas como Administração de Material/Logística, Administração agroindustrial, Administração de cooperativas, Administração de empresas, Administração hospitalar, Análise de sistemas, Comércio exterior, Controladoria, Marketing ou mercadologia, Produção, Recursos humanos, Administração do Terceiro Setor, Organização e Métodos, e Relações industriais, Administração Financeira e Orçamentária, além de campos correlacionados, galgando várias posições neste contexto, podendo operar como analistas, exercer chefias intermediárias, gerência, coordenação, direção superior; atuar em pesquisa e desenvolvimento, Planos de Negócios e planejamento estratégico, além de assessoria, consultoria e perícias.
 Uma das áreas de destaque é a de Operações e Produção, responsável pela verdadeira transformação dos insumos em produtos e serviços finais a serem disponibilizados aos clientes, representando a reunião de recursosdestinados à esta finalidade.
 Se administrar é a arte do relacionamento produtivo, a linha de produção é o local onde esta verdade fica mais evidente. Pois é o local onde a combinação de: tecnologia, processos e gente, torna-se mais crítica. A tecnologia e os processos podem ser facilmente copiados e melhorados, mas a gestão de pessoas é individualizada e única. Quando muito pode ser imitada, mas os resultados dificilmente serão os mesmos. Pois as pessoas são diferentes, os tempos são diferentes, os ambientes são diferentes e os chefes são diferentes. (DIFERENCIAL..., 2011)
 Dentro desta área, a atividade do administrador é centrada no apoio e coordenação das várias atividades produtivas de acordo com os planos de produção, para atender aos prazos e quantidades estipuladas. Para tanto, ferramentas como planejamento e controle são imprescindíveis à um eficiente aproveitamento dos recursos humanos, facilidades industriais e capital, servindo como elo de comunicação entre vários setores de uma empresa, desempenhando papel de conciliador entre aqueles departamentos que eventualmente tenham alguns atritos. São atividades complementares: enquanto um dispõe expectativas e metas, o outro lida com as mudanças no decorrer do processo para alcançá-las.
Para garantir um sucesso satisfatório desta área, é necessário primeiramente que os recursos produtivos estejam disponíveis em quantidade, nível de qualidade e momento adequados, realizando uma conciliação do potencial da operação de fornecer produtos e serviços com a demanda de seus consumidores, conciliando, assim, fornecimento e demanda.
 Outra área indispensável ao funcionamento de uma empresa é a de Contabilidade, responsável pelo estabelecimento de normas para controle, registro e análise dos fatos econômicos e financeiros, expressos em valores monetários, que envolvem a organização. Esta área controla o patrimônio e os resultados, fornecendo informações para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Por vezes a Área de Contabilidade é confundida ou fundida com a Área de Finanças, não trabalhadascom a complementaridade necessária, vez que o setor financeiro é uma continuação do setor contábil, utilizando-se das informações fornecidas por este para a continuidade e crescimento sustentável da organização, buscando a maximização da riqueza através de recursos como o planejamento financeiro e atividades de investimento e financiamento.
 Os controles contábeis compreendem o plano de organização e os procedimentos de registros relacionados com a salvaguarda dos ativos e fidedignidade dos registros financeiros, sendo conseqüentemente destinados a propiciar segurança mínima nas transações (BASSO, 2005, p. 162)
 A Área Financeira se encarrega, principalmente, da saúde dos recursos financeiros da organização, tratando de processos, instituições, mercados e tudo o mais envolvido na transferência e fluxo de capital e moeda, preocupando-se com a captação, alocação e gerenciamento desses recursos, assim como contas a receber e a pagar, orçamentos, fluxo do caixa e negociações com outras instituições financeiras. Os documentos e relatórios providos por este setor, também conhecidos por demonstrativos financeiros, ratificam as todas de decisões dentro da empresa e, dentre estes, os com maior destaque são o Balanço Patrimonial, a Demonstrações do Resultado do Exercício e o Fluxo de Caixa, que figuram invariavelmente no Diagnóstico empresarial.
 O Diagnóstico, nada mais é do que um levantamento de características, atributos e indícios apresentados pela organização, envolvendo uma série de indicadores que permitem que os valores apresentados por esse conjunto sejam associados a alguma relação de causa e efeito. Tal relação pode ser estabelecida por meio de estudos comparativos ou conclusões teóricas e empíricas sobre um fenômeno ou situação.
 É uma particular e importante modalidade de diagnóstico empresarial. Parte da análise dos balanços, examinando ativos (aplicações) e passivos (origens) bem como as demonstrações de resultado. O ideal é que esse exame seja feito para os últimos 3 anos. Muitas vezes a contabilidade não é fiel (e isso é parte doproblema) e então é preciso recorrer aos controles internos, arquivos tipo Excel ou anotações dos sócios. O produto do diagnóstico é um plano de reestruturação contábil financeira, que poderá envolver toda a empresa e o setor de informática. (DIAGNÓSTICO..., 2011)
 Após essa análise de alguns dos setores mais importantes de uma organização, não poderia deixar de ser incluída a Área de Recursos Humanos - RH, grande responsável pela “contratação de pessoas capacitadas, por uma política adequada de remuneração, pela avaliação de desempenho, pela higiene e segurança no trabalho”. De fato, o RH tem tomado destaque, “saindo do âmbito estritamente operacional para participar de forma estratégica, alinhada com a direção da empresa, demonstrando o seu desafio agregar valor aos negócios, através do capital humano” (BROCK et AL, s.d.), desafio este representado pelo contexto econômico, tecnológico e mercadológico atual, exigindo dos administradores uma postura diferenciada quanto a este setor.
 A Administração de Recursos Humanos é uma base para a criação das políticas sociais da empresa. Está voltada ao fator principal que garante o funcionamento de qualquer organização: as pessoas.Toda instituição deve preocupar-se com a motivação de seus funcionários, uma vez que eles colaboram para a manutenção e funcionamento diário da empresa.Os empresários não devem deixar de dar atenção aos seus colaboradores, principalmente pelo possível reflexo direto nos lucros da empresa. Treinamentos, avaliações, bonificações, políticas de cargos e salários são recursos que podem ser utilizados para o melhoramento motivacional. (OLIVEIRA, 2007)
 O planejamento de recursos humanos, por sua vez, configura uma tomada de decisões acerca do setor a fim de atingir os objetivos organizacionais dentro de um prazo pré-determinado, apontando a força de trabalho e os talentos humanos necessário para tanto.
 Por último, mas não menos importante, a Área de Marketing é a que teve os conceitos e fundamentos mais rapidamente modificados nos último tempos. Segundo Kotler (1994, p.25),“Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”, ou seja, buscar conhecer o que as pessoas querem e precisam e, com base nisto, oferecer os meios para atendê-las. Com outras palavras, o Marketing é o setor da empresa que cria uma “conexão” com o cliente, conhece-o, estruturando uma relação estável e duradoura que garantirá uma venda contínua e permanente. Para isso, cabe ao setor de Marketing da empresa o planejamento da utilização de capacidades, recursos e esforços para o pleno atendimento das necessidades dos clientes, passando a não se restringir a seu setor apenas, configurando uma verdadeira cultura organizacional que perpassa o produto oferecido, os preços ofertados, a propaganda para divulgação do negócio e a apresentação da empresa, fisicamente falando.
 CRIANDO UMA EMPRESA FICTÍCIA
 A SOUSA & Cia. Ltda., atendendo pelo nome fantasia de BackUP, será criada para preencher uma lacuna no mercado conquistense no setor de prestação de serviços de lazer e entretenimento. A sociedade limitada de capital privado, com previsão para ser inaugurada em 15 de dezembro de 2012, configura um centro de entretenimento familiar que conta com boliche, cyber café e espaço gourmet, além de espaço para baladas e música ao vivo, com possibilidade de aluguel do espaço parar eventos particulares.
 De aparência moderna e atrativa, o empreendimento objetiva alcançar desde o público da terceira idade, notoriamente freqüentadores de boliches, passando por grupos de amigos ou colegas de trabalho em busca de um local para happy hour ou confraternizações, até o público jovem, este incitado pela soma de um novo ponto de encontro casual com os amigos, com acesso a internet, jogos, música e, inevitavelmente, pela inexistência de outra boate fixa na cidade.
 Figurando como microempresa, a BackUP contará com 10 funcionários fixos, entre Administrador, barman, recepcionistas/caixa, auxiliar especializado em boliche, cozinheiros, auxiliar de serviços gerais, deejays com residência eseguranças, além de funcionários ocasionais e serviços terceirizados, como técnicos para manutenção dos equipamentos, encanadores, eletricistas, deejays convidados, serviço terceirizado de contabilidade e etc.
 É importante fixar que o objetivo principal da SOUSA & Cia. Ltda é contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da cidade de Vitória da Conquista, ciente das repercussões que um negócio dessa magnitude trás para a cidade e seus arredores. Conquista é uma cidade de médio porte que vem crescendo em ritmo acelerado, mas ainda fica devendo no cenário de entretenimento, que começa agora a estruturar-se. A proposta de criação desta empresa envolve, assim, a consolidação no mercado conquistense antes deste estar saturado,
tornando o Centro de Entretenimento BackUP um patrimônio da cidade.
 TERCEIRA PARTE – ASPECTOS OPERACIONAIS
1 ESPAÇO FÍSICO
 A área em que a empresa será instalada, uma construção anteriormente residencial, com três andares (sendo o térreo utilizado atualmente para um estacionamento), estacionamento com capacidade para 100 carros no térreo, abrigará no primeiro andar, além das 8 pistas de boliche e seus respectivos terminais informatizados, 2 mesas de bilhar, 2 fliperamas, 2 cabines de recepção/caixa, o balcão para aluguel dos sapatos especiais para boliche e guarda-volumes, palco para shows acústicos ao vivo, espaço gourmet com 10 mesas, a cozinha, 1 sanitário masculino, 1 sanitário feminino, almoxarifado, 10 baias informatizadas para acesso a internet, um terminal administrador do cyber café e o setor administrativo. O segundo andar, onde será instalada a boate com capacidade para 500 pessoas, conta com um bar americano, área vip, cabine de som para os deejays, outro par de sanitários e uma cabine de observação para os administradores.
 O espaço físico, propriedade de um dos sócios, conta com três pisos de 300m² cada um e um pé direito relativamente alto (7m de altura no segundo andar e 3m nos demais), está localizado no meio da Av. Olívia Flores, n. 101, próximo aos principais estabelecimentos comerciais do local como bares,restaurantes e universidades, além de estacionamentos naturais no entorno. A construção, avalizada em 1,5 milhões de reais, em si precisará de uma reforma para se adequar às necessidades do projeto, vez que está saindo de um aluguel e as necessidades espaciais do negócio forçam uma reestruturação física, com a projeção de espaços amplos e livres de empecilhos para o boliche, remoção de paredes, isolamento acústico, instalação elétrica para suportar a aparelhagem da boate e decoração, de um modo geral.
2 MOBILIÁRIO
 Alguns itens são necessários para garantir o correto funcionamento o empreendimento, assim como uma apresentação que reflita a eficiência, modernidade e excelência com que a empresa trata seus clientes. Podem ser listado:
 • Equipamento para som profissional
 o Caixas acústicas
 o Mesas de som
 o mixers, cd players
 o Equalizadores
 o Compressores
 o crossovers
 o Amplificadores
 o racks
 o Pedestais
 o Microfones, cases e periféricos em geral
 • Equipamentos para iluminação profissional
 o Refletores para teatro
 o Fresnel
 o PC
 o Elipsoidal
 o Impar
 o Par 64
 o Set light
 o Colortram
 o Gelatinas coloridas
 o Lâmpadas especiais
 o Máquina de fumaça
 o Estroboscópio
 o Luz negra
 o Racks de potência
 o Laser
 o Mesa dimmer
 o Globo espelhado
 • Efeitos especiais
 o Fumaça
 o Efeito gelo seco
 o Raio laser
 o Sky walkero Moving light
 o Moving head
 o Canhão seguidor
 o Lightstick, etc.
 • Equipamento para a área gourmet e bar
 o Freezers
 o Bandejas
 o Liquidificador
 o Chapa para grelhados
 o Microondas
 o Fogões
 o Talheres e utensílios de cozinha (abridores, saca-rolhas, etc.)
 o Pratos
 o Copos
 o Porta guardanapos
 o Armários
 o Panelas
 o Galheteiros para condimentos
 o Cinzeiros, coqueteleiras, etc.
 • Maquinário para reposição de pinos e devolução de bolas
 o Repositores automáticos de pinos assistidos por cordas.
 o Elevador, receptor, boleiro e trilho de retorno de bolas.
 o Painéis indicadores de pinos inseridos no painel frontal decorado.
 • Sistema de informatização para o boliche
 o Terminais informatizados com escore automático e monitores de 17"LCD.
 o Monitores LCD 26” p/escore aéreo
 o Servidor c/Rêde e Software de boliche
 o Kit de material de reposição.
 o Kit de material de limpeza
 • Pistas de boliche
 o Pistas de boliche pré-fabricadas
 o Fundações e suportes de fixação das pistas.
 o Bumpers de canaleta automático.
 • Bolas de boliche.
 • Caixas de pinos
 • Sapatos especiais para boliche
 • Fardamento para funcionários
 • Mesa para escritório
 • Sofás
 • Mesas para espaço gourmet
 • Cadeiras
 • Estufa para salgados• Menus
 • Bancos altos para bar
 • Sistema de ar condicionado
 • Máquinas registradoras
 • Televisão 32’’LCD
 • Telefones
 • Fax
 • Máquina de cartão de crédito
 • Computadores
 • Arquivos
 • Cofre
 • Exaustores
 • Impressoras matriciais
 • Impressora multifuncional
 • Material de escritório
 • Aparelho de DVD
 • Mesas de bilhar
 • Tacos
 • Jogos de bola para bilhar
 • Quadros para marcação de placar
 • Fliperamas
 • Letreiro luminoso
 • Máquina geradora de senha
3 INSUMOS
 Para funcionamento e manutenção do negócio, alguns itens se fazem necessários. A cidade de Vitória da Conquista oferece algumas facilidades nesse quesito, vez que dispõe de três distribuidores atacadistas de grande porte, ofertando tudo quanto necessário para o funcionamento do espaço gourmet no referente a gêneros alimentícios e todo o aparato para preparação dos itens oferecidos no menu, além das bebidas do bar e material de limpeza e escritório.
 O material do boliche, por sua vez, provém de empresas especializadas que trabalham sob encomenda e com entrega programada, agindo por meio de sites especializados que facilitam a compra e a certificação de procedência do material. Além disso, parcerias em negócios como o proposto mostram-se lucrativas, se não necessárias. Parcerias com distribuidoras de bebidas, lojas de descartáveis e embalagens, comerciantes locais de frutas e verduras para garantia da preferência nos produtos, são quesitos essenciais para um negócio que preza pela excelência.
4 A QUESTÃO DA DESTINAÇÃO DO LIXO
 Como uma empresa do porte que se apresenta, a BackUP tem uma produção de lixo consideravelmente grande, seja pela quantidade de material descartável utilizada na praça de alimentação,seja pela produção de lixo
orgânico na cozinha. Além dos baldes de lixo dos sanitários e dos containers de lixo para resíduos da cozinha, haverá disposto nos ambientes baldes de lixos separados por cor e identificação para produtos passíveis de reciclagem e lixo orgânico.
 A destinação natural do lixo orgânico, bem como o lixo comum, será inevitavelmente o aterro sanitário da cidade através da coleta do lixo que, no local a ser instalado o empreendimento, ocorre todos os dias da semana.
 O lixo passível de reciclagem, por sua vez, será encaminhado à cooperativa denominada Recicla Conquista, presente na cidade já há algum tempo. A cooperativa recebe desde os materiais comuns (vidro, papel, plástico e metal) até embalagens longa vida, atitude que colabora com as necessidades de uma empresa que tão largamente dispõe de embalagens descartáveis e outros recicláveis como latas, garrafas e caixas.
 Mais do que a necessidade de “manter a casa limpa”, há a preocupação com uma destinação correta dos dejetos, reafirmando a atitude consciente da empresa com a sociedade e com o meio ambiente.
 5 FONTE DE RECURSOS
 Para um empreendimento do tamanho do que se propõe a Sousa & Cia Ltda., é raro não haver participação de financiamento através de agentes de crédito ou bancos. Calcula-se um investimento inicial de 1 milhão de reais, considerando compra de equipamento, material para reforma, mão-de-obra e capital de giro nos três primeiros meses. Os cinco sócios se responsabilizam por integralizar 10% do capital necessário ao negócio, com contribuição individual de 20 mil reais.
 Para o financiamento do restante do valor, a melhor opção é a procura de bancos de desenvolvimento, com faixas de crédito para microempresas, além de procurar parceria e patrocínio junto aos comerciantes locais possivelmente beneficiados com esta situação, vendendo sempre a idéia de estar proporcionando marketing publicitário eficiente ao vincular-se à BackUP. Com patrocínio junto a lojas especializadas em som, boutiques de grifes famosas como Colcci, Coca-cola e DMK,presentes na cidade, espera-se conseguir ao menos mais 10% do valor integral, restando 800 mil reais a financiar junto ao banco.
6 SIMULAÇÃO DE FINANCIAMENTO
 Para melhor visualizar as reais proporções de um financiamento para efetivação do negócio, realizou-se a simulação de financiamento junto a dois bancos atuantes no setor de desenvolvimento na região: o Banco do Nordeste - BNB e o Banco de Desenvolvimento Social – BNDES.
 A primeira simulação foi realizada com as oportunidades oferecidas pelo BNDES que, apesar de oferecer opções de financiamentos a longo prazo e com taxas de juros máximas de 10,47% ao ano, assumindo a maior Taxa de Risco de Crédito possível (3,57%) e um custo financeiro estável em 6% até o final de 2012 (previsão baseada na estabilidade desde o segundo semestre de 2009), apresenta como uma opção mais viável às necessidades atuais da empresa o Cartão BNDES.
 O Cartão BNDES, “voltado para Micro, Pequenas e Médias Empresas, consiste em um crédito rotativo, pré-aprovado, de até R$ 1 milhão, para aquisição de produtos credenciados no Portal de Operações do Cartão BNDES”, a taxa de juros é definida mensalmente em função da taxa a termo divulgada pela ANDIMA, calculada com base nas Letras do Tesouro Nacional e prazo de amortização de 3 a 48 prestações mensais, fixas e iguais (CARTÃO BNDES, s.d.).
 Entretanto, o banco mais viável para efetivação do empréstimo é o Banco do Nordeste, que oferece uma linha de crédito para Financiamento nos Setores Comercial e de Serviços, com juros anuais de 9,5% para microempresas e prazo para pagamento de até doze anos, incluindo prazo de carência de até 4 anos e bônus de adimplência de 15%, concedidos exclusivamente se o mutuário pagar as prestações (juros e principal) até as datas dos respectivos vencimentos.
7 EXPECTATIVAS DO EMPREENDIMENTO
 A curto prazo, o principal objetivo da BackUP é estabelecer-se no mercado, honrando seus compromissos e se firmando no mercado de entretenimento conquistense, buscando atingir um público cada vez maior e mais assíduo, vislumbrando umcrescimento de ao menos 15% ao ano.
 A médio prazo, espera-se realizar um projeto de investimentos da empresa, apostando em setores parceiros da mesma, direcionando os esforços para alcançar os objetivos propostos para que, a longo prazo, haja um retorno dos investimentos.
 Essas expectativas só se fazem possíveis graças à indicadores, como o PIB brasileiro, que alcançou um crescimento de 7,5% em 2010 e começa 2011 com promessas de aumento, acentuando o crescimento do poder aquisitivo do brasileiro, cada vez mais disposto a gastar seu dinheiro em lazer e entrenimento.
8 BALANÇO PATRIMONIAL DA EMPRESA
 O Balanço Patrimonial, enquanto “demonstrativo contábil que evidencia, de forma equacional, sintética e ordenada, os valores específicos dos Bens, Direitos e Obrigações e a situação líquida da entidade” (STUDART apud SILVA, 2011), representa o documento onde as contas devem ser classificadas segundo os elementos e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e análise financeira da empresa.
 Para realizar o Balanço Patrimonial da empresa, primeiramente se faz necessária uma simulação de despesas e receitas, para fornecer dados para o relatório. A começar por uma projeção de investimento inicial, com as necessidades básicas da empresa incipiente.
 |Tabela1 - INVESTIMENTO INICIAL |
|DESCRIÇÃO |QNTD. | VALOR UNIT. | TOTAL |
|Obras Civis |  |  |  |
|Reforma do espaço físico |1 | R$ 300.000,00 | R$ 300.000,00 |
|SUB TOTAL |  |  | R$ 300.000,00 |
|Equipamentos |  |  |  |
|Aparelho de DVD|1 | R$ 100,00 | R$ 100,00 |
|Computadores |15 | R$ 1.500,00 | R$ 22.500,00 |
|Conexão internet |1 | R$ 80,00 | R$ 80,00 |
|Efeitos especiais |1 | R$ 2.000,00 | R$ 2.000,00 |
|Equipamento de iluminação |1 | R$ 3.000,00 | R$ 3.000,00 |
|Equipamento de som |1 | R$ 5.000,00 | R$ 5.000,00 |
|Equipamento para boliche |8 | R$ 20.000,00 | R$ 160.000,00 |
|Fax |1 | R$ 50,00 | R$ 50,00 |
|Impressora fiscal |2 | R$ 1.000,00 | R$ 2.000,00 |
|Impressora multifuncional |1 | R$ 340,00 | R$ 340,00 |
|Linha telefônica |1 | R$ 30,00 | R$ 30,00 |
|Maquina de senha |1 | R$ 1.000,00 | R$ 1.000,00 |
|Ramais telefônicos
|3 | R$ 30,00 | R$ 90,00 |
|Sistema de refrigeração do ar |2 | R$ 2.300,00 | R$ 4.600,00 |
|Software básico |1 | R$ 500,00 | R$ 500,00 |
|Software boliche |1 | R$ 500,00 | R$ 500,00 |
|Televisão 32'' LCD |3| R$ 1.300,00 | R$ 3.900,00 |
|SUB TOTAL |  |  | R$ 205.690,00 |
|Máquinas |  |  |  |
|Estufa elétrica para salgados |1 | R$ 460,00 | R$ 460,00 |
|Fogão industrial 6 bocas |1 | R$ 859,00 | R$ 859,00 |
|Freezer horizontal Eletrolux H500 |2 | R$ 1.599,00 | R$ 3.198,00 |
|Grelha |1 | R$ 1.300,00 | R$ 1.300,00 |
|Liquidificador Britânia |3 | R$ 61,50 | R$ 184,50 |
|Microondas Brastemp |1 | R$ 180,00 | R$ 219,00 |
|Processador Walita Master |2 | R$ 229,00 | R$ 458,00 |
|Refriferador Consul vertical |1 | R$ 878,00 | R$ 878,00 |
|Repositoras de pinos e devolução de bolas |8 | R$ 2.300,00 | R$ 18.400,00 |
|SUB TOTAL |  |  | R$ 25.956,50 |
|Móveis e utensílios |  |  |  |
|Arquivos |2 | R$ 300,00 | R$ 600,00 |
|Bacias plásticas |10 | R$ 6,00 | R$ 60,00 |
|Balcão para bar |1 | R$ 1.000,00 | R$1.000,00 |
|Balcão para espço gourmet |1 | R$ 800,00 | R$ 800,00 |
|Bandejas |150 | R$ 7,00 | R$ 1.050,00 |
|Banquetas chumbáveis |10 | R$ 300,00 | R$ 3.000,00 |
|Cofre |1 | R$ 500,00 | R$ 500,00 |
|Copos, taças e e jarras |300 | R$ 5,00 | R$ 1.500,00 |
|Coqueteleira e acessórios afins |5 | R$ 80,00 | R$ 400,00 |
|Galheteiros |10 | R$ 25,00 | R$ 250,00 |
|Mesas conjugadas chumbáveis |10 | R$ 800,00 | R$ 8.000,00 |
|Mesas de centro |8 | R$ 100,00 | R$ 800,00 |
|Panelas |10 | R$ 20,00 | R$ 200,00 |
|Pares de talheres |300 | R$ 2,00 | R$ 600,00 |
|Pratos |300 | R$ 5,00 | R$ 1.500,00 |
|Sofás parafusados ao chão |10 | R$ 2.500,00 | R$ 25.000,00 |
|SUB TOTAL |  |  | R$ 45.260,00 |
|Despesas Pré-Operacionais |  |  |  |
|Marketing de divulgação |1 | R$ 1.000,00 | R$ 1.000,00 |
|Impressão de cardápios|500 | R$ 0,50 | R$ 250,00 |
|SUB TOTAL |  |  | R$ 1.250,00 |
| | | | |
|TOTAL DOS INVESTIMENTOS INICIAIS |  |  | R$ 578.156,50 |
Fonte: Dados Primários
 A BackUP, por conta da sua ampla variedade de serviços oferecidos, tem uma quantidade grande de custos variáveis, somando uma média de R$10.599,00 mensais.
 |Tabela 2 - DISCRIMINAÇÃO CUSTOS VARIÁVEIS |
|MENSAL |  |  |  |  |
|DESCRIÇÃO |UNID. MEDIDA | CUSTO UNIT. |QNTD. | TOTAL |
|Açúcar em sachet |Kg | R$ 12,00 |50 | R$ 600,00 |
|Água mineral com gás |garrafa | R$ 0,48 |200 | R$ 96,00 |
|Água mineral sem gás |garrafa | R$ 0,42 |200 | R$ 84,00 |
|Batatas palitos pré-fritas |kg | R$ 2,00 |30 | R$ 60,00 |
|Cachaça |garrafa | R$ 20,00 |5 | R$ 100,00 |
|Café |pacote | R$ 4,00 |5 | R$ 20,00 |
|Campari |garrafa | R$ 12,00 |5 | R$ 60,00 |
|Copos plásticos neon |unidade | R$ 2,50 |100 | R$ 250,00 |
|Curaçau |garrafa | R$ 13,00 |5 | R$ 65,00|
|Energético |lata | R$ 8,00 |500 | R$ 4.000,00 |
|Gelo de água mineral |kg | R$ 4,00 |100 | R$ 400,00 |
|Guardanapos |unidade | R$ 0,01 |10000 | R$ 100,00 |
|Laranja |kg | R$ 1,10 |100 | R$ 110,00 |
|Leite condensado |unidade | R$ 1,35 |120 | R$ 162,00 |
|Licores |garrafa | R$ 18,00 |8 | R$ 144,00 |
|Limão |kg | R$ 0,60 |50 | R$ 30,00 |
|Maracujá |kg | R$ 0,90 |20 | R$ 18,00 |
|Martini |garrafa
| R$ 10,00 |5 | R$ 50,00 |
|Montila |garrafa | R$ 15,00 |3 | R$ 45,00 |
|Morango |bandeja | R$ 2,50 |100 | R$ 250,00 |
|Polpa de suco |pacote | R$ 0,40 |500 | R$ 200,00 |
|Refrigerantes |lata | R$ 0,95 |2000 | R$ 1.900,00 |
|Salgadinhos diversos |unidade | R$ 1,10 |1000 | R$ 1.100,00 |
|Sucos diversos |unidade | R$ 0,95 |500 | R$ 475,00 |
|Vinho |garrafa | R$ 10,00 |5 | R$ 50,00 |
|Vodka |garrafa | R$ 16,00 |5 | R$ 80,00 |
|Wisky |garrafa | R$ 30,00 |5 | R$150,00 |
|TOTAL |  |  |  | R$ 10.599,00 |
Fonte: Dados Primários
 Já em seus custos fixos, como água, luz e aluguéis, a empresa terá um gasto mensal de R$ 25.798,90.
 |Tabela 3 - DISCRIMINAÇÃO CUSTOS FIXOS |
|MENSAL |  |
|DESCRIÇÃO | CUSTOS TOTAIS |
|Água | R$ 200,00 |
|Telefone (linha telefônica+conexão internet) | R$ 150,00 |
|Energia elétrica | R$ 1.000,00 |
|Aluguel espaço físico | R$ 20.000,00 |
|Aluguel máquina de cartão de crédito (VISA e Master) | R$ 145,00 |
|Marketing & Publicidade | R$ 300,00 |
|Material de Limpeza | R$ 200,00 |
|Material de escritório | R$ 100,00 |
|Depreciação | R$ 272,90 |
|Manutenão e conservação | R$ 400,00 |
|Seguros | R$ 431,00 |
|Mão de obra indireta com encargos | R$ 2.600,00 |
|TOTAL | R$ 25.798,90 |
Fonte: Dados Primários
 O pagamento de funcionários, autônomos e dopró-labore custará a BackUP a soma de R$ 22.280,93, como demonstrado na Tabela 4.
|Tabela 4 - CUSTO MÃO-DE-OBRA | | |
|MENSAL |  |  |  |
|FUNCIONÁRIOS | VALOR UNIT. |QNTD. | TOTAL |
|Recepcionista | R$ 700,00 |3 | R$ 2.100,00 |
|Auxiliar especializado | R$ 1.000,00 |1 | R$ 1.000,00 |
|Barman | R$ 1.000,00 |2 | R$ 2.000,00 |
|Auxiliar de serviços gerais | R$ 550,00 |2 | R$ 1.100,00 |
|Cozinheiro | R$ 550,00 |2 | R$ 1.100,00 |
|Segurança | R$ 900,00 |4 | R$ 3.600,00 |
|SUBTOTAL |  |  | R$ 10.900,00 |
|ENCARGOS E PROVISÕES |  |  |  |
|FGTS (8%) |  |  | R$ 872,00 |
|FGTS recisão (4%) |  |  | R$ 436,00 |
|Provisão de férias (11,11%) |  |  | R$ 1.210,99 |
|Provisão 13º (8,33%) |  |  | R$ 907,97 |
|FGTS sobre férias e 13º (2,33%) |  |  | R$ 253,97 |
|Vale transporte + alimentação | R$ 150,00 |14 | R$ 2.100,00 |
|SUBTOTAL |  |  | R$ 5.780,93 |
|AUTÔNOMO |  | |  |
|Contabilidade |  |1 | R$ 600,00 |
|Pró-labore | R$ 2.500,00 |2 | R$ 5.000,00 |
|SUBTOTAL |  |  | R$ 5.600,00 |
|TOTAL |  |  | R$ 22.280,93 |
Fonte: Dados Primários
 Num total de receitas para o mês, entre vendas na praça de alimentação, aluguel de pistas de boliche à hora e freqüência na boate, há uma estimativa de R$ 105.268,00 no total.
 |Tabela 8 - PROJEÇÃO DE VENDAS | | |
|MENSAL |  |  |  |  |
|SERVIÇO OFERECIDO |UNIDADE | VALOR UNIT. |QNTD. | TOTAL |
|Boliche |hora | R$ 40,00 |672 | R$ 26.880,00 |
|Bebidas alcoólicas |dose | R$ 5,00 |1000 | R$ 5.000,00 |
|Bilhar |ficha | R$ 5,00 |60 | R$ 300,00 |
|Boate |ingresso | R$ 25,00 |1500 | R$ 37.500,00 |
|Cerveja |lata | R$ 2,50 |3000 | R$ 7.500,00 |
|Coquetéis |unidade | R$ 8,00 |500 | R$ 4.000,00 |
|Cyber café |hora | R$ 1,50 |672 | R$ 1.008,00 |
|Fliperama |ficha | R$ 3,00 |60 | R$ 180,00 |
|Petiscos |porção | R$15,00 |1000 | R$ 15.000,00 |
|Refrigerantes |lata | R$ 2,00 |1500 | R$ 3.000,00 |
|Salgadinhos |unidade | R$ 2,00 |800 | R$ 1.600,00 |
|Salgados |unidade
| R$ 3,00 |500 | R$ 1.500,00 |
|Sanduiches |unidade | R$ 6,00 |300 | R$ 1.800,00 |
|TOTAL |  |  |  | R$ 105.268,00 |
Fonte: Dados Primários
 CONCLUSÃO
 O empreendimento proposto é um centro de entretenimento para todas as idades denominado BackUP, a ser instalado em prédio outrora residencial na Av. Olívia Flores, localização ideal pelo afluxo de pessoas na avenida que já é um ponto de encontro tradicional na cidade, oferecendo a segurança de um posto da polícia militar próximo e algumas comodidades no entorno, como estacionamentos privados e postos de gasolina.
 O espaço amplo e bem localizado traz um novo conceito de lazer e entretenimento, tendo o boliche, o espaço gourmet e o cyber café como o empreendimento base para manter a boate operante até esta se consolidar junto ao público. A previsão de retorno do investimento desta base é estimada em três anos, relativamente menor do que a maioria dos empreendimentos, garantindo um suporte financeiro para as demais atividades.
 A SOUSA & Cia. Ltda é uma empresa de sociedade limitada formada por cinco (5) sócios, responsáveis pela integralização de uma parte do capital da empresa, totalizando 20% do empreendimento.
 Enfim, o objetivo da empresa é a satisfação primordial do cliente, apresentando uma organização séria e confiável, com vistas não só ao lucro, mas ao oferecimento de um serviço de lazer e entretenimento de altíssima qualidade que atenda aos seus desejos e necessidades de maneira segura e eficiente, um local onde possamse reunir sem maiores problemas os mais deferentes tipos de pessoas, crianças, jovens, adultos, idosos. Diferentes tribos reunidas com um só objetivo: distração saudável e distração acessível a todas as classes sociais.
 Decerto, as unidades curriculares abarcadas por este trabalho foram de fundamental importância para o seu desenvolvimento. Seja com o fornecimento de subsídio teórico para a construção da idéia, a partir da análise mercadológica e o estudo do perfil do consumidor local, com a real compreensão das partes que compõem uma organização, até as ferramentas utilizadas para a parte prática da elaboração do projeto, com os cálculos e projeções matemático-financeiras necessárias ao negócio.
 Esta simulação de planejamento empresarial serviu não apenas para colocar à prova conhecimentos administrativos, mas também mostrou ser possível a sua real implementação em circunstâncias atuais. Após a conclusão, é notória a importância de atividades interdisciplinares para a consolidação do pensar administrativo, por vezes tão teorizado e particularizado que perde sua identidade socio-interacional, característica tão necessária para o sucesso profissional de qualquer gestor inserido no atual processo de globalização, que exige cada vez mais profissionais multifuncionais, atuantes em consenso ao ritmo acelerado do mercado.
REFERÊNCIAS
ASHIKAGA, Carlos Eduardo Garcia. As sociedades no novo Código Civil. Jus Navigandi, Teresina, ano 8, n. 80, 21 set. 2003. Disponível em: http://jus.uol.com.br/revista/texto/4255/as-sociedades-no-novo-codigo-civil. Acesso em: 19 maio 2011.
BASSO, Irani Paulo. Iniciação à auditoria. 3. ed. rev. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005.
BOATE. In: SEBRAE. 2009. Disponível em: http://www.sebrae-sc.com.br/leis/default.asp?vcdtexto=4070&%5E%5E. Acesso em: 20 abr. 2011.
BROCK, H.; FERASSO, M.; MONTEIRO, M. J. S.; VIEIRA, L. M. M. O papel estratégico do RH. Disponível em: http://www.economia.aedb.br/seget/artigos06/537_O%20papel%20estrategico%20do%20RH%20-%20SEGET.pdf. Acesso em: 13 maio 2011.
CARTÃO BNDES. In: BNDES.Disponível em: http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Apoio_Financeiro/Produtos/Cartao_BNDES/index.html. Acesso em: 15 maio 2011.
CAXITO, Fabiano de Andrade. Produção: Fundamentos e Processos. Curitiba: IESDE Brasil S/A, 2008. Disponível em: http://www2.videolivraria.com.br/pdfs/6106.pdf. Acesso em: 02 maio 2011.
CELINSKI, Leszek. Guia para diagnósticos em administração de recursos humanos: roteiros e instrumentos para qualidade. Petrópolis: Vozes, 1994.
DAVIS, Mark M. et alli. Fundamentos da Administração da Produção. 3. ed., Porto Alegre: Bookman, 2001.
DIAGNÓSTICO Empresarial. In: Engenheiros Financeiros & Consultores. Disponível em: http://www.efc.com.br/servicos/diagempres/index1.htm. Acesso em 18 maio 2011.
FUNDAMENTOS da Administração de Operações/Produção. In: DIFERENCIAL, Cursos Superiores. 2011. Disponível em: http://diferencialcursossuperiores.blogspot.com/2011/03/ia-4-fundamentos-da-administracao-de.html. Acesso em: 18 maio 2011.
GRAEML, Alexandre Reis; PEINADO, Jurandir. Administração da produção: operações industriais e de serviços. Curitiba : UnicenP, 2007. Disponível em: http://engenhariaproducao.up.com.br/painelgpa/uploads/imagens/files/EngProducao/livro2folhas.pdf. Acesso em: 15 abr. 2011.
IUDICIBUS, Sérgio de, MARTINS, Eliseu e GELBCKE, Ernesto Rubens. O Manual de Contabilidade das Sociedades por Ações. 5 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2000
KOTLER, P. Administração de Marketing: análise, planejamento e controle. Ed. 4. São Paulo: Atlas, 1994.
LEMOS, Marcos Cesar Nantes. Papel do administrador. Portal Administradores Negócios Digitais, 2004. Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/papel-do-administrador/10200/. Acesso em: 22 maio 2011.
MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos. 3. ed. São Paulo: Futura, 2000.
MICRO, Pequenas e Médias empresas. In: BNDES. Disponível em: http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Apoio_Financeiro/Produtos/FINEM/mpme.html. Acesso em: 15 maio 2011.
PRODUTOS e serviços – Programas do FNE. In: Banco do Nordeste. Disponível em:http://www.bnb.gov.br/content/aplicacao/produtos_e_servicos/programas_fne/gerados/financ_comercial_servicos.asp. Acesso em: 15 maio 2011.
OLIVEIRA, T. F. L. Administração de Recursos Humanos. Artigos.com, 2007. Disponível em: http://www.artigos.com/artigos/sociais/administracao/recursos-humanos/administracao-de-recursos-humanos-1283/artigo/. Acesso em: 15 abr. 2011.
ORÇAMENTOS para pistas de boliche. In: SEDEL. 2011. Disponível em: http://www.sedel.com.br/. Acesso em: 20 abr. 2011.
SANTOS, Milena Queiroz Gonçalves. Planejamento de Recursos Humanos. PROFISSIONALIZANDO, 2009. Disponível em: http://www.profissionalizando.net.br/administracao-de-empresas/156-recursos-humanos/1484-planejamento-de-recursos-humanos. Acesso em: 15 abr. 2011.
SILVA, Anderson Cardoso. Balanço Patrimonial. In: NUMERABILIS Contabilidade & Assessoria Empresarial. 2011. Disponível em: http://www.numerabilis.cnt.br/balanco.shtml. Acesso em 20 maio 2011.
STONER, J. A. F.; FREEMAN, R. E. Administração. 5 ed. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 1999.
VILANOVA E SILVA, Alessandri Campos. O que é ser administrador? Portal Administradores Negócios Digitais, 2009. Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/o-que-e-ser-administrador/40607/ Acesso em: 22 maio 2011.
-----------------------
BACK UP:
Projeto de empresa fictícia
Eunápolis
2011
andré sousa
DILTON VIEIRA RODRIGUES FILHO
ROGÉRIO SIQUARA SOARES
ROSINÉIA GROOS KINITEL
SÉRGIO SPOSTO BARBOSA
BACK UP:
Projeto de empresa fictícia
 Trabalho apresentado às disciplinas Teoria da Administração
II, Introdução à Contabilidade, Introdução a Economia e Matemática da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
 Prof. Dirceu Casagrande
 Prof. Victor Borges da Silva Junior
 Profª. Regina Melassise
 Profª. Helenara R. Sampaio
Eunápolis
2011
Sistema de Ensino Presencial Conectado
ADMINISTRAÇÃO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando