Buscar

Jean Jacques Rosseau

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Jean Jacques Rosseau
	John Locke 
	Stuart Mill
	
	1712 / 1778 Séc. 18
Genebra-Suíça 
	1632 / 1704 
Wrington, Reino Unido
 
	1806 / 1083
Inglaterra 
	
	Filósofo teórico político, escritor, compositor, e auto-didático (tem a capacidade de aprender sozinho). Sua forma de pensar influenciou a estética da escola romantica, publicou várias obras, entre elas “O discurso da origem”, e “Fundamentos da desigualdade entre os homens”, “A nova Heloisa”, “Emilio”, etc. 
	Filósofo liberal, Palco dos pensamentos foi a Inglaterra.
Assim como Rosseau, acreditava no estado de natureza, onde cada um cuidava da sua vida, porém não havia segurança nem progresso. 
Era a favor de existir o estado, porém não apoiava o poder absoluto do rei, o parlamento deve limitar o poder do rei.
	Em sua época aconteceu a revolução industrial, grandes transformações na economia (Produtos industrializados)
• Questões políticas, poder político. 
Os camponeses deixam de ter uma vida pacata, para viver de outra forma, e quem sofreu muito foram as crianças e os idosos, devido as condições insalubres começaram a haver muitas mortes.
	
	Nessa época o que predominava era o regime absolutista (rei domina), e como consequência disso, havia pobreza, doenças, fome e saqueamentos. Houve a revolta dos populares devido ao abuso de poder do rei, e privilégios (Ex: Gastavam exageradamente, enquanto o povo passava fome). 
	É defensor do poder legislativo por representar o povo, defende a vida, a liberdade e a propriedade. 
*Era defensor da propriedade privada
** Para Locke, a proteção era cuidar da propriedade privada.
	O surgimento da classe operária, da burguesia industrial, e financeira, e a universalização de uma êconomia (euro).
•Mudanças políticas, nas quais podemos dividir em dois blocos: Contentação pública e o alargamento das bases sociais do sistema político.
	
	Era contrário a Igreja, e anti-capitalista
	Para ele, o estado é mediador de conflitos
	• Primeiro bloco : Constentação pública, constituição de instituição capaz de canalizar e dar voz a oposição (povo), criando o sistema legítimo.
	
	O homem no estado de natureza, é alguém que só busca satisfazer seus desejos físicos, ou seja, se alimentar, repousar, e achar uma femêa para se reproduzir, e sua única maneira de demonstrar sentimentos é quando o mesmo sente, frio, dor, ou medo. Tinha um pensamento “mesquinho”, não pensava além do que foi citado acima, age quase como um animal irracional. 
Quando o homem passa a usar a razão (refletir, ter conhecimento), deixa de lado o estado emocional. 
	O estado deve permitir que os homens vivam livremente (permitir que cada homem tenha sua propriedade privada sem intervenção do estado), e que possam praticar o comércio e promover a concorrência. Lembrando que no sistema liberal quem rege o mercado não são as leis geral, mas sim as leis do mercado.
Os burgueses poderiam concorrer livremente no mercado.
	Oposição: Questão crucial, interesses diferenciados, necessidade em criar mecanismos para absorver e dar voz a insatisfação alternativa.
• Segundo bloco: Alargamento das bases do sistema político, expansão da participação eleitoral (as grandes reformas eleitorais em 1832, 1867 e 1884.
Terminaram por universializar o direito do voto pelo menos para a população masculina, ao mesmo tempo que aumentavam a representatividade no número de cadeiras no parlamento. Um dos grandes resultados eleitorais mais visíveis foi a proposta do liberalismo. 
	
	Para Rosseau, o homem é bom, mas a sociedade o corrompe, ele inova a forma de pensar política, colocando o povo em primeira posição
	A responsabilidade do estado não é de intervir sempre, somente quando os interesses da burguesia sofram ameaças.
*Interesses: Direitos individuais e propriedade*
	
	
	Não é contra o poder do governo, mas questiona as formas animalescas que as pessoas viviam. A função dos governantes era trabalhar e cuidar do povo, eram funcionários, não alguém que devia impor regras e uma forma de viver
	Caso o estado haja com desigualdade, a população pode contestá-lo, ou até mesmo promover uma revolução. Por fim,mais vale os interesses da sociedade.
	
	
	No contrato social as condições de possibilidades de um pacto legítimo, através do qual os homens, depois de terem perdido a liberdade natural, ganha em troca a liberdade civil.
CLÁUSULAS DO CONTRATO: 
• O que for conquistado é para todos.
• Abrir mão da condição individual, para viver no coletivo. 
• Distribuição igualitária da propriedade. 
• Povo cria as leis, mas tem que respeitá-las (direitos e deveres iguais).
 POVO ATIVO Quando ele vive em sociedade e elabora leis.
POVO PASSIVO Obedece as leis que criou, isso sim é liberdade.
	
TÁBULA RASA
A pessoa é como uma folha de papel em branco, que aprende e cria suas expêriencias com a vivência, tentativas de erros e acertos. 
*A revolução Inglesa de 1788 foi a primeira manifestação da crise do absolutismo e o fim definitivo da possibilidade de existência da monarquia absoluta na Inglaterra. A teoria do direito divino dos reis ficou abalada. A Revolução concretizou em definitivo a vitória do Parlamento e o princípio de que o rei reina, mas não governa . Guilherme recebeu a coroa do Parlamento, ou seja, a Revolução registrou a supremacia do modelo parlamentar de governo, no qual os ingleses haviam sido os precursores e que serviu de exemplo posteriormente para inúmeros países.
	• Em 1865 foi eleito parlamentar reconhecido como um candidato radical, defendeu o sufrágio feminino (voto), e o reconhecimento da igualdade para as mulheres na vida pública (pois na época somente homens maiores de 18 anos podiam votar). É considerado o horor da socie󒢋dade por ter feito isso.
Stuart mill, o liberalismo depende-se do ranço(votar em branco) conservador e ,por isso defende o voto censitario e da cidadania restrita.este incorpora na agenda a necessidade de inumeras reformas que vao desde o voto universal até a emancipaçao da mulher. 
O sistema capitalista vai sempre da preferencia ao individualismo e nao ao coletivo(para que as pessoas estejem sempre competindo)
As obras de mill ,pode ser tomadas como um compromisso entre o pensamento liberal e os ideias democraticos de séc xix,o fundadordeste compromisso esta no reconhecimento de que a participaçao politica nao é e não pode ser encarado como um previlégio de poucos e sim diz respeito a todos ,o voto nao é natural e sim,uma forma de poder para a classe trabalhadora de defender os seus direitos e ser livre para escolher seus governantes 
	
	Na vontade geral o governante não pode ter mais direitos, caso isso aconteça o povo pode o tirar do poder. 
	John Locke foi o grande teórico da Revolução. Sua obra fora publicada entre 1685 e 1720. Refutou a monarquia absolutista e defendeu o governo liberal em seu livro Tratado sobre o governo civil . Para ele o governo deve ser exercido pelo Parlamento, que representa os interesses do povo.
	
	
	“A democracia é boa em cidades pequenas, a Aristocracia, em estados médios, e a Monarquia em estados grandes”, ou seja mostra que o abuso dos governos pode degenerar o estado. Os políticos tem que estar a serviço do povo, e cuidar para que esse prospere, cresça e não fique na mesmiçe. 
	O contrato social foi feito para que houvesse uma segurança e para manter a ordem, pois Lock temia que a qualquer hora haveria desavenças.
O homem era dono de si mesmo, de sua propriedade, e de seu trabalho. 
	
	
	O governo deve sempre estar trocando de representantes, para sempre haver mudanças tanto na política quanto na sociedade.
	Enfim, para Locke, qualquer forma de governo deve defender a propriedade privada!!!! 
	
	
	Acabou o pacto, pois ao invés de ajudar o povo, o governo continuou com seu pensamento antigo, e não abriu mão de nada.
	A violação da propriedade privada (vida, liberdade, bens), e o uso contínuo da força sem amparo legal colocam o governo em estdo de guerra contra a sociedadee os governantes, e em rebelião contra os governados, o que dá direito legítimo ao pode de resistência e opressão á tirania. Segundo Locke a doutrina da legitimidade e da resistência

Outros materiais