Buscar

INTERPRETAÇÃO 2o DIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

COMPREENDER
E INTERPRETAR
TEXTOS
 COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO
Compreender: decodificar o texto, determinar assunto e tema.
Interpretar: Concluir, deduzir fatos de acordo com o contexto.
 Não se pode desconsiderar que, embora a interpretação seja subjetiva, há limites. A preocupação deve ser a captação da essência do texto, a fim de responder às interpretações consideradas como pertinentes.
Através de uma simples pergunta, subentende-se muito, por exemplo:
"Maria foi ao comércio com sua mãe comprar um vestido".
Pergunta: Aonde foi Maria?
Compreensão
 R: Ela foi ao comércio com sua mãe comprar um vestido.
{satura-se a pergunta com uma resposta completa e globalizada}
Interpretação
R.: ao comércio.
{simples. A resposta foi dada à pergunta formulada, sem exagero algum}.
         Quando você interpreta, busca entender o teor da pergunta para dar uma resposta clara e objetiva.
. Para compreender e interpretar é necessário que o leitor:
conheça os recursos linguísticos. Por exemplo, a regência verbal não compreendida pelo leitor pode levá-lo ao erro. Exemplo: Assisti o doente é diferente de assisti ao doente. No primeiro caso, a pessoa ajuda ao doente; no segundo, ela vê o doente.
perceba as referências geográficas, mitológicas, lendárias, econômicas, religiosas, políticas e históricas para que faça as possíveis associações.
- esteja familiarizado com as circunstâncias históricas em que o texto foi escrito. Se não houver esta visão global dos momentos literários e dos escritores, a compreensão pode ficar comprometida. Aqui não se podem dispensar as dicas que aparecem na referência bibliográfica da fonte e na identificação do autor.
Então como ler bem um Texto?
Basicamente, deve-se alcançar a dois níveis de leitura: a de compreensão e a interpretativa. A primeira deve ser feita de maneira cautelosa por ser o primeiro contato com o novo texto. Desta leitura, extraem-se informações sobre o conteúdo abordado e prepara-se o próximo nível de leitura. Durante a interpretação propriamente dita, cabe destacar palavras-chave, passagens importantes, bem como usar uma palavra para resumir a ideia central de cada parágrafo. Este tipo de procedimento aguça a memória visual, favorecendo o entendimento.
DETETIVE DO TEXTO
PRIMEIRA PISTA: O TÍTULO
  O QUE É UM TÍTULO?
A palavra título, etimologicamente, vem do latim titulus = significando, e designava a etiqueta anexada à extremidade do bastão sobre o qual se enrolava a banda de papiro que constituía o volume escrito, dispensando assim, o ato de o desenrolar para identificar o autor da obra ou o seu assunto.
 Normalmente é o título que define todo o sentido. Em outras, o título pode mudar todo o sentido de um texto (imagine, por exemplo, um elogio rasgado à honestidade de um cidadão, com o título "Ao ladrão Fulano de Tal": tudo o que vier a seguir será encarado como uma ironia, o que não aconteceria sem esse título). 
 Muitas vezes é pelo título que o leitor vai decidir se lerá ou não o texto. Ficaram famosos títulos equivocados como "O mundo chora o papa defunto", em que se lamentava a morte de um papa e não as desventuras de um agente funerário, ou "Violada no auditório", em que certo cantor chateado jogou seu violão para o público...
EXEMPLO DE TEXTO SEM TÍTULO
Um jornal é melhor do que uma revista. Um cume ou encosta é melhor do que uma rua. No início parece que é melhor correr do que andar. É preciso experimentar várias vezes. Prega várias partidas; mas é fácil de aprender. Mesmo as crianças podem achá-lo divertido. Uma vez com sucesso, as complicações são minimizadas. Os pássaros raramente se aproximam. Muitas pessoas, às vezes, fazem-no ao mesmo tempo, contudo isso pode causar problemas. É preciso muito espaço. É necessário ter cuidado com a chuva, pois destrói tudo. Se não houver complicações, pode ser muito agradável. Uma pedra pode servir de âncora. Se alguma coisa se partir, perdemo-la e não teremos uma segunda chance.
O título do texto é: “Empinando Pipas”
Certamente com esta informação se pode compreender e interpretar facilmente o texto.
Compreensão: texto descritivo, sobre a ação de empinar pipas, revelando várias características da mesma. 
Interpretação: brincadeira, diversão
 
“As ideias são apenas pedras postas a atravessar a corrente de um rio, se estão ali é para que possamos chegar à outra margem, a outra margem é o que importa”. (José Saramago) 
TITULAR UM TEXTO
Essa linguagem, quando analisada, leva-nos a deduzir que este poderia ser o título: 
A importância da coerência e da coesão para o sentido do texto. 
2ª PISTA – O TIPO DE TEXTO
1) TEXTO NARRATIVO 
2) TEXTO DESCRITIVO
3) TEXTO DISSERTATIVO E OU ARGUMENTATIVO 
TEXTO NARRATIVO
Características: - Situa seres e objetos no tempo (história). Trabalha com fatos.
Estrutura:
 - Introdução: Apresenta as personagens, localizando-as no tempo e no espaço.
 
 - Desenvolvimento: Através das ações das personagens, constrói-se a trama e o suspense que culmina no clímax.
 - Conclusão: Existem várias maneiras de se concluir uma narração. Esclarecer a trama é apenas uma delas. 
A narrativa deve responder algumas das seguintes perguntas: 
 O QUÊ? - o(s) fato(s) que determina(n) a história;
 QUEM? - a personagem ou personagens;
 COMO? - o enredo, o modo como se tecem os fatos;
 ONDE? - o lugar ou lugares da ocorrência 
 QUANDO? - o momento ou momentos em que se passam os fatos;
 POR QUÊ? - a causa do acontecimento. 
EXEMPLO DE TEXTO NARRATIVO
Conta à lenda que um velho funcionário público de Veneza noite e dia, dia e noite rezava e implorava para o seu Santo que o fizesse ganhar sozinho na loteria cujo valor do premio o faria realizar todos seus desejos e vontades. Assim passavam os dias, as semanas, os meses e anos. E nada acontecia. Até que no dia do Santo, de tanto que seu fiel devoto chorava e implorava, o Santo surgiu do nada e numa voz de desespero e raiva gritou:
Pelo menos compra o bilhete !!!
TEXTO DESCRITIVO
Descrição
A descrição é um texto que procura caracterizar uma pessoa, um objeto, um ambiente. É uma espécie de fotografia feita por palavras. 
Para fazer um texto descritivo basta se forcar em detalhes, o autor deve enfatizar todos os detalhes e circunstancias da ideia do seu texto, também é importante que o autor não revele todas as informações do texto de uma vez só, dando importância em todos os aspectos, para que o texto fique interessante em seu todo.
Na maioria das vezes, a descrição aparece misturada a outras modalidades de texto (narração ou dissertação), caracterizando uma personagem, ressaltando um pormenor, descrevendo um objeto ou um cenário. 
 Retrato 
Eu não tinha esse rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro, 
nem estes olhos tão vazios, 
nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força, 
tão paradas e frias e mortas; 
eu não tinha este coração 
que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança, 
tão simples, tão certa, tão fácil: 
- Em que espelho ficou perdida 
a minha face?
(Cecília Meireles)
EXEMPLO DE TEXTO DESCRITIVO
O texto dissertativo visa explicar, através de um ponto de vista, determinado assunto. 
Os textos argumentativos tem por finalidade principal persuadir o leitor sobre o ponto de vista do autor a respeito do assunto. 
Quando o texto, além de explicar, também persuade o interlocutor e modifica seu comportamento, temos um texto dissertativo-argumentativo.
Quando se usa a argumentação? 
 - visando defender um ponto de vista;
- apresentar uma opinião;
- propor uma solução;
O que é argumentar?
 É persuadir racionalmente.
TEXTO DISSERTATIVO E OU ARGUMENTATIVO
EXEMPLO DE TEXTO DISSERTATIVO
A posição social da mulher de hoje 
	Ao contrário de algumas teses, predominantes até bem pouco tempo, a maioria das sociedades de hoje já começam a reconhecer a não existência de distinção alguma entre homens
e mulheres. Não há diferença de caráter intelectual ou de qualquer outro tipo que permita considerar aqueles superiores a estas.
	Muitos preconceitos foram ultrapassados, mas muitos ainda per-duram e emperram essa revolução de costumes. A igualdade de oportunidades ainda não se efetivou por completo, sobretudo no mercado de trabalho. Tomando-se por base o crescimento qualitativo da representatividade feminina, é uma questão de tempo a conquista da real equiparação entre os seres humanos, sem distinções de sexo.
3ª PISTA – DIVISÃO DO TEXTO
INTERPRETAR O PARÁGRAFO
Os textos são estruturados geralmente em unidades menores, os parágrafos, possuem extensão variada: há parágrafos longos e parágrafos curtos. O que vai determinar sua extensão é a unidade temática, já que cada ideia exposta no texto deve corresponder a um parágrafo.
Nas dissertações, os parágrafos são estruturados a partir de uma ideia que normalmente é apresentada em sua introdução, desenvolvida e reforçada por uma conclusão.
ESTRUTURA DO PARÁGRAFO
É muito comum nos textos de natureza dissertativa, que trabalham com ideais e exigem maior rigor e objetividade na composição, que o parágrafo-padrão apresente a seguinte estrutura:
a) introdução - também denominada tópico frasal, é constituída de uma ou duas frases curtas, que expressam, de maneira sintética, a ideia principal do parágrafo, definindo seu objetivo;
b) desenvolvimento - corresponde a uma ampliação do tópico frasal, com apresentação de ideias secundárias que o fundamentam ou esclarecem;
c) conclusão - nem sempre presente, especialmente nos parágrafos mais curtos e simples, a conclusão retoma a ideia central, levando em consideração os diversos aspectos selecionados no desenvolvimento.
EXEMPLOS DE INTERPRETAÇÃO
Texto: Raízes
Pode dizer-se que a presença do negro representou sempre fator obrigatório no desenvolvimento dos latifúndios coloniais. Os antigos moradores da terra foram, eventualmente, prestimosos colaboradores da indústria extrativa, na caça, na pesca, em determinados ofícios mecânicos e na criação do gado. Dificilmente se acomodavam, porém, ao trabalho acurado e metódico que exige a exploração dos canaviais. Sua tendência espontânea era para as atividades menos sedentárias e que pudessem exercer-se sem regularidade forçada e sem vigilância e fiscalização de estranhos.
(Sérgio Buarque de Holanda, in Raízes)
- Infere-se do texto que os antigos moradores da terra eram:
a) os portugueses.
b) os negros.
c) os índios.
d) tanto os índios quanto aos negros.
e) a miscigenação de portugueses e índios.
TEXTO: XVIII
Vale recordar   que   foi   nesse século   (o XVIII)  que apareceram  e se generalizaram  em   certas   regiões   do Brasil   as   famosas   “tropas   de muares” que, daí por diante, até o fim  do  século  XIX  e  mesmo  nos  anos transcorridos do séc. XX, dividiram com  os carros  de  bois  as  tarefas  dos transportes por terra  no  interior  do  Brasil. Nos caminhos rudimentares que então possuíamos,  transformados  em  lamaçais  na estação  das chuvas e no verão reduzidos a ásperas trilhas,  quase  intransitáveis, foram os carros de bois e as tropas os únicos meios e ligação dos núcleos  de povoamento entre si e entre eles e as roças e lavouras. De outra forma não se venceriam os obstáculos naturais. (B. J. de Souza, in Ciclo)
- Segundo o texto, os carros de bois: 
a) transportavam sozinhos pessoas e mercadorias no interior do Brasil. 
b) surgiram no século XVIII, juntamente com as tropas de muares. 
c) sucederam as tropas de muares no transporte de pessoas e mercadorias. 
d) só transportavam mercadorias. 
e) eram úteis, como as tropas de muares, por causa do estado ruim dos terrenos.
cruzamento de um jumento com uma egua.
- Leia o trecho e analise a afirmação que foi feita sobre ele.
"Sempre fez parte do desafio do magistério administrar adolescente com hormônios em ebulição e com o desejo natural da idade de desafiar as regras. A diferença é que, hoje, em muitos casos, a relação comercial entre a escola e os pais se sobrepõe à autoridade do professor." (VEJA, p. 63, 11 maio 2005.)
Frase para análise.
Desafiar as regras é uma atitude própria do adolescente das escolas privadas. E esse é o grande desafio do professor moderno.
 SIGA AS PISTAS, COMPREENDA E INTERPRETE O TEXTO CONTIDO NOS QUADRINHOS
1 - Qual é a informação óbvia contida no primeiro quadrinho?
2 – O que se pode concluir a respeito do marido de Irma a partir da leitura do segundo quadrinho?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais