Buscar

Campos de Atuação da Biomedicina

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Campos de atuação da Biomedicina
Habilitações Regulamentadas nas Resoluções 78 e 83, de 29/4/02, 135, de 3/4/07, 140, de 4/4/07 e 145, de 30/08/07, do CFBM. 
*
*
Habilitações:
1- Patologia Clínica (Análises Clínicas);
2- Acupuntura;
3- Análise Ambiental;
3- Análises Bromatológicas;
5- Anatomia Patológica;
6- Banco de Sangue;
7- Biofísica;
8- Biologia Molecular;
9- Bioquímica;
10- Citologia Oncótica;
11-Coleta de Material;
12- Docência e Pesquisa;
13- Embriologia;
14- Farmacologia;
15- Fisiologia (Geral e Humana);
16- Genética;
17- Hematologia;
18- Histologia Humana;
19- Imagenologia;
20-Imunologia;
21- Indústria e Comércio;
22- Informática de Saúde;
23- Microbiologia dos Alimentos;
24- Microbiologia e Virologia;
25- Parasitologias;
26- Patologia;
27- Perfusão Extracorpórea;
28- Psicobiologia;
29-Radiologia;
30- Reprodução Humana;
31- Sanitarista;
32- Saúde Pùblica;
33-Toxicologia;
34- Estética
35- Auditoria
*
*
Para obter as habilitações, o Biomédico tem de comprovar currículo, além de estágio com duração mínima de 500 horas realizadas em instituições (oficial ou particular) reconhecidas por órgão competente do ministério da Educação; ou em laboratório conveniado com instituições de nível superior; ou ter sido aprovado em cursos de pós-graduação reconhecidos pelo MEC.
*
*
As resoluções consideram que o Biomédico é oficialmente reconhecido como profissional da área de saúde (resolução 287, de 8/10/98, do CNS); os avanços tecnológicos da área de saúde, bem como a existência de várias profissões regulamentadas na referida área; a necessidade de fixar o campo das atividades que o Biomédico possui legitimidade para atuar. 
*
*
O ato Profissional Biomédico é definido como todo o procedimento técnico-profissional praticado por Biomédico,na área que esteja legalmente habilitado/capacitado, a saber:
Atividades que envolvam procedimentos de apoio diagnóstico;
Atividades de coordenação, direção, chefia, perícia, auditoria. Supervisão e ensino;
Atividades de pesquisa e investigação.
*
*
Em todas essas atividades, o Biomédico deve se identificar com a área de competência profissional de sua preferência. De acordo com seu histórico escolar e o estágio supervisionado desenvolvido, receberá a devida habilitação de seu CRBM. E sua atuação nas várias áreas pode ser como docente, pesquisador, sócio ou proprietário de empresa e em colocação funcional (emprego).
*
*
Dentre as 14 profissões da área da saúde, apenas três estão legalmente habilitadas ao exercício das análises clínico-laboratoriais: as dos biomédicos, farmacêuticos-bioquímicos e médicos patologistas. Há mais de 15 anos, no entanto, os biólogos procuram atuar no setor e o Conselho Federal de Biologia oferece aos seus profissionais por meio de resoluções a ilusão de que essa possibilidade é real. A Biomedicina e a Farmácia têm contestado as resoluções em inúmeras ações judiciais, porém o CFB mostra-se insistente. Para resolver definitivamente a situação, os Conselhos Federais de Biomedicina e de Farmácia, assim como o Conselho Regional de Biomedicina – 1ª Região, entraram com representação à Procuradoria-geral da República para ajuizamento de Ação Direta de Inconstitucionalidade contra decretos estaduais do Rio de Janeiro e resoluções do CFB por legislar sobre profissões regulamentadas bem como incluir o exercício irregular das analises clínicas por biólogos no estado do Rio de Janeiro. 
*
*
Biomedicina Estética
 
*
*
ATO RESOLUÇÃO Nº. 214, DE 10 DE ABRIL DE 2012.
Dispõe sobre atos do profissional biomédico e, insere-se no uso de substâncias em procedimentos estéticos.
 
O CONSELHO FEDERAL DE BIOMEDICINA – CFBM, no uso de suas atribuições que lhe confere o inciso II do artigo 10, Lei nº. 6.684/79, e o inciso III e XVIII do artigo 12, do Decreto nº. 88.439/83, 
CONSIDERANDO, a necessidade de normatizar a atividade do profissional biomédico quanto ao uso de substâncias em estética, visto o reconhecimento desta especialidade na área de saúde;
CONSIDERANDO, a necessidade do uso de substância para a execução de procedimentos em estética, pelo qual o Biomédico possuí legitimidade;
CONSIDERANDO, a efetiva necessidade de dar a devida interpretação jurídica à Lei nº. 6.684/79 e Decreto nº. 88.439/83, mantendo-se atualizada sua regulamentação, bem como os termos inseridos na Resolução nº. 197, de 21 de fevereiro de 2011, resolve:
Art. 1º - As substâncias necessárias aos procedimentos realizados por profissionais biomédicos devidamente habilitados na área de estética, deverão seguir estritamente as normas descritas pelo fabricante em conformidade com a sua especialidade, e em obediência as normas estabelecidas pela sociedade científica. 
Art. 2º - Em função da habilitação o profissional biomédico, é o responsável técnico para compra e utilização das substâncias em consonância com a sua capacitação profissional.
Art. 3º - O profissional biomédico, legalmente habilitado em estética poderá fazer uso de substancias em conformidade com a tabela inserida no texto abaixo.
*
*
TABELA DE SUBSTÂNCIAS DOS PROCEDIMENTOS REALIZADOS POR BIOMÉDICOS
Nutrientes (coenzima Q10, vitaminas, etc.), 
Biológicos (Toxina Botulínica) 
Fitoterápicos (lipossomas de girassóis, etc.).
AYSLIM (ext. de manga).
Acido glicólico
Acido alfa lipolico
Acido hialuronico
Aminofilina, Benzopirona
Bicabornato de sódio 8,4%
Biotina, Blufemedil, Cafeína.
Castanha da Índia
Centella asiática
Chá verde (Green Tea)
Cloreto de magnésio
Colágeno, Complexo B
Condoitina sulfato
Dente de leão
Desoxicolato de sódio, DMAE
DMSO (dimetillaminoetanol)
D pantenol, Elastina
GAG (glicosaminaglicanos)
Gincko Bliloba, L Glutamina
Inositol, Ioimbina,  L-Carnitina
L-Fenilalanina
Finaterida (própria para intradermoterapia capilar)
Glicina glutation, Hialuronidase
L –Taurina, L -Triptofano
L-Ornitina, Mesocaina (lidocaína)
Minoxidil (vaso dilatador)
Procaina (anestésico)
Rutina (enzima fitoterápica)
Solução fisiológica, Sinetrol
Silício Orgânico, Tiratricol 
Vitamina C
 
*
*
ÁREA DE ANÁLISES CLÍNICAS:
DISCIPLINAS RELACIONADAS:
Citologia, Fisiologia Humana, Bioquímica Geral, Bioquímica Clínica, Química (Geral, Analítica e Orgânica), Biofísica, Genética Humana, Bacteriologia, Micologia, Virologia, Parasitologia, Imunologia (Geral e Analítica), Bioestatística, Informática, Biologia Celular, Biologia Molecular e Análises Clínicas.
*
*
Análises Clínicas: 
Competência profissional: realizar análises, ser responsável técnico, assinar e emitir laudos, assumir chefias técnicas, ser diretor ou proprietário de laboratório, processar sangue e derivados, realizar exames pré-transfusionais (verificar exceções).
*
*
ÁREA DE BANCO DE SANGUE
Disciplinas relacionadas: Anatomia Humana, Fisiologia Humana, Bioquímica Geral, Biofísica, Gen´tica Humana, Biologia Celular, Citogenética, Bacteriologia, Imunologia (Geral e Analítica), Bioestatística, Informática,Citometria de Fluxo,Biologia Molecular, Hematologia,Banco de Sangue, Biotecnologia, Epidemiologia e Saúde Pública.
*
*
Banco de Sangue:
Competência Profissional:
Processar sangue e derivados, realizar sorologia, realizar exames pré-transfusionais, assumir chefias técnicas, ser diretor do banco de sangue. È vedado realizar transfusão (verificar exceções).
Manusear equipamentos de auto-transfusão; 
O profissional legalmente habilitado nesta área poderá exercer todas as atividades inerentes a este campo, com exceção do ato transfusional. A responsabilidade técnica deve ficar a cargo de um médico especialista em Hemoterapia e / ou Hematologia. 
*
*
ÁREA DE ANÁLISES AMBIENTAIS
Disciplinas relacionadas: Fisiologia Humana, Bioquímica Geral, Química (Geral, Analítica e Orgânica), Biologia Celular, Informática, Bioestatística, Matemática, Bacteriologia, Micologia, Virologia, Parasitologia, Epidemiologia, Saúde Pública, Biodiversidade, Citologia,Fisiologia Humana, Bioquímica Geral, Química (Geral, Analítica e Orgânica).
*
*
Análises Ambientais:
Competência profissional:
Prestar consultorias, ser proprietário da empresa, realizar análises físico-químicas
e análises microbiológicas.
*
*
ÁREA DE ANÁLISES BROMATOLÓGICAS
Disciplinas relacionadas: Biofísica, Bacteriologia, Micologia, Parasitologia, Informática, Biotecnologia, Epidemiologia e Saúde Pública.
*
*
Análises Bromatológicas:
Competência profissional:
Realizar análises de alimentos, análises fisico-químicas e ser proprietário da empresa.
*
*
ÁREA DE BIOLOGIA MOLECULAR (DNA)
Disciplinas relacionadas: Fisiologia Humana, Citologia, Biologia Celular, Biologia Molecular, Genética, Oncologia Molecular, Citogenética, Bioquímica Geral, Química Geral, Biofísica, Biotecnologia, Evolução e Informática.
*
*
Biologia Molecular:
Competência profissional:
Realizar ana´lises moleculares, interpretação de resultados, emissão e assinatura de laudos e pareceres técnicos (verificar exceções).
*
*
ÁREA DE CITOLOGIA
Disciplinas relacionadas: Anatomia Humana, Anatomia Patológica, Fisiologia Humana, Embriologia, Citologia, Biologia Celular, Histologia e Química Geral.
*
*
Competência profissional:
Realizar avaliação citológica do material esfoliativo (citologia esfoliativa).
Citologia Oncótica: Realizar colheita de material cérvico vaginal e leitura da respectiva lâmina, exceto a colheita de material através da técnica de Punção Biópsia Aspirativa por Agulha Fina (PAAF); 
Realizar a leitura de citologia de raspados e aspirados de lesões e cavidades corpóreas, através da metodologia de Papanicolaou; 
Atuar no setor de imunohistoquímica e imunocitoquímica, referente ao diagnóstico citológico; 
Assumir responsabilidade técnica, firmando os respectivos laudos. 
*
*
ÁREA DE BIOINDÚSTRIA E BIOEMPRESA
Disciplinas relacionadas: todas as básicas e Biodiversidade, Bioempresa, Bioindústria, Mercado de trabalho, Bioinforma´tica e Biomatemática.
*
*
Competência profissional: análises químicas e biológicas,produção de soros,vacinas, kits de reagentes de análises, assumir chefias técnicas e ser diretor ou proprietário da bioempresa ou bioindústria.
*
*
ÁREA DE IMAGENOLOGIA
Disciplinas relacionadas: Anatomia Humana, Anatomia Patológica, Fisiologia Humana, Bioquímica, Biofísica, Biologia Celular, Bacteriologia, Micologia, Citologia, Genética e Imagenologia.
Competência profissional: realizar radiografias, ultrassonografias, tomografias, ressonância magnética e medicina nuclear (vedada a interpretação de laudos).
*
*
Imagenologia
No que se refere à Tomografia Computadorizada e à Ressonância Magnética, as áreas mais significativas são: 
Operação de equipamentos; 
Desenvolvimento de protocolos de estudo e examinação; 
Desenvolvimento de novas técnicas 
Coordenação de grupos de colaboradores, administração e gestão de conteúdo e contingente dos setores. 
Atuar em exame de ultra-sonografia. Por ser um exame praticamente médico dependente tem poucos Biomédicos atuando neste segmento quando comparado a TC e RM; 
Atuar no campo da Informática Médica, exercendo atividades no produto final dos exames, seja o conteúdo de dados ou armazenamento das imagens adquiridas. Os sistemas HIS (Hospital Information System), RIS (Radiology Information System) e PACS (Picture Archiving in Communication System) estão sendo implantados nos centros de diagnósticos e necessitam de profissionais Biomédicos para atuar neste seguimento. 
*
*
Genética
-Participar de pesquisas em todas as áreas da genética, como coordenador ou membro da equipe; 
Realizar exames de Citogenética Humana e Genética Humana Molecular (DNA), realizando as culturas, preparações citológicas e análises; 
Assumir a responsabilidade técnica, elaborando e firmando os respectivos laudos e transmitindo os resultados dos exames laboratoriais a outros profissionais, como consultor, ou diretamente aos pacientes, como aconselhador genético. 
*
*
Reprodução Humana
Atuar em Identificação e Classificação oocitária; Processamento Seminal; Espermograma; Criopreservação Seminal; Classificação embrionária; Criopreservação Embrionária; Biópsia Embrionária e Hatching; 
Atuar em Embriologia. Realizar a manipulação de gametas (oócitos e espermatozóides) e pré-embriões. 
*
*
Acupuntura
Realizar atendimento em consultório voltado à atividade e procedimentos de Acupuntura; 
Aplicar o diagnóstico energético (complementar ao diagnóstico clínico nosológico); 
Aplicar procedimentos técnicos para promoção do equilíbrio energético - orgânico; 
Exercer atividades ligadas à docência e pesquisa. 
*
*
Coleta de materiais
Realizar toda e qualquer coleta de amostras biológicas para realização dos mais diversos exames, como também supervisionar os respectivos setores de coleta de materiais biológicos de qualquer estabelecimento que a isso se destine. Excetuam-se as biópsias, coleta de líquido, cefalorraquidiano (liquor) e punção para obtenção de líquidos cavitários em qualquer situação. ** No exercício das atribuições acima indicadas, poderá o Biomédico assumir a responsabilidade técnica, quer de Laboratórios, quer de indústrias, firmando os respectivos laudos ou pareceres. ** Para a realização dessas atividades o biomédico deverá ter o reconhecimento de habilitação na área específica. ** Para o exercício de quaisquer das atividades referidas, torna-se indispensável a prévia inscrição do Biomédico neste Conselho.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais