Buscar

Gestão e atuação farmacêutica na Clínica Estética

Prévia do material em texto

Gestão e atuação farmacêutica na Clínica Estética
 A atuação no âmbito da saúde estética vem sendo uma área que permite muitos avanços e que vem crescendo bastante devido à busca por tratamentos estéticos estar aumentando cada vez mais com o passar dos anos. Além de poder atuar em clínicas multiprofissionais, o farmacêutico esteta pode ser o responsável técnico de estabelecimentos para fins estéticos com procedimentos invasivos não cirúrgicos, é uma área que oferece um leque bastante abrangente e não se limita ao que aprendemos durante o curso de graduação. Pelo contrário, cursos de especialização é o que não faltam para quem tem interesse de se tornar cada vez melhor naquilo que faz, acompanhando sempre as novas tendências que surgem ao redor do mundo. Mesmo aqueles farmacêuticos que não pretendem atuar em clínicas de estética realizando procedimentos (mas se interessam pela saúde estética) podem atuar nesse âmbito dentro das farmácias e drogarias, realizando a atenção farmacêutica voltada para a saúde estética, orientando o paciente quanto ao uso de dermocosméticos e de nutricosméticos, por exemplo.
 O exercício do farmacêutico nessa área vem ganhando cada vez mais força e oferecendo ao profissional um futuro promissor. Nesse cenário, o mais importante é que o profissional que já atua ou pretende atuar na nova especialidade tenha em mente que, antes de qualquer coisa, é preciso reconhecer-se como um farmacêutico clínico, incorporando o seu papel social e respeitando suas atribuições e responsabilidades já estabelecidas e regulamentadas por resoluções como a 585 e a 586, ambas de 29 de agosto de 2013, do CFF. Para atuar no âmbito da saúde estética, em clínicas, consultórios ou até mesmo spas, o profissional precisa incorporar esse novo perfil de farmacêutico exigido para o desempenho de suas práticas clínicas. Precisa também considerar e adquirir todas as habilidades e competências necessárias para selecionar e executar todas as técnicas e recursos utilizados em um estabelecimento de saúde estética. Assim, é possível prover ao paciente um tratamento seguro e eficaz.
 No entanto, o mais importante é saber avaliar as necessidades objetivas e subjetivas do paciente, de forma individualizada, provendo um atendimento personalizado e otimizado a cada indivíduo. Só assim conseguiremos a tão desejada valorização profissional e reconhecimento por parte da população e dos demais profissionais da saúde.

Continue navegando