Buscar

ajuda desafio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Olá acadêmicos,
 
A seguir estarei descrevendo o que deverá ser elaborado em cada Passo do Desafio Profissional, a orientação será descrita de forma breve, como deverá ser apresentado na elaboração doRelatório. (Passo 5)
 
Introdução ao assunto do Desafio Profissional:
A comunidade“Amigos do Casca” é uma comunidade carente em diversos aspectos e com o passar dos anos é possível observar que o índice de evasão escolar vem aumentando significativamente. Após um levantamento realizado na comunidade foram encontrados os seguintes dados no que se refere ao índice de evasão e à idade dessas crianças e adolescentes:
Apresente os dados.
Como vocês não vão a campo esses dados serão fictícios, podem inventar esses dados ou pesquisar os dados disponíveis na internet. (Passo 01)
Observando o total de crianças e adolescentes evadidos, será preciso procurar o que determina a separação entre crianças e adolescentes, no site da OIT traz essa separação.
Face ao exposto se fez necessário recorrer aos dados nacionais para que seja possível visualizar o cenário do país no que diz respeito à evasão escolar. Dessa forma, os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) realizada em 2001 apontavam que cerca de 5,4 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos trabalhavam no Brasil de maneira informal. Desse total, aproximadamente 3,8 milhões eram adolescentes entre 14 e 17 anos (OIT, 2003).
Os dados da PNAD de 2001 revelaram também que dos 5,4 milhões de crianças e adolescentes que realizavam algum tipo de atividade laboral, 4,4 trabalhavam e estudavam enquanto 1 milhão apenas trabalhavam. A pesquisa também verificou que os estudantes com faixa etária entre 5 e 17 anos que apenas estudavam, sem exercer nenhum tipo de atividade laboral, apresentavam um nível de escolarização maior do que os alunos que precisavam trabalhar e estudar. Também foi possível vincular a escolaridade dos alunos com a sua remuneração, sendo que os dois fatores crescem ou decrescem de maneira proporcional (OIT, 2003). (Passo 02)
Analisando a realidade percebida na sociedade brasileira, é necessário que se desenvolva atividades com o intuito de mudar a realidade dessas crianças e adolescentes que se encontram principalmente em comunidades carentes, a fim de que elas possam vislumbrar outra perspectiva de vida que pode se dar por meio dos estudos. Dessa forma, deverão ser propostas atividades a serem realizadas com esse público de acordo com a idade de cada um. (Passo 03)
 
Serão realizados minicursos e atividades de formação continuada com os adolescentes. Para as crianças será proposto um espaço de recreação que vise conscientiza-las da importância de frequentar a escola por meio de dinâmicas, brincadeiras e contação de histórias. A seguir as atividades serão descritas de acordo com cada faixa etária em que se percebeu a evasão escolar.
	Idade
	15 anos
	Tipo de atividade
	Curso de Excel
	Objetivo
	Proporcionar ao aluno os conhecimentos básicos necessários para trabalhar com planilhas, cálculos, planejamentos e gráficos utilizando o Excel.
	Cronograma
	Período: Vespertino.
	
	Tempo Diário: 1h 30min.
	
	 Duração: duas semanas
	Resultados Esperados
	Capacitar os adolescentes a utilizarem ferramentas informacionais a fim de inseri-los no mercado de trabalho, além de facilitar a aprendizagem de conteúdos escolares.
	Parceiro
	Centro de Formação Mais Saber
 
A tabela comas atividades deve ser feita para todas as idades indicadas. Se você preferir pode apresentar os dados em forma de texto corrido.
Dessa forma, espera-se que você perceba a importância da formação educacional especializada e que também consigam se inserir no mercado de trabalho, deixando de lado a criminalidade em que muitas vezes se inserem por falta de possibilidades e perspectivas. (Passo 04)
Organize os passos de 1 a 4 de forma a redigir um Relatório que deve ser apresentado ao Conselho Administrativo da ONG. Você deve apresentar os dados levantados nos passos 1 e 2, e também as atividades propostas e escolhidas para serem aplicadas (passos 3 e 4).
E não se esqueça das Referências Bibliográficas utilizadas na elaboração do Desafio Profissional. (Passo 05)
Bom, penso que a partir dessa explicação dos Passos do Desafio Profissional, você deverá elaborar com uma maior segurança.
Se mesmo assim tiver qualquer dúvida é só enviar, estou a disposição para as dúvidas.
 
Abraços,
Mariselma - tutora EAD

Outros materiais