Buscar

Relação entre Ética e Estatutos das Entidades de Classe

Prévia do material em texto

��
Trabalho 1º APS 
 Érica Faria Knupp
 4º período
Prof. Diogo Abineder Ferreira Nolasco Pereira
Há relação entre ética e os diplomas normativos (estatutos) das entidades de classe (OAB, Magistratura, Ministério Público)? Em caso positivo, qual é a relação e como as normas que estabelecem direitos e deveres dos Advogados, Juízes, membros do Ministério Público e etc., contribuem para a promoção da Justiça?
Sim, a relação que existe é a o objetivo de disciplinar a da conduta humana, todo cidadão tem o direito de exercer uma profissão desde que esteja de acordo com a exigência da lei no caso em questão estamos nos referindo ao profissional jurídico,entretanto podemos afirmar que não existe hierarquia nem subordinação entre advogado, juiz e promotor, devendo consideração e respeito mútuo, pois no meio da sociedade ele é utilizado com um instrumento para aplicação do direito afim de que a justiça seja feita de forma correta.
Nos termos da lei encontra-se expresso claramente que o profissional do direito deve agir de maneira proba, clara, honesta, de forma recíproca e principalmente de boa-fé, respeitando aos princípios fundamentais, assim como o princípio da moral individual, social e profissionais.
Sancionada em 04 de Julho de 1994, pelo Presidente da Republica e pelo Congresso Nacional, a Lei 8.906 – Estatuto da OAB – veio com o objetivo de esquematizar as diretrizes da profissão dos advogados, disciplinado sua conduta. O Congresso Federal munido de atribuições que lhe foi conferido nos arts. 33 p.único e 54 (lei 8.906/94) editaram e aprovaram, em 13 de Fevereiro de 1995 O Código de Ética e Disciplina da OAB, que exerce a função de regular os direitos e deveres do advogado para com a comunidade, com o cliente e com outro profissional, e ainda, a publicidade, a recusa do patrocínio, o dever de assistência jurídica, o dever geral de urbanidade e os respectivos procedimentos disciplinares.
 
O advogado é um representante do povo, e portando se vê obrigado a cumprir todos os dispositivos Legais, pois o mesmo será julgado como um exemplo de dignidade e sabedoria, á ser seguido pelos demais cidadãos, essas normas contribuem para que o advogado escolha o caminho exato no desenvolver de sua função publica. Sempre lembrando que são essas as Normas que vem defendendo a ordem jurídica do estado democrático de Direito, a Constituição, os direitos e deveres humanos e justiça social, sendo assim o advogado tem que estar apto para representar o cidadão perante a justiça , sendo capaz de denunciar qualquer pratica e ato abusivo, ou melhor, considerados ilegais aos olhos da lei , para que os órgãos superiores possam tomar as devidas providencias , aplicando sanções disciplinares ao infrator.

Continue navegando