Buscar

ESTUDO_DIRIGIDO_SEMANA_04

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO
AULA SEMANA 04 – A Fundação do Império e a Constituição outorgada de 1824
Quais as medidas necessárias para adequar o país à nova condição de reino independente? Qual foi o primeiro país a reconhecer nossa independência?
A nossa independência ocorreu de forma pacífica? Justifique:
Qual a medida do governo imperial quanto ao Tratado de Aliança e Amizade e o de Comércio e Navegação? Qual a relação entre a medida adotada e a industrialização nacional?
Quais as camadas sociais de maior representatividade entre os participantes da Assembleia Constituinte? De acordo com as aulas de História do Direito Brasileiro, o que justifica a formação social da Assembleia Constituinte? (lembre-se dos aspectos sobre a construção do Direito, sobre a formação da sociedade brasileira e o acesso ao Direito e à Justiça).
Como era o projeto proposto pela Constituinte de 1823?
O que foi “a noite da agonia”?
A Constituição de 1824 foi “outorgada”. O que isso quer dizer?
Gilberto Aparecido Angelozzi afirma que “a gente miúda, estava excluída da participação na vida política brasileira”. Depois de rever as reflexões estabelecidas durante as aulas e o material escrito escreva sobre a condição das classes sociais mais baixas (negros, mestiços, brancos pobres, indígenas):
Durante o Período Colonial (você deve escrever sobre a “gente miúda” no período dos engenhos de cana-de-açúcar, o motivo do surgimento das bandeiras, sobre o acesso à justiça para essa camada social):
Durante o Império (você deve escrever sobre o voto na Constituição de 1824, a representação da Assembleia Constituinte, o governo “representativo”, a justificativa para manutenção da pena de morte):
Descreva o processo eleitoral censitário presente no Art. 90 da CF de 1824. Qual o papel da Igreja Católica durante este processo:
Analise o papel do catolicismo durante o Império (descreva suas características e realize algumas conclusões sobre o papel da Igreja neste período). É possível afirmar que a Constituição de 1824 foi um retrocesso em relação ao Período Joanino no Brasil (período em que a Família Real esteve no Brasil)?
Quais eram os poderes estabelecidos pela Constituição de 1824? A quem competia o exercício do Poder Moderador? Como era o exercício do Poder Moderador? O Poder Moderador se aproxima de qual teoria sobre a divisão de poder? Descreva o que estabelece esta teoria e como ela é “adaptada” no Brasil ( aqui você deve observar a questão da hipertrofia do poder executivo). Quais as atribuições do Poder Moderador em relação aos outros poderes? 
Segundo Gilberto Aparecido Angelozzi (p.74) “A Constituição do Império assegurou a inviolabilidade dos direitos civis em uma sociedade escravista”. 
a) Faça uma análise da contradição presente nesta afirmativa. 
b) Qual a consequência desta contradição (lembre-se da efetividade da Constituição)?
Descreva alguns avanços decorrentes da Constituição de 1924:
Quais as inovações estabelecidas pelo Código Penal de 1830 e pelo Código de Processo Criminal de 1832? Justifique a seguinte afirmação sobre esses documentos legais: “A condição do escravo na legislação era dúbia”:

Continue navegando