Buscar

RESUMO PSICOPATOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

• CONDIÇÃO MÉDICA GERAL: etiologia orgânica (estudo das causas das doenças orgânicas).
• TRANSTORNO MENTAL: etiologia psíquica (estudo das causas das doenças psíquicas).
- ETIOLOGIA MISTA: orgânica + psíquica; tratada com MEDICAÇÃO (orgânica) e PSICOTERAPIA (psíquica). 
• SINTOMAS: aquilo que o paciente fala/relata; elementos coletados pelo profissional de saúde a partir da escuta clínica sobre o discurso do paciente.
• SINAL: é percebido pelo terapeuta sem que paciente relate; está no paciente, mas ele não é capaz de dizer.
• HIPÓTESES DIAGNÓSTICAS: resultado da análise de sinais e sintomas coletados (é a hipótese de um diagnóstico; não é um diagnóstico fechado, é aquilo que PODE ser diagnosticado).
 • PROGNÓSTICO: expectativa que se tem a partir de uma decisão terapêutica (como o terapeuta vai atuar, quais recursos serão utilizados por ele, como irá conduzir o tratamento e os resultados obtidos a partir disso)
PSICOSE
• DELÍRIO: crenças falsas sobre a realidade; construção cognitiva caracterizada pela presença de ideias únicas, próprias, não compartilháveis e irrefutáveis que têm caráter de VERDADE para o sujeito; esses pensamentos não são removíveis por argumentação lógica pois não passam pelo PRINCÍPIO DA REALIDADE (o delírio faz o psicótico ser alguém no mundo, é estruturante para ele, que é desestruturado até que o delírio o faça ser alguém).
• ALUCINAÇÃO: alteração perceptiva caracterizada pela sensação/percepção que inexistem na realidade. A diferença da alucinação para o delírio, é que esta primeira pode ser alterada e passa pelo PRINCÍPIO DA REALIDADE, enquanto o delírio para o psicótico tem caráter de realidade irrefutável.
• SONHO: ideias inconscientes vão para o consciente disfarçadas (condensação e deslocamento)
• FANTASIA: é aquilo que permite ao NEURÓTICO suportar a existência.
	Ex: se eu não fantasiasse que vou me formar, não viria todos os dias para a faculdade durante 5 anos.
TIPOS DE DELÍRIO:
Delírios Persecutórios: se caracterizam por uma crença do sujeito de estar sendo vítima de perseguição, conspiração. O sujeito acredita e possui explicações coerentes para o fato de que há alguém conspirando para seu mal.
Delírios de Referência: vê a si próprio como o centro de tudo. O que dizem na televisão ou o que acontece no mundo tem a ver com ele, com os seus pensamentos e as suas ações. Considera que tudo tem um sentido especificamente feito para ele.
Delírios Somáticos: é caracterizado pela existência de delírios relacionados a funções ou sensações corporais. Dentre os tipos mais comuns de delírios somáticos, destacam-se os seguintes: a convicção de estar emitindo odor fétido através da pele, boca, reto ou vagina; a crença de estar infestado com insetos sobre ou sob a pele, ou de abrigar um parasita interno; a certeza de que certas partes do corpo são malformadas ou feias, ou de que determinados órgãos não estão funcionando adequadamente.
Delírios Religiosos ou Místicos: pessoa pode considerar que a maioria das ações realizadas pelas pessoas à sua volta são pecaminosas e procura a perfeição nas suas ações. Considera-se que é um mensageiro de Deus que tem que cumprir uma missão divina ou que a virgem lhe encomendou uma missão e que os vários fatos da vida são sinais enviados para confirmar a sua missão.
Delírios de Grandeza: consideram-se superiores aos outros em diversos aspectos. Acham que são pessoas especiais, e que a sua existência tem uma grande importância para a humanidade.
Delírios Erotomaníacos: a pessoa está convencida de que outra pessoa (que normalmente pertence a uma classe social superior) está perdidamente apaixonada por ela. Considera que tudo o que acontece não são mais que sinais que confirmam o amor da outra pessoa por ela.
• SINTOMAS POSITIVOS: são aqueles que na PSICOSE amplificam algo que o sujeito já possui. Ex: neuróticos também possuem alucinações, mas no PSICÓTICO isto é amplificado.
• SINTOMAS NEGATIVOS: quando diminui uma característica que o ser humano comumente apresenta. Ex: na depressão, quando o sujeito perde a vontade de realizar as tarefas do dia a dia, que é comum para os demais.
TRANSTORNO DE ANSIEDADE
Obs: NÃO EXISTE síndrome do pânico, pois tem cura então não é síndrome, o mais correto é falar TRANSTORNO DO PÂNICO.
- A ansiedade é o correlato psíquico do estresse (aspecto biológico).
• ANSIOGÊNICO: situações, ideias, pensamentos, etc, que provocam o quadro de ansiedade. Ex: dia de prova.
• GATILHO ESTRESSOR: acontecimento específico que faz a ansiedade surgir (pode variar de pessoa para pessoa em uma mesma situação ansiogênica). Ex: pegar a prova para fazer.
• ANSIOLÍTICO: drogas para diminuir os picos de ansiedade e estresse (age somente no sintoma).
- TOLERÂNCIA: ocorre quando uma mesma dose não surte mais o efeito esperado e é necessário aumenta-la.
TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA
Não há a presença de objeto fóbico; caracteriza-se pela ocorrência de picos de ansiedade sem que seja possível localizar a situação ansiogênica nem o gatilho estressor.
TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO
Reativação do trauma; ocorre após um evento que faz o sujeito “reviver” determinado trauma/situação traumática.
TRANSTORNO DE PÂNICO
Há a presença de objeto fóbico que não oferece risco real ao sujeito acometido pelo transtorno; quadro de ansiedade onde também está presente o pânico.
TRANST. PÂN. C/ AGORAFOBIA
Tem lugares abertos como objeto fóbico; surto de pânico no meio da multidão (medo de morrer no meio de pessoas desconhecidas sem que possa ser identificado).
TRANST. PÂN. C/ CLAUSTROFOBIA
Tem lugares fechados como objeto fóbico; medo de morrer em um local fechado e sem acesso que dificulte ou impossibilite seu resgate.
TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO
• OBSESSÃO: é uma ideia ou conjunto de ideias intensivas, recorrentes, a respeito de DOR, MEDO, SOFRIMENTO, DOENÇA, CONTAMINAÇÃO ou MORTE acometendo a si próprio ou a outrem que lhe seja caro.
• COMPULSÃO: comportamento ritualizado, repetitivo, que está diretamente vinculado à obsessão, cujo objetivo é eliminar esta última.
OU SEJA, o sujeito emite o comportamento compulsivo na tentativa de eliminar/lidar com a obsessão.
BIPOLARIDADE (TRANSTORNO BIPOLAR)
• BIPOLARIDADE I: depressão e mania; um estado emocional excessivamente feliz ou excitado é chamado de episódio maníaco e está associado a um aumento de energia e atividade, podendo acarretar em diversos tipos de comportamentos compulsivos que trazem risco à vida do sujeito acometido com esse transtorno. Os sintomas podem incluir uma exagerada autoestima e profusão de ideias, diminuída necessidade de sono, conversar excessivamente e tendência para comportamentos impulsivos e destemidos. Os episódios maníacos podem alternar com prolongados episódios de depressão, durante os quais se verifica uma diminuição do humor e menor energia e atividade. Também podem ocorrer episódios mistos, onde tanto a mania como a depressão acontecem no mesmo dia, levando a pessoa a oscilar rapidamente entre os dois estados
• BIPOLARIDADE II: depressão e hipomania; caracterizado como um tipo menos grave de transtorno bipolar caracterizado por episódios depressivos e hipomaníacos (mania apresentada de forma mais branda). Neste tipo de transtorno bipolar, durante um episódio maníaco o sujeito sente a necessidade de realizar atividades devido ao seu alto nível de euforia, mas estas atividades, diferente do caso anterior, não trazem a ele nenhum tipo de risco. Ex: decidir lavar o banheiro no meio da madrugada.
Obs: nos dois casos supracitados, o sujeito não é capaz de definir a motivação para seus episódios maníacos ou depressivos, acontecem espontaneamente.

Outros materiais