Buscar

Exercício CIÊNCIAS POLÍTICAS RESPONDIDOS (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões para a classe:
O que é uma Sociedade? Por que o homem vive em sociedade?
Sociedade é um agrupamento de seres que convivem em estado gregário e em colaboração mútua. Só associado a outros seres humanos o homem pode conseguir todos os meios necessários para satisfazer as suas necessidades.
Viver em sociedade é ato de vontade ou um imperativo da natureza humana? Quais as duas teorias filosóficas sobre essa questão?
Santo Tomás de Aquino (seguidor de Aristóteles) afirmava que “O homem é por natureza um animal social e político, vivendo em multidão, ainda mais que todos os outros animais, o que se evidencia pela natural necessidade.”
O Estado é uma Sociedade. Por que? 
O Estado é também uma sociedade, posto que “se constitui essencialmente de um grupo de indivíduos unidos e organizados permanentemente para realizar um objetivo comum”.
O que é autoridade e o que é poder?
Autoridade – direito de mandar e dirigir, de ser ouvido e obedecido. Tem que ser legitima para exigir obediência.
Poder – é a força por meio da qual se impõe a obediência.
Defina Estado. 
Considerado como uma sociedade política, porque é hierarquizada na forma de governantes e governados e tem uma finalidade que é o bem público, tendo sua organização determinada por normas de direito positivo. (também agrega várias sociedades em si mesma). Assim, o Estado é uma sociedade organizada política e juridicamente para realizar o bem público, com governo próprio em um determinado território.
Como o Estado faz cumprir com sua finalidade e possibilita o convívio social?
O Poder político é o poder social que é conferido ao Estado para a obtenção do controle dos homens e influencia no próprio comportamento do Estado. Por isso se estabelece limites jurídicos, a fazer com que o próprio povo exerça o poder político (mesmo que de forma indireta). Assim o Poder Político é a arte de unificar e organizar as ações humanas e dirigi-las para um fim comum. 
Direito e Estado são uma realidade única? Ou são distintas e independentes? Ou distintas e interdependentes? Indique a Teórica que justifica sua resposta.
Na Teoria Dualística para esses doutrinadores Estado e Direito são realidades distintas, independentes e inconfundíveis. Para eles o Direito é uma criação social e não estatal
Já na teoria do Paralelismo, segundo essa teoria o Estado e o Direito são realidades distintas, porém necessariamente interdependentes. Reconhece a existência do direito não-estatal, que se desenvolve fora do Estado e gradualmente vai se positivando.
Como vêem o Estado e o Direito as teorias: Monística, Dualística ou do Paralelismo?
Teoria Monística: Para esses só existe o Direito Estatal (fonte única do direito) não existindo qualquer regra jurídica fora do Estado, só ele tem a força coativa para a aplicação do Direito.
Teoria Dualística: O Estado não é a única fonte do Direito. Provém do Estado só uma categoria especial do Direito: o Direito Positivo. 
Teoria do Paralelismo: Reconhece a existência do direito não-estatal, que se desenvolve fora do Estado e gradualmente vai se positivando.
O que é o Direito para a Teoria Tridimensional do Direito?
Encara o Direito como uma integração do “ser’ e “dever ser”. É fato e é norma, pois é o fato integrado na norma exigida pelo valor a realizar.
Quais são os diferentes aspectos que podemos estudar o Estado?
FATO,VALOR E NORMA: aspecto sociológico, aspecto filosófico,
sócio cultural e aspecto jurídico.
O que é Direito Positivo?
Depende da vontade humana e da garantia dada pela força coercitiva do Estado. É o Direito Escrito: Leis, Decretos, Regulamentos, etc. Varia no espaço e no tempo.

Continue navegando