Buscar

Exercicios

Prévia do material em texto

1. Porção de um antígeno que combina com os produtos de uma resposta imune específica, chama-se:
a) Imunógeno
b) Epitopo
c) Hapteno
d) Anticorpo
e) Fragmento Fab
2. Em relação aos determinantes reconhecidos pelo sistema imune inata, é incorreto afirmar:
a) Determinantes reconhecidos pelos componentes do sistema imune inato (não específico) difere daqueles reconhecidos pelo sistema imune adaptativo (específico);
b) Anticorpos, e receptores de células B e T reconhecem determinantes separados e demonstram um elevado grau de especificidade, permitindo o sistema imune adaptativo reconhecer e reagir a um patógeno particular;
c) componentes do sistema imune inato reconhecem padrões moleculares variados encontrados em patógenos e em células normais do hospedeiro;
d) Os padrões moleculares variados reconhecidos pelo sistema imune inato é chamado PAMPS (padrões moleculares associados a patógenos) e os receptores de PAMPS são chamados PRRs (receptores de padrões);
e) Um PRR particular pode reconhecer um padrão molecular que deve estar presente em uma quantidade de patógenos diferentes permitindo o receptor a reconhecer uma variedade de patógenos diferentes
3. Uma proteína específica que é produzida em resposta a um imunógeno e que reage com um antígeno, chama-se:
a) Anticorpo
b) Sistema Complemento
c) Hapteno
d) Epitopo
e) Determinante antigênico
4. Uma substância que induz uma resposta imune específica, chama-se:
a) Imunógeno
b) Antígeno
c) Hapteno
d) Epitopo
e) Determinante antigênico
5. Uma adolescente após uma picada por um escorpião apresenta edema de glote e problemas respiratórios em minutos e fica inconsciente. Essa reação é, provavelmente mediada por:
a) Células T sensibilizadas
b) Anticorpo IgG
c) Anticorpo IgE
d) Complemento
e) Anticorpo IgM
6. No sistema complemento a ligação covalente irreversível de C3b à superfície bacteriana marca esta para fagocitose. Como é denominado este processo?
a) Exocitose
b) Endocitose
c) Opsonização
d) Inflamação
e) Complexo imune
7. Em relação à teoria da seleção e expansão clonal, é correto afirmar:
a) Após o reconhecimento, as células T/B com receptores específicos para o antígeno entrem em proliferação (expansão) e maturação, gerando células efetoras e células de memória.
b) Após o reconhecimento, apenas as células T com receptores específicos para o antígeno entrem em proliferação (expansão) e maturação, gerando células efetoras e células de memória.
c) Após o reconhecimento, apenas as células B com receptores específicos para o antígeno entrem em proliferação (expansão) e maturação, gerando células efetoras e células de memória.
d) Após o reconhecimento, as células T/B com receptores específicos para o antígeno entrem apenas em e maturação, gerando células efetoras e células de memória.
e) Após o reconhecimento, as células T/B com receptores específicos para o antígeno entrem apenas em proliferação (expansão), gerando células efetoras e células de memória.
8. A partir de um procedimento cirúrgico, por exemplo, é comum a formação de resposta inflamatória. Isto ocorre pois há agressão tecidual. Os sinais flogísticos de uma resposta inflamatória qualquer são:
a) Febre, dor, calor e edema.
b) Dor, calor, rubor e edema.
c) Somente dor e rubor.
d) Dor, rubor, edema e febre.
e) Dor e febre.
9. A alternativa na qual o conceito de inflamação encontra-se adequadamente discriminado é:
a) A Inflamação é processo geral de resposta a agentes físicos, que envolvem o aparecimento somente dos sinais flogísticos: dor e edema.
b) A Inflamação é processo geral de resposta a agentes químicos que envolvem somente o aparecimento de dor e edema (tumor).
c) A Inflamação é processo geral de resposta a agentes agressores microbiológicos, físicos e/ou químicos que envolvem o aparecimento dos sinais flogísticos: dor, calor, rubor e edema (tumor).
d) A Inflamação é processo geral de resposta a agentes agressores apenas químicos, que envolve mo aparecimento dos sinais flogísticos: calor, rubor e edema (tumor).
e) A Inflamação é processo geral de resposta somente a agentes agressores microbiológicos, que envolvem o aparecimento dos sinais flogísticos: dor, calor, rubor e edema (tumor).
10. A inflamação é uma resposta dos organismos vivos homeotérmicos a uma agressão sofrida. Entende-se como agressão qualquer processo capaz de causar lesão celular ou tecidual. Esta resposta padrão é comum a vários tipos de tecidos e é mediada por diversas substâncias produzidas pelas células danificadas e células do sistema imunitário que se encontram eventualmente nas proximidades da lesão. Os sinais flogísticos da inflamação ocorrem porque:
a) há bloqueio de citocinas, recrutamento de leucócitos circulantes, vasoconstricção, diminuição da permeabilidade vascular, extravazamento de líquido intersticial e migração celular.
b) há liberação de citocinas pelos macrófagos, bloqueio no recrutamento de leucócitos circulantes, vasodilatação, diminuição da permeabilidade vascular, formação de líquido intersticial e migração celular.
c) há liberação de citocinas pelos macrófagos, recrutamento de leucócitos circulantes, vasodilatação, aumento da permeabilidade vascular, extravasamento de líquido intersticial e migração celular
d) há liberação de citocinas pelos mastócitos, recrutamento de macrófagos circulantes, vasoconstricção, diminuição da permeabilidade vascular, extravasamento de líquido intersticial e migração celular.
e) há liberação de citocinas pelos linfócitos, recrutamento de hemácias circulantes, vasodilatação, diminuição da permeabilidade vascular, extravasamento de líquido intersticial e migração celular
11. Qual mecanismo de defesa passa a atuar no caso da inflamação não conseguir conter a infecção?
a) O organismo ainda conta com a defesa específica, a resposta imunológica propriamente dita, humoral e celular, realizada por linfócitos.
b) O organismo ainda conta com a defesa específica, a resposta imunológica propriamente dita, humoral e celular, realizada por neutrófilos.
c) Não há outro mecanismo que possa conter ou eliminar a infecção.
d) Poderá ocorrer a ação de outros leucócitos.
e) O organismo ainda conta com a defesa inespecífica, a resposta imunológica propriamente dita, humoral e celular, realizada por mcrófagos.
12. A maturação dos linfócitos, isto é, a aquisição dos receptores específicos de antígenos, ocorre em locais específicos do corpo, denominados órgãos linfoides primários. Os linfócitos T e os linfócitos B tornam-se maduros:
a) No timo e na medula óssea, respectivamente.
b) Na medula óssea e linfonodos, respectivamente.
c) No baço e linfonodos, respectivamente.
d) Nos linfonodos e medula óssea, respectivamente.
e) Na medula óssea e tonsilas, respectivamente.
13. Podemos considerar como característica da resposta imunológica inata:
a) Inespecificidade.
b) Memória imunológica.
c) Especificidade.
d) Presença de linfócitos T.
e) Mecanismo efetor a longo prazo.
14. Micróglia e células de kupffer são exemplos de
a) Células da imunidade adaptativa.
b) Células de memória.
c) eosinófilos
d) componentes da imunidade passiva
e) macrófagos teciduais
15. A imunidade inata é formada por um conjunto de células e situações que dificultam a invasão do corpo por invasores. A atuação da imunidade inata envolve a participação: I - dos fagócitos, que englobam microrganismos e os destroem, nos lisossomos. II - do espirro e da lágrima, que auxiliam a eliminação dos microrganismos. III - das células de memória imunológica.
a) I, apenas
b) I e II, apenas
c) II e III, apenas
d) I e III, apenas
e) I, II e III
16. Moléculas de glicoproteína que são produzidas pelos plasmócitos em resposta a um imunógeno e que funcionam como anticorpos. Derivam seu nome da descoberta de que elas migram com as proteínas globulares quando soro contendo anticorpos é colocado em um campo elétrico. Com base no texto, marque a resposta correta:
a) Imunoglubolinas.
b) Citocinas.
c) Linfocinas.
d) Imunógenos.
e)Imunogênicos.
17. A vacina contra a febre amarela, fabricada por Bio-Manguinhos/FIOCRUZ, é composta por vírus vivos atenuados da cepa 17D. É produzida em ovos embrionados de galinha e é apresentada em frasco-ampola com 50 doses liofilizadas, que devem ser utilizadas até quatro horas após a diluição. Está indicada após os nove meses de vida. A vacina é um tipo de imunização:
a) ativa, de forma artificial
b) ativa, de forma natural
c) passiva, de forma artificial
d) passiva, de forma natural
e) inata, natural
18. A imunidade ativa, adquirida artificialmente, desenvolve-se:
a) em um indivíduo após a utilização de um soro.
b) em um indivíduo após a injeção de uma vacina
c) durante o desenvolvimento fetal devido à circulação placentária
d) em uma pessoa devido à utilização de anticorpos recebidos de outra pessoa ou animal.
e) devido à ativação dos basófilos.
19. Marque alternativa correta: Molécula que é incapaz, de sozinha, induzir uma resposta imune, mas, que é reconhecida pelo sistema imune como estranha. Contudo, quando conjugada a um carreador pode induzir resposta imune.
a) Epítopo.
b) Imunógeno.
c) Complemento.
d) MHC
e) Hapteno.
20. A vacina é um produto farmacêutico que contém um ou mais agentes imunizantes em diversas formas biológicas: bactérias ou vírus atenuados; vírus inativados e bactérias mortas; componentes purificados e/ou modificados dos agentes causadores das doenças contra as quais a vacina é dirigida. A célula ativada, responsável pela produção de anticorpos, é o:
a) monócito
b) basófilo
c) linfócito T CD4
d) linfócito B
e) plasmócito
21. Analise as alternativas e marque a resposta correta:	
a) Existem quatro classes ou isótopos de cadeias leves, correspondendo às cadeias pesadas de IgG, IgA, IgM e IgE.
b) Existem cinco classes ou isótopos de cadeias pesadas, correspondendo às cadeias pesadas de IgG, IgA, IgM, IgD e IgE.
c) Existem duas classes ou isótopos de cadeias pesadas, correspondendo às cadeias leves de IgG e IgA.
	
d) Existem cinco classes ou isótopos de cadeias leves, correspondendo às cadeias leves de IgG, IgA, IgM, IgD e IgE.
e) Existem cinco classes ou isótopos de cadeias pesadas, correspondendo às cadeias pesadas de Igk, IgA, IgM, IgD e IgY.
22. São características dos macrófagos, exceto
a) Produzem citocinas quando ativados;
b) Produzem anticorpos quando sensibilizados
c) Apresenta diferentes nomes, de acordo com o tecido;
d) Presente em tecidos saudáveis;
e) Realizam a Fagocitose e Apresentam de antígenos
23. Substâncias secretadas pelas células do Sistema Imune que têm como função mediar as funções do Sistema Imunológico, servindo também como mecanismo de comunicação entre as células:
a) Antígenos
b) Citocinas
c) Toxinas
d) Enzimas proteolíticas
e) Anticorpos
24. Os leucócitos, células brancas, constituem um conjunto de células que tem origem na medula óssea e se diferenciam para depois atingirem o nível sistêmico. Essas células fazem parte da resposta imune inata e adquirida, que são sistemas de defesa do organismo que protegem contra microrganismos invasores e contribuem para a homeostasia do organismo. Sobre as células da resposta imune, qual das células abaixo fazem parte da resposta imune inata:
a) Células B
b) Linfócitos TCD4
c) Macrófagos
d) Linfócitos TCD8
e) Nenhuma das anteriores
25. Os leucócitos, células brancas, constituem um conjunto de células que tem origem na medula óssea e se diferenciam para depois atingirem o nível sistêmico. Essas células fazem parte da resposta imune inata e adquirida, que são sistemas de defesa do organismo que protegem contra microrganismos invasores e contribuem para a homeostasia do organismo. Sobre as células da resposta imune, qual das células abaixo não faz parte da resposta imune inata:
a) Neutrófilos
b) Células dendríticas
c) Células NK
d) Linfócitos T e B
e) Monócitos
26. Em citologia, chamam-se macrófagos as células de grandes dimensões do tecido conjuntivo, ricos em lisossomas, que fagocitam elementos estranhos ao corpo. Os macrófagos derivam dos monócitos do sangue e de células conjuntivas ou endoteliais. Intervêm na defesa do organismo contra infecções. Também são ativos no processo de involução fisiológica de alguns órgãos. É o caso do útero, que, após o parto, sofre uma redução de volume, havendo uma notável participação dos macrófagos nesse processo. Têm característica afinidade de cooperação com os linfócitos T e B. Possuem duas grandes funções na resposta imunitárias: fagocitose e destruição do microrganismo; e apresentação de antigênicos. Estas células recebem nomes distintos a depender do tecido em que esteja localizado. Como se chamam os macrófagos localizados no fígado:
a) Células de Kupffer
b) Micróglia
c) Macrófagos
d) Osteoclastos
e) Macrófagos alveolares
27. A imunidade inata evoluiu juntamente com os microrganismos de modo a proteger todos os seres multicelulares de infecções. Alguns componentes do sistema imune inato do mamífero são muito similares àqueles existentes em plantas e insetos, sugerindo que seu aparecimento se deu em ancestrais comuns. Sendo assim, sobres a imunidade inata, é INCORRETO afirmar:
a) A imunidade inata é a primeira resposta aos microrganismos que previne, controla ou elimina a infecção do hospedeiro por muitos patógenos.
b) O sistema imune inato também reconhece moléculas endógenas que são produzidas ou liberadas por células danificadas ou mortas. Essas substâncias são denominadas padrões moleculares associados a dano (DAMP).
c) O sistema imune inato reconhece estruturas moleculares que são características de patógenos microbianos, mas não de células de mamíferos. As substâncias microbianas que estimulam a imunidade inata são denominadas padrões moleculares associados aos patógenos (PAMP).
d) Em uma resposta imune inata há uma notável especificidade para moléculas distintas e uma capacidade de "lembrar" e responder com mais intensidade em exposições repetidas ao mesmo microrganismo.
e) A imunidade inata aos microrganismos estimula as respostas imunológicas adaptativas e pode influenciar a natureza das respostas específicas, tornando-se mais eficazes contra diferentes tipos de patógenos.
28. As vias de ativação do sistema complemento são:
a) Clássica, facultativa e intermediária
b) Clássica, alternativa e lectina
c) Alternativa, convencional e complementar
d) Fagocitica, interativa e lectina
e) Clássica, alternativa e fagocítica
29. O C3b:
a) é uma toxina anafilática.
b) opsoniza bactérias.
c) é uma forma inativa de C3.
d) diretamente destrói bactérias.
e) diretamente destrói vírus.
30. Qual das células abaixo poderá originar o macrófago?
a) Basófilo
b) Eosinófilo
c) Linfócitos T
d) Neutrófilos
e) Monócitos
31. Dentre as classes de anticorpos, a única de caráter transplacentário é a:
a) IgA.
b) IgD.
c) IgE.
d) IgG.
e) IgM.
32. Correlacione as colunas e assinale a alternativa que representa a sequencia correta:
1- IgG	 ( ) presente nas secreções/mucosas 
2- IgM ( ) atravessa a placenta 
3- IgA ( ) participa na anafilaxia (reações alérgicas) 
4- IgE ( ) primeiro anticorpo secretado
a) 1, 4, 2, 3.
b) 2, 3, 4, 1.
c) 3, 1, 4, 2.
d) 1, 3, 4, 2
e) 3, 2, 4, 1
33. O nível relativo de anticorpos IgM específico ao patógeno pode ser de importância diagnóstica laboratorial, devido:
a) A IgM é mais fácil de ser detectada do que os outros isótipos;
b) A infecção viral com freqüência resulta em uma resposta contendo altos níveis de IgM;
c) Níveis relativamente altos de IgM frequentemente se relacionam com a primeira exposição ou exposição recente ao agente desencadeador;
d) Por apresentarem a molécula TCR em sua estrutura de pentâmero são capazes de neutralizar qualquer microrganismo em início de infecção.
e) Os anticorpos IgM são mais protetores contra reinfecções doque os outros isótipos;
34. Um paciente após o uso de uma medicação parenteral teve choque anafilático. Que célula apresenta-se aumentada no hemograma
a) hemácias
b) neutrófilos
c) basófilos
d) plaquetas
e) mastócitos
35. Alguns tipos de cânceres têm a característica de ter baixa quantidade de moléculas de MHC-I em sua superfície. Nesses casos a célula do sistema imune que vai eliminar diretamente a célula tumoral será
a) Linfócitos T CD8.
b) Células dendríticas.
c) Linfócitos T CD4.
d) Células NK (natural-killer).
e) Linfócitos B.
36. A quimiotaxia é definida como um movimento direcionado de uma célula ao longo de um gradiente de concentração crescente de moléculas de atração (chamadas quimioatraentes). É uma propriedade usada pelos neutrófilos, quando migram para o local do tecido onde a Concentração de fatores quimiotáticos é mais alta: em outras palavras, o epicentro do processo inflamatório (Peakman & Vergani, 1999). Como se denomina o movimento dos leucócitos do sangue para os tecidos, através das paredes vasculares?
37. A secreção sebácea é contínua e muito aumentada na puberdade, em consequência da reprodução acelerada de hormônios sexuais. Qualquer distúrbio no fluxo da secreção para a superfície da epiderme pode causar uma inflamação nos ductos obstruídos, denominada acne. As inflamações são caracterizadas por sinais e sintoma típicos, também chamados de sinais flogísticos. Cite os sinais flogísticos de uma resposta inflamatória.
38. João foi mordido por uma cobra jararaca, recebeu soro antiofídico a tempo e conseguiu se salvar. Tempos depois, uma cobra cascavel, mordeu João, mas ele achou, que como já tinha tomado o soro anteriormente, não precisava procurar ajuda médica e morreu. Por quê?
39. (Sistema Imunitário: Parte I Fundamentos da imunidade inata com ênfase nos mecanismos moleculares e celulares da resposta inflamatória Rev. Bras. Reumatol. 2010). O Sistema Complemento (SC) é constituído por uma família de mais de 30 glicoproteínas plasmáticas, sintetizadas principalmente no fígado, mas também por macrófagos e fibroblastos. Cada componente ativado no SC adquire atividade proteolítica, ativando os elementos seguintes em cascata. Ao longo do processo, ocorre a produção de diversos mediadores que alteram a permeabilidade vascular e contribuem para o desenvolvimento da resposta inflamatória. Explique as três funções básicas deste sistema.
40. Cada molécula de anticorpo é bifuncional. Uma região de molécula é responsável pela ligação ao antígeno, enquanto uma região diferente promove as chamadas funções efetoras. Cite as funções efetoras dos anticorpos.
41. O tecido sanguíneo é constituído por glóbulos denominados hemácias, leucócitos e plaquetas, sendo que os glóbulos que apresentam função de defesa são os leucócitos também denominados de glóbulos brancos, que podem ser classificados em polimorfonucleares ou granulócitos e mononucleares ou agranulócitos. Uma criança apresentando como resultado do leucograma uma leucocitose eosinofílica está sendo devidamente tratada pelo seu pediatra contra uma infecção parasitária. Como você justificaria o referido tratamento escolhido pelo médico responsável?

Continue navegando