Buscar

potfolio ciencia politica aula 05

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
BACHARELADO EM GESTÃO PÚBLICA
TURMA 2017.1 – RUSSAS
FRANCISCO GABRIEL SANTOS
CIÊNCIA POLÍTICA
	
TUTOR – JUAN PABLO COLERA VIDAL
ATIVIDADE DE PORTFÓLIO 
	
	
	
RUSSAS, SETEMBRO DE 2017.
Atividade de portfólio
Diante do que foi exposto podemos notar o que se pede no dado portfolio que no meu ver é que possamos dar exemplos de processos decisórios por parte de gestores público.
No Brasil as decisões políticas acontecem diariamente, e que mais me revolta é ver que muitas vezes essas decisões são tomadas de forma equivocadas prejudicando ainda mais a população brasileira. Acredito que os gestores deveriam ver mais ainda o conceito de decisões políticas que no caso diz que são decisões que determinam quais interesses serão favorecidos num meio social. Num sentido amplo praticamente todas as decisões humanas são políticas. Entretanto, o termo é mais comumente usados para se referir a decisões em que se escolhe representantes, se delega poder, ou se reivindicam mudanças de poder ou de priorização de interesses. O comportamento político de seres humanos costuma ser pouco racional, provavelmente devido a sua relevância durante a evolução humana e a relevância social que tem atualmente. O comportamento pouco racional e cheio de intrigas torna processos de administração pública bastante complicados, conflituosos e burocráticos.
Diante da definição podemos citar alguns exemplos de processos políticos decisórios.
Alguns exemplos de decisões políticas positivas para os brasileiros:
Proclamação da independência e da Republica; A volta das eleições diretas; Decisões negativas para os brasileiros, porem positivas para os políticos:
No governo Costa e Silva, baixar o Ato institucional n.º5, que limitava liberdades individuais de todos os cidadãos.
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, ofertou às esposas e esposos dos parlamentares passagens áreas
Podemos notar diariamente inúmeras decisões que geram pontos negativos para os brasileiros, podemos citar o fato da reforma da previdência, de fato garantiria muito mais recurso para os futuros pensionistas mais é fisicamente impossível um ser humano trabalhar durante tanto tempo da sua vida. Outro ponto que podemos citar é o fato de muitas vezes as consequências só atingirem a população menos favorecida, em muitos casos as leis criadas as decisões feitas não iriam afetar o público com um alto poder aquisitivo grande. 
O fato é que as decisões devem sim ser tomadas, entretanto de forma em que os governantes sejam neutros nesse processo, ou seja, não tendenciado suas escolhas para si próprio, pois o povo os colocaram ali para tomar decisões que ajudassem o povo afinal são seus representantes e não seu malfeitores que só visam o lucro pessoal esquecendo do seu real papel diante de vários problemas.
Os problemas políticos do Brasil são claros e estão expostos diariamente nos jornais!
Basicamente são:
– Corrupção.
– Nepotismo.
– Falta de ideologia política.
– Falta de projeto político para o Brasil.
– Domínio de uma elite que utiliza do seu poder financeiro para se manter no poder político. – Descaso com políticas públicas para a população.
– Práticas assistencialistas sem um projeto a longo prazo para resolver os problemas.
– Utilização da maquina pública para interesses particulares.
Os problemas políticos brasileiros só aumentam dia a dia e os atores desses problemas permanecem à deriva da justiça, três são o estado de coisa que pode ser transforma em problema político são eles crise, catástrofe, mobilização dos atores políticos e oportunidade política. As duas primeira o Brasil passa ou está passando, poder ser crise que os estado ou município passa, os problemas da políticas econômica que tem uma mudança na alta de impostos, aumento da gasolina, cortes em alguns programas sociais que prejudica a população, outra que acontece muito são as catástrofe com as fortes chuva que muitas vezes tem alagamento de ruas, casas, buraco nas pista, esgoto entupido e os deslizamento de terra, os problemas da política de habitação do espaço ocupado. Com os isso os gestores tem obrigação de agir em busca de soluções cabíveis. Outro é mobilização social poder vir ocorre por movimentos sociais para busca de seus direitos ou serviços, eles vão busca solução do seus problema no estado para soluciona-lo, no Brasil tem alguns um deles é questão cultural, que as vezes eventos não tratado como cultura Brasileira, questão dos ambientalista. A terceira é oportunidade política são os políticos que passa na frentes da mobilização social que mostra uma solução através de programa governamental e social. 
Diante de tantos fatos negativos e positivos para o brasil os governantes dever ter como prioridade inicial na tomada de decisões é o planejamento pois Quanto maior for a quantidade e a qualidade de informações disponíveis e quanto mais claros forem a missão e os objetivos da organização, melhores serão as chances de obter bons resultados com o planejamento.
Referências:
Decisão Política e Atores Políticos.
Decisões políticas, estratégicas, táticas e operacionais.
https://politicaemdia.wordpress.com/2010/03/01/os-problemas-politicos-do-brasil/

Outros materiais

Outros materiais