Buscar

256521

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

GESTALT-TERAPIA, HUMANISMO
E EXISTENCIALISMO.
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE II
1
Movimento literário e filosófico, que Integra o homem em corpo e alma, contrariamente ao paradigma positivista que considera a alma em detrimento do corpo. Exalta a liberdade e a dignidade do homem, sendo que para Ginger e Ginger o humanismo é “qualquer teoria ou doutrina que tenha como objetivo a pessoa humana e seu desenvolvimento”
	( 1995, p 29).
HUMANISMO
2
Grandes pensadores humanistas desenvolveram pensamentos que convergem diretamente para os conceitos das psicologias humanistas, como Maslow, por exemplo, com sua “Hierarquia das necessidades”, na qual afirma que necessidades de outros níveis surgem, na medida em que as necessidades básicas são atendidas, e as dividiu hierarquicamente da seguinte forma:
HUMANISMO
3
Necessidades orgânicas – respiração, sede, fome e etc.
Necessidade de segurança ou de proteção.
Necessidade de pertencer a um grupo.
Necessidade de estima e de reconhecimento social.
Necessidade de realização pessoal e de seu potencial.
HUMANISMO
4
Pitágoras coloca que “O homem é a medida exata das coisas” e que por conta disso, o mundo deve ser pensado a partir dele e de forma a impedir que esta condição humana se perca do centro. Quando isso acontece , a centralização das coisas, das máquinas e do poder, impedem o homem de existir, caracterizando a desumanização do contexto.
	(Ribeiro, 1985, p.28.)
HUMANISMO
5
Integra o homem filosoficamente em corpo e alma, contrariamente ao paradigma positivista que considera a alma em detrimento do corpo. Exalta a liberdade e a dignidade do homem
Apresenta-se como a tentativa do homem em compreender-se e de fazer-se compreender .
HUMANISMO
6
Enfatiza o autoconhecimento – conhecer a si próprio oferece a oportunidade de experimentarmos o nosso poder e os nossos limites.
Amor paritário – relações paritárias (Humanismo Cristão) – nos humanizamos no entre, na relação com nossos iguais, é o que nos diferencia das demais coisas no mundo.
HUMANISMO
7
	SÓCRATES “CONHECE-TE A TI MESMO”.
	Conhecer-se é tornar possível o exercício da generosidade consigo mesmo que consiste em valorizar suas habilidades e respeitar suas limitações. 
	Conhecer a si mesmo é gozar do poder de interagir satisfatoriamente consigo mesmo e com o mundo, na busca de compreendê-lo e de compreender-se.
HUMANISMO
8
O Humanismo tem o homem como centro, no entanto não busca-se que a pessoa verta-se para si mesma numa atitude individualista. Assim quando ouvimos falas individualistas, acolhemos sua legitimidade na experiência presente do cliente, e seu sentido atual deve ser compreendido profundamente pelo terapeuta. 
Nada de julgamentos apriorísticos na abordagem gestáltica. Julgamentos morais fechados à investigação do sentido são uma das maiores debilidades da escuta terapêutica e culmina em sua falência.
HUMANISMO
9
Valorização do homem;
ser- aí - no –mundo(dasein);
idealização do homem com um vir-a-ser;
ênfase do aqui e agora do homem;
valorização do positivo do homem;
consciência do negativo do homem; e
HUMANISMO
10
 EXISTENCIALISMO E GESTALT-TERAPIA
11
O existencialismo pode ser entendido como um conjunto de doutrinas filosóficas cujo tema central é a existência humana em sua concepção individual e particular, tendo por objetivo compreender o homem como ser concreto nas suas circunstâncias e no seu viver, conforme se mostra na sua realidade. 
EXISTENCIALISMO E GT
12
Na perspectiva existencial, o homem é concebido como um ser livre e responsável por construir a própria existência. Tal concepção foi sintetizada por Sartre (2012, p. 25) ao afirmar que "a existência precede a essência". 
EXISTENCIALISMO E GT
13
Isso significa que o homem surge no mundo como um ser particular, sem a possibilidade de definição prévia, e somente depois poderá vir a ser. Portanto, ele não é como uma semente que traz em si características imutáveis, não podendo ser nada além do que está determinado no cerne de seu ser. 
EXISTENCIALISMO E GT
14
Ao contrário, ele é entendido como um ser livre para escolher sua essência a cada instante, consumando, assim, seu projeto de vida e de ser no mundo. Ao fazê-lo, torna--se o único responsável por sua existência. Nascemos como seres de possibilidades e escolhemos a todo instante, ao longo de toda a nossa existência, aquilo que queremos ser. 
EXISTENCIALISMO E GT
15
Assim uma mulher do campo, com habilidades em trabalhos e afazeres específicos, e uma mulher urbana absorvida no mercado de trabalho e em construções teóricas, possuem em si mesmas a mesma definição de mulher (existência) neste caso o que é visto, precedeu a sua essência, que é o que a define como mulher do campo ou como mulher urbana (essência).
EXISTENCIALISMO E GT
16
“A essência humana, dessa forma, jamais é estática ou uma mera repetição de fenômenos a partir de fatos ocorridos no passado. Essa condição assegura ao homem a peculiaridade de poder transforma-se e, se necessário, recomeçar e reconstruir a cada instante uma vida quedada diante do sofrimento e das agruras da existência “. (CAMON, 1993, p. 13)
EXISTENCIALISMO E GT
17
SARTRE
“Não importa o que fizeram com você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram com você.”
EXISTENCIALISMO E GT
18
Assim o homem possui total responsabilidade sobre sua existência, conceito largamente difundido e trabalhado em gestalt-terapia através do princípio da responsabilidade, no qual a pessoa aprende a se responsabilizar por quaisquer que sejam as sua escolhas.
EXISTENCIALISMO E GT
19
O existencialismo apresenta, assim como a GT, uma instrumentalização baseada no forte vinculo com a realidade, com o atual, com o presente, com o que acontece agora na existência, o que torna possível considerações fenomenológicas e reflexivas, no tocante a investigação da existência humana. 
EXISTENCIALISMO E GT
20
O homem nada mais é do que aquilo que ele faz de si mesmo, sendo responsável por seus atos e existência, que vão constituir a sua essência.
O homem não é responsável somente por si, mas por todos os homens. 
O homem é um ser de escolha,mesmo quando decidi não escolher.
O homem é um ser de liberdade.
EXISTENCIALISMO E GT
21
O homem é um ser de projeto,um vir a ser no mundo(Dasein);
cliente (arquiteto da própria vida)e o psicoterapeuta (consultor do projeto de vida); 
compromisso com o atual, com o real, com o que acontece agora na existência.
EXISTENCIALISMO E GT
22
 “Fazer Gestalt é bem um consumar de essências na relação a dois. É um colocar-se todo para se descobrir inteiro na relação e na vida”.
 (Ribeiro, 1985, p.31).
EXISTENCIALISMO E GT
23
CAMON, V. A. A. Psicoterapia Existencial. São Paulo: Livraria Pioneira
Editora, 1993.
GINGER, S.; GINGER, A. Gestalt: uma terapia do contato. 2. ed. São Paulo:
Summus, 1995. 
MENDONÇA, M. M. A Psicologia Humanista e a Abordagem Gestáltica.In. FRAZÃO, Lilian; FUKUMITSU, Karina Okajima. Gestalt-terapia: fundamentos epistemológicos e influências filosóficas. São Paulo: Summus, 2013. p. 11 -23.
_________RIBEIRO, J.P. Gestalt-terapia: Refazendo um Caminho. 4. ed. São Paulo: Summus Editorial, 1985.
___________. Vade-mécum de Gestalt-terapia. São Paulo: Summus
editorial, 2006.
SARTRE, J. O existencialismo é um humanismo. Ed. 3 Editora Presença. Coleção
síntese. 1987.
STEGMULLER, W. A filosofia contemporânea. São Paulo: Editora Pedagogica e
Universitaria USP, 1977. 
REFERÊNCIAS
24
ORAÇÃO DA GESTALT
Eu faço minhas coisas, e você faz as suas.
 Eu não estou neste mundo para viver as suas expectativas.
E você não está neste mundo para viver as minhas.
Você é você, e eu sou eu.
 E, se por acaso, nós nos encontrarmos, será ótimo.
 Se não, nada se pode fazer.
25

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais