Buscar

Intensivo_de_Arte_vers_o_3.ppt

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Intensivo de Arte
*
*
Cronograma – Plano de Estudo
 Tema 1: História da Arte - Movimentos Artísticos
1º Bloco: Pré-História ,Paleolítico e Neolítico, Arte Egípcia, Grega, Roma, Gótica - Renascimento, Barroco, Rococó, Neoclassicismo e Romantismo. 
02 Horas/aulas.
2º Bloco: Realismo, Impressionismo, Pós-Impressionismo e Expressionismo - Cubismo, Dadaísmo, Surrealismo e Pop Art , Arte Africana .
02 Horas/aulas.
*
*
Cronograma – Plano de Estudo
3º Bloco : Arte Conceitual, Op Arte, Arte Cinética e Arte Contemporânea.
02 Horas/aulas.
4º Bloco: Arte Brasileira, Arte Indígena, Semana de Arte Moderna, Contemporaneidade.
02Horas/aulas.
*
*
Cronograma – Plano de Estudo
Tema 2: Leitura e Interpretação da Imagem
Bloco Único: Análise da Imagem – Leitura Formal, Interpretativa e contextualização.
Tipo de imagens(reconhecer se é pintura, fotografia, desenho e suas categorias, gravura, etc..)
Leituras da Imagem (elementos visuais: cor, forma, textura, profundidade, linhas e pontos)
Análise da Imagem: (referenciais artísticos e contextualização com a atualidade) – Charges, Cartoons, H.Qs, obras de arte, fotografias (publicitárias e artísticas), cartazes e anúncios.
02 Horas/aulas.
*
*
Cronograma – Plano de Estudo
Tema 3: Intertextualidades – Verbal e Não-Verbal
Bloco Único : Relacionar e Distinguir os textos:
1- Os textos verbais (poesia, textos jornalísticos, anúncios publicitários e cartazes, folders, banners, panfletos, manchetes, literaturas, letras de músicas, crônicas, etc...)
2- Os textos não-verbais (pintura, fotografia, H.Qs e charges, ícones, logotipos e logomarcas, etc...)
02 Horas/aulas.
*
*
Pré-História
Paleolítico ou Idade da Pedra lascada.
Destacamos as pinturas rupestres e a confecção de utensílios confeccionados em osso e madeira e depois em pedra e marfim.
Neolítico ou Idade da Pedra Polida.
Destacamos o cultivo entre os primitivos, o surgimento da arquitetura e escultura.
*
*
*
*
Arte Egípcia
A arte representa, exalta e homenageia constantemente o faraó e as diversas divindades da mitologia egípcia, sendo aplicada principalmente a peças ou espaços relacionados com o culto dos mortos, isto porque a transição da vida à morte é vista, antecipada e preparada como um momento de passagem da vida terrena à vida após a morte, à vida eterna e suprema.
*
*
*
*
Arte Grega
Os artistas gregos buscavam representar, através das artes, cenas do cotidiano grego, acontecimentos históricos e, principalmente, temas religiosos e mitológicos. As grandes obras de arquitetura como os templos, por exemplo, eram erguidos em homenagem aos deuses gregos.
 
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Arte Romana
A arte romana antiga seguiu os modelos e elementos artísticos e culturais  da Grécia Antiga e chegou a "copiar" estátuas clássicas. Imperadores, deuses e figuras mitológicas foram retratados nas esculturas romanas. Durante a época do auge do Império Romano, houve a construção de diversos monumentos públicos em homenagem aos imperadores romanos. Na arquitetura, destacam-se a construção de portais, aquedutos, prédios, monumentos e templos.
A pintura mural (afrescos) recorreu ao efeito da tridimensionalidade. Os afrescos da cidade de Pompéia (soterrada pelo vulcão Vesúvio em I a.C.) são representativos deste período. Cenas do cotidiano, figuras mitológicas e religiosas e conquistas militares foram temas das pinturas romanas.
 
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Arte Românica
Arte românica é o nome dado ao estilo artístico vigente na Europa entre os séculos XI e XIII, durante o período da história da arte comumente conhecido como "românico". O estilo é visto principalmente nas igrejas católicas construídas após a expansão do cristianismo pela Europa e foi o primeiro depois da queda do Império Romano a apresentar características comuns em várias regiões. 
*
*
*
*
*
*
*
*
Arte Gótica
Enquanto a Arte Românica tem um caráter religioso tomando os mosteiros como referência, a Arte Gótica reflete o desenvolvimento das cidades. Porém deve-se entender o desenvolvimento da época ainda preso à religiosidade, que nesse período se transforma, contribuindo para o desenvolvimento racional das ciências, tendo Deus como elemento supremo. Dessa maneira percebe uma renovação das formas, caracterizada pela verticalidade e por maior exatidão em seus traços, porém com o objetivo de expressar a harmonia divina. O termo Gótico foi utilizado pelos italianos renascentistas, que consideravam a Idade Média como a idade das trevas, época de bárbaros, e como para eles os godos eram o povo bárbaro mais conhecido, utilizaram a expressão gótica para designar o que até então chamava-se "Arte Francesa ".
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Renascimento
Os artistas, escritores e pensadores renascentistas expressavam em suas obras os valores, ideais e nova visão do mundo, de uma sociedade que emergia da crise do período medieval. O elemento central foi o humanismo, no sentido de valorizar o ser humano, considerado a obra mais perfeita de Cristo.
Daí surge o antropocentrismo renascentista, ou seja, a idéia do homem como centro das preocupações intelectuais e artísticas.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Barroco
A arte barroca procurou captar a realidade em pleno movimento. Mais do que estrutura, porém, o que se buscava era o embelezamento de portas e janelas e da ornamentação de interiores. As colunas, altares e púlpitos eram recobertos com espirais, flores e anjos – revestidos de ouro –, numa integração da pintura, escultura e arquitetura, exercendo sobre o espectador uma grande atração visual. No Brasil, a exploração do ouro e de pedras preciosas na região de Minas Gerais impulsionou a produção da arte barroca.
*
*
*
*
*
*
*
*
Rococó
A palavra rococó tem origem no termo francês “rocaille” que é um tipo de decoração de jardim em formato de conchas. 
- Uso de cores luminosas e suaves, em contraposição às cores fortes do Barroco;
 - Estilo artístico marcado pelo uso de linhas leves, sutis e delicadas;
 - Utilização de linhas curvas;
 - Uso de temas da natureza: pássaros, flores delicadas, plantas, rochas, cascatas de águas;
 - Uso de temas relacionados a vida cotidiana e relações humanas;
 - Representação da vida profana da aristocracia;
 - Arte sem influência de temas religiosos (exceção do Brasil);
 - Busca refletir o que é refinado, agradável, sensual e exótico.
 
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Neoclassicismo
O neoclassicismo foi um movimento artístico (pintura, literatura, escultura e arquitetura), surgido na Europa por volta de 1750, durando até meados do século XIX. Este movimento teve como objetivo principal resgatar os valores estéticos e culturais das civilizações da Antiguidade Clássica (Grécia e Roma).
  Valorização de temas e padrões estéticos da arte clássica antiga. Heróis e seres da mitologia grega, por exemplo, foram temas recorrentes nas pinturas e esculturas neoclássicas.
 Forte influência das ideias filosóficas do iluminismo, principalmente as ligadas à razão.
 Na pintura, o uso de cores frias e a valorização da perspectiva foram recursos muito utilizados.
*
*
*
*
*
*
Romantismo
O romantismo é a arte do sonho e fantasia. Valoriza as forças criativas do indivíduo e da imaginação popular. Opõe-se à arte equilibrada dos clássicos e baseia-se na inspiração fugaz dos momentos fortes da vida subjetiva: na fé, no sonho, na paixão, na intuição, na saudade, no sentimento da natureza e na força das lendas nacionais.
*
*
*
*
*
*
Independência ou Morte de Pedro Américo

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando