Buscar

1291238 Direito Financeiro Estudo dirigido para a 1ª prova 2017.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo dirigido para a 1ª prova – 04/10
Unidade 1:
Direito Financeiro e Finanças Públicas (Ciência das Finanças) são conceitos correlatos, mas não idênticos. Identifique a diferença, destacando o objeto de estudo de cada um deles. 
O que você entende sobre atividade financeira do Estado? Seria uma atividade instrumental? Por quê? 
Cite e explique os principais elementos relacionados à atividade financeira do Estado.
As finanças públicas brasileiras atuais são finanças saudáveis ou em crise? Por quê? Contextualize.
No texto de Aliomar Baleeiro (“Uma introdução à ciência das finanças”), o autor utiliza a expressão “essência política do fenômeno financeiro”. Explique o que você entendeu sobre a expressão utilizada pelo autor, relacionando-a com os principais itens dos gastos públicos brasileiros. 
Unidade 2:
O que você entendeu sobre a ideia de “libertarismo fiscal”? Ela está presente em nosso cotidiano? Por que o libertarismo sempre relaciona o tributo com as necessidades estatais (“a máquina do Estado”) e nunca com as necessidades da população, da sociedade civil, da coletividade?
Explique de que maneira as posturas que as pessoas têm diante da tributação refletem as posturas que as pessoas têm quanto aos direitos e deveres de umas em relação às outras. 
O fato de existir realmente corrupção no setor público é um bom argumento para se defender que, “no fundo, os tributos só servem para alimentar a grande máquina do governo”?
À luz do dos objetivos fundamentais da CR/88, relacione os conceitos de justiça social e tributação.
Vimos que, no imaginário das pessoas, está a convicção de que tudo aquilo que elas possuem e conquistam ao longo da vida decorre somente do mérito pessoal próprio, fruto exclusivo da “meritocracia”. No livro “O mito da propriedade”, os autores afirmam que tanto o tributo como a herança e a propriedade privada são instituições sociais que impactam fortemente (e diferentemente) a vida econômica de cada pessoa. De que forma o livro lança uma nova luz sobre a “meritocracia” real vigente na sociedade?
Unidade 3:
Qual o conceito de accountability? É possível haver finanças públicas e direito financeiro desprovidos de accountability?
O que o accountability tem a ver com a crise brasileira atual?
Foi visto que um dos instrumentos fundamentais de accountability na área das finanças públicas é representado pelos Tribunais de Contas. Considerando a nossa realidade brasileira, qual sua opinião sobre a efetividade desses órgãos como instrumentos de fiscalização, transparência e responsabilização política?  
Explique o que é accountability horizontal e accountability vertical. Exemplifique.
Qual a relação entre accountability e financiamento de campanhas eleitorais?
Unidade 4: 
Qual é a carga tributária brasileira atual? Como foi sua trajetória recente? Como se situa essa carga tributária frente ao montante médio existente nas principais nações?
Em termos de sua composição (tributos sobre a renda, propriedade, consumo), como a carga tributária brasileira se situa frente à carga tributária da média dos demais países?
Quais os principais gastos públicos atuais no Brasil e seus montantes em proporção do PIB? Você acha que a maioria da população brasileira conhece esses dados?
O que é superávit primário e qual sua relação com o pagamento de juros da dívida pública?
Por que o Brasil passou de uma situação de superávit primário recorrente para uma situação de déficit primário?
O que é a “taxa SELIC”? Qual sua relação com as finanças públicas? O que é política monetária e qual sua relação com a inflação?
Qual a taxa de juros reais na economia brasileira atual? Qual a relação disso com o crescimento econômico e com o investimento?
Quais os setores do serviço público brasileiro que apresentam remuneração mais alta? Qual a relação entre tal realidade e a explosão do número de faculdades de direito no Brasil? Que efeitos isso pode ter sobre a economia nacional?

Outros materiais