Buscar

Resumo e conceitos EC1 pt2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO E CONCEITOS
ÉTICA E CIDADANIA – PROVA 2
Platão: Filosofia caracterizada pela presença de um dualismo entre o chamado “mundo sensível” e “mundo das ideias”. Utilização de mitos para exemplificar teorias e acontecimentos da vida. Obra principal: A República.
Mundo sensível: Mundo físico. Local de convivência dos homens repleto de coisas copiadas/imitadas do mundo das ideias (mímesis).
Mundo das ideias: Hiperurâneo ou Planície da Verdade. Local de onde vieram as almas das pessoas, almas essas que comtemplaram lá coisas e tentaram reproduzí-las no mundo sensível.
Mito da caverna: Homens acorrentados dentro de uma caverna desde o nascimento. Veem sombras projetadas no fundo da caverna que retratam cenas do cotidiano e as julgam e discutem sobre tais imagens. Caso um dos homens pudesse sair da caverna e ver as figuras que projetam as sombras e voltasse para contar a “verdade”, seria ridicularizado. Homens: nós; caverna: mundo; sombras: cultura e conceitos pré-concebidos.
Doutrina da Alma: Ideia platônica que afirma estar a alma sempre em busca de uma purificação através das virtudes. Razão, vontade e apetite, juntas, formam o conceito de Justiça para Platão.
Teoria da reminiscência: A alma vive de resquícios do Hiperurâneo.
“A República”: O homem só se realiza eticamente na organização da sociedade, sendo os governantes guiados pela virtude da razão – a prudência, os guerreiros pela virtude da vontade – a fortaleza e os comerciantes e artesãos pela virtude do apetite – a temperança.
Aristóteles: Considerado o sistematizador da ética com a obra “Ética a Nicômaco”.
“Ética a Nicômaco”: Distinção das virtudes morais humanas – a escolha, por deliberação racional, do meio termo (méson) entre a falta e o excesso de algo; Alma dividida em parte irracional (sensitiva, vegetativa, apetitiva) e parte racional (razão), sendo necessário a dominação da primeira por parte desta última; Caráter humano moldado pela prática de virtudes ou de vícios; Justiça: síntese de todas as virtudes, sobretudo a honra, a riqueza, a conservação da vida, etc; Por ter caráter universal, a lei pode incorrer em situações particulares – início da jurisprudência (ius prudentia).
Ética aristotélica (ética da imanência): O pensamento racional deve excluir a possibilidade de contradições ou meios termos (O que é, é e não pode “não ser” ao mesmo tempo; sim e não); Homem como um conjunto de realidades distintas: sensitiva, biológica, intelectiva e divina; A ética possui 4 eixos: natural (homem fruto da natureza), finalista (busca pela felicidade), racional (razão como guia das ações) e heterônoma (externa ao homem). Ser ético é praticar virtudes, ser feliz e ter bons amigos, ser suficiente de bens materiais e viver numa sociedade justa.

Continue navegando