Buscar

Resumo e conceitos ECON P2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

RESUMO E CONCEITOS
ECONOMIA POLÍTICA - PROVA 2
Economia: Formas racionais de uso de recursos escassos para satisfazer necessidades ilimitadas. Do grego “oikos” (casa) e “nomos” (regra/norma), diz respeito ao uso eficiente dos recursos e está, com base no senso comum, ligada à produção e ao trabalho humano. 
KARL MARX
Criador do socialismo e do comunismo. Viveu numa sociedade desigual em período de revolução industrial. Para ele, há uma sociedade com infinita capacidade de produção, mas há uma intensa desigualdade social que reprime essa capacidade. As lutas classes são o motor da história. 
Materialismo histórico: O trabalho é tido como base da sociedade e, consequentemente, da economia.
Materialismo dialético: A sociedade, por ser baseada em classes que, por sua vez, estão sempre em conflito, tende mudar constantemente.
KEYNES
Uma economia capitalista tem como fator determinante o investimento. Viveu em período de crise e instabilidade econômica do capitalismo. Para ele, a autorregularão do mercado não funcionava. Propõe um rompimento com o liberalismo econômico e intervenção temporária do Estado na esfera do mercado, já que esse não “quebra” nem “visa lucro” e, portanto, teria ações benéficas. Criação de uma economia mista.
Investimento: gasto destinado a aumentar a capacidade produtiva (de uma fábrica ou empresa, por exemplo). Há sempre uma parte que arca com um custo e outra que recebe uma renda.
Teoria do gasto público não produtivo: teoria que explica de que forma se dá a atuação do Estado no mercado. Segundo Keynes, o Estado não produz bens de consumo, ele apenas gera necessidades que serão sanadas e, nesse processo, há geração de empregos e incentivo ao investimento, sem o qual o sistema capitalista não funcionaria. 
Economia mista: atuação do Estado em momentos propícios - redução de impostos, taxas de importação, incentivo fiscal, etc.
ESTRUTURAS DE MERCADO
A concorrência é o motor do mercado. Cada setor comporta diferentes estratégias de concorrência. A capacidade de manipular o mercado é chamada de “poder de marcado” e a resposta da sociedade vem através da legislação, que não impede a concentração econômica, mas sim o abuso do poder econômico.
Concorrência perfeita: Modelo teórico, ideal. Quanto mais empresas no mercado oferecendo o mesmo produto, mais difícil e remota a possibilidade de apenas uma tirar vantagem do próprio mercado. Deve haver: um grande número de fornecedores; b) oferta de produtos homogêneos; c) livre mobilidade. Numa livre concorrência, a única maneira de os fornecedores tornarem seus produtos atrativos é através do PREÇO.
Concorrência imperfeita: Há poucos produtores e os produtos são apenas similares (substitutos próximos). A concorrência se dá, além do preço, através da diferenciação dos produtos oferecidos - embalagens, marketing, etc.
Oligopólio: Oferta encontrada em poucas e grandes empresas que controlam o mercado. A concorrência se dá apenas pela diferenciação dos produtos.
Cartéis: Atuação combinada de duas ou mais empresas no mercado quanto aos preços, descontos, setores de atuação e a quantidade de produção. Implica na eliminação da concorrência. Crime - art. 170 da CF. Para acabar com cartéis, a única solução legal são os chamados acordos de leniência, no qual as próprias empresas denunciam o esquema.
Monopólio: Há apenas uma empresa em determinado setor do mercado. Pode haver um monopólio natural, quando o serviço ou produto é prestado apenas por uma empresa devido restrições de caráter técnico. Ex.: empresas de saneamento básico, de energia elétrica, de telefonia fixa, etc.
FALHAS DE MERCADO
Acesso à informações relevantes: A sociedade atual tem como principal característica a transformação de qualquer relação em relação de mercantilização, trazendo-as para dentro do mercado. Ex.: futebol, carnaval, etc.
Consumidor: Todo aquele que compra um produto para uso final.
Desigualdade: O produtor possui, numa relação de consumo, mais informações acerca do produto do que o consumidor - processo de produção, materiais utilizados, custo real de produção, etc.
Lei 8.078 CDC: Estabelece os PROCONS, a fim de diminuir tais desigualdades às quais os consumidores se veem susceptíveis.
Concentração econômica
Escala de produção: Quanto maior a quantidade produzida de um bem, menor seu custo unitário.
Automação: Processo através do qual as empresas, pro meio de inovações no maquinário, aumentam a qualidade e a quantidade da produção sem aumentar seu custo.
Lei 12.529/11 - Lei de Prevenção e Repressão às Infrações Contra a Ordem Econômica - artigos 30 e 31.
Externalidades: Efeitos positivos ou negativos causados pela atuação das empresas no mercado. Tem caráter ambiental, principalmente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais