Buscar

LEIS PORTUGUESAS

Prévia do material em texto

LEIS PORTUGUESAS 
Primeiros habitantes : Celtas , Iberos , Tartéssios , Cartaginesses , Fenicios , Gregos , e os Celtibericos , destacando – se entre eles os Lusitanos , que habitavam o norte e o centro do que hoje é Portugal . 
Os Lusitanos formavam pequenos estados , que poderiam ser chamados aristocráticos , em cidades .
Estas possuíam um chefe de estado que exercia poderes políticos , religiosos e judiciais sobre os habitantes .
No século II a.C , os romanos ao chegarem na península , sofreram resistência , inclusive dos lusitanos , após incursões mais fortes por parte do exercito romano eles acabaram por sucumbir .
No final do primeiro século , foi feito uma reforma administrativa por Roma , esta reforma dividia a península em três províncias .
Em 212 d.C. a Romanização foi coroada , com a Constituição Antniana ,que concedeu cidadania romana a todos os habitantes do império . Isto significava na pratica , que todos os que habitavam em território romano ou conquistado por Roma teriam acesso a direitos e deveres contemplados pelas leis romana . 
OS MUÇULMANOS NA PENINSULA 
Ultimos anos de vida de Maome , apenas parte da península Arabica estava conquistada pelos muçulmanos , após a sua morte foi formado um Estado teocrático militar , governado por Califas , chefes de estados políticos religiosos , que lideraram um movimento expansionista .
FATORES QUE INFLUENCIARAM ESTA EXPANSÃO : necessidade de terras férteis , explosão demográfica , o interesse na ampliação das atividades comerciais , conversão dos outros povos e o Jihad , a Guerra Santa e o dever dos muçulmanos de combater os infiéis .
ELEMENTOS QUE AUXILIARAM RAPIDES DA EXPANSÃO : a fraqueza dos impérios Bizantinos e Persa e a descentralização de poder do norte as Africa e a fragmentação da Europa medieval .

Continue navegando