Buscar

problemas de saúde mental em todo o mundo são privadas de seus direitos humanos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

10 DE OUTUBRO – DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL
Milhares de pessoas com problemas de saúde mental em todo o mundo são privadas de seus direitos humanos. Eles não são apenas discriminados, mas estigmatizadas e marginalizados, estando também sujeitas a abuso emocional e físico tanto nas instituições de saúde mental como em suas comunidades. Cuidados de má qualidade devido à falta de profissionais de saúde qualificados e instalações precárias levam a sucessivas violações.
No Dia Mundial da Saúde Mental, a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) nos lembra que o conceito de saúde vai além da mera ausência de doenças — só é possível ter saúde quando há completo bem-estar físico, mental e social. Assim como, é necessário lutar para se ter um ambiente que respeite e proteja os direitos básicos civis, políticos, socioeconômicos e culturais, para que a promoção da saúde mental ocorra como se espera. Sem a segurança e a liberdade asseguradas por esses direitos, torna-se muito difícil manter um elevado nível de saúde mental.
Diversos fatores podem colocar em risco a saúde mental dos indivíduos; entre eles, rápidas mudanças sociais, condições de trabalho estressantes, discriminação de gênero, exclusão social, estilo de vida não saudável, violência e violação dos direitos humanos.
Há também fatores psicológicos e de personalidade específicos que tornam as pessoas vulneráveis aos transtornos mentais. Por último, há algumas causas biológicas, incluindo fatores genéticos, que contribuem para desequilíbrios químicos no cérebro, segundo a OMS.
Saúde mental e bem-estar são fundamentais para nossa capacidade coletiva e individual, como seres humanos, para pensar, nos emocionar, interagir uns com os outros e ganhar e aproveitar a vida, lembra a organização.
Políticas nacionais de saúde mental não devem se ater apenas aos transtornos mentais, mas também reconhecer e abordar as questões mais amplas que promovem a saúde mental. Elas incluem a integração da promoção da saúde mental às políticas e programas em setores governamentais e não governamentais. Além da saúde, é essencial envolver os setores de educação, trabalho, justiça, transporte, meio ambiente, habitação e bem-estar.
Em 2013, a Assembleia Mundial da Saúde aprovou o “Comprehensive Mental Health Action Plan for 2013-2020”. O plano é um compromisso de todos os Estados-membros da OMS na tomada de medidas específicas para melhorar a saúde mental e contribuir para a realização de um conjunto de metas globais.
O objetivo global do Plano de Ação é promover o bem-estar mental, prevenir transtornos mentais, fornecer cuidados, aprimorar a recuperação, promover direitos humanos e reduzir a mortalidade, morbidade e deficiência para pessoas com transtornos mentais. Ele se concentra em quatro objetivos-chave:
• Reforçar a liderança eficaz e governança para saúde mental;
• Fornecer serviços abrangentes, integrados e responsivos de saúde mental e serviços de assistência social em configurações de bases comunitárias;
• Fortalecer sistemas de informação, evidência e pesquisa sobre saúde mental.
Neste Plano de Ação, é dada ênfase especial à proteção de direitos humanos, o fortalecimento e empoderamento da sociedade civil para o lugar central da atenção de base comunitária.
Infelizmente as últimas pesquisas da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostram um crescimento significativo das doenças mentais em todo o mundo. Desta forma, a mensagem que podemos passar a todos neste dia é: se você está sofrendo e com sintomas que persistem sem melhora e não tem como dar conta disso sozinho, procure uma ajuda. 
No âmbito nacional, apesar de alguns retrocessos, a Política Nacional de Saúde Mental, apoiada na lei 10.216/02, busca consolidar um modelo de atenção à saúde mental aberto e de base comunitária. Isto é, que garante a livre circulação das pessoas com transtornos mentais pelos serviços, comunidade e cidade, e oferece cuidados com base nos recursos que a comunidade oferece. Este modelo conta com uma rede de serviços e equipamentos variados tais como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), os Centros de Convivência e Cultura e os leitos de atenção integral (em Hospitais Gerais), bem como o Programa de Volta para Casa que oferece bolsas para egressos de longas internações em hospitais psiquiátricos, também faz parte desta Política. 
“Saúde Mental, direito e compromisso de todos”.
Fontes:
- 10 de Outubro Dia Mundial de Saúde Mental -Patrícia de Mello / Psicóloga da Unidade CAPS I de Água Boa. Prefeitura Municipal de Água Boa – MT- 06/10/2005
- Pahoo / Universidade Federal do Espírito Santo / Calendarr
- https://www.unodc.org/lpo-brazil/pt/index.html
	EQUIPE NUPST

Outros materiais