Buscar

Conteúdo CPTGE Iª Unidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Edivaldo Ferreira Jr - cptge
O Estado- origem e formação 
Conceito:
Para se compreender o conceito de Estado, deve-se ter em mente o conceito de sociedade e suas características, pois a seu modo o Estado nada mais é do que uma sociedade organizada política e juridicamente, visando o bem estar social, possuindo poder determinado e próprio, com território determinado.
Darcy Azambuja: "É a organização político-jurídica de uma sociedade para realizar o bem público, com governo próprio e território determinado“. AZAMBUJA, Darcy. Op. cit. P. 06. 
Dalmo de A. Dallari: “Todas as sociedades políticas que, com autoridade superior, fixam as regras de convivência de seus membros“. DALLARI, Dalmo de Abreu. Op. cit. P. 52. 
Para Sahid Maluf: "Estado é o órgão executor da soberania nacional” 
 John W. Burgess (Sahid Maluf) : “Estado é uma parte especial da humanidade considerada como unidade organizada". 
Thomaz M. Cooley (Sahid Maluf): “Estado é uma sociedade de homens unidos para o fim de promover o seu interesse e segurança mútua, por meio da conjugação de todas as suas forças”. 
ORIGEM DO TERMO ESTADO
Não faz muito tempo que passou a ser empregada a palavra Estado no sentido que a conhecemos. 
Na antigüidade os gregos utilizavam o termo polis. 
Os romanos empregavam civitas. 
O termo Estado (derivado do latim status= estar firme), com significado hoje conhecido foi empregado pela primeira vez por Maquiavel (o Príncipe), passando a ser utilizado pelos italianos, sempre relacionado a cidades independentes. Ex: stato di Firenze 
O uso da palavra Estado, indicando uma sociedade política (dotada de certas características bem definidas), aparece só no séc. XVI, o que, para alguns autores, demonstra que o Estado só passou a existir a partir de então. 
Hoje, pode-se afirmar que o termo é universalmente utilizado; état (francês), staat (alemão), state (inglês), stato (italiano) e estado (português e espanhol).
É interessante destacar que não há um consenso acerca da origem do Estado, do mesmo modo como ocorre com a origem da sociedade.
 Há três teorias existentes:
O Estado sempre existiu;
A sociedade existia sem que houvesse a existência do Estado;
O Estado enquanto sociedade política dotada de características bem definidas. 
1 - O Estado sempre existiu, assim como a própria sociedade, pois o homem sempre viveu integrado numa organização social, dotada de poder e com autoridade para determinar o comportamento do grupo;
2 - A sociedade existia sem que houvesse a existência do Estado, o qual foi sendo criado para atender as necessidades e conveniências do grupo social;
3 - O Estado, por ser somente a sociedade política, dotada de certas características , só veio a surgir no séc. XVII, para Karl Schimidt o conceito de Estado não é válido para todos os tempos, mas surge quando nasce a idéia e prática da soberania. Balladore Pallieri destaca a Paz de Westfália (1648) França X Alemanha, como marco do aparecimento do Estado.
FORMAÇÃO DO ESTADO
A par das discussões acerca da origem, temos que admitir que o Estado, se hoje existe, como tal, teve sua formação em determinada época. Esta formação se fez de forma originária (partindo de agrupamento humanos ainda não integrados a qualquer Estado), ou de forma derivada (formação a partir de Estados preexistentes). 
I)Formação originária:
 Formação natural ou espontânea Estado se formou por ato voluntário 
1.1) teve origem familiar ou patriarcal:
1.2) originou-se por ato de força, conquista ou violência;
1.3) teve origem em causa econômica ou patrimonial;
1.4) surgiu do desenvolvimento interno da sociedade.
I)Formação originária:
 1.1) teve origem familiar ou patriarcal: situa o núcleo social fundamental na família. A ampliação da família formou o Estado - Robert Filmer;
São as mais antigas. Vêem no Estado o desenvolvimento e a ampliação da família. Equívoco. Não confundir Estado e sociedade (esta sim derivada da família -célula). Confunde a origem do Estado com a origem da humanidade. Sociedade humana e sociedade política são termos distintos. Esta tem fins mais amplos do que a família. O Estado, além disso é a reunião de várias famílias.
I)Formação originária:
1.2) originou-se por ato de força, conquista ou violência, (Oppenheimer- Duguit), os mais fortes se impuseram aos mais fracos, gerando o estado. Há um primeiro grupo formado por Oppenheimer, Lester Ward, Cornejo que, inspirados em Darwin, vêem na sociedade política o produto da luta pela vida, nos governantes a sobrevivência dos mais fortes. 
I)Formação originária:
1.3) teve origem em causa econômica ou patrimonial, tendo as necessidades humanas, e a busca por supri-las provocando a união de pessoas e o surgimento do Estado. A teoria marxista (Marx e Engles) destaca-se dentre os defensores da teoria econômico do surgimento do Estado.
Existem dois pontos fundamentais da teoria marxista do Estado.
A qualificação do Estado como um instrumento da burguesia para a exploração do proletariado e a afirmação de que, não tendo existido nos primeiros tempos da sociedade humana, o Estado poderá ser extinto no futuro, já que é um instrumento artificial para satisfazer os interesses da minoria.
I)Formação originária:
1.4) surgiu do desenvolvimento interno da sociedade (Robert Lowie).
O Estado é visto como um germe em todas as sociedades humanas, as quais, dependem dele enquanto são pouco desenvolvidas.
É o próprio desenvolvimento espontâneo da sociedade que dá origem ao Estado.
2- Formação contratual foi à vontade do homem que levou ao aparecimento do Estado (os que defendem a formação contratual da sociedade = Estado).
II)Formação derivada
Formação a partir de Estados preexistentes
Fracionamento 
União 
Forma atípicas 
II)Formação derivada
Fracionamento forma-se a partir do desmembramento de Estado já constituído (território colonial separa-se da metrópole “independência” - África do pós-guerra; território de um Estado integrado se separa - Singapura separando-se da Malásia).
II)Formação derivada
União dois ou mais estados se unem para formar um novo, desaparecendo os estados antigos. Tem sido mais comum através de constituição de federações, que embora possuindo poder central único, permite a preservação das autonomias locais e das características sócio culturais de cada componente da federação. 
II)Formação derivada
Forma atípicas repartição de um Estado em dois (a República Democrática Alemã e a República Federal Alemã , após a II Guerra), criação por ato da ONU (Israel), o Estado da Cidade do vaticano, etc.

Outros materiais

Outros materiais