Buscar

Resumo origem e evolução do estado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Teoria Gera do Estado-TGE
Resumo: ORIGEM E FORMAÇÃO DO ESTADO
Estado é a situação eterna de convivência, ser uma sociedade politicamente organizada, mas sempre foi utilizada para determinar uma sociedade política e o responsável por transformar o Estado em uma sociedade política foi Maquiavel, em seu livro “O Príncipe” escrito em 1513, onde coloca o Estado ligado a uma sociedade política.
Com isso surgiram inúmeras teorias sobre a Origem do Estado, porém foram três causa determinantes para surgimento do Estado.
· Estado surge junto com a sociedade. Quando o homem nasce e integrado numa organização social, dotada de poder e autoridade para determinar o comportamento de todo grupo.
· Ao contrário do anterior a sociedade existiu sem o Estado durante um período, com o tempo e por vários motivos originou o Estado para atender às necessidades de grupos sociais.
· A teoria de Karl Schmidt e Balladore Pallieri o Estado tem o conceito histórico concreto que surge com a ideia e a prática da soberania, que só ocorreu no século XVII.
As causas determinantes para o surgimento do Estado.
· Familiar: onde a família é o núcleo e o elemento inicial do Estado. A família se expande aparecendo como sociedade política.
· Força: quando um grupo mais forte domina o mais fraco. O Estado surge para regular as relações entres dominantes e dominados.
· Causas econômicas ou patrimoniais: O Estado surge para regular relação patrimonial, por exemplo, a propriedade e relações econômicas.
As principais teorias que tentam explicar a formação dos Estados são:
· Formação Derivada do Estado – Fracionamento: quando uma parte do território de um estado se desmembra e passa a constituir um novo Estado.
· União dos Estados: quando dois ou mais Estados resolvem unir-se, para compor um novo e único Estado.
Resumo: EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO ESTADO
O estudo da evolução histórica do Estado não tem a intenção de nos mostrar as curiosidades, ele é fundamental na descoberta de movimentos constantes e muito valiosos para formação de probabilidades de evoluções futuras do Estado.
· Antigo: não existia uma diferença entre o Estado, a religião, a família e a organização econômica, formavam um conjunto confuso. O Estado Antigo aparece como unidade geral, não havendo divisão interior, territorial e de funções. A principal influencia no Estado foi religiosa, tudo era justificado em uma vontade divina.
· Grego: com a principal característica é a cidade-Estado (polis), a cidade era independente visando a autossuficiência econômica. Era uma sociedade política de maior expressão, existe uma elite que compõem a chamada classe política, essa participa das decisões em assuntos de caráter público.
· Romano: A característica da organização do Estado Romano é a base familiar, toda estrutura de Estado era pensada na estrutura familiar. O povo participa das decisões do governo, porém, a noção de povo era restrita, apenas uma pequena parte da população. Os governantes supremos eram os magistrados, ou seja, as famílias patrícias. Com uma evolução lenta e um sólido núcleo de poder politico, a instituição era mais forte que a sociedade.
· Medieval: Marcado pelo cristianismo, as invasões dos bárbaros e o feudalismo. No plano do Estado a Idade Média se trata de um dos períodos mais instáveis e difíceis. Pretendia-se uma grande unidade politica, livre da influencia de fatores tradicionais. O cristianismo afirma a unidade da Igreja, ideia de igualdade aos homens, visava a universalidade cristã como ideia de Estado universal, com os mesmos princípios e as mesmas normas de comportamento. A igreja estimulava o Império como unidade politica, porém, havia vários centros de poder, todos com autoridade e o Imperador não se submetia a Igreja. Assim, formalmente o Império era o poder supremo, mas na prática não existia uma autoridade de fato, nem uma ordem correspondente a este poder supremo. Com a invasão dos bárbaros, houve uma grave perturbação e fortes transformações na ordem estabelecida, introduziram novos costumes, as regiões invadidas formaram unidades politicas independentes, resultando em numerosos Estados.
· Moderno: O principal motivo para a criação do Estado Moderno é a necessidade de ordem e autoridade, pois como vimos no Estado Medieval existia uma enorme instabilidade politica, econômica e social. Este processo de um estado ocorreu em diferentes momentos e de formas distintas na Europa Ocidental. A principal característica é a centralização politica, o poder do Estado centralizado. Existia uma independência da autoridade estatal, o poder tem como titular o Estado, o Estado se torna um ente publico, não é propriedade de um senhor.

Continue navegando