Buscar

exercicio1 psicicologia 2

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA GERAL I 
	Período Acad.: 2017.3 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Paulo sempre interpreta de maneira errada ou distorce as ações das outras pessoas, no seu dia a dia,demonstrando desconfiança sistemática e excessiva. O comportamento é generalizado. Guarda rancor, não perdoa injúrias ou ofensas. Neste caso, podemos dizer que ele apresenta o transtorno de personalidade conhecido como:
		
	
	
	
	
	Emocionalmente estável
	
	
	Esquizóide
	
	
	Dependente
	
	
	Ansiosa
	
	 
	Paranóide
	
	
	
		2.
		Diversas classificações não científicas de personalidade, do senso-comum, procuraram relacionar as características físicas com o comportamento típico do indivíduo (gordo ¿ preguiçoso; magro - vigoroso etc). Qual a consequência desta compreensão de personalidade no dia a dia das pessoas?
		
	
	
	
	
	A interação social fica facilitada quando reconheço a personalidade de uma pessoa a partir de suas características físicas.
	
	
	Compreender como o físico correlaciona-se ao psicológico permitindo ao senso-comum melhor interpretar a personalidade das pessoas.
	
	 
	O resultado é a indução de pré-julgamentos; desprovidos de sentido e muitas das vezes preconceituosos.
	
	
	Compreender a persona, ou seja, aquilo que é apresentando pelo indivíduo.
	
	
	Compreender as interações dos fatores que constroem a personalidade do indivíduo.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Os profissionais de Saúde realizam diariamente, por meio de intervenções e ações próprias do processo de trabalho das equipes, atitudes que possibilitam suporte emocional aos pacientes em situação de sofrimento. Neste caso a saúde mental poderia ter o caráter de promover novas possibilidades de modificar e qualificar as condições e modos de vida, através das:
		
	
	
	
	 
	intervenções precoces, segundo a psiquiatria preventiva, que evitam o surgimento ou desenvolvimento de doenças mentais.
	
	
	ações de simples atendimento realizado nas unidades de saúde como sendo apenas um dispositivo para a formação de vínculo e a prática de cuidado.
	
	
	intervenções de saúde para que não se transformem em regras rígidas, sob a consequência de que estas ações estejam apenas baseadas na remissão dos sintomas, descontextualizadas da vida do usuário e do território em que ele vive.
	
	
	ações e dos exercícios de narrar seus sofrimentos, ter a possibilidade de escutar a si mesmo enquanto narra, além de ser ouvido por um profissional de saúde atento.
	
	 
	atitudes de simplesmente desabafar e de escutar, sendo que o desabafo é comum no dia a dia de muitas pessoas, independentemente de elas exercerem um ofício profissional relacionado à saúde.
	
	
	
		4.
		A expressão transtorno mental, adotada em lugar de doença, acompanha o critério da CID-10 (1993, p. 5). Há comprometimento quando: I - Funções mentais superiores recebem interferência, dificultando ou afetando a atuação (por exemplo, o indivíduo não consegue lembrar-se de compromissos); II - Atividades da vida diária, rotineiras, usualmente necessárias, sofrem comprometimento em algum grau; III - Existe o desvio ou conflito social sozinho, sem comprometimento do funcionamento do indivíduo. Marque a alternativa correta:
		
	
	
	
	
	Apenas os critérios III e II são falsos
	
	 
	Apenas o critério III é falso
	
	
	Apenas os critérios II e III são verdadeiros
	
	
	Apenas os critérios II e I são falsos
	
	 
	Apenas o critério III é verdadeiro
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Entende-se como indivíduo "mentalmente saudável" aquele que: I ¿ Apresenta algum tipo de conflito social, mas sem comprometimento do seu funcionamento e enfrenta esses desafios, compreendendo que não pode ser tudo para todos. II ¿ Enfrenta desafios e mudanças da vida cotidiana, compreendendo que não é perfeito e vivencia uma vasta game de emoções ficando triste às vezes. III - Atividades da vida diária, rotineiras, usualmente necessárias, sofrem comprometimento em algum grau, mas o indivíduo procura ajuda para lidar com seus problemas. Considerando as sentenças I, II e III, marque a alternativa correta:
		
	
	
	
	 
	Apenas as sentenças II e III são verdadeiras
	
	 
	Apenas a sentença III é falsa
	
	
	Apenas as sentenças II e I são falsas
	
	
	Apenas as sentenças III e II são falsas
	
	
	Apenas a sentença III é verdadeira
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		"É quando o indivíduo sempre interpreta de maneira errada ou distorce as ações das outras pessoas, demonstrando desconfiança sistemática e excessiva. O comportamento é generalizado. Guarda rancor, não perdoa injúrias ou ofensas e, portanto, busca reparações; desconfia de todos; demonstra-o e toma medidas de segurança acintosas, inoportunas e ofensivas". O tipo de comportamento descrito anteriormente refere-se ao seguinte transtorno de personalidade:
		
	
	
	
	 
	esquizóide
	
	
	ansioso
	
	
	histriônico.
	
	 
	paranóide.
	
	
	dependente
	
	
	
		7.
		Birman & Costa (1994) apresentam uma hipótese que a psiquiatria clássica vem desenvolvendo uma crise teórica e prática devido a uma radical mudança quanto ao seu objeto que deixa de ser o tratamento da doença mental e passa a ser a promoção de saúde mental. Considerando-se o modelo da psiquiatria basagliana entendemos que:
		
	
	
	
	
	Caracterizada como um processo de adaptação social. Ou seja, a terapêutica deixa de ser individual e passa a ser coletiva; deixa de ser assistencial e passa a ser preventiva.
	
	
	Crença de que o manicômio é uma instituição única e adequada para o acolhimento terapêutico.
	
	 
	Extensão da psiquiatria ao espaço público com o objetivo de prevenir e promover a saúde mental.
	
	 
	Houve uma ruptura baseada num olhar crítico para o saber e práticas psiquiátricas instituídas. Buscam realizar uma desconstrução na Psiquiatria e defendem o direito e a cidadania dos pacientes.
	
	
	Crença de que o manicômio é uma ¿instituição de cura¿. Urge resgatar esse lado positivo da instituição através de uma reforma interna da organização psiquiátrica.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		A Pessoa não é abstração conceitual em teorização especulativa. É ente humano concreto diferente de todos os outros, portanto único, irredutível a qualquer sistema classificativo pela sua liberdade-situada.A cada pessoa corresponde um conjunto de qualidades, não sendo, contudo, repositório de tudo o que é humano e isto justifica a compreensão:
		
	
	
	
	 
	da personalidade, isto é, aquilo que é mostrado através dos papéis sociais que as pessoas desempenham.
	
	
	do princípio da vida pessoal que é da responsabilidade de cada um, pois a sua significância é múltipla
	
	 
	do todo vivo e individual, único, que se vai construindo a partir do nascimento, por uma integração dinâmica somente de fatores orgânicos e intelectuais
	
	
	do que está associado a fatores hereditários e constitucionais, que influenciam na maturidade emocional,como os aspectos morais
	
	
	do juízo que a pessoa faz de si mesma, o bem estar, e que tem a ver com a parte subjetiva da saúde mental.
	 Gabarito Comentado

Continue navegando