Buscar

053.15023_Aula08_4608470 (1).doc

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADES DAS AULAS 5, 6, 7 e 8
ATIVIDADE DA AULA 05
Por que dizemos que ninguém é sujeito da autonomia de ninguém [...] a autonomia, enquanto amadurecimento do ser para si, é processo, é vir a ser? Comente. (mínimo 08 linhas)
 As pessoas possuem seus próprios desejos e interesses. Cada um deve ser respeitado em sua autonomia, tendo o direito a expressar suas ideias a agir por si mesmo. Cada pessoa precisa ter seu próprio desenvolvimento pessoal; cada um reage a um determinado tempo e é necessário dar tempo ao tempo. Ninguém é autônomo primeiro para depois decidir. O processo de autonomia ele vai se construindo a partir da experiência de varias, ou inúmeras decisões que vão sendo tomada no decorrer da situação. É como viver o tempo, esperar o tempo passar. Porque todos nós somos diferentes, mas alguns são todos iguais, é crescer, deixar de ser criança. 
ATIVIDADE DA AULA 06
De acordo com os estudos realizados, comente sobre a frase: O problema da democratização da educação não está restrito na questão da prática educacional, pura e simplesmente, mas no enfoque dado pelos educadores a esta prática. (mínimo 08 linhas)
A filosofia e a educação se fazem campos correlatos de estudo e de pratica, e em nenhum outro período da historia se registra afirmação mais decisiva, primeiro, quanto a função da educação na formação e distribuição dos indivíduos pela sociedade e, em segundo lugar, quanto ao reconhecimento de que sociedade ordenada e feliz será aquela em que o individuo esteja a fazer aquilo a que o destinou sua natureza.
É viável trazer as questões pedagógicas para o âmbito da sala de aula e da didática ali empregada. E assim caracterizar a sala de aula como o foco irradiador da escola democrática onde os professores tem um papel fundamental nessa questão. Sabemos que a educação, de uma maneira geral não é democrática. A elite dominante determina as regras do jogo, as quais sabemos de antemão quem serão os vencedores e quais os perdedores. A prática educacional pode ser comparado a um jogo de cartas marcadas, uma vez não interessa à burguesia a ascensão das classes populares aos níveis do poder decisório. Paulo freire denuncia esta pratica dizendo que “geralmente, as elites acusam o povo de fraqueza ou incapacidade e por isso suas soluções não dão resultado”.
 
ATIVIDADE DA AULA 07
Por que dizemos que a Pedagogia Crítica implica a clareza dos determinantes sociais da educação, a compreensão do grau em que as contradições da sociedade marcam a educação e, consequentemente como é preciso se posicionar diante dessas contradições e desenreda a educação das visões ambíguas, para perceber claramente qual é a direção que cabe imprimir a questão educacional? Comente. (mínimo 08 linhas)
A pedagogia critica implica a clareza dos determinantes sociais da educação e, consequentemente como é preciso se posicionar diante a essas contradições e desvendar a educação das visões ambíguas existentes. Para se perceber mais com clareza qual é a direção que se cabe a imprimir a questão educacional, partindo desse ponto de vista de natureza humana em que o homem precisa produzir de forma continua a sua existência e são através do trabalho que ele age na natureza adaptando-se as suas necessidades. A educação deve ser considerada com um processo de trabalho não material, no qual, o produto não separa do ato de produção. O trabalho educativo e o ato de produzir direta ou indiretamente em cada pessoa em modo singular, onde a humanidade é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto de homens. 
ATIVIDADE DA AULA 08
Referente à frase comente: Qualquer filosofia da educação, insatisfeita com o que é a educação, propõe uma nova concepção de educação, apela para o que deve ser a educação, no desejo de a tornar melhor do que hoje é, e, desse modo, melhorar ou aperfeiçoar o homem. (mínimo 08 linhas)
Ora o que deve ser não é ainda o que é; uma proposta não seria proposta se fosse já da ordem dos fatos- de onde o seu caráter necessariamente utópico. Mas aquilo que deve ser é aquilo que pode ser realizado. Não teria sentido dizer o que deve ser a educação, para ser melhor, se isso não pudesse ser realizado e realizável. Enfim, a dimensão utópica não constitui a fraqueza de uma filosofia, mas precisamente a sua força, a sua vitalidade e o seu poder. A influência platônica se faz presente no pensamento de muitos filósofos, educadores, e existe também a influência de outros grandes pensadores. Pois tal aperfeiçoamento exige-se muito mais que empenho e dedicação, visando buscar através da filosofia respostas para questões cotidianas no âmbito escolar.
Obs.:
Todas as respostas devem obedecer o mínimo de linhas pedido, caso não aconteça será descontado pontuação (de 0,5 pontos por atividade);
Enviar as atividades de acordo com as normas da ABNT: tamanho da letra 12, sem negrito, sem itálico e sem caixa alta. Tipo da Fonte: Time New Roman, cor preta.
Margens: 3cm (superior e esquerda); 2cm (inferior direita);
Não precisa enviar cabeçalho nas atividades;
Enviar perguntas e respostas no portfólio da aula 08;
Enviar todas as atividades (5, 6, 7 e 8) no mesmo documento (doc ou docx);
ENVIAR TODAS AS ATIVIDADES JUNTAS, NO MESMO DOCUMENTO, EM UM ÚNICO PORTFÓLIO (AULA 08);
Depois de corrigidas as atividades, não há possibilidade de reenvio.

Outros materiais