Buscar

Fudamentos das ciencias sociais

Prévia do material em texto

Sobre a Socialização, são corretas as assertivas abaixo, com exceção de : (MOURA, 2013, p.24)
		
	
	É a extensão de vantagens particulares, por meio de leis e decretos, à sociedade inteira. É o processo de integração dos indivíduos em um grupo.
	 
	Socialização é o ato ou efeito de socializar, ou seja, de tornar social, fazendo o ser individual se impor sobre o ser social.
	
	Socialização significa aprendizagem ou educação, no sentido mais amplo da palavra, aprendizagem essa que começa na primeira infância e só termina com a morte doa pessoa.
	
	É o processo pelo qual o indivíduo é integrado numa sociedade desenvolve o sentimento coletivo da solidariedade social e do espírito de cooperação, adquirindo os hábitos que o capacitam para viver numa sociedade.
	
	Socialização é o ato ou efeito de socializar, ou seja, de tornar social, fazendo o ser social se impor sobre o ser individual.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403588420)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere as afirmativas a seguir:
 I. A matéria prima da "Ciência Natural" não pode ser isolada em laboratório;
 II. O cientista social desenvolve hipóteses e as testas em laboratório;
III. Nas ciências naturais, a prova ou teste de uma dada teoria pode ser feita por dois observadores situados em locais diversos, que chegarão a resultados iguais;
IV. As ciências sociais lidam com realidades e "verdades" dinâmicas em diferentes contextos temporais e regionais.
São corretas as seguintes afirmativas:
		
	
	II e IV
	
	I e II
	
	I e III
	 
	III e IV
	
	I e IV
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403665477)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No Brasil e em outros países, o etnocentrismo fundamentou muitas práticas etnocidas e genocidas, oficiais e não-oficiais, contra populações culturalmente distintas das de origem européia, cristã e ocidental, principalmente indígenas e africanas. Discriminação de etnia e de classe social também se inclui entre as formas de etnocentrismo. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa que apresenta uma interpretação contrária ao etnocentrismo.
		
	 
	e) ¿O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais. 1- O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional¿. (Constituição Federal de 1988 na Seção II ¿ Da Cultura, Art. 215.)
	
	As sociedades humanas se desenvolvem por estádios ou estados que vão sendo superados sucessivamente: o estado teológico, o metafísico e o positivo. Os povos indígenas e as etnias afro-brasileiras encontram-se nos estádios teológico ou metafísico e, por essa razão, permanecem nos estratos sociais inferiores e marginais de nossa sociedade. (Baseado em Augusto Comte.)
	
	¿Esta Lei regula a situação jurídica dos índios ou silvícolas e das comunidades indígenas, com o propósito de preservar a sua cultura e integrá-los, progressiva e harmoniosamente, à comunhão nacional¿. (Estatuto do Índio, Lei No 6001 de 19 de dezembro de 1973, Artigo 1º, ainda em vigor.)
	
	¿Quando nos referimos a uma raça, não individualizamos tipos dela, tomamo-la em sua acepção mais lata. E assim procedendo vemos que a casta negra é o atraso; a branca o progresso, a evolução[...]¿ (Revista Brazil Médico, 1904.)
	
	d) ¿[...]segundo o que até aqui escrevi acerca dos Coroados [Kaingang] dos Campos Gerais, é evidente que, no seu estado selvagem, são eles superiores em inteligência, indústria e previdência a muitos outros povos indígenas, e talvez até em beleza. Dada essa circunstância, dever-se-ia pôr todo o empenho em aproximá-los dos homens de nossa raça e, após, encorajar os casamentos mistos entre eles e os paulistas pobres [...]. Devo dizer, porém, que é mais fácil matar e reduzir os Coroados à escravidão, do que despender tais esforços em seu favor¿. (Saint- Hilaire, V. E. Viagem à Comarca de Curitiba ¿1820.)
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201404042922)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A forma de pensamento mais simples é chamada de senso comum. Trata-se de fazer afirmações sobre o mundo fora do método mitológico, religioso, do filosófico e do científico, por outro lado consiste numa afirmação descoordenada e sem nexos em si. O pensamento científico, por outro lado, usa os seguintes elementos:
		
	 
	a razão e o nexo entre eventos naturais e sociais.
	
	o pensamento lendário e a matemática.
	
	os fatos sobrenaturais e os fenômenos divinos.
	
	a falta de bom senso e a filosofia.
	
	o senso comum, os eventos sobrenaturais e religiosos.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403997025)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre algumas das características do senso comum, podemos marcar como verdadeira apenas a seguinte opção:
		
	
	Não recebe influência de questões subjetivas;
	 
	Subjetivo/intuitivo e Fundamentado na experiência de vida;
	
	Testador de hipóteses;
	
	Objetivo e imparcial;
	
	Alicerçado na pesquisa sistemática;
	Identifique o fenômeno considerado como precursor da Sociologia.
		
	
	A Revolução Industrial (1760 a 1840) na Inglaterra trazendo prosperidade social ao incorporar mulheres e crianças à força de trabalho.
	
	A Revolução Francesa (1789 a 1899) proporcionando um período de paz e prosperidade à sociedade francesa ao acomodar os interesses da nobreza, burguesia e classe operária.
	 
	O aperfeiçoamento dos métodos produtivos, a concentração de terras e dos meios de produção aliado ao crescente contingente humano que passa de camponeses e artesões a trabalhadores assalariados.
	
	A revolução Russa (1917) com a derrubada do regime czarista de Nicolau II e implantação do regime comunista.
	
	O surgimento da máquina a vapor aliado ao fato dos indivíduos serem considerados indolentes e preguiçosos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201404160164)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para Auguste Comte, considerado por muitos como o fundador da sociologia, as sociedades humanas, em sua busca de entendimento do mundo, passavam por fases evolutivas que comporiam a chamada Lei dos Três Estados, a respeito das quais é possível afirmar que: I. No estado metafísico o pensamento era conduzido pela crença de que a sociedade se constituía como expressão da vontade divina. II. No estado teológico, com a superação das explicações sobrenaturais, a sociedade passou a ser entendida em termos naturais, sob a égide da argumentação filosófica. III. No estado positivo, passou-se a verificar a aplicação de técnicas científicas ao mundo social. O esforço da sociologia seria de elaboração de leis gerais explicativas da sociedade. É correto o que se afirma em:
		
	 
	I e III.
	 
	I e II.
	 
	I, II e III
	 
	Somente III.
	 
	Somente I.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201404009598)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para a questão que segue, leia as assertivas abaixo: I. É reflexivo, mas, estando limitado pela familiaridade com o objeto, não pode ser reduzido a uma formulação geral. A característica de assistemático baseia-se na "organização" particular das experiências próprias do sujeito cognoscente, e não em uma sistematização das idéias, na procura de uma formulação geral que explique os fenômenos observados, aspecto que dificulta a transmissão de pessoa a pessoa, desse modo de conhecer. É verificável, visto que está limitado ao âmbito da vida diária e diz respeito àquilo que se pode perceber no dia-a-dia. II. É sistemático, já que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de idéias (teoria) e não conhecimentos dispersos e desconexos. Possui a característica da verificabilidade, a tal ponto que as afirmações (hipóteses) que não podem ser comprovadasnão pertencem ao seu âmbito de análise e reflexão. Constitui-se em conhecimento falível, em virtude de não ser definitivo, absoluto ou final e, por este motivo, é aproximadamente exato: novas proposições e o desenvolvimento de técnicas podem reformular o acervo de teoria existente. III. Parte do princípio de que as "verdades" tratadas são infalíveis e indiscutíveis, por consistirem em "revelações" da divindade (sobrenatural). A adesão das pessoas passa a ser um ato de fé, pois a visão sistemática do mundo é interpretada como decorrente do ato de um criador divino, cujas evidências, não são postas em dúvida nem sequer verificáveis. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, os tipos de conhecimentos ilustrados acima:
		
	
	I - Senso comum / II - Religioso / III - Científico
	 
	I - Senso comum / II ¿ Científico / III - Religioso
	
	I ¿ Religioso / II - Religioso / III - Científico
	
	I - Senso comum / II - Filosófico / III ¿ Científico
	
	I - Senso comum / II ¿ Marxista / III - Religioso
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201404061710)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia atentamente o texto abaixo e assinale a alternativa correta: ¿Fifa cria cartilha polêmica para estrangeiros e acaba criticando o Brasil (...)Entre elas está a falta de pontualidade para os compromissos e a flexibilidade dos horários no País. Dessa forma, a Fifa também faz críticas aos atrasos nas obras dos estádios do Mundial. "No Brasil é muito comum fazer as coisas no último minuto. A recomendação aos turistas é que tenham muita paciência. No final, tudo estará pronto a tempo. Isso pode ser aplicado aos estádios", diz o texto. Os costumes dos brasileiros no trânsito, nas filas e nas casas noturnas também fazem parte da cartilha de Joseph Blatter. Dos dez tópicos, apenas um é positivo, quando a Fifa sugere aos turistas experimentar o açaí¿ (texto extraído do site do jornal O Estado de São Paulo).
		
	
	Pode-se afirmar que o texto é um exemplo de relativismo cultura já que procura mostrar as diferenças entre nossa cultura e as demais
	
	Pode-se afirmar que o texto não traz juízos de valor, apenas mostra a realidade do País
	
	Pode-se afirmar que o texto revela um comportamento etnocêntrico já que mostra=-se bastante simpático aos brasileiros.
	
	Pode-se afirmar que o texto é um exemplo de relativismo cultural já que revela preconceito com a nossa cultura.
	 
	Pode-se afirmar que o texto revela comportamento etnocêntrico já que faz juízo de valor em relação aos brasileiros, sem procurar entender o contexto em que tais comportamentos ocorrem
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403614100)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	¿Alguns índios que vivem no Parque Nacional do Xingu, como os Kamayurá, os Kalapalo, Trumai, Waurá etc, desprezam toda a reserva de proteínas existentes nos grandes mamíferos, cuja caça lhes é indeterminada por motivos culturais, e se dedicam mais intensamente à pesca e caça de aves. Os Kayabi, que habitam o Norte do mesmo Parque, são excelentes caçadores e preferem justamente os mamíferos de grande porte, com a anta, o veado, o caititu etc. ¿ (Roque Laraia). A descrição acima evidencia um tipo de pensamento típico do século XIX, no qual características mesológicas (clima, vegetação, etc.) determinariam comportamentos sociais. Como ficou conhecido, na Antropologia, esse tipo de pensamento?
		
	
	Determinismo social
	
	Determinismo cultural
	
	Determinismo econômico
	 
	Determinismo geográfico
	
	Determinismo biológico

Continue navegando