Buscar

PLANCTON

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
Title
Subtitle
PLÂNCTON
Em biologia marinha e limnologia chama-se plâncton (da palavra grega planktos, que significa errante) ao conjunto dos organismos que têm pouco poder de locomoção e vivem livremente na coluna de água (pelágicos), sendo muitas vezes arrastados pelas correntes oceânicas.
O plâncton encontra-se na base da cadeia alimentar dos ecossistemas aquáticos, uma vez que serve de alimentação a organismos maiores.
*
*
*
Title
Text
No final do século XIV, o biólogo alemão Johannes Müller, em uma expedição oceânica, resolveu passar uma rede fina de seda pela superfície do mar, para capturar as substâncias em suspensão. Ele encontrou uma comunidade totalmente desconhecida, composta de inúmeros organismos vegetais e animais. Entretanto, quem primeiramente empregou o termo plâncton foi o biólogo também alemão Viktor Hensen, em 1887. Ele definiu esses organismos como todas as partículas orgânicas "que flutuam livres e involutariamente pelos corpos d'água, independentes da costa e do fundo".
*
*
*
Default Title
Default Body
Classificação do plâncton
O plâncton é geralmente subdividido em:
Fitoplâncton - formado principalmente por algas microscópicas;
Zooplâncton - formado por animais.
*
*
*
Default Title
Default Body
O Zooplâncton pode ser dividido em dois principais grupos:
Holoplâncton
 Que é composto por aqueles animais que passam toda a sua vida no plâncton: Copépodos, os Quetognatos, as Apendicularias; os Moluscos Escafópodos entre outros menos importantes.
Meroplâncton 
É o plâncton composto por animais que passam apenas uma fase de sua vida ao sabor das correntes. As larvas podem vir a fazer parte do Nécton ou do Bentos. Os principais componentes de larvas meroplânctonicas que irão para o Bentos são: As larvas de Cirripedia, as larvas de Polychaeta, as larvas de Moluscos, sendo muito comuns as de Bivalves e muito raras as larvas de Octópodos e de Sépia, as larvas de Decapodas, as larvas de Equinodermos, sendo as mais comuns as de Ouriços, seguidas pelas de Estrelas-do-mar, as larvas de Briozoários e ocasionais larvas de Anêmonas.
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais