Buscar

av1 av2 av3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Com base nos dados apresentados, assinale a alternativa correta: Construção 1: -Pé direito: 3,00m - área=50m² - perímetro do círculo de mesma área=21,26m - Medidas: 10m x 5m Construção 2: - Pé direito: 3,00m - área=50m² - perímetro do círculo de mesma área=21,26m - Medidas: 7m x 7m
		
	
	
	
	
	É impossível calcular o índice de compacidade da Construção 2 e, portanto, afirmar qual das situações acima é mais econômica, pois faltam dados no problema.
	
	
	O índice de compacidade da Construção 2 é, necessariamente, mais distante do valor ótimo, que o índice de compacidade da Construção 1, sendo o primeiro 49,20% e o segundo 70,86%.
	
	 
	O índice de compacidade da Construção 1 é mais próximo do valor ótimo que o índice de compacidade da Construção 2, sendo o primeiro 49,20% e o segundo 70,86%.
	
	 
	O índice de compacidade da Construção 1 é mais distante do valor ótimo que o índice de compacidade da Construção 2, sendo o primeiro 70,86% e o segundo 88,6%.
	
	
	O índice de compacidade da Construção 1 é, necessariamente, igual ao índice de compacidade da Construção 2, atingindo 88,6%, muito próximo do ponto ótimo.
	
	
	
		2.
		As apresentações de plantas coloridas e renderizadas para Edifícios Hospitalares, de fácil entendimento para pessoas sem os devidos conhecimentos quanto a Arquitetura Hospitalar, fazem parte de uma fase de prospecção de clientes. Geralmente, as vemos nas primeiras apresentações dos empreendimentos. Existem também as produzidas em 3D. O intuito nesta afirmativa é conquistar o cliente ou o Poder Público por meio da apresentação de uma ideia, de um partido arquitetônico. Chamamos essas apresentações de:
		
	
	
	
	
	Projeto Digital Gráfico - PDG.
	
	 
	Plantas Detalhadas.
	
	 
	Plantas Humanizadas.
	
	
	Plantas Executivas.
	
	
	Autocad.
	
	
	
		3.
		Por que o sistema de blocos é mais funcional que o sistema pavilhonar?
		
	
	
	
	
	Porque exige mais espaço, as circulações são extensas, apresenta maior custo de manutenção e facilita a localização dos serviços, tornando os trajetos claros para pacientes, visitantes e funcionários.
	
	
	Porque exige mais espaço, as circulações não são extensas, apresenta menor custo de manutenção e facilita a localização dos serviços, tornando os trajetos claros para pacientes, visitantes e funcionários.
	
	 
	Porque exige menos espaço, as circulações não são tão extensas, apresenta menor custo de manutenção e facilita a localização dos serviços, tornando os trajetos claros para pacientes, visitantes e funcionários.
	
	
	Porque exige menos espaço, as circulações são extensas, apresenta menor custo de manutenção e facilita a localização dos serviços, tornando os trajetos claros para pacientes, visitantes e funcionários.
	
	
	Porque exige menos espaço, as circulações não são extensas, apresenta maior custo de manutenção e facilita a localização dos serviços, tornando os trajetos claros para pacientes, visitantes e funcionários.
	
	
	
		4.
		Sabemos que o custo da construção do edifício pode ser dividido em proporções diferentes quanto às obras físicas/ parte civil e equipamentos/ instalações. Porém, essa relação é alterada quando o assunto é manutenção predial. Podemos considerar que a proporção do custo passa a ser, respectivamente:
		
	
	
	
	
	70% e 30%
	
	
	40% e 60%
	
	
	30% e 70%
	
	 
	60% e 40%
	
	
	40% e 70%
	
	
	
		5.
		Uma pequena construção será feita no terreno do seu EAS para acomodar um determinado setor. O estabelecimento atual encontra-se com grande limitação de espaço e essa obra de ampliação será inevitável. No entanto, os recursos financeiros para essa construção também estão limitados. Ao chamar o arquiteto para projetar o espaço, você, gestor de saúde, enfatizará a importância do baixo custo da construção sem que a mesma saia do padrão existente ou utilize materiais de menor performance. Com isso, recorrendo à forma como solução para redução de custo, o arquiteto deverá sugerir:
		
	
	
	
	
	Podemos optar por uma construção mais retangular, próximo ao índice de compacidade de 70,88%.
	
	 
	Podemos optar por uma construção mais quadrada, próximo ao índice de compacidade de 88,6%.
	
	
	Podemos optar por uma construção mais circular, próximo ao índice de compacidade de 100%.
	
	
	Podemos optar por qualquer formato de construção, pois não há relação alguma entre forma e custo.
	
	
	Podemos optar por uma construção mais hexagonal, próximo ao índice de compacidade de 110%.
	
	
	
		6.
		Uma importante ferramenta que analisa de forma percentual a relação das paredes que envolvem o edifício e sua superfície horizontal foi apresentada por Juan Mascaró, que é o índice de compacidade. Em seu trabalho sobre critérios para projetos, ele nos mostra como a forma das construções interfere nos custos. Levando em conta esse conceito, analise as assertivas abaixo e marque a alternativa que apresenta os itens verdadeiros. I - A solução circular é muito pouco usada na prática por questões construtivas, culturais e dificuldade de elaboração de um bom layout. II - Os custos de construção crescem à medida que o índice de compacidade diminui, ou seja, quanto mais afastado do ponto ótimo de compacidade (100%), menos eficaz é a forma adotada. III - A forma circular é a mais indicada na prática para construções econômicas, apresentando índice de compacidade de 100%. IV - A solução circular mostra que é tão superior na prática em relação às outras formas que o perímetro do círculo é usado na fórmula do índice de compacidade. V - A forma quadrada é considerada na prática o ponto ótimo de compacidade, pois um índice acima de 88,6% é desaconselhável do ponto de vista econômico por gerar perdas na construção.
		
	
	
	
	
	I e V estão corretas.
	
	 
	I, II e V estão corretas.
	
	
	I, II, III e IV estão corretas.
	
	
	III e IV estão corretas.
	
	 
	Todas estão corretas.
	
	
	
		7.
		A pesquisa feita em vários hospitais britânicos pelos ingleses John Weeks e Peter Cowan sobre o tamanho médio dos ambientes em um hospital, identificou que os compartimentos com 15m2 são os mais frequentes. Esse importante estudo influenciou profundamente a maneira de se planejar um hospital porque:
		
	
	
	
	
	trouxe racionalização e organização do espaço ao se implantar a obrigatoriedade da malha ortogonal com módulos de 7,20 x 7,20m.
	
	 
	permitiu a utilização do conceito de malha ortogonal modular como sugestão para o layout de forma a trazer mais flexibilidade para o edifício.
	
	
	mostrou que a tendência dos espaços que exigem área acima de 50m2, representando somente 2% de todo o edifício, é acabarem, já que não são espaços que contribuem de forma significativa para o orçamento da instituição.
	
	
	otimizou os custos de obra com pequenos espaços, mostrando que os ambientes que exigem área em torno de 50m2 representam apenas 2% de todo o edifício e, por isso, são antieconômicos.
	
	
	trouxe racionalização e organização do espaço ao se implantar a obrigatoriedade da malha ortogonal com módulos de 5,60 x 5,60m.
	
	
	
		8.
		Os planos verticais representam 34% do custo da construção. Sabemos que esse espectro pode variar entre 17% e 45%. Dentre os fatores quecontribuem para essa variação, NÃO podemos considerar:
		
	
	
	
	 
	a modulação dos ambientes
	
	
	os materiais componentes e sistemas construtivos
	
	
	o tamanho médio dos ambientes
	
	
	a forma dos ambientes
	
	
	a forma dos edifícios

Continue navegando