Buscar

av história do brasil colonial.docx 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0515_AV_201304125416 » HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201304125416 - LUIZ RODRIGO VALENÇA ARAUJO DA SILVA
	Professor:
	ALESSANDRA SILVEIRA BORGHETTI SOARES
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 7,5        Nota de Partic.: 2        Data: 25/08/2014 11:06:17
	
	 1a Questão (Ref.: 201304386116)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Quais foram os objetivos da coroa portuguesa ao criar, em 1548, o Governo Geral?
		
	
Resposta: Devido ao fracasso do sistema de capitanias hereditárias (falta de recurso dos donatários, ataque constantes de índios, distância da metrópole, má administração e falta de interesse de alguns donatários) foi criado o Governo Geral (uma espécie de governo central), com o intúito de montar uma estrutura colonial que pudesse atuar mantendo a ordem na colônia e estimular o crescimento da mesma, gerando assim, lucros para a metrópole.
	
Gabarito: Vencer as dificuldades enfrentadas pelas capitanias e centralizar a administração.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201304386115)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Quais as diferenças entre os Movimentos Nativistas e as Conjurações?
		
	
Resposta: Os movimentos "nativistas" foram revoltas de carater interno/local (revoltas locais), não com a intenção de independência, mas com o desejo de mudar algo que os revoltosos não estavam de acordo. As "conjurações" foram movimentos de cunho separatista com o intúito de tornar a colônia "independente" da metrópole (separar o Brasil de Portugal).
	
Gabarito: Os Movimentos Nativistas revelam a insatisfação dos colonos com alguns pontos do pacto colonial, enquanto as Conjurações questionavam o próprio modelo político e defendiam a independência de Portugal.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201304387225)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Nas comemorações do quinto centenário da descoberta do Brasil teve início uma discussão historiográfica que questionava e rejeitava a palavra "descobrimento". Dentre essas novas correntes historiográficas, uma corrente defendia o "achamento", enquanto outra preferia "encontro" e outra, ainda, "invasão". Todas elas apresentam suas razões para essa defesa. Assinale, abaixo, qual a explicação que NÃO representa nenhuma dessas novas correntes que se opõem ao "descobrimento".
		
	
	Para uma corrente mais próxima à Antropologia, os habitantes das Américas eram, na época dos descobrimentos, superiores, em número, aos habitantes da Europa. No século XIX, o continente americano era considerado pouco habitado. Logo, o que ocorreu entre a época dos descobrimentos e o século XIX foi a aniquilação desses povos. Portanto, para essa corrente, não houve o descobrimento das Américas, mas uma invasão.
	
	Para reforçar a tese contrária ao descobrimento "por acaso", há mapas chineses, do tempo de suas expedições exploratórias no século XIII onde podemos observar a representação dos continentes africano, australiano e americano, assim como já está representada a forma circular da Terra.
	
	Para o historiador espanhol Sanchez de la Cuesta, o que aconteceu em 1500 foi um encontro, isto é um contato entre povos, culturas e civilizações.
	 
	Pode-se dizer que o descobrimento do Brasil ocorreu por acaso, em virtude de uma calmaria que a expedição de Cabral encontrou pelo caminho que o afastou de sua rota original, fazendo com que viesse descobrir o Brasil.
	
	O Tratado de Tordesilhas dá claros indícios de que havia o conhecimento de que existiam novas terras no local onde foi traçada a linha imaginária do Meridiano de Tordesilhas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201304366935)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O uso do conceito descobrimento para definir a chegada dos europeus à América foi muito debatido entre os historiadores, por ocasião das comemorações dos 500 anos do continente. Sobre essa problemática, podemos afirmar que:
I)a adoção dessa palavra, no século XVI, estava influenciada por um sentimento de superioridade, já que os europeus acreditavam que a sua visão de mundo era única possível e por isso superior a dos indígenas.
II)o fato de os índios não fundirem os metais e andarem nus constituíram as principais razões pelas quais o europeu chamou a chegada à América de "descobrimento".
III)o eurocentrismo, ou seja, a ideia de que a cultura europeia é superior em relação a de outros povos justificava a imposição da cultura deles sobre os indígenas.
Estão corretas as afirmações:
		
	 
	Apenas a I e II;
	
	Apenas a I;
	
	Apenas a III.
	
	Apenas a I e III;
	
	Apenas a II e III;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201304233122)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Sobre o processo de colonização do Brasil. Julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta. 
I) Portugal iniciou a posse da terra 30 anos após a sua descoberta por temer perder o território para holandeses e franceses. 
II) Para colonizar a região, foi necessário montar uma estrutura colonial que pudesse atuar aqui e manter a ordem para a metrópole. 
III) Montou-se uma administração colonial capaz de manter lucro para metrópole e estimular o crescimento da colônia de forma ascendente. 
IV) No início da colonização, buscou-se imediatamente mão-de-obra externa pois não havia o suficiente no novo território. 
V) A colonização do novo território português se inseriu em um processo de afirmação da metrópole dentro de uma política mercantilista. 
Estão corretas as afirmativas:
		
	
	I, III e V
	
	II, III e V
	 
	I, II e V
	
	I, II e IV
	 
	I, II e III
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201304387228)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em 1624, os holandeses tentaram tomar Salvador, mas foram expulsos. Em 1630, os holandeses retornaram e conseguiram tomar a capital de Pernambuco, na época, Olinda. Assinale, dentre as respostas abaixo, aquela que melhor explica invasão:
		
	
	A invasão holandesa a Pernambuco estava ligada às Guerras Religiosas na Europa uma vez que a Holanda, budista, estava em luta pela sua independência com a Espanha, católica.
	 
	A invasão holandesa está ligada à decisão de Felipe II, da Espanha, de proibir que Portugal e suas colônias negociassem açúcar com a Holanda.
	
	A invasão holandesa à Olinda está relacionada à amizade entre a Holanda e a Inglaterra que, por esse motivo, apóia a invasão holandesa com vistas nos lucros que o açúcar pernambucano traria a ambos os países.
	
	A invasão holandesa a Pernambuco estava inserida nas disputas entre países europeus geradas pela Guerra dos 30 Anos, na Europa.
	
	A invasão holandesa está relacionada às relações que Portugal mantinha com a Inglaterra, inimiga da Holanda.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201304387229)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Pacto Colonial, ou Exclusivo Colonial define as relações econômicas, políticas, sociais e culturais entre a Metrópole e sua colônia. Por ele, todas as riquezas existentes na colônia eram de propriedade da Metrópole. Entretanto, sabe-se que nem sempre esse Pacto foi respeitado. Escolha, dentre as alternativas abaixo, aquela que melhor explica o Pacto Colonial entre Brasil e Portugal.
		
	
	Com exceção do pau-brasil, todos os demais produtos coloniais de extração possuíam safras pré-determinadas. Sabendo-se o período de cada safra, a administração colonial poderia atuar com mais precisão no controle dessa produção e da sua exportação para a Metrópole.
	
	Em virtude da economia colonial respeitar ciclos de produção (pau-brasil, cana-de-açúcar, mineração), o controle dessa produção e da exportação para a Metrópole ficava mais fácil de ser executado.
	
	A administração portuguesa falhou totalmente no controle da produção e exportação dos produtos coloniais tanto que, quando foi descoberto ouro em Minas Gerais, Portugal não teve quase nenhum lucro com essa descoberta, tal a monta dos desvios dessa produção.
	
	Portugal não exercia controle sobre a produção e exportação dosprodutos da metrópole bem como sobre as rotas comerciais percorridas por esses produtos e qualquer desvio era severamente punido.
	 
	O excedente econômico produzido na colônia não era conduzido, necessariamente, para a Metrópole. Tanto poderia ser consumido localmente quanto muitas vezes era negociado entre as próprias colônias portuguesas, como Moçambique.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201304387231)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O período da economia mineradora foi responsável por profundas mudanças na economia colonial. Em mais ou menos cem anos muitas mudanças ocorreram ligadas à essa economia. Dentre elas:
I. A dinamização do tráfico interno de escravos
II. O surgimento de pequenas cidades no caminho da região do ouro diminuiu a distância entre as diversas regiões do país.
 III. O eixo econômico mudou do nordeste para o Centro-Sul com a mudança da capital de Salvador para o Rio de Janeiro.
IV. Os recursos propiciados pela produção de ouro foram de tal monta que Portugal pode pagar todas as suas dívidas com a Inglaterra ganhando, a partir daí, total autonomia com relação àquele país.
Com relação às mudanças descritas acima, assinale as opções corretas:
		
	 
	As opções I e II estão erradas.
	 
	As opções I, II e III estão corretas.
	 
	As opções II, III e IV estão corretas.
	 
	As opções II e III estão erradas.
	 
	As opções III e IV estão corretas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201304368082)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As irmandades religiosas de escravos, no período colonial, tinham uma dinâmica própria e um papel importante na vida deles. Assinale a alternativa abaixo, que corresponde a esse papel:
		
	
	rememorar o passado, inclusive a religião, no caso dos africanos;
	
	criar hábitos de devoção entre os cativos.
	
	fazer o escravo um cristão praticante;
	 
	socializar o escravo, sobretudo o africano, e inserí-lo na dinâmica da vida colonial;
	
	penitenciar o escravos, inserindo-o, então, na doutrina cristã católica;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201304375596)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Inconfidência Mineira foi uma revolta de cunho separatista, que ocorreu em fins do século XVIII, em Vila Rica, atual Ouro Preto. A sua motivação principal foi a cobrança de impostos sobre o ouro: o quinto real e a derrama. É correto dizer sobre o movimento que:
		
	
	o movimento questionava a escravidão no Brasil, exigindo a abolição;
	 
	o movimento ocorreu em um contexto de grande repressão metropolitana;
	
	ele tinha como intenção reformar as ações metropolitanas, sobretudo tornar menos dura a fiscalização sobre o ouro;
	
	os inconfidentes concordavam com a cobrança do Quinto Real, mas desejavam a reforma das Casas de Fundição, pois elas representavam o controle metropolitano sobre eles.
	
	ela teve como líderes homens pobres livres da região que desejavam melhores condições de vida;

Outros materiais