Buscar

01.3- ATENCAO E MEMORIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
 ATENÇÃO E MEMÓRIA
Profa. Dra. Luciane Orlando Raffa
*
*
*
DEFINIÇÃO DE ATENÇÃO
Atenção é o mecanismo que permite a fixação em alguns estímulos, internos ou externos, organizando informações significativas para possibilitar algum tipo de ação.
*
*
*
ATENÇÃO
Constitui o filtro fundamental dos estímulos para o funcionamento da percepção, da memória e do pensamento.
A informação ignorada (isto é, eliminada no processo de filtragem) não participará do processo de decisão.
*
*
*
ATENÇÃO
A obtenção e a permanência da atenção dependem das características dos estímulos: intensidade, novidade, repetição.
*
*
*
ATENÇÃO
Fatores internos aos indivíduos também influenciam no despertar e na manutenção da atenção: necessidades e objetivos; prazer; indício de algo temido, esperado ou antecipado.
*
*
*
ATENÇÃO
O homem sempre visa a um objetivo e pode ser condicionado por suas necessidades. Portanto, transformar um assunto em necessidade constitui estratégia para ganhar a atenção (e, em consequência, a percepção) do sujeito.
*
*
*
ATENÇÃO
A atenção pode ser arbitrária (voluntária), quando dirigida pela vontade do indivíduo, ou involuntária. A comunicação capaz de despertar a atenção involuntária possui grande eficácia.
*
*
*
ATENÇÃO
Para que algo desperte a atenção, faz-se necessária sua nomeação.
Possuir um nome constitui condição básica para ocupar espaço perceptivo de um indivíduo. A partir da nomeação (por exemplo, “computador”), as pessoas passam a reconhecer a sua existência, tornando-se possível despertar-lhes atenção.
*
*
*
MEMÓRIA
É a capacidade de adquirir (aquisição), armazenar (consolidação) e recuperar (evocar) informações disponíveis, internamente, no cérebro .
*
*
*
MEMÓRIA
A memória focaliza coisas específicas, requer grande quantidade de energia mental e deteriora-se com a idade. É um processo que conecta pedaços de memória e conhecimentos a fim de gerar novas idéias, ajudando a tomar decisões diárias.
*
*
*
MEMÓRIA
É a base do conhecimento. E como tal, deve ser trabalhada e estimulada. É através dela que damos significado ao cotidiano e acumulamos experiências para utilizar durante a vida.
*
*
*
TIPOS DE MEMÓRIA
 Memória declarativa ou explícita
 Memória não-declarativa ou implícita
*
*
*
MEMÓRIA DECLARATIVA
É a capacidade de verbalizar um fato. Classifica-se por sua vez em: 
 Memória imediata. É a memória que dura de frações a poucos segundos. Um exemplo é a capacidade de repetir imediatamente um número de telefone que é dito. Estes fatos são após um tempo completamente esquecidos, não deixando "traços". 
 Memória de curto prazo. É a memória com duração de algumas horas. Neste caso existe a formação de traços de memória. O período para a formação destes traços se chama de Período de consolidação. Um exemplo desta memória é a capacidade de lembrar do que se vestiu no dia anterior, ou com quem se encontrou. 
 Memória de longo prazo. É a memória com duração de meses a anos. Um exemplo é a capacidade de aprendizado de uma nova língua. 
*
*
*
MEMÓRIA NÃO-DECLARATIVA
É a capacidade de reter e processar informações que não podem ser verbalizadas, como tocar um instrumento ou andar de bicicleta. Ela é mais estável, mais difícil de ser perdida. 
*
*
*
A Grosso modo, a memória declarativa armazena o saber que algo se deu, e a memória não-declarativa o como isto se deu. 
*
*
*
MEMORIZAÇÃO E RECUPERAÇÃO
Ativa-se um conteúdo da memória com base em sinais – informações recebidas pelos sentidos -, ocorrendo o fenômeno da atenção. Se ao sinal não corresponde a atenção, a informação perde-se sem ativar a memória. 
*
*
*
MEMORIZAÇÃO E RECUPERAÇÃO
Os estímulos para despertar a atenção do indivíduo devem ser capazes de, além de quebrar sua concentração, promover a associação, por meio da memória, com o comportamento desejado.
Por isso, a repetição no processo de ensino-aprendizagem é importante. 
*
*
*
MEMORIZAÇÃO E RECUPERAÇÃO
Uma vez que se tenha prestado atenção e registrado o estímulo, ocorre a possibilidade de recuperação de informações, vasculhando-se os “depósitos” da memória. 
*
*
*
MEMORIZAÇÃO E RECUPERAÇÃO
O material verbal é armazenado por seu significado (suas ideias – as pessoas não se lembram das formas das letras). O material visual, na forma de imagens.
*
*
*
MEMORIZAÇÃO E RECUPERAÇÃO
Na recuperação do material, entretanto, a mente humana faz composições, preenche lacunas, aumenta, distorce, abrevia etc. Questões dolorosas tendem a ser “esquecidas”, recuperando-se mais facilmente as coisas agradáveis. 
*
*
*
FALHAS DE RECUPERAÇÃO
 Codificação – conteúdo memorizado não consegue mais ser identificado;
 Armazenamento – efeito do tempo;
 Recuperação – os assuntos misturam-se, associam-se.
 
*
*
*
Para melhorar a recuperação deve-se assegurar que os pontos fundamentais ficaram bem assinalados, bem como devem ser reforçados periodicamente, sempre considerando-se os fenômenos de sensação e percepção apresentados. 
*
*
*
ENRIQUECIMENTO DA MEMÓRIA
 Concentração da atenção – ambiente deve favorecer a concentração;
 Enriquecimento do material por associação de ideias, informações e imagens;
 Organização e classificação do material;
 Integração com outros assuntos.
 
*
*
*
ENRIQUECIMENTO DA MEMÓRIA
A eficiência dos itens anteriores aumenta quando desenvolvidos em grupo, porque as diferentes percepções enriquecem as associações.
 
*
*
*
ENRIQUECIMENTO DA MEMÓRIA
O uso de diferentes sentidos (visão, audição etc.), ao tratar determinado assunto, ativa diferentes formas de memória. Sabe-se que há pessoas que memorizam melhor um assunto por meio da visão; outras privilegiam a audição etc. A combinação dos sentidos amplia a recepção dos estímulos (daí a importância dos audiovisuais).
 
*
*
*
ENRIQUECIMENTO DA MEMÓRIA
Por outro lado, também se reconhece a existência de um ponto de saturação da memória, a partir do qual o esforço de memorização torna-se desproporcional ao resultado.
Exemplo: excesso de conteúdos apresentados.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais