Exercícios 01 a 05
25 pág.

Exercícios 01 a 05


DisciplinaMetodologia Científica39.570 materiais923.271 seguidores
Pré-visualização8 páginas
Exercícios Aula 01
	 1a Questão (Ref.: 201703012613)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 33)       Saiba  (1 de 6)
	
	Conforme assegura Santos (2013, p.1), "o conhecimento não nasce do vazio e sim das experiências que acumulamos em nossa vida cotidiana, através de experiências, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos". A partir desta afirmativa, bem como dos seus estudos e leituras acerca dos diversos tipos de conhecimento, analise cada uma das opções abaixo:
I.O processo científico é incapaz de produzir conhecimento puro, historicamente não contextualizado, pois não há limites rígidos entre a ciência e o senso comum;
II.Definimos como conhecimento científico aquele que vai além da visão empírica, preocupando-se não apenas com os efeitos, mas e, sobretudo, com as causas e leis que o motivaram;
III.Sustentado na interrogação como instrumento para decifrar elementos imperceptíveis aos sentidos, o conhecimento filosófico tem como objeto as ideias, concepções, exigências lógicas;
IV.Podemos definir como conhecimento empírico aquele obtido ao acaso, adquirido a partir de ações não planejadas e através de inúmeras tentativas; trata-se de uma maneira espontânea de conhecer que não possui nenhuma validade;
V. O conhecimento científico é um saber ordenado e lógico, o qual possibilita a formação de ideias através de um processo simples de pesquisa e síntese, sempre descartando o que for comprovado.
Assinale a única alternativa que contém apenas as opções falsas:
		
	
	III e IV apenas;
	 
	IV e V apenas.
	
	II e III apenas;
	
	I e II apenas;
	
	IV apenas;
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703111814)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 33)       Saiba  (6)
	
	DENTRE OS TIPOS DE CONHECIMENTO ESTUDADOS, INDIQUE AQUELE QUE É CARACTERIZADO PELO ASPECTO SOBRENATURAL.
		
	 
	RELIGIOSO
	
	FILOSÓFICO
	
	MITOLÓGICO
	
	EMPÍRICO
	 
	CIENTÍFICO
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702672570)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 33)       Saiba  (6)
	
	A Ciência agrega conhecimentos precisos e ordenados em diferentes áreas do saber. Para um certo conhecimento pertencer ao campo da Ciência, ele necessariamente dependerá:
		
	
	de ser publicado em um livro.
	
	de surgir a partir de experiências de laboratório.
	
	de ser aceito pela maioria dos cientistas.
	
	da subjetividade do pesquisador.
	 
	do emprego do método científico.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702694985)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 33)       Saiba  (6)
	
	Julgue as afirmações a seguir e marque a alternativa correta:
I. Uma das principais características do conhecimento científico é que se trata de um saber lógico e sistemático, ou seja, forma um sistema de ideias ordenado logicamente, e não um conjunto disperso de saberes.
II. O conhecimento científico é verificável, ou seja, é passível de exame para ser confirmado ou não.
III. O conhecimento científico é metódico, ou seja, parte de um procedimento próprio, denominado método científico, pelos qual chega às suas afirmações e conclusões.
IV. O conhecimento científico é fechado, ou seja, está em constante movimento e é absoluto nas suas afirmações, classificadas como paradigmas.
		
	 
	V, V, V, F.
	
	F, F, V, V.
	
	V, V, F, F.
	
	F, V, V, F.
	
	V, F, V, F.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703105431)
	 Fórum de Dúvidas (33)       Saiba  (6)
	
	Conforme Barros e Lehfeld (2007, p. 42), a filosofa "tem a finalidade de compreender a realidade e fornecer conteúdos reflexivos e lógicos de mudança e transformação dessa realidade. A filosofa cumpre a tarefa de elaborar pressupostos e princípios norteadores das ações humanas". Com base nessa premissa, marque a alternativa que NÃO apresenta características do conhecimento filosófico.
		
	 
	Tem a finalidade de compreender a realidade e contribuir com conteúdos refexivos e lógicos para que essa realidade possa ser transformada.
	
	O Mito da Caverna, narrado por Platão no livro VII de A República é, provavelmente, uma das mais poderosas metáforas desse tipo de conhecimento.
	 
	Revela-se por meio da fé divina ou da crença religiosa. Nesse ponto de vista a existência divina é evidente e inquestionável.
	
	Consiste na observação, reflexão e interpretação do mundo sob pontos de vista diferentes e, às vezes, inconciliáveis.
	
	Tem como base conceitos subjetivos, relacionados ao conhecimento especulativo, o qual busca constantemente o sentido do mundo e das coisas por meio de hipóteses que podem ou não ser submetidas à observação.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201702785985)
	 Fórum de Dúvidas (33)       Saiba  (6)
	
	Assinale a resposta CORRETA e que contém as "características próprias" do conhecimento científico,
		
	 
	Racionalidade, revisibilidade , autonomia, positividade e objetividade.
	
	Revisibilidade, finalidade teórica, funções, crenças e verdades e objetividade.
	
	Finalidade, revisibilidade, generalidade, autonomia e objetividade.
	
	Racionalidade, autonomia, revisibilidade, crenças e verdades e profundidade.
	
	Positividade, finalidade, racionalidade, crenças e verdades e profundidade.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201703105435)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 33)       Saiba  (1 de 6)
	
	Com base nos estudos de Meireles (2016), apresentadas no livro "Metodologia do Estudo e Pesquisa", analise as asserções abaixo e em seguida julgue a alternativa:
I) O conhecimento que tem como característica ser "[...] sistemático e metódico pois necessita de sistematização e metodologia na sua construção. Como pode ter sua funcionalidade testada na prática é verificável e falível" (p. 17)
II) O conhecimento que tem como premissa a capacidade de reflexão e indagação do ser humano. O objeto de estudo é a realidade que não pode ser percebida pelos sentidos, pois busca o que está além da experiência humana. Em síntese é "caracterizado pelo esforço da razão pura para questionar os problemas humanos e poder discernir entre o certo e o errado, unicamente recorrendo às luzes da própria razão" (MEIRELES, 2016, p. 16).
		
	
	Ambas se referem ao conhecimento filosófico.
	 
	A afirmação I se refere ao conhecimento científico e a afirmação II ao conhecimento filosófico.
	
	A afirmação I se refere ao conhecimento religioso e a afirmação II ao conhecimento científico.
	
	A afirmação I se refere ao conhecimento filosófico e a afirmação II ao conhecimento científico.
	
	As afirmações I e II se referem ao conhecimento científico.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201702672616)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 33)       Saiba  (1 de 6)
	
	A antiga crença de que a Terra era o centro do universo (geocentrismo) tem origem no campo do conhecimento __(I)__ , o que se deu pela observação milenar dos astros cruzando os céus. Porém, pode-se dizer que esta crença invadiu o campo do conhecimento __(II)__, sendo adotada por pensadores antigos que se baseavam em reflexões teóricas complexas mas não exerciam a observação dos astros de forma sistematizada. Da mesma forma, o campo do conhecimento __(III)__ no período medieval defendia uma concepção geocêntrica para o universo, pois este ponto de vista se coadunava com a ideia de um universo criado para o ser humano. Somente no início do séc. XVII, com observações sistematizadas de Galileu Galilei com seu telescópio, em procedimentos típicos do campo do conhecimento __(IV)__, o geocentrismo começava a ser seriamente questionado. A sequência das quatro lacunas sinalizadas de I a IV pode ser corretamente preenchida com a seguinte combinação.