Buscar

Exercícios

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
EXERCÍCIOS
Perguntas
*
Exercício 1
01. As análises quantitativas são realizadas com maior precisão em amostras com tempo marcado. Descreva de maneira sucinta como deve ser realizada essa coleta. Como é feita a escolha do tempo de coleta para essa análise quantitativa? Por que nos dias atuais não é mais recomendada a utilização do tempo de 24 horas? Explique. 
02. Descreva de maneira clara e objetiva como um paciente deve proceder para coletar amostra para um Exame Urinálises Completa, explicando o porquê de cada procedimento. Quais as restrições que um paciente deve seguir em relação a: atividade física, alimentar, ingesta líquida, medicamentos? Explique. 
03. Quais as principais causas patológicas da proteinúria? Cite exemplos.
04. A monitorização do Diabetes mellitus deve ser feita através de que amostras de urina? Por quê? Descreva de maneira sucinta como deve ser feita a coleta dessas amostras. Por que não é mais recomendada a utilização dessas coletas? Através de qual(is) amostra(s) de urina, pode-se determinar se um paciente tem a probabilidade de desenvolver um Diabetes mellitus? Explique. 
05. Quais as principais causas patológicas da glicosúria? Cite exemplos. Quando é que ocorre glicosúria sem hiperglicemia? Explique. Quando é que ocorre glicosúria com hiperglicemia? Explique.
*
06. Qual a melhor amostra de urina para uma cultura microbiológica? Por quê?
07. Uma amostra de urina de um paciente com poliúria apresentou baixa densidade e coloração amarelo- pálida. Qual ou quais prováveis causas? Explique.
08. O mieloma múltiplo é um distúrbio proliferativo dos plasmócitos produtores de imunoglobulina monoclonais de cadeia leve, a Proteína de Bence Jones, e que aparece na urina dos portadores de mieloma múltiplo. Por que essa proteína aparece na urina? Que característica essa proteína possui que a difere das demais proteínas? Explique.
09. Quais as características necessárias para um conservante ser considerado ideal? Dos tipos de conservante conhecidos, qual o que menos interfere nos resultados e quais suas vantagens?
10. Uma amostra de urina de um paciente com poliúria apresentou alta densidade e coloração amarelo- pálida. Qual ou quais prováveis causas? Explique.
11. O que é Oligúria e quando ocorre?	
12. Qual a diferença entre o plasma sangüíneo e o ultrafiltrado plasmático em condições normais?
*
13. Normalmente, não aparecem quantidades mensuráveis de corpos cetônicos na urina, pois toda a gordura metabolizada é completamente degradada e convertida em dióxido de carbono e água. Contudo, quando os estoques de gordura do organismo precisam ser metabolizados para suprimento de energia, podem ser detectados corpos cetônicos na urina.
a. Quais as razões clínicas para esse aumento do metabolismo das gorduras?
b. Quais as substâncias que compõem os corpos cetônicos e qual delas reage com o nitroprussiato de sódio em meio alcalino, nas tiras reativas?
14. O que é Anamnese? Qual a sua finalidade? Cite exemplos do que pode ser evitado quando ela é realizada e por que.
15. Pelos métodos atuais para se realizar um exame de Urinálises Completa, por que não se deve mais usar a denominação “1ª Urina da Manhã”? Qual a denominação que deve ser utilizada? Explique. 
*
Exercício 2 
01. Em relação ao Exame Urinálises Completa, responda:
a) Explique como distinguir visualmente amostras de urina que contém hemácias íntegras das que contém hemoglobina.
b) Sabe-se que a coloração da urina pode variar desde a quase ausência de cor até o negro. Essas variações podem ser devidas a quê? Exemplifique.
c) A capacidade renal de reabsorver seletivamente substâncias químicas essenciais e água a partir do filtrado glomerular, concentrando ou não a urina, é uma das funções mais importantes do organismo. Essa avaliação é feita medindo-se que parâmetro da amostra neste Exame? Quais os valores normais para este parâmetro?
d) Uma urina amarelo-escura que produz espuma amarela quando agitada pode conter qual ou quais substâncias?
e) Um dos principais reguladores do equilíbrio ácido-básico do organismo é o sistema renal. A avaliação deste equilíbrio é feita medindo-se que parâmetro da amostra neste Exame? Quais os valores normais para este parâmetro?
03. O que é uma urina isoestenúrica? Por quê?
04. O que é uma urina hipoestenúrica? Por quê?
05. O que é uma urina hiperestenúrica? Por quê?
*
02. Das análises químicas de rotina, a mais indicativa de doença renal é a determinação de proteínas, mas nem toda proteinúria é proveniente da doença renal. Então, sobre proteínas, responda:
a) O que é Microalbuminúria? b) Como determiná-la em laboratório clínico?
c) Qual a importância da sua determinação? d) O que significa a sigla TEA?
03. Nas doenças hemolíticas em que há uma grande destruição de hemácias e conseqüente icterícia, não é observada bilirrubinúria. Por que isto ocorre? Qual substância será responsável pela icterícia? Por quê? 
04. Descreva e explique alterações que podem ocorrer em uma urina que tenham causas fisiológicas.
05. O que são alterações urinárias IN VITRO? Exemplifique e explique. 
06. Descreva e explique alterações que podem ocorrer em uma urina que tenham causas patológicas.
07. O que são alterações urinárias IN VIVO? Exemplifique e explique. 
08. Para que tipo de exame, servem as amostras de urina denominadas 1ª urina da manhã e Amostra pós prandial? Por quê? 
*
09. Descreva quais as funções de um rim normal.
10. Se houver necessidade de determinar se uma amostra é realmente urina, deve-se medir a concentração de quais substâncias nessa amostra? Por que?
11. O que é LIMIAR RENAL?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando