Buscar

AVALIAÇÃO PARCIAL


Continue navegando


Prévia do material em texto

l: SDE0083_SM_201701188201 V.1 
	 
	Aluno(a): MIRIAM SOUZA MAGALHÃES
	Matrícula: 201701188201
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 06/10/2017 09:45:42 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201701254678)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Mariah é uma mulher que vive na Arábia. Ela é casada com Farid e se apaixonou por ele quando tinha 15 anos. Foi a primeira esposa de Farid. Cinco anos se passaram e agora Mariah está sofrendo muito porque Farid se casou mais três vezes, tendo agora quatro esposas. Ela sente ciúmes do marido e reclama que ele não lhe dá atenção como antes. Mas Farid não concorda com isso, pois divide seu tempo entre as quatro. Mariah pensa em se separar de Farid alegando bigamia. Mas isto não é possível no seu país, porque lá as leis são diferentes. Isto significa que:
		
	 
	O ato moral provocado por um ser humano real e contextualizado historicamente, deve ser avaliado sob o código moral que vigora na sociedade em que vive.
	
	O ato moral provocado por um ser humano real e contextualizado historicamente, deve ser avaliado sob o código moral que vigora na sociedade americana.
	
	O ato moral provocado por um ser humano real e contextualizado historicamente, deve ser avaliado sob o código moral que vigora na sociedade ocidental.
	
	O ato moral provocado por um ser humano real e contextualizado historicamente, não deve ser avaliado sob o código moral que vigora na sociedade em que vive.
	
	O ato moral provocado por um ser humano real e contextualizado historicamente, deve ser avaliado sob o código moral que vigora em todas as sociedades simultaneamente.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702079770)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Marx é um estudioso em ética e não gosta de privilegiar as condições de uma determinada situação sem considerar os sujeitos e suas manifestações de vontade pessoal no entendimento ou análise dos processos históricos. Ele acredita que deve¬se sempre levar em conta as condições históricas e temporais inerentes aos sujeitos. Ou seja, precisamos considerar que as possibilidades de atuação são sempre:
		
	 
	Dependentes das condições do momento da ação.
	
	Dependentes das condições antecedentes a ação.
	
	Independentes das condições do momento da ação.
	
	Independentes das condições posteriores a ação.
	
	Independentes das condições antecedentes a ação
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701257552)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Ana é uma menina de quinze anos que engravidou quando "ficou" com um menino em uma boate. Como Ana não tem dinheiro para sustentar a criança e nunca mais viu o menino, ela quer fazer um aborto. Relacionando a situação de Ana com a teoria de John Finnis tem-se que a ética não pode ser feita através de cálculos de maximização do prazer como o que era proposto pelos utilitaristas. Fazer isso seria colocar em uma equação matemática incerta probabilidades impossíveis de serem calculadas por pertencerem a variáveis passíveis de transformação em um futuro muitas vezes mais próximo do que se imagina a princípio. O que não pode ser moral e racional, ao menos a priori, e se aceito, no mínimo merece fundamentações mais firmes e convincentes. Isto é significativo de que:
		
	
	o aborto e a eutanásia devem ser resolvidas de acordo com a vontade da pessoa ou da família.
	
	tomar como base a maximização da qualidade de vida, ou em realidade do prazer, deve servir como base racional para se resolver questões como: a eutanásia ou o aborto.
	
	tomar como base a minimização da qualidade de vida, ou em realidade do prazer, pode servir como base irracional para se resolver questões como: a eutanásia ou o aborto.
	
	o aborto e a eutanásia devem ser resolvidas de acordo com a vontade da igreja católica.
	 
	tomar como base a maximização da qualidade de vida, ou em realidade do prazer, não pode servir como base racional para se resolver questões como: a eutanásia ou o aborto.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702004842)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As bases filosóficas da bioética começaram após a Segunda Guerra Mundial, quando o mundo ocidental, chocado com as práticas nazistas executadas pretensamente em nome da ciência, cria um código ético para normatizar os estudos e experiências relacionadas a seres humanos. Deste episódio, fortalece-se também a idéia que a ciência (ou qualquer outra forma de progresso) não pode ser mais importante que o homem. Assim, tecnologias e desenvolvimento técnico devem ser controlados para:
		
	
	atrasar a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade.
	
	roubar a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade.
	
	paralisar a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade.
	 
	acompanhar a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade.
	
	separar a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701257564)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em consequência dos abusos criminosos promovidos por experimentações nazistas no decorrer da segunda grande guerra e do subsequente julgamento de Nuremberg, foi elaborado em 1947, o Código de Nuremberg. Objetivando eliminar futuros episódios semelhantes aos praticados pelos nazistas, o código de Nuremberg surge como um importante marco na história da ética envolvida em pesquisas médicas. Em síntese, ele determinava que deveria haver consentimento prévio e voluntário de todos os sujeitos envolvidos em pesquisas e para garantir que não haveria indução à participação, os sujeitos deveriam receber informações sobre riscos, objetivos e procedimentos experimentais. Determinava também que:
		
	 
	toda pesquisa deveria apresentar a possibilidade de resultados não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e exigia a realização de experimentos anteriores em animais.
	
	toda pesquisa deveria apresentar a impossibilidade de resultados não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e exigia a realização de experimentos sempre posteriores em animais.
	
	toda pesquisa deveria apresentar somente a possibilidade de resultados alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e refutava a realização de experimentos anteriores em animais.
	
	a realização de toda pesquisa com experimentos em animais deveriam ser feitas com leões.
	
	nenhuma pesquisa deveria apresentar a possibilidade de resultados não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e não exigia a realização de experimentos anteriores em animais.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201701887875)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a Resolução 466/12, que trata sobre a ética em pesquisa envolvendo seres humanos, analise os itens I, II e III e assinale a alternativa correta. I) As pesquisas envolvendo seres humanos são consideradas admissíveis quando o risco se justificar pelo benefício esperado. II) Nas pesquisas na área da saúde, mesmo que constatada a superioridade significativa de uma intervenção sobre outra(s) comparativa(s), não é necessário que o pesquisador ofereça a todos os benefícios do melhor regime. III) Os participantes da pesquisa que venham a sofrer danos de natureza física, exclusivamente, resultantes de sua participação na pesquisa, previstos ou não no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, não têm direito à indenização.
		
	
	Nenhum está correto.
	 
	Apenas I está correto.
	
	Apenas II está correto.
	
	Todos estão corretos.
	
	Apenas III está correto.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.7a Questão (Ref.: 201701380382)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Maria quer doar um rima para sua irmã, mas seu estado de saúde é muito frágil e o médico não quer liberar. Maria está muito chateada com a situação. Nesse caso,de acordo com a legislação de transplantes, podemos afirmar que:
		
	
	Maria pode vender o órgão para sua irmã, pois a legislação brasileira permite isso.
	
	Maria pode doar o órgão para sua irmã independente da liberação do médico por vias clandestinas.
	
	Maria pode procurar um outro médico particular e que não faça parte da rede do SUS para realizar a cirurgia de transplante.
	
	O médico está errado, pois se deve promover a doação independente se a mesma produzir no doador algum tipo de dano ou prejuízo a sua saúde geral.
	 
	O médico está correto, pois não se pode promover uma doação se a mesma produzir no doador algum tipo de dano ou prejuízo a sua saúde geral.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201701884144)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A respeito dos direitos fundamentais pertinentes ao doador e receptor de órgãos, leia as afirmativas a seguir e marque a resposta correta: I ¿ Os direitos fundamentais estão relacionados à dignidade e aos direitos essenciais da pessoa II ¿ Os direitos fundamentais são considerados como cláusulas atingíveis por diversas constituições democráticas pelo mundo, ou seja, podem ser alterados por legislações em prejuízo do ser humano. III ¿ Os direitos fundamentais estão associados ao direito à vida, à formação dos direitos de personalidade, à integridade física e ao direito ao corpo, em particular, à liberdade de consciência e ao poder de dispor do próprio corpo. Está correto apenas o que se afirma em:
		
	
	II
	 
	I e III
	
	II e III
	
	I e II
	
	III
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201701380387)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os frequentes avanços tecnológicos na área da saúde se, por um lado, têm propiciado imensos benefícios para a sociedade, por outro lado, têm também feito surgir novos problemas e questões éticas a serem discutidas e consideradas. Isso implica que:
		
	
	Toda tecnologia tem apenas um lado: um positivo, pois nenhum avanço científico ou pesquisa apresenta riscos para a humanidade.
	
	As novas tecnologias devem ser avaliadas em função do seu custo/benefício e nunca em função da ética ou de seu valor para a humanidade.
	
	O uso que se faz das novas tecnologias é sempre maléfico e por isso elas não devem ser utilizadas.
	 
	É preciso ter o cuidado para que os avanços tecnológicos não firam os direitos humanos fundamentais.
	
	O que importa nos avanços tecnológicos são os investimentos financeiros e o retorno do capital investido para as grandes empresas: o impacto nos seres humanos não é considerado.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201702004870)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quanto às alternativas de manipulação genética e também nos aspectos relacionados à fertilização e reprodução humana, elas trazem questões éticas conforme abaixo, exceto:
		
	
	Essas tecnologias implicam em novos modos de organização da família.
	
	É importante que haja ética envolvida no que diz respeito a guarda/arquivo de materiais genéticos.
	 
	A baixa educação e a pobreza são os maiores riscos éticos para a manipulação genética, fertilização e reprodução humana.
	
	Uma coisa é o avanço tecnológico, mas outra coisa é o uso que se faz dele.
	
	Estas tecnologias vêm associadas a novos instrumentos de diagnóstico e tratamento e, por isso, implicam em princípios de justiça e alocação de recursos na área de saúde que, normalmente são escassos e caros
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201701254685)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A história da ética ganha um novo rumo, entre os séculos XIV e XVI (Renascimento) a partir da valorização do homem nas ciências e nas artes. Este período é marcado pela criação de uma nova sociedade que substitui a ordem feudal da Idade Média, sob uma série de mudanças. No plano econômico, incremento de forças produtivas em relação ao desenvolvimento científico, constituindo a ciência moderna, mediante uma perspectiva científica mais prática (Francis Bacon), e pela importância atribuída à técnica e experiência, inaugurando o método das ciências naturais, com Galileu-Galilei. No plano social, aparecimento de uma nova classe social "a burguesia" inicialmente na França (com a Revolução Francesa, 1789), desenvolvendo-se, no século seguinte, principalmente na Inglaterra. Implantação, assim, de um sistema em que o trabalhador, ao trocar sua força de trabalho por um salário, não é dono dos meios de produção; estes passam ao domínio da classe burguesa que, ao vender as mercadorias produzidas pelos trabalhadores, atribui um sobrevalor ao produzido, obtendo uma mais-valia ou lucro: o capitalismo. No plano espiritual, há a perda do papel de guia atribuído à Igreja Católica, pois a religião deixa de ser a forma ideológica dominante. Dessa forma, é correto afirmar que a dimensão humana:
		
	
	Retira-se do papel de centro da igreja católica.
	
	coloca-se como Deus.
	 
	Coloca-se no centro da filosofia, ciência, arte, política, e, também, da moral.
	
	Coloca-se à parte da filosofia, ciência, arte, política e, também, da moral.
	
	Coloca-se como dentro da Igreja Católica
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702116099)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	É ou não ético roubar um remédio cujo preço é inacessível, a fim de salvar alguém, que, sem ele, morreria? Seria um erro pensar que, desde sempre, os homens têm as mesmas respostas para questões desse tipo. Com o passar do tempo, as sociedades mudam e também mudam os homens que as compõem. Na Grécia Antiga, por exemplo, a existência de escravos era perfeitamente legítima: as pessoas não eram consideradas iguais entre si, e o fato de umas não terem liberdade era considerado normal. Hoje em dia, ainda que nem sempre respeitados, os Direitos Humanos impedem que alguém ouse defender, explicitamente, a escravidão como algo legítimo. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Fundamental. Ética. Brasília, 2012. Disponível em: . Acesso em: 16 jul. 2012 (adaptado). Com relação a ética e cidadania, avalie as afirmações seguintes. I. Toda pessoa tem direito ao respeito de seus semelhantes, a uma vida digna, a oportunidades de realizar seus projetos, mesmo que esteja cumprindo pena de privação de liberdade, por ter cometido delito criminal, com trâmite transitado e julgado. II. Sem o estabelecimento de regras de conduta, não se constrói uma sociedade democrática, pluralista por definição, e não se conta com referenciais para se instaurar a cidadania como valor. III. Segundo o princípio da dignidade humana, que é contrário ao preconceito, toda e qualquer pessoa é digna e merecedora de respeito, não importando, portanto, sexo, idade, cultura, raça, religião, classe social, grau de instrução e orientação sexual. É correto o que se afirma em:
		
	
	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
	
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Apenas I está correta.
	
	Apenas III está correta.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701890581)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	I - Em casos de suspeita de violência, é dever do profissional de saúde denunciar às autoridades competentes. II - Em casos de suspeita de violência, é dever do profissional de saúde denunciar às autoridades competentes e investigar o que de fato aconteceu. III - Em casos de suspeita de violência, é dever do profissional de saúde investigar o que de fato aconteceu.
		
	
	II é verdadeira.
	 
	I é verdadeira.
	
	todas sãoverdadeiras.
	
	III é verdadeira.
	
	todas são falsas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701257538)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O termo "Bioética", foi utilizado pela primeira vez em 1971, no livro "Bioética: Ponte para o Futuro", do biólogo e oncologista americano Van R. Potter. Elaborado como um neologismo construído a partir das palavras gregas bios (vida) + ethos (relativo à ética) é normalmente compreendido como um campo disciplinar compromissado com o conflito moral na área da saúde e da doença dos seres humanos e dos animais não-humanos. Seu principal objetivo é deslocar a discussão acerca dos novos problemas impostos pelo desenvolvimento tecnológico, de um viés mais tecnicista para:
		
	
	um caminho mais econômico.
	 
	um caminho mais pautado pelo humanismo, superando a dicotomia entre os fatos explicáveis pela ciência e os valores éticos.
	
	um caminho mais pautado pelo tecnicismo, continuando com a fusão entre os fatos explicáveis pela ciência e os valores éticos.
	
	um caminho mais político;
	
	um caminho menos pautado pelo humanismo, estacionando a dicotomia entre os fatos explicáveis pela ciência e os valores éticos.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701475569)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Uma pesquisa sobre qualidade de vida colocou no reservatório de água de uma cidade uma grande quantidade de Testosterona (hormônio masculino), sem que ninguém soubesse, afim de observar os resultados no nível de estresse da população. Pela bioética os pesquisadores erraram em:
		
	
	Usarem uma grande quantidade. Isto pode gerar riscos aos fetos em gestação.
	
	A Bioética não versa sobre pesquisas em reservatórios de água.
	 
	Não participar aos envolvidos dos riscos do experimento dando a opção deles participarem ou não como voluntários.
	
	Não dimensionarem a vazão da água e a perda hormonal pela evaporação.
	
	Usarem Testosterona. Na verdade deveriam usar adrenalina que surte efeito mais rápido.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201701475573)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Bioética está focada em eventos de natureza:
		
	
	Lúdica, prevendo uma melhor qualidade de vida para funcionários em regime de 40 horas semanais.
	
	Que vise a preservação da floresta amazônica fora do território nacional. A Amazônia internacional é de domínio público e precisa ser preservada em seu ambiente natural.
	 
	Onde os seres humanos estejam envolvidos em pesquisas, procedimentos clínicos ou situações em que os profissionais de saúde eventualmente possam colocar em risco a saúde de seus pacientes.
	
	Onde existe um cuidado especifico com problemas de pele oriundos da demasiada exposição ao sol nos períodos de verão em praias no Brasil.
	
	Comercial, onde a exploração de menores se torna viral causando a revolta internacional contra as ONGs no Brasil.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201702244345)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O tipo de transplante que ocorre entre pessoas geneticamente diferentes é chamado:
		
	 
	Alotransplante
	
	Eutransplante
	
	Auto-transplante
	 
	Xenotransplante
	
	Isotransplante
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201701257616)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Bruno foi fazer um transplante de medula óssea e fez todos os exames pré-operatórios, só que um médico recém-formado esqueceu de verificar a compatibilidade do órgão do doador com a do órgão do receptor. Como o recém-formado era responsável pela verificação, nenhum outro médico que fez a cirurgia verificou também. Bruno faleceu três horas depois. A questão dos transplantes frequentemente tangencia questões éticas relativas à experimentação no corpo humano, às decisões políticas relacionadas com a saúde, e, em sentido mais amplo provocam debates sobre estes direitos fundamentais. Estes debates estão associados:
		
	
	ao poder público e como há comandos para demandar os transplantes de órgãos.
	 
	a aspectos que vão desde a origem dos órgãos e tecidos, até a forma de obtenção e ao tipo de procedimento realizado para o transplante.
	
	ao dinheiro e a forma como as pessoas negociam os transplantes e seus procedimentos.
	
	ao médicos recém-formados e a os responsáveis pela formação acadêmica deles.
	
	à câmara de Deputados e as leis relacionadas a transplantes e procedimentos médicos.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201702219940)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Gabriela, uma adolescente de 18 anos, descobriu que esta grávida. Seu namorado quando ficou sabendo a abandonou. Com medo da reação da família procurou um médico para saber como era o procedimento do aborto, se poderia realizar; para depois tomar uma decisão mais consciente. Na conversa com o médico ele levantou algumas situações. Marque a alternativa CORRETA.
		
	 
	Alguns países liberam o aborto, mas no Brasil só é permitido em casos especiais como estupro.
	
	Gabriela deveria ter procurado uma benzedeira e não o médico.
	
	No Brasil, Gabriela poderá realizar o aborto quando quiser, pois é permitido.
	
	O aborto é um procedimento simples, que não coloca em risco nem a mãe, nem o bebê.
	
	O médico poderá realizar o aborto quando quiser, mesmo sem o consentimento da Gabriela.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201701293076)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A tecnologia pode ser muito benéfica ou maléfica para o ser humano, dependendo da forma como o homem a utiliza. Novas tecnologias têm beneficiado a saúde em diversos aspectos. O mesmo equipamento de raio x que possibilita uma investigação de doenças, também emite radiação. Não podemos confundir a tecnologia em si, com:
		
	
	A máquina a ser desenvolvida
	
	A manutenção da máquina.
	
	O momento de execução da máquina
	 
	O uso que se fará dela
	
	O tipo de tecnologia fabricada
		 Gabarito Comentado.