Buscar

Retenção de ideias fundamentais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Retenção de ideias fundamentais
Primeira ideia que já foi vista catálogo aberto de direitos fundamentais e existência dos direitos fundamentais atípicos. Os direitos fundamentais não se organizam em números exatos. O rol presente no Art. 5 é exemplificativo.
Proibição de retrocesso em sede de direitos fundamentais. Essa ideia de proibição de retrocesso busca evitar passos atrás, buscar evitar que você tenha involuções, buscar evitar um processo que você tenha uma menor respeitabilidade dos direitos fundamentais. Eu queria chamar atenção. Essa ideia está certo proibição de retrocesso, evitar que você tenha passos atrás quando estão mantidas as mesmas condições, é importante ter isso muito claro, eu não posso ter uma mudança súbita de condições e dizer que os direitos fundamentais são os mesmos. Vou dá dois exemplos. 
Os direitos fundamentais de uma economia rica, pujante tem a mesma conotação de uma economia paupérrima. Lógico que não. Você pega Portugal, Portugal entra na União Europeia, o que acontece com Portugal quando entra na união europeia recebe recursos de todo lado, a união europeia injeta bilhões de euros na economia de Portugal tô falando de 99, 2000. Aí depois vem a quebra Norte Americana e depois europeia. Eu pergunto o nível de concessão de Portugal, da Grécia, da Irlanda, da Itália, da Espanha em 2016 é igual ao índice de concessão quando eles entraram na união europeia? Lógico que não o cenário político mudou e principalmente o cenário econômico. O cenário que era muito positivo nos anos 2000 não é o cenário de hoje. Não há o mesmo nível de atendimento de políticas públicas. – BRASIL - FIES. Deve haver razoabilidade e proporcionalidade.
Carlos Blanco – Direito constitucional em tempos de crise do estado Social.
O papel do direito comunitário para a expansão dos direitos fundamentais.
Entrincheiramento dos direitos fundamentais – soberania – territorialidade.
EC 45/2004 art.5, $3 – Pacto de San José da Costa Rica – depositário infiel. Aplica-se a norma mais benéfica.
 Selva dos direitos – doutrina da Alemanha 
Esquecimento dos deveres fundamentais
Dever é tudo aquilo que nós desejamos dos outros.
Restrições aos direitos fundamentais.
Nenhum direito absoluto – vida, aborto.
Os direitos fundamentais são conflitantes, atritos. Prestigiar uns em detrimento do outro.
Exemplo – aula – som do vizinho
Gilmar mendes afirma 
Tipologia Restritiva
Existe três tipos de restrições
Restrições diretas – o próprio constituinte já estabeleceu critérios de restrições. Exemplo: Não haverá pena de morte, salvo em caso de guerra declarada. É garantida a liberdade de locomoção em tempo de paz. É garantida a liberdade de expressão, sendo vedado o anonimato.
Restrições indiretas – quando o constituinte não antecipa quais serão as restrições. Ele menciona que há restrições, mas não as antecipa, ao contrário, ele joga isso para a esfera normativa infraconstitucional. Ele delega. Joga a responsabilidade para legislador infraconstitucional. Direito a greve, nos termos da lei. Profissão, nos termos da lei.
Não expressamente previstas ou não autorizadas pela constituição – não há restrições diretas e indiretas. Todos têm direito à saúde, mas não é um direito absoluto. Qualquer tratamento de saúde não pode ser custeado pelo Estado. O direito à saúde tem o limite imanentes ou não escritos fruto da ideia de restrições não expressamente previstas ou não autorizadas pela constituição. 
Suzana de Toledo – Direitos fundamentais e proporcionalidade
Ingo – Eficácia dos direitos fundamentais.
Jorge Novais ideias gerais – não existem direitos absolutos, todos direitos convivem e devem conviver com restrições – cláusula de medida envolve três coisas, direitos de terceiros, ordem constitucional e lei moral. 
Exemplo: enfermidade gravíssima – administrativa – negar – judiciária – conceder.
Recorrer – 1ª argumento lei proíbe que o Estado proíbe tratamento médico experimental
2ª argumento o brasileiro não é cobaia do EUA fere a dignidade da pessoa humana.
3ª argumento com esse mesmo numerário é possível 3000 mil crianças com comprovada eficiência e eficácia.
Limitar cassada.
Regra de fiscalização.
A vida é feita de escolhas quando se faz uma, necessariamente a outra fica para atrás.
Teoria dos motivos determinantes – que vem do direito administrativo francês, você teve como motivo determinante as 3000 mil crianças então exija que o estado está atendendo às três mil crianças. Periodicamente traga relatório.
Restrito último
O Estado sempre argumenta a reserva do possível, é um tese que significa não tenho condição de arcar com isso. Essa tese aplicada da reserva do possível é muita aplicada para casos como esse. O que a gente não pode aceitar é uma banalização da tese da reserva do possível, eu já vi o nosso tribunal de justiça levantando a tese da reserva do possível para não dá remédio de pressão arterial que custa 20 reais. A tese da reserva do possível é utilizado para casos extremos 
Toda concessão é uma exclusão. Os recursos são limitados e as necessidades são ilimitadas. Não é possível atender a todos.
Reserva do possível – nasce na alemanha

Continue navegando