Buscar

Gabarito AD1 Gestao de Desitnos Turisticos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AD1 - AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 1
Gestão de Destinos Turísticos
1º sem/2016
Paes diz que doença deve ser combatida, mas não é tema olímpico. Ele argumenta que período dos jogos não é favorável ao Aedes.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, apresentou, nesta sexta-feira (12), as obras de adequação do Parque Aquático Maria Lenk, na Zona Oeste do Rio. Durante a visita, Paes falou sobre o vírus da zika que tem sido assunto internacional às vésperas dos Jogos Olímpicos na cidade. Ele afirmou que existe exagero ao dizer que problema é específico do Rio, e afirmou que a gripe faz mais vítimas que a doença. "Temos que tratar do problema, mas não podemos transformar em um tema olímpico. Não é um tema olímpico. Isso é um tema nosso, de nós brasileiros e da cidade do Rio de Janeiro", disse o prefeito. Paes reiterou ainda que o período dos jogos - julho e agosto - não é favorável para a procriação do mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya. "O período das Olimpíadas é o período que o mosquito transmissor não está procriando, não está no ambiente. O mês de agosto e o mês de julho são meses mais secos. São meses menos quentes, então você tem menos incidência do mosquito transmissor. Cabe a gente tomar as precauções devidas, mostrar que a gente está fazendo de tudo para evitar o perigo de qualquer atleta ou visitante que venha ao Rio tenha esse problema com o vírus da zika. Eu acho um certo exagero. Morre muito mais gente de gripe todo ano  do que por dengue, que dirá o vírus da zika. Eu não estou querendo minimizar, eu acho que a gente tem que lidar com o problema, mas acho que há um certo exagero no momento", disse Paes. O prefeito citou a vinda de turistas para o carnaval e disse que, mesmo com a cidade cheia, não houve relatos de turistas contraindo zika. "Acho que ela assusta um pouco mais pelo desconhecimento que se tem em relação a ela", completou. O local visitado pelo prefeito nesta manhã receberá competições de saltos ornamentais e nado sincronizado durante os Jogos Olímpicos de 2016. A instalação ganhou uma nova piscina de aquecimento e uma sala com tanque seco para treinamento de saltos ornamentais. O investimento municipal na adequação da instalação foi de R$ 21,4 milhões. No próximo dia 19, o local receberá um evento-teste, que será a Copa do Mundo de saltos ornamentais. Mais de 270 atletas de 49 países que disputarão as 92 vagas olímpicas.
Reportagem retirada de: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/olimpiadas/rio2016/noticia/2016/02/prefeito-do-rio-diz-que-zika-nao-e-tema-olimpico.html. 
Responda:
O texto acima representa um exemplo de como acontecimentos no ambiente podem influenciar na atividade turística. Identifique a importância do reco​nhecimento das características do ambiente para a gestão do sistema turístico. (1,5)
A atividade turística é composta pela relação de diversos elementos.É constituída por, ao mesmo tempo que constitui, relações econômicas, políticas, sociais, culturais e ambientais. E assim, influencia e é influenciado pelo ambiente no qual se estabelece.
O reconhecimento das especificidades do ambiente pode garantir uma gestão estratégica dos destinos turísticos, apesar do sistema turístico não possuir controle sobre o ambiente. 
Identificar as características e do comportamento de algo que lhe é exterior pode imprimir limitações ou promover oportunidades aos sistemas turísticos. Cabe ressaltar também que o argumento recorrente de que o turismo é condição suficiente para promover o desenvolvimen​to nos destinos turísticos limita-se a considerar as potencialidades do sistema, e dei​xa de analisar como o ambiente pode maximizar ou restringir os recursos e as capacidades do sistema.
O turismo é um agregado de diversos recursos que ao serem transformados dão origem ao produto turístico e, por isso, pode ser considerado um sistema. Diante disso, cite os constituintes básicos de um sistema, apresentados por Beni (2001). (1,5)
• Meio ambiente: conjunto de relações que não fazem parte do siste​ma, mas que exercem influência sobre ele.
• Elementos ou unidades: partes que compõem o sistema.
• Relações: ligações entre os elementos integrantes do sistema.
• Atributos: qualidades dos elementos que caracterizam o sistema.
• Entrada (input): o que o sistema recebe e por ele será processado.
• Saída (output): produto final dos processos de transformação.
• Realimentação: controle que mantém o sistema em equilíbrio.
• Modelo: representação do sistema.
Classifique as sentenças em verdadeiro ou falso: (5,0)
( ) Segundo o texto da aula 1, há uma relação direta entre o desenvolvimento econômico e a atividade turística. Em diferentes escalas do ambiente (macro, meso e micro) é possível perceber uma disposição desigual dos recursos. As regiões mais desenvolvidas economicamente dominam a atividade turística, como a estrutura, o mercado, o fluxo e a receita, tornando os destinos heterogêneos.
Verdadeiro
( )A atividade turística está intimamente ligada à imagem, já que esta irá representar e estimular a visitação.A imagem é formada a partir de uma identidade, ou seja, características comuns ou exclusivas de um destino, aos quais os membros internos se identificam. Esta identidade é imutável, apesar das transformações e relações da sociedade. A atividade turística está intimamente ligada à imagem, já que esta irá representar e estimular a visitação.
Falsa
( )O turismo é uma atividade que envolve a relação de diversos atores, que influenciam e são influenciados uns pelos outros.Segundo o texto Destino turístico como construção coletiva, existem pelo menos quatro formas de se explicar a interdepen​dência de fatores necessários ao turismo, na economia, na sociologia, na Ciência Política e na administração.
Verdadeiro 
( ) O processo de agregação de valor no Turismo é feito pela combinação de um conjunto de microprodutos turísticos, resultantes de cada uma das empresas do setor. Surge de forma espontânea e, assim, não necessita de gestão.
Falsa
( ) A função do planejamento e controle da produção é gerenciar as quantidades de cada recurso que serão processados na produção de determinado bem (produto ou serviço), assim como o tempo necessário para sua execução e sua disposição espacial.
Verdadeira
A partir do texto “Formação de uma entidade de gestão coletiva do destino turístico”, descreva como ocorre o processo de asso​ciação, num primeiro nível, de pessoas para se formarem organizações (grupos sociais); e, num segundo nível, o processo de associação destas organizações/grupos para se formar uma instituição que será a entidade responsável pela gestão do destino turístico. (2,0)
Interpretação aula 04
Boa sorte!

Outros materiais