Buscar

Roque Barros CULTURA - RESUMO INTRODUTORIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO ANTROPOLOGIA / 2° ESTAGRIO/P1/2017.2
CULTURA – ROQUE BARROS
BARBAROS: “Na verdade cada qual considera bárbaro o que não se pratica em sua terra” Atenção à cegueira cultura, tratar o outro como bárbaro e esquecer-se das “barbaridades” que praticamos. Ex: CRUZADAS, inocentes mortos sob tortura VS INDIGENAS ANTROPOFAGICOS, pratica também religiosa, tão cruéis quanto. 
DETERMINISMO GEOGRAFICO: “Não é possível admitir uma ação mecânica das forças naturais sobre uma humanidade puramente receptiva”, “um animal frágil, provido de insignificanciante força física, dominou toda a natureza e se transformou no mais temível dos predadores, sem asa dominou os ares, sem guelras ou membranas conquistou os mares” (pág 14)
DETERMINISMO BIOLOGICO: “Os antropólogos estão convencidos que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais” não há correlação entre a distribuição dos caracteres com as distribuições comportamentais e culturais. Ex: qualquer criança humana pode ser educada em quaisquer outros pais diferente do seu de origem, e ela se adequará. “pesquisas revelam que o nível de aptidão mental é quase o mesmo em todos os grupos étnicos”
ENDOCULTURAÇÃO: É um processo permanente de aprendizagem da cultura, iniciado através da assimilação de valores, vai desde a infância ate a vida adulta.
CONCEITO DE CULTURA: ANTECEDENTES HISTÓRICOS
Edward Tyler criou no vocabulário inglês o termo CULTURE, que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade. Em 1871 definiu a cultura como sendo todo o comportamento aprendido, tudo aquilo que independe de uma transmissão genética.
John Locke aprimorando o termo em seu ensaio acerca do entendimento humano afirma que a mente humana não é mais do que uma caixa vazia por ocasião do nascimento, dotada apenas da capacidade ilimitada de obter conhecimento, através da enculturação.
DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE CULTURA:
Edward Tyler demonstra que a cultura pode ser objeto de estudo sistemático, pois se trata de um fenômeno natural que possui caudas e regularidades, permitindo um estudo objetivo.

Continue navegando