Buscar

america espanhola (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

COLEGIO NOSSA SENHORA DE FATIMA – SACRAMENTINAS – HISTORIA DA AMERICA – JOAB CRUZ
1) Trabalhando com texto:
“O latifúndio, a servidão, a escravidão e outros males prolongaram-se após a independência, está claro que com o livre comércio, com os criollos governando e um novo senhor desenhando-se à vista de todos: a loura e perversa Albion – ou se quiserem, a Inglaterra. E, o que é pior, um senhor mais poderoso que o de antes, que não demorou a engendrar meios para ficar com uma parte considerável da riqueza produzida pela sociedade. E tudo isto sem a necessidade de manter uma administração colonial, pagar exércitos e ditar leis incômodas”. POMER, Leon. A independência da América Latina. São Paulo: Brasiliense, 1996.
Sobre o texto, responda:
a) Qual é a crítica realizada pelo autor? / b) Que situação permaneceu após a independência?/c) Como o autor descreve a Inglaterra e sua ação sobre as antigas colônias espanholas?
2) Quais as principais estratégias para a utilização da mão-de-obra indígena na América Espanhola? Como elas contribuíam para a dizimação dos grupos indígenas locais?
3) Monte uma ficha indicando as seguintes características da Rebelião de Túpac Amaru:
a) Quando ocorreu;/b) Motivos que levaram à esta insurreição;/c) As pessoas envolvidas no movimento;/d) Os objetivos;/e) Os resultados.
4) Como era feito o controle de territórios na América Espanhola?
5) Explique a afirmação: “Liberdade e independência foram conseguidas, mas ainda faltou a igualdade, a dignidade para todos e uma América que fosse realmente para os americanos”.
6) Explique a divisão social existente nas colônias espanholas da América.
7) Quais fatores contribuíram no processo de independência política das colônias espanholas na América?
8) O que motivou a Inglaterra a apoiar a independência das colônias espanholas na América?
Impérios Coloniais
1. Durante o século XVI, a Europa conheceu um processo inflacionário profundamente perturbador - conhecido como "revolução dos preços"- que provocou uma acentuada transferência de renda entre os grupos sociais e, até mesmo, entre países. Esse processo foi causado:
a) pela consolidação dos Estados Absolutistas que mantinham Cortes e gastos extraordinários.
b) pelas guerras de religião que obrigaram os Estados a constituir exércitos poderosos e caros.
c) pela abertura das rotas de comércio marítimo com a Ásia, inundando a Europa com especiarias e produtos de todo tipo.
d) pela chegada, em grande quantidade, de prata e ouro da América espanhola.
e) pelas guerras entre as monarquias mais poderosas para conquistar a Itália e manter a hegemonia na Europa.
2) (UNESP) - A mineração foi a atividade econômica mais importante da América Espanhola durante o período colonial. Múltiplos fatores condicionaram a formação e a decadência dos complexos mineradores do altiplano andino e do planalto mexicano. Assinale a modalidade de mão-de-obra que predominou nas minas de prata dos referidos complexos, durante os séculos XVI e XVII.
a) Indígena, submetida ao trabalho compulsório.
b) Negra, submetida ao trabalho escravo.
c) Européia, no regime de trabalho assalariado.
d) Indígena, adaptada ao trabalho livre.
e) Indígena, no regime de trabalho voluntário.
3) (UFPR) - Sobre a sociedade, a economia e a estrutura político-administrativa da América Espanhola Colonial, é correto afirmar que:
(01) Entre os séculos XVI e XVIII, a Espanha estabeleceu um rígido controle da navegação e do comércio com suas colônias da América, instituindo a "Casa de Contratação" e os sistemas de "portos únicos" e de "frotas anuais".
(02) Através da "mita" e da "encomienda", explorava-se a mão-de-obra indígena.
(04) Entre a minoria branca que constituía a população das colônias, havia os "chapetones" (brancos nascidos na Espanha) e o "criollos" (brancos nascidos na América).
(08) A máquina burocrática era exclusivamente controlada pela Igreja.
(16) No início do século XVIII, existiam quatro "Vice-Reinos" (Nova Espanha, Nova Castela, Nova Granada e Rio da Prata), sob o comando de Vice-Reis que concentravam muito poder.
(32) Os "cabildos" ou "ayuntamientos" (câmaras municipais), de que faziam parte os Regedores, mantiveram viva a tradição de autogoverno, fator significativo quando se desencadeou o processo de independência.
4) Refletindo sobre a organização do sistema produtivo das colônias hispano-americanas, é possível afirmar que a utilização da mão-de-obra indígena:
I) embora predominante no século XVI, foi progressivamente abandonada nos séculos seguintes, em decorrência da vigorosa campanha movida contra ela pelas monarquias protestantes européias, que tentavam desse modo desarticular o sistema colonial espanhol de credo católico.
II) foi extinta a partir de meados do século XVII, quando a "plantation" açucareira, outrora restrita à América Central, se difundiu pelas demais colônias espanholas, exigindo assim a captação no exterior de escravos africanos, cujo trabalho era mais rentável que o do indígena.
III) se processou, basicamente, por meio da "encomienda", espécie de contrato de parceria segundo o qual o "encomendero" (espanhol) fornecia o capital, e os indígenas, a mão-de-obra para o desenvolvimento de uma determinada atividade colonial, repartindo-se igualmente os lucros obtidos.
IV) se efetuou, em determinadas regiões, a partir da "mita", instituição de origem incaica adaptada pelos espanhóis, a qual consistia em recrutar, para trabalho nas minas, cidades e fazendas, indivíduos escolhidos no seio das comunidades por sorteio, pagando-se um salário ínfimo pelos serviços prestados.
V) nos termos em que se deu, acarretou a desestruturação das comunidades, as quais, com a exigência de trabalhos excessivos, não encontravam meios de reproduzir suas relações tradicionais, sendo então esvaziadas pela dizimação, pela fuga ou pela autodestruição dos seus membros.
Está(ão) correta(s):
a) I e III
b) II e III
c) III e V
d) II e IV
e) lV e V
5) (UFPE) - Espanhóis, portugueses, ingleses e franceses, militarmente superiores aos povos americanos, no tempo da conquista, reduziram ou destruíram os impérios pré-colombianos e nações indígenas de toda a América. Sobre os índios do continente americano, identifique as proposições verdadeiras e falsas.
( ) Os maias e os astecas que habitavam regiões do México e da Guatemala conheciam o trabalho em metal antes da chegada dos espanhóis.
( ) O Império Inca, no Peru, organizado em torno de um estado teocrático, tinha na cidade de Cuzco o seu centro político-administrativo.
( ) Os tupis-guaranis formavam uma nação de índios que habitava o litoral brasileiro desde o norte até o sul na época da conquista.
( ) Os índios que habitavam o centro-oeste do Brasil fabricavam uma cerâmica conhecida como Marajoara.
( ) O comportamento do conquistador no continente americano foi praticamente o mesmo: matou milhares de índios, saqueou suas riquezas, explorou sua força de trabalho e impôs sua forma de pensar, em todos os níveis, aos povos americanos.
6) (UFPR) - A América do Norte não foi colonizada ao longo do século XVI. Os empreendimentos europeus na região se restringiam a umas poucas viagens de exploração: navegadores como Cabot, Gilbert e Raleigh estiveram na parte setentrional da América, mas não estabeleceram núcleos colonizadores. No entanto, o século seguinte presenciou intensa
colonização inglesa. Sobre o tema, é correto afirmar que:
(01) O crescimento do comércio possibilitou o surgimento de companhias que se interessavam pela América.
(02) Na Inglaterra, a instituição do "enclosure" (cercamento dos campos) determinou que numeroso contingente populacional deixasse de encontrar trabalho e fosse atraído para a América.
(04) As perseguições religiosas desestimulavam e até dificultaram o deslocamento de heréticos para a América.
(08) Os ingleses não foram os únicos a participar do empreendimento colonizador; os holandeses, francesese suecos também deixaram a Europa em busca de novos horizontes.
(16) Muitos imigrantes possuíam recursos para custear a viagem; outros, no entanto, eram desprovidos de capital e tiveram que se sujeitar à servidão por contrato.
7) São características das Colônias de Povoamento implantadas no Continente Americano a partir do século XVII:
a) trabalho compulsório, mercado interno, plantações de subsistência e Pacto Colonial.
b) pequena propriedade familiar, manufaturas, policultura, autonomia econômica e mão-de- obra livre.
c) grandes propriedades de terras, ação colonizadora decorrente de conflitos religiosos na Metrópole, monocultura e trabalho escravo.
d) trabalho escravo, produção voltada para a exportação, economia limitada pelo Exclusivo Colonial e latifúndio monocultor.
e) pequenas plantações de subsistência, monocultura, ação colonizadora baseada nas propostas mercantilistas e mão-de-obra livre.
8) (UNIOESTE) - Sobre o processo de conquista e colonização das Américas, é correto afirmar:
01 - A conquista da América pelos espanhóis significou a dizimação de povos nativos pela guerra, pelas doenças, pelas formas de exploração do trabalho e pela desestruturação social.
02 - O trabalho livre assalariado foi a principal modalidade de mão-de-obra na América de colonização espanhola.
04 - As colônias inglesas na América do Norte e as colônias espanholas na América Central e do Sul possuem em comum o fato de terem sido colônias de exploração, em oposição à colônia portuguesa no Brasil, que se caracterizou como colônia de povoamento.
08 - A sociedade colonial hispano-americana era rigidamente hierarquizada, com pouquíssima mobilidade social, privilegiando o fator étnico, em que brancos, sejam nascidos na Espanha, sejam seus descendentes na América, ocupavam os principais lugares na escala social.
16 - A mineração de ouro e prata e a exploração de produtos tropicais constituíram-se nas atividades econômicas básicas na América de colonização espanhola.
32 - O sistema de encomienda concedia aos proprietários espanhóis o direito de exigir serviços e tributos dos indígenas encomendados em troca de sua cristianização e proteção.

Continue navegando