Buscar

ativ 2 LINGUISTICA APLICADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 2 a ser postada no portfólio 2 .
Sempre consulte os critérios avaliativos postados no quadro de avisos.
1- Por que podemos afirmar, sem dúvida, que : A LA(Linguística Aplicada) não é subordinada à LT( Linguística Teórica)?
Para responder a essa pergunta volte e leia a aula número 4 novamente .Consulte textos na ferramenta arquivo e vá à Rede para pesquisar.
Após a releitura , redija um texto em, no máximo 12 linhas, abordando sua resposta, mas sem usar a primeira pessoa do singular.
Não faça parágrafos com menos de 4linhas!Use times 12 , cor preta e não apenas 1 parágrafo.
Linguística teórica (LT) é uma disciplina que pode englobar várias matérias, podendo ser usada para dar-lhes sustância intelectual, matérias que por sua vez, podem ser entendidas como componentes de outras disciplinas que não é a linguística. É classificada como um estudo e o linguista teórico seria um produtor de teorias.
Linguística aplicada (LA) é entendida como a utilização de conteúdos linguísticos para aprimorar a prática nas disciplinas que usam a linguagem, é classificada como atividade e o linguista aplicado seria um usuário de teoria, a mesma se preocupa com questões de uso de linguagem.
Portanto, ambas teorias precisam uma da outra, pois, é difícil diferenciar as duas ciências e também delimitar as relações de influencia e domínio de uma ciência na outra, assim a LA não é subordinada a LT, portanto a linguística é com certeza a ciência de maior influencia na LA, mas não a única.
Fonte utilizada:
SGARBI, Nara Maria Fiel de Quevedo. Fundamentos de Linguística Aplicada. Dourados: UNIGRAN, 2017/2. 44 p.: 23 cm
	
2-Vá à ferramenta ARQUIVO e leia o texto intitulado : IMPORTÂNCIA DA LEITURA ESCOLAR COMO CRESCIMENTO E FORMAÇÃO DE LEITORES.
Releia a aula número 5 e redija um texto explicativo para a pergunta que segue:
O que é um leitor competente?E como o trabalho com charges pode auxiliar a formar leitores competentes.
Seu texto devera ter , no máximo, 16 linhas.e NENHUM PARAGRAFO COM MENOS DE 4 LINHAS!
Não faça parágrafos com menos de 4linhas!Use times 12 , cor preta e nunca apenas 1 parágrafo. 
Um leitor competente é aquele capaz de relacionar conhecimentos prévios e novos, fazer antecipações e levantar hipóteses, sabe ler bem e interpretar textos, fazer constate verificação das hipóteses para validá-las ou rejeitá-las, procura saber o significado das palavras, faz questionamentos e pesquisas, descobre significados das pausas e pontuações, assumindo uma postura ativa diante do que ler e escutar. 
O leitor competente não se contenta em ler e processar, uma após a outra, as sentenças que formam o texto, ele une as mesmas munido de hipóteses que poderão ser confirmadas ou desmentidas. Não se limita a extrair informações das linhas que lê, procura integrar as informações colhidas no nível da sentença, em hipóteses que dizem respeito ao texto como um todo, esforçando-se por identificar as intenções de quem escreveu e refaz todo o trabalho de composição do texto. 
As charges auxiliam na formação de leitores competentes, pois elas instigam ao mesmo tempo divertem, exigem um prévio conhecimento do leitor sobre o assunto. Todo leitor competente tem o hábito de ler, possui conhecimento diversificado, e a apreciação das charges colaboram para o hábito de relacionar informações, de ler nas entrelinhas e entender a mensagem implícita, o que só um leitor competente tem habilidade. 
Fontes utilizadas:
(SGARBI, 2017, p.24 apud ILARI)
SANTOS, E. C. S; PEREIRA, I. B; SIMÕES, K. A; DURIGAN, R. H. A. A leitura e as charges no processo de formação de leitores.
 Disponível em: 
file:///C:Users/Cristano/Downloads:/417-1353-1-PB.pdf.Acesso em:13/09/17 
3- Na ferramenta arquivo há um texto intitulado :Coesão e coerência.
Leia esse texto , some seus conhecimentos aos da aula número 6, consulte a Rede para pesquisar , vá à biblioteca de seu polo , procure materiais que abordem o tema da Linguística Textual e , após as pesquisas, elabore um texto comentando sobre a importância da Linguística Textual no contexto do ensino aprendizagem em sala de aula e por que o Pedagogo deve conhecer os princípios teóricos da Linguística Textual.
Leias as dicas para elaborar textos que estão no quadro de avisos.
Seu texto não deve ultrapassar as 16 linhas.
Não faça parágrafos com menos de 4linhas! Use times 12, cor preta e nunca apenas 1 parágrafo. 
Quando falamos de linguística existe uma grande dificuldade em leitura, interpretação de texto e escrita, assim criando conflitos teóricos e práticos, por sua vez quando isso acontece se torna algo preocupante. A linguística textual é muito importante no contexto de ensino aprendizagem em sala de aula. 
A linguística textual trata o texto como um ato de comunicação, tanto que seu objeto de estudo é o texto em seu sentido amplo, não somente na palavra ou frase isolada, mas o todo. O texto é considerado a unidade básica da manifestação da linguagem. A escola tem como objetivo, tornar os alunos capazes na utilização da linguagem.
O pedagogo tem que desenvolver a leitura, interpretação e escrita. Deve ter compromisso e ser dedicado e estudioso tanto para textos orais e leitura, desse modo será apto a incentivar os alunos em novas habilidades, fazendo com que o mesmo compreenda melhor a textualidade que está presente no texto.
Fonte utilizada:
DAL BOSCO, E. R. S; SILVA, E, F; KATO, A. A. G.. A linguística textual como apoio ao ensino aprendizagem de leitura crítica. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel. Pr2012 
Disponível em: https://pt.Scribpcom/document/298114146/ALingística-Textual-Como-Apoio-Ao-Ensino-Aprendizagem.Acessoem:11/09/17 
CARVALHO, R. G. As contribuições da linguística funcionalista no ensino de língua portuguesa. Universidade Federal do Piauí. Paraíba-PI 2008
Disponível em: leg.ufpi.br/subsiteFiles/ Paraíba/arquivos/files/rd-ed2ano1-artigo05-Raimunda-CarvalhoPDF.Acesso em 11/09/17.
4- Por que os textos que seguem são exemplos de textos incoerentes? Você deve explicar cada uma das incoerências observadas.
a-ONU apresentou hoje a primeira universidade global em linha e de matrícula gratuita, com a qual tratará de impulsionar o acesso à educação superior dos estudantes das regiões menos desenvolvidas do mundo. (…) Os únicos gastos para os alunos são uma matrícula que varia entre os 15 e 50 dólares, dependendo do país, e 10 a 100 dólares por cada exame.
Resposta: A gratuidade do acesso, à universidade não é compatível com a informação relativa ao montante da matrícula. 
b-Foram observadas "primeiras propagações" do vírus na população de países situados fora do continente americano, assinalou o diretor-geral adjunto da OMS, citando o Reino Unido, o Japão e a Austrália, além do Chile, na América do Sul.
Resposta: A América do sul não está situada fora do continente americano.
c-A reunião para o acerto da venda das ações ocorreu num jantar, em um elegante e caro restaurante, que era o preferido dos altos executivos de empresas do ramo de telecomunicações. Enquanto os empresários, em voz baixa, selavam o acordo, um grupo musical cantava música sertaneja e pagode. Na mesa ao lado, crianças comemoravam um aniversário, deliciando-se com os hambúrgueres servidos e as batatas fritas, sobre as quais colocavam bastante Ketchup.
Resposta: A incoerência existente no texto é de natureza dos fatos.Um restaurante elegante e caro até poderia alugar sua área para uma animada festa de aniversário com um grupo musical tocando música do tipo mencionado, mas não o faria no mesmo dia e hora em que houvessem outros frequentadores não convidados, como os empresários citados.

Outros materiais