Buscar

Insetos e suas características

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Que tipos de danos os hemípteros-homopteros podem causar em espécies florestais?
Sucção de seiva, injeção de toxinas nas plantas e transmissão de patógenos (por exemplo o fungo fumagina que impede a fotossíntese).
Quais as principais características do hemípteros-heteropteros?
Asa hemiélitro, possuem glândula odorífera, aparelho bucal sugador labial tetraqueta, 3 pares de pernas ambulatórias, antenas geniculadas, presença de rostro. Se desenvolvem por paurometabolia e tem reprodução sexuada. 
Quais os danos causados pelos coleópteros nas florestas?
Os coleópteros podem se alimentar de várias partes da planta, danificando o desenvolvimento delas. Existem coleópteros que se alimentam das folhas, de sementes, dos frutos, das raízes, do tecido do floema, do cerne, ramos e do pólen.
De que forma o conhecimento do sistema digestivo dos insetos está relacionado com o controle de pragas?
Conhecer o sistema digestório dos insetos pode nos ajudar a entender seu hábito alimentar, e deste modo identificar se o inseto é prejudicial as plantas, se alimentando de alguma parte delas.
Como que se dá a condução química do impulso nervoso no sistema nervoso dos insetos e quais grupos de inseticidas químicos agem nesse sistema?
Tudo começa com a Acetilcolina (ou GABA ou adrenalina), que é um neurotransmissor, passando o impulso nervoso de uma célula nervosa a outra. O neuro transmissor volta para a primeira célula através da enzima acetilcolinesterase para fazer o processo novamente. Os inseticidas que agem nesse processo são: os fosforados, carbamatos e neonicotinoides.
Quais os danos causados pelos lepidópteros as plantas cultivadas? 
Desfolha das árvores, enrolar folhas, comer tubérculos e raízes, comer flores, madeira, sementes. Nesses casos o responsável pelos danos é o inseto na fase de lagarta, que tem como função armazenar energia.
Explique o tipo de acoplamento de asas dos lepidópteros e qual a sua função para esses insetos?
Os lepidópteros necessitam que suas asas se movam conjuntamente para voar, deste modo, esses insetos apresentam algumas maneiras de manter as asas conectadas. As borboletas têm as chamadas asas amplexiformes, onde a anterior se sobrepõe a posterior, assim, quando movimenta uma asa a outra vai junto. Já nas mariposas existem os julgos ou frênulo, que são extensões que servem como ganchos para unir as asas.
Explique os tipos de reprodução dos insetos e exemplifique?
Reprodução sexuada: resultado da cópula entre um macho e uma fêmea, os descendentes pode se desenvolver por oviparidade ou viviparidade (ovo ou não). 
Reprodução assexuada ou partenogênese: acontece quando os insetos que, por algum fator ambiental, tem dificuldade de encontrar um parceiro e acaba gerando descentes sem a fecundação (acontece em hemípteras-homopteros e himenópteros por exemplo).
Quais os himenópteros daninhos e benéficos? Explique os danos e os benefícios desses insetos para a silvicultura?
Os himenópteros maléficos podem ser desfolhadores (formigas), brocas (vespa da madeira), formadores de galhas (vespa da galha). Os benéficos podem ser os polinizadores (abelhas), parasitas e predadores de pragas.
A
C

Continue navegando