Buscar

Aula tecido muscular

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Responsável pelos movimentos do corpo.
*
O tecido muscular é constituído por células alongadas, altamente especializadas e dotadas de capacidade contrátil, denominadas fibras musculares.
*
Classificação:
*
Podem ser classificados em três tipos: Músculo estriado esquelético, estriado cardíaco e músculo liso.
*
MÚSCULO ESTRIADO ESQUELETICO
*
está presente em maior quantidade no corpo humano. Ele está preso ao nosso esqueleto através dos tendões e permite que realizemos movimentos variados como andar, correr, pegar ou manipular objetos. 
*
A contração é forte, rápida, descontínua e voluntária. Descontínua quer dizer que após uma contração não ocorre automaticamente outra, o que caracteriza a voluntariedade, ou seja, a contração de um músculo esquelético depende de um comando central, da vontade da pessoa.
*
MÚSCULO ESTRIADO CARDÍACO
*
como o próprio nome sugere, são encontradas apenas no coração. Assim como o músculo esquelético, o cardíaco possui células longas, cilíndricas e estriadas, porém são ramificadas.
*
A contração deste músculo é rápida, forte e involuntária, ou seja, independe da nossa vontade. Portanto, é também contínua, já que uma contração desencadeia outra, e assim sucessivamente.
*
MÚSCULO LISO
*
 
Ele é encontrado nos órgãos internos, como intestino, bexiga e útero, sendo responsável pelos movimentos realizados pelos mesmos, como o peristaltismo, a expulsão de urina e as contrações do parto, respectivamente. Também é encontrado na parede dos vasos sanguíneos, onde ajudam a regular a pressão sanguínea.
*
sua contração é lenta, fraca e involuntária.
*
Classificação dos tecidos musculares:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais