Buscar

LIMITE LIQUIDEZ E PLASTICIDADE 2

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS 
CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO
ENGENHARIA CIVIL
	ENSAIO LIMITE DE LIQUIDEZ E LIMITE DE PLASTICIDADE
BRUNO MACHADO BRAGA – 11510108
BRUNO MIGUEZ NEVES – 11510469
CAIO MAIA – 11310163
JOÃO PEDRO GONÇALVES BORSATO – 11411165
LUIZ CARLOS BOONE MOTTA – 11410816
YURI CALTALDO MOTTA – 11310274
PETRÓPOLIS
SETEMBRO 2017
1 - Objetivo
Proceder a realização dos ensaios de limites de Atterberg visando obter os valores do Limite de Liquidez (LP) e do Limite de Plasticidade (LP) do solo ensaiado. Norma do ensaio: ABNT (NBR 6459) e ABNT (NBR 7180).
Materiais: 
Aparelho de Casagrande	
Cinzel	
Recipiente 
Estufa
Espátula;
Pissete;
Balança com infravermelho (Gehaka IV2500)
Gabarito (Um cilindro de 3 mm de diâmetro e cerca de 10 cm de comprimento)
Papel toalha.
Aplicação:
 	Com os resultados do limite de liquidez e plasticidade podemos determinar a consistência do solo e classifica-lo de maneira correta. Assim estabelecer parâmetros para ser usados em projetos de engenharia como: filtros, drenos, fundações, rodovias, entre outros projetos que necessitem da análise do solo.
Resultados do ensaio:
	Sólido
	Semissólido
	Plástico
	Líquido
	LC
	LP
	LL
	W%
	
	
	
	
O estado sólido é ausente de variação volumétrica durante a secagem na estufa;
O estado semissólido ele se torna quebradiço pois perde água
O estado plástico ele se deforma e possui variação volumétrica 
O estado liquido não possui resistência ao cisalhamento e o solo se comporta como um liquido
Como fazer:
Limite de Liquidez:
Coloca-se parte da amostra no recipiente de porcelana e aos poucos se adiciona água até a homogeneização da massa;
Passa-se para a concha do aparelho de Casagrande certa quantidade dessa massa aplainando-a com a espátula, de tal forma que a parte central fique com 1 cm de espessura;
Faz-se com o cinzel uma ranhura no meio da massa, no sentido do maior comprimento do aparelho;
Gira-se a manivela à razão de duas voltas por segundo, contando o número de golpes até que se constate o fechamento da ranhura num comprimento de 1,2cm quando se deve parar a operação;
Retira-se uma pequena quantidade do material no local onde as bordas da ranhura se tocaram para a determinação da umidade; 
Transfere-se o material de volta ao recipiente de porcelana, adicionam-se mais um pouco d’água e repete-se o processo por mais quatro vezes, no mínimo.
No ensaio de Limite de Liquidez o aparelho de Casagrande garante a precisão da altura, entretanto há diferenças na velocidade e tempo de quem faz a experiência. O ideal é manter mais uniforme possível a maneira de fazer e coletar todos dados. Suas etapas são: colocar a amostra de solo no aparelho de Casagrande, passar o Cinzel até fazer uma fenda na amostra (não pode vir muito material no cinzel). 
Figura 1 - Aparelho Casagrande no momento do ensaio
Limite de Plasticidade:
Coloca-se parte da amostra no recipiente de porcelana e vai-se adicionando água até a homogeneização da massa;
Molda-se certa quantidade da massa em forma elipsoidal rolando-a em seguida sobre a placa de vidro, até que fissure em pequenos fragmentos quando essa atingir dimensões de 3mm de diâmetro e 10cm de comprimento;
Coletam-se alguns fragmentos fissurados para a determinação da umidade;
Repete-se o processo no mínimo por mais quatro vezes.
Figura 2 - Amostra do Solo sendo comparada com o
gabarito no Ensaio de Limite de Plasticidade
 Discussão: 
Esse ensaio é feito para determinar o Limite de liquidez de um determinado solo (que fornece o teor de umidade que determina a passagem do estado plástico para o líquido do solo). Com os resultados obtidos na experiência feita, podemos traçar o gráfico para determinar o LL do solo. Logo de início foi possível notar pelos dados, que quanto menos golpes aplicar no aparelho de Casagrande maior foi a umidade.
Foi reparável também que o procedimento executado para a extração do dado de teor de umidade da amostra para o LL (limite de liquidez), que foi secagem através de uma balança de infravermelho, o solo continuou muito úmido após o procedimento, fazendo com que o resultado obtido fosse menor que o esperado. O mesmo podemos dizer para obter os dados do teor de umidade para o LP (limite de plasticidade), que utilizou-se o mesmo procedimento de secagem para adquirir o teor de umidade do LL.
O limite de liquidez é sempre maior que o limite de plasticidade, resultado que não aconteceu neste ensaio. O que pode ter ocasionado este erro é a forma indevida, já citada, da extração incorreta do resultado, que foi feito através de uma balança de infravermelho com apenas 10 minutos para termos o resultado de teor de umidade, já que, normalmente, a amostra deve permanecer durante 24 horas em uma estufa para secagem total. A solução que diminuiria a margem de erros, seria aumentar no prato da balança a superfície de contato da amostra de solo retirada do aparelho de Casagrande para conseguir expelir mais umidade e obter um resultado mais preciso.
 
Resultados:
Para chegar em um resultado mais coerente foi necessário pegar os três valores mais corretos e forçar uma reta entre eles, assim vendo sua umidade aos 25 golpes. O resultado aproximado para 25 golpes foi: LL=13,5%. Por definição, o limite de liquidez de um solo é a umidade do mesmo quando aplicados 25 golpes.
No ensaio de limite de plasticidade foram retiradas três amostras e obtemos os seguintes resultados:
A primeira amostra retirada estava com 17,6% de umidade;
A segunda amostra retirada estava com 17,5% de umidade;
A terceira amostra retirada estava com 17,9% de umidade.
Média = LP = (17,6 + 17,5 + 17.9) / 3 = 17,67 %
No ensaio de limite de liquidez foram feitos três execuções no aparelho de Casagrande e obtemos os seguintes resultados:
Na primeira execução foram dados 09 golpes e o solos se fechou.
Na segunda execução foram dados 10 golpes e o solo se fechou.
Na terceira execução foram dados 11 golpes e o solo se fechou.
O solo que foi retirado para amostra foi o com a maior quantidade de golpes dados no aparelho de Casagrande, ou seja o terceiro a ser executado, com 11 golpes com a umidade de 6,4%.
Cálculos:
Calculando o índice de plasticidade (IP), cujo é a diferença do LL e do LP.
IP = LL – LP
Para este cálculo utilizamos a média do LP e últimos resultados do LL.
IP = 13,5 – 17,67
IP = 4,17 %
Como o IP está entre 1% e 7%, este solo é considerado fracamente plástico.

Continue navegando